“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova
24 Maio, 2019 622 Views

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

image_pdfimage_print

Este sábado, dia 25 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 26.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos, na rubrica “Por onde andam os nossos alunos crescidos?”, a entrevista com o Dr. Luís Neves, que concluiu o ensino secundário, na ESOH, em 2004. Ingressou na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde se licenciou em Línguas e Literaturas Clássicas, prosseguiu depois os estudos com três pós-graduações em áreas distintas, Ciências Documentais – Arquivística e Biblioteconomia e Ciências da Comunicação. Profissionalmente abraçou, há cinco anos, um projeto de criação de uma empresa na área do Turismo, em Lisboa, um hostel, actualmente alojamento local, que gere vários espaços na capital. Este ano voltou à Universidade, frequenta o curso de Direito na Universidade Nova de Lisboa. A sua perseverança e o seu aturado estudo são, sem dúvida, um exemplo para todos os nossos jovens.

Destaque também para a estreia da rubrica “Uma visão diferente… ”, do Miguel Fonseca, recentemente chegado ao Clube. A partir de um texto de Ricardo Araújo Pereira, o Miguel analisou de forma irónica a forma como tem sido tratada, pelos políticos e pela sociedade, a questão da recuperação do tempo de serviço dos professores.

Nas “Notícias do Nosso Mundo”, a Catarina Duarte refere uma notícia de âmbito internacional, a ex-jornalista e apresentadora de televisão e também ativista pelos direitos das mulheres, a afegã Mina Mangal foi morta a tiro, em Cabul. Mais um caso em que uma mulher paga com a vida a luta pelos direitos das mulheres.

No âmbito da política, a Bárbara Coquim faz um apelo ao voto nas eleições europeias, especialmente aos jovens. Em “jovens Atentos”, referiu que o PAN ficou quase isolado na proposta de alargar o voto aos 16 anos. O projeto de resolução acabou chumbado por PSD, PS, CDS e PCP. A proposta recomendava ao Parlamento a abertura de um processo de revisão constitucional extraordinário e essa foi uma fórmula jurídica bastante criticada. O alargamento do voto aos 16 anos gerou alguma discussão em estúdio.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás faz referência a mais uma campanha contra o abandono de animais.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues noticia que os coalas estão oficialmente extintos. O alerta é dado pela Fundação Australiana de Koala que confirmou que com apenas 80 mil membros da espécie, não existem condições para uma nova geração.

Na rubrica “Museus”, a Mafalda Correia apresenta o Núcleo Museológico do Piódão, situado no largo Cónego Manuel Fernandes Nogueira, o Posto de Turismo e Núcleo Museológico do Piódão é o local de acolhimento de quem visita a Aldeia do Piódão.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “Crime e Castigo”, de Dostoiévski, pelo inexcedível alcance e profundidade psicológica este autor russo tornou-se uma referência universal na literatura, sem perda de continuidade até aos nossos dias.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes lembra aos ouvintes que Arganil celebra o regresso do Rally de Portugal com espetáculo de videomapping. A passagem do evento pela região sempre foi sinónimo de festa épica, o seu regresso pretende ser inesquecível: vai ser assinalado com um espetáculo de vídeomapping histórico, imersivo e interativo, que fará uma viagem ao Rally de Portugal a partir de Arganil. O espetáculo, com entrada livre, vai acontecer na fachada da Antiga Cerâmica Arganilense, no dia 30 de maio pelas 22 horas, com três sessões de cerca de 12 minutos, intervaladas com animação.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é “John Wick 3 – Implacável”, um “thriller” de ação, assinado por Chad Stahelski, em exibição nos cinemas.

Na rubrica “ Cultura nunca é de mais”, a Rita Tavares sugere espetáculos excelentes em Lisboa, Oeiras e no Porto, a não perder.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para a inauguração da exposição de fotografia de autoria dos alunos do curso de operador de fotografia e para a reunião do programa Erasmus+, em  Mazeikiai, na  Lituânia.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Previous Centro Qualifica do AEOH entrega diplomas a candidatos certificados
Next Município de Oliveira do Hospital volta a dinamizar Programa “Férias + Solidárias”

Artigos Relacionados

Última Hora

Autoridades procuram menina desaparecida em Foz Côa

A GNR e a PJ da Guarda têm desde quarta-feira no terreno uma operação de busca para encontrarem uma criança de 9 anos que desapareceu do Agrupamento de escolas de

Nacional

GNR realiza operação “Duas ou quatro rodas, há espaço para todos”

A Guarda Nacional Republicana (GNR), assim como a Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), promovem, a partir de hoje e até ao dia

Região

15 detenções, 805 infrações e 90 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 6 a 12 de março, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Destaque

Aldeia das Dez promoveu a Castanha e o Santuário de Nossa Senhora das Preces

Neste fim de semana todos os caminhos conduziram a Aldeia das Dez e ao Santuário de Nossa Senhora das Preces, em Vale de Maceira, para mais uma Festa da Castanha.

Destaque

Partida da quinta etapa da 81.ª Volta a Portugal faz-se em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é palco na próxima segunda-feira, dia 5 de agosto, da partida da quinta etapa da 81.ª Volta a Portugal Santander,…

Informação

Vote na “Mesa da Beira Serra” até ao dia 12 de agosto

A “Mesa da Beira Serra” encontra-se em votação, através do número 760 10 70 24, até ao dia 12 de agosto, no concurso “7 Maravilhas de Portugal à Mesa”, uma

Informação

CCPOH termina em 5º lugar o campeonato nacional da 2ª divisão de ténis de mesa

Na última jornada do campeonato nacional da 2ª divisão de ténis de mesa, disputada este sábado, o Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) deslocou-se ao vizinho

Nacional

Concelhos de Bragança, Guarda e Castelo Branco em risco máximo de incêndio e mais de 40 concelhos em risco muito elevado

Os concelhos de Penamacor, no distrito de Castelo Branco, Sabugal, na Guarda, e Bragança apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Vídeos

Vencedores do Soltem Talentos: “Mostrámos que somos um bom duo”

Rafael Abrantes e Diana Nunes, jovens do concelho de Oliveira do Hospital, de Lagares e Ervedal da Beira respetivamente, foram os vencedores…

Informação

Homem de 33 anos é suspeito de ter sequestrado e violado mulher de 83 anos

A Polícia Judiciária deteve um homem de 33 anos, que é suspeito de ter sequestrado e violado uma mulher de 83 anos, no município da Covilhã.

Última Hora

Incêndio em casa de idosas cegas mata uma de três irmãs

Uma idosa de 63 anos morreu, na noite desta quarta-feira, vítima de um incêndio que deflagrou na habitação em que residia, em Covas do Rio, São Pedro do Sul. A

Politica

Alexandrino tomou posse com missão de “fazer renascer Oliveira do Hospital”

É com o sentimento de “fazer renascer Oliveira do Hospital” que José Carlos Alexandrino, independente reeleito pelo PS, …