“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova
31 Maio, 2019 353 Views

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

image_pdfimage_print

Este sábado, dia 1 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 27.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos, nas “Notícias do Nosso Mundo”, apresentadas pela Catarina Duarte, duas excelentes notícias de âmbito local. Oliveira do Hospital está entre os três primeiros municípios do país classificados como melhores exemplos de boa governação local, no estudo “Qualidade da governação local em Portugal” que foi divulgado, recentemente, pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, na Jornada do Poder Local, em Portalegre. Também a vizinha aldeia histórica de Piódão foi reconhecida com o prémio Portugal Cinco Estrelas 2019, na categoria de Aldeias e Vilas.

No âmbito político, a Bárbara Coquim faz um balanço das eleições europeias, destacando como muito negativo a elevada abstenção no nosso país. A este propósito, o Miguel Fonseca, na rubrica “Uma visão diferente… ”, a partir de uma análise humorística de Ricardo Araújo Pereira, criticou a abstenção e a falta de consciência política.

Em “jovens Atentos”, a Bárbara referiu que o partido de extrema-direita alemão, Alternative für Deutschland, tem adotado a questão climática, negando-a, de forma a aumentar a sua popularidade eleitoral, unindo-se a cientistas para quem o debate sobre o aquecimento global não passa de uma “histeria”. É muito preocupante o rumo seguido pela extrema-direita!

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Mafalda Correia faz referência a mais um caso de violência contra animais. Na rubrica “Museus”, apresenta a igreja de São Pedro de Lourosa, um dos raros edifícios religiosos pré-românicos em Portugal, sendo exemplar único em todo país e um dos mais antigos templos de toda a Península Ibérica, datado de 912.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues noticia que a capital do México decretou, na semana passada, estado de emergência e pediu às pessoas para que fiquem em casa devido aos elevados níveis de poluição no ar, considerados perigosos para a saúde humana.

Na rubrica “Personalidades”, a Daniela Lopes evoca a saudosa memória do Professor César Oliveira, um reputado historiador que foi Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, entre 1989 e 1993.

Na rubrica “Visitas/Viagens”, a Catarina Lopes convida aos ouvintes a participarem na sexta edição do programa “mOHve-te Verão” que teve início no dia 29 de maio, no centro da cidade de Oliveira do Hospital, e se prolonga até 18 de julho. Convida também para, no próximo dia 9 de junho, não faltarem à festa em honra da N.ª Sr.ª das Necessidades, que se venera na pequena ermida do Monte do Colcurinho, aquela que avistamos de muito longe.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é “Billythekid”, um drama, realizado por Vincent D’Onofrio, em exibição nos cinemas.

Na rubrica “ Cultura nunca é de mais”, a Rita Tavares sugere espetáculos ecléticos, em Lisboa, Sintra, Setúbal, Coimbra, Aveiro e Crato, a não perder.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para a exposição “A Europa e as instituições da União Europeia”, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e de Geografia e para a menção honrosa, obtida pelos nossos alunos, na Final Nacional de Eco-Cozinheiros no âmbito do projecto Alimentação Saudável e Sustentável nas Eco-Escolas.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Previous Eptoliva incentiva novos alunos para o ensino profissional
Next Oliveira do Hospital realiza Festival Municipal da Canção

Artigos Relacionados

Desporto

Misericórdia de Galizes promove 3º Encontro do Desporto Adaptado

 Sexta-feira, dia 6 de abril, a Misericórdia de Galizes vai realizar o 3º Encontro do Desporto Adaptado, no Pavilhão Municipal de Oliveira do Hospital, a partir das 10 horas, inserido

Informação

Consumos de álcool, tabaco e droga aumentaram nos últimos cinco anos

Os consumos de álcool e tabaco e de substâncias psicoativas ilícitas, principalmente ‘cannabis’, aumentaram nos últimos cinco anos em Portugal, …

Sociedade

Assembleia Municipal aprova “voto de reconhecimento” aos oliveirenses pelo esforço na recuperação após incêndio

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital acaba de aprovar, por unanimidade, um “voto de reconhecimento ao executivo Municipal de Oliveira do Hospital (MOH),…

Sociedade

Treze dos 32 meios aéreos previstos estão disponíveis para combater incêndios

Treze dos 32 meios aéreos previstos para a fase reforçada (nível II), que começa esta terça-feira, estão disponíveis a partir desta data, disse o Governo.

Informação

Paulo Amaral amplia negócio “Carnes Mota” a supermercado “Oliveira Fresca”

Abriu esta manhã, em Oliveira do Hospital, um novo e moderno supermercado. Trata-se de “Oliveira Fresca”, sob gerência do conhecido empresário…

Última Hora

Estudantes do IPC manifestam-se contra o aumento de 150 Euros no valor das propinas

As associações de Estudantes do Politécnico de Coimbra, entre as quais a da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, manifestaram-se ontem…

Última Hora

Eptoradio é hoje dedicado ao Natal

Esta sexta-feira, entre as 14h00 e as 15h00, acontece o segundo programa de mais uma temporada do “Eptoradio”, da responsabilidade da escola profissional Eptoliva. Hoje, o programa é dedicado ao

Informação

Bombeiros procuram ocupantes de carro que caiu para barragem da Guarda

Mais de 30 bombeiros estão a realizar buscas para localizar os eventuais ocupantes de uma viatura ligeira que hoje foi vista a afundar-se na barragem do Caldeirão, nas proximidades da

Última Hora

Hoje arranca campanha para combater violência contra mulheres

O Governo lança hoje uma nova campanha de sensibilização contra a violência contra as mulheres, que arranca em Lisboa e percorre o país, em conjunto com o Ministério Público e

Opinião

Ca$h Resto Z€ro com olhar político na recandidatura de José Carlos Alexandrino

Em mais um Ca$h Resto Z€ro na Rádio Boa Nova, Vítor Neves olha esta sexta-feira para a recandidatura de José Carlos Alexandrino.

Destaque

Incêndios: Câmara de Oliveira do Hospital não faturou 40 mil Euros de água gasta em outubro

O Município de Oliveira do Hospital não faturou perto de 40 mil Euros de água gasta no mês do trágico incêndio que devastou o concelho.

Última Hora

“Casa da Memória” vai ser requalificada para preservar memória da terra e gentes da Serra do Açor

O projeto “A Casa da Memória”, a residência artística de Pedro Melo Alves e o projeto “Desenhar a Essência dos Lugares” vão ser apresentados esta sexta-feira, 27 de julho, pelas