“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova
17 Maio, 2019 635 Views

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

image_pdfimage_print

Este sábado, dia 18 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 25.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Nele destacamos a chegada de mais um aluno ao clube, o Miguel Fonseca, do 12.º C, que se estreou com uma análise política sobre o avanço da extrema-direita na Europa. A entrada do Vox no Parlamento espanhol, resultado das recentes eleições, faz com que Portugal, Irlanda, Luxemburgo e Malta sejam os únicos países da União Europeia para já imunes à extrema-direita. Assunto que mereceu análise em estúdio.

Nas “Notícias do Nosso Mundo”, a Catarina Duarte refere uma notícia que está a criar alguma celeuma e até preocupação no país e na nossa região, o Governo vai lançar, até final do ano, oito novos concursos para exploração de lítio em Portugal. Para já serão concursos de prospecção e pesquisa para oito reservas de lítio, além das que estão a ser exploradas, disse o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira.

Segundo o responsável, “todas estas concessões terão de respeitar escrupulosamente as regras de impacte ambiental e as medidas de minimização e mitigação que venham a ser aprovadas”. Assim esperamos, vamos continuar atentos.

Em “jovens Atentos”, a Liliana Silva leu um texto intitulado “Para os filhos dos meus amigos e companheiros de tantas noitadas” de João Santos, ex-estudante de Coimbra nos anos 70 do século XX. Nele, o autor critica o rumo tomado pelas festas académicas, os excessos/abusos da praxe e o excesso de álcool e de comportamentos inusitados, pelos estudantes universitários.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás reporta que a Comarca de Lisboa registou em 2018 um aumento de 20,6% do número de inquéritos-crime por abandono e maus tratos a animais de companhia face a 2017, segundo estatísticas do Ministério Público.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, noticia que os serviços da Câmara Municipal recolheram 30 toneladas de resíduos, provenientes do cortejo da Queima das Fitas 2019, nas ruas da cidade. Perguntamos: onde está a tão apregoada consciência ecológica?

Na rubrica “Museus”, a Mafalda Correia apresenta o Museu Nacional da Resistência e Liberdade, instalado na Fortaleza de Peniche. A antiga prisão é agora um local de memória e homenagem aos prisioneiros políticos do Estado Novo. O museu pretende inscrever na vivência coletiva os valores das lutas travadas pela liberdade e pela democracia.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “O Vermelho e o Negro”, um romance histórico psicológico em dois volumes do escritor francês Stendhal, publicado em 1830, frequentemente citado como o primeiro romance realista.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes sugere aos ouvintes a visita à edição de 2019 do FESTAME, a  Feira do Município da Mealhada, que irá decorrer,  entre 7 e 16 de junho, na zona do parque desportivo, com entradas gratuitas nos dez dias do certame e que visa promover o comércio, a agricultura, a indústria, o artesanato e a gastronomia e vinhos da região da Bairrada.  O cartaz de animação é eclético e integra os melhores de vários estilos musicais do país.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro, apresentado pela Mafalda Correia, é do género de aventura,  “Pokémon detetive pikachu,” realizado por Rob Letterman, em exibição nos cinemas.

Na rubrica “ Cultura nunca é de mais”, a Rita Tavares sugere espetáculos excelentes em Lisboa, Oeiras e na Figueira da Foz,  a não perder.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para a viagem de estudo a França, organizada por professores da área disciplinar de Francês; para os “Ludi Conimbrigensis”, jogos e oficinas de cultura clássica, que tiveram como palco as ruínas romanas da Bobadela; e para a celebração do Dia da Europa, no dia 9 de maio, pelo Clube Europeu.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Previous Grupo Flagworld reabriu Convento do Desagravo em Vila Pouca da Beira
Next Oliveira do Hospital disponibiliza visitas guiadas aos seis museus do concelho

Artigos Relacionados

Informação

Alexandrino dá prioridade ao “Casa Digna” e defende que o Governo deveria responsabilizar-se pelas casas de 2ª habitação

“Casa Digna”, um projeto que aposta na “recuperação de casas de pessoas que vivem em condições de debilidade económica”, continua a ser motivo de orgulho para o executivo camarário.

Informação

Região: Polícia Judiciária deteve autor de crimes de pornografia de menores

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, identificou e deteve um homem pela presumível prática…

Última Hora

Restaurantes e bares de Oliveira do Hospital com horário alargado na época da Páscoa

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) vai conceder um alargamento do horário de funcionamento, no período da Páscoa, aos estabelecimentos de restauração e bebidas, licenciados no município.

Cultura

“Cultura em Movimento” em Oliveira do Hospital

Começa este domingo em Alvoco das Várzeas, Oliveira do Hospital, mais um programa de descentralização da oferta cultural do município de Oliveira do Hospital, …

Última Hora

Igreja Moçárabe de Lourosa comemora 100 anos de classificação como Monumento Nacional

No próximo dia 14 de junho comemoram-se em Lourosa, no concelho de Oliveira do Hospital, os 100 anos de classificação da Igreja Moçárabe…

Região

Arnaut abandona candidatura à Federação Distrital de Coimbra do PS

António Manuel Arnaut anunciou, ontem, “suspensão” da sua candidatura à liderança da Federação Distrital de Coimbra do PS. Do mesmo modo, requereu a suspensão do processo eleitoral que considera “viciado”.

Última Hora

Calor coloca seis distritos sob aviso amarelo

Seis distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido ao tempo quente, informou o Instituto Português do Mar e

Região

Grupo CIMA nega fecho de centros de inspeção baseado em providência cautelar

O grupo dono dos centros de inspeção em Sines, Seia, Castelo Paiva e Ponte de Lima garante que estes não vão fechar, como anunciou hoje o Instituto da Mobilidade e

Última Hora

Seia: Terceira edição do Orçamento Participativo conta com 30 propostas

Já é conhecida a lista provisória das propostas ao Orçamento Participativo (OP) 2018/19. Nesta terceira edição foram submetidas 30 propostas, em que 16 reúnem, por inteiro,…

Informação

Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se sábado no Mercado Municipal

No próximo sábado, 11 de novembro, realiza-se mais uma edição “Da Nossa Terra” – Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital, uma

Região

Pastor detido em Gouveia por suspeita de incêndio florestal

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda e com a colaboração da GNR de Gouveia, identificou e deteve, na passada terça-feira, …

Última Hora

“Forte embate” de embarcação à entrada do cais causou 34 feridos em Lisboa

Trinta e quatro pessoas ficaram feridas, esta quarta-feira, quando uma embarcação da Soflusa, proveniente do Barreiro com 561 passageiros…