“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova
10 Maio, 2019 966 Views

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

image_pdfimage_print

Este sábado, dia 11 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 24.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos a rubrica “Notícias do Nosso Mundo”, nela a Catarina Duarte refere uma notícia estranha, 56% dos austríacos não sabe que morreram 6 milhões de judeus no Holocausto. Num inquérito recente os austríacos revelaram grande desconhecimento sobre o que aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial.

No âmbito da política nacional e europeia, a Bárbara Coquim salienta a importância das eleições europeias, que, no nosso país, decorrem no próximo dia 26 de maio.

Em “jovens Atentos”, refere que o consumo excessivo do álcool, cada vez mais cedo, é responsável pelo aumento de diversas doenças, mesmo entre os jovens. Fica o alerta em tempo de festas académicas  e de excessos.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás reporta que a Austrália declarou guerra aos gatos selvagens. Até 2020, o governo australiano planeia matar dois milhões de gatos, uma grande parte da população felina no país, estimada entre dois e seis milhões. O objetivo é proteger várias espécies nativas. A Inês não deixou de referir que o principal predador dos outros seres vivos é o homem e, nem por isso, se atua da mesma forma.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues noticia que cerca de um milhão de espécies se encontram em risco de extinção devido à influência humana. A garantia é dada pelas Nações Unidas num relatório que cataloga as formas como a Humanidade comprometeu os recursos naturais dos quais a sua própria sobrevivência depende.

Na rubrica “Personalidades”, a Daniela Lopes refere António Arnaut, o pai do SNS, que viveu apaixonadamente o processo de criação de um sistema de cuidados médicos universal e gratuito, uma das mais importantes conquistas sociais do 25 de Abril.

Na rubrica “Museus”, a Mafalda Correia apresenta o Museu Natural da Electricidade, na Central da Senhora do Desterro, uma das mais antigas centrais hidroeléctricas de Portugal, no vizinho concelho de Seia.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “Uma Coluna de Fogo”, de Ken Follet, um romance histórico intenso que retrata a sua época na perfeição.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes sugere aos ouvintes a visita à histórica vila de Sintra, um daqueles lugares cheios de magia e mistério onde a Natureza e o Homem se conjugaram numa simbiose tão perfeita, que a UNESCO a classificou como a primeira Paisagem Cultural na Europa, em 1995

A sugestão de séries do Gonçalo Branco é “ Lucifer”, uma série de televisão americana, criada por Tom Kapinos.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é um thriller, “Solum “, realizado por Diogo Morgado, rodado nos Açores e em exibição nos cinemas.

Na rubrica “ Cultura nunca é de mais”, a Rita Tavares sugere espetáculos excelentes em Lisboa e Vila Real,  a não perder.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para o Encontro de Centros Qualifica organizado pelo centro do nosso agrupamento, para a Mostra do Ensino Secundário dirigida aos alunos do 9.°ano e para a visita de estudo a Lisboa, no âmbito das disciplinas de História e de Português, com as turmas C e D do 12.º ano, de Línguas e Humanidades.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Previous Conheça o calendário desportivo. FCOH e ADN jogam última jornada
Next Proteção Civil alerta para perigo de incêndio rural devido a "subida expressiva da temperatura"

Artigos Relacionados

Última Hora

Tondela: Despiste mata jovem de 23 anos

Um jovem de 23 anos morreu esta madrugada no IP3, no concelho de Tondela, na sequência de um despiste de automóvel. A vítima é natural de Santa Comba Dão.

Última Hora

Neve corta duas estradas no norte do distrito de Viseu

A queda de neve obrigou hoje de manhã ao corte de duas estradas no norte do distrito de Viseu, uma nacional e outra municipal, disse à agência Lusa fonte da

Educação

Crianças “felizes” em mais um Dia da Criança em Oliveira do Hospital

Hoje assinala-se o Dia Mundial da Criança. Em Oliveira do Hospital os mais pequenos comemoram este dia no Parque do Mandanelho e espaço multiusos com um conjunto de iniciativas.

Informação

GNR promove ações de sensibilização no âmbito do Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher

No âmbito do Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher, comemorado no dia 25 de novembro, a Guarda Nacional Republicana (GNR), de 25 a 28 de novembro, promove

Desporto

Maratona Clube Vila Chã classificado no Grande Prémio de São Bernardo em Alcobaça

No passado dia 19 de agosto, o Maratona Clube Vila Chã participou no 3º Grande Prémio de São Bernardo em Alcobaça.

Informação

Município de Tábua  assinala os 150 Anos do nascimento de Camilo Pessanha

O Município de Tábua irá assinalar os 150 anos do nascimento do poeta com raízes tabuenses, Camilo Pessanha, no próximo dia 9 de setembro, …

Última Hora

XVI Festa da Castanha “é extremamente importante porque é a festa do renascer”

Aldeia das Dez acolhe, este fim-de-semana, 20 e 21 de outubro, a XVI Festa da Castanha que, este ano, simboliza o renascimento da freguesia após o grande incêndio.

Informação

Detido por caça ilegal em Miranda do Corvo

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Proteção Ambiental da Lousã, deteve ontem, na localidade de Cervajota, Lamas, …

Informação

Francisco Ferreira participa em conferência “Mobilidade com Ambiente” na Eptoliva

A escola profissional Eptoliva promove, amanhã, pelas 10h00 a Conferência EPTOFUTUROS “Mobilidade com Ambiente”.

Informação

850 participantes juntos em ação de reflorestação em Pinhel

O Município e o Agrupamento de Escolas de Pinhel, no distrito da Guarda, anunciaram hoje que vão plantar “algumas centenas de sobreiros” durante uma ação de reflorestação que vai envolver

Região

Cirurgião Manuel Antunes vai ser homenageado

O diretor do Centro de Cirurgia Cardiotorácica (CTT) do Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra (CHUC), Manuel Antunes, vai ser homenageado no próximo dia 16 de junho, …

Destaque

Oliveira do Hospital: Casal entregou ouro a falsos funcionários da Segurança Social

Um casal de idosos foi levado a entregar os fios de ouro que usava, diariamente, a dois indivíduos que se fizerem passar por falsos técnicos da Segurança Social.