“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova
10 Maio, 2019 382 Views

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

image_pdfimage_print

Este sábado, dia 11 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 24.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos a rubrica “Notícias do Nosso Mundo”, nela a Catarina Duarte refere uma notícia estranha, 56% dos austríacos não sabe que morreram 6 milhões de judeus no Holocausto. Num inquérito recente os austríacos revelaram grande desconhecimento sobre o que aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial.

No âmbito da política nacional e europeia, a Bárbara Coquim salienta a importância das eleições europeias, que, no nosso país, decorrem no próximo dia 26 de maio.

Em “jovens Atentos”, refere que o consumo excessivo do álcool, cada vez mais cedo, é responsável pelo aumento de diversas doenças, mesmo entre os jovens. Fica o alerta em tempo de festas académicas  e de excessos.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás reporta que a Austrália declarou guerra aos gatos selvagens. Até 2020, o governo australiano planeia matar dois milhões de gatos, uma grande parte da população felina no país, estimada entre dois e seis milhões. O objetivo é proteger várias espécies nativas. A Inês não deixou de referir que o principal predador dos outros seres vivos é o homem e, nem por isso, se atua da mesma forma.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues noticia que cerca de um milhão de espécies se encontram em risco de extinção devido à influência humana. A garantia é dada pelas Nações Unidas num relatório que cataloga as formas como a Humanidade comprometeu os recursos naturais dos quais a sua própria sobrevivência depende.

Na rubrica “Personalidades”, a Daniela Lopes refere António Arnaut, o pai do SNS, que viveu apaixonadamente o processo de criação de um sistema de cuidados médicos universal e gratuito, uma das mais importantes conquistas sociais do 25 de Abril.

Na rubrica “Museus”, a Mafalda Correia apresenta o Museu Natural da Electricidade, na Central da Senhora do Desterro, uma das mais antigas centrais hidroeléctricas de Portugal, no vizinho concelho de Seia.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “Uma Coluna de Fogo”, de Ken Follet, um romance histórico intenso que retrata a sua época na perfeição.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes sugere aos ouvintes a visita à histórica vila de Sintra, um daqueles lugares cheios de magia e mistério onde a Natureza e o Homem se conjugaram numa simbiose tão perfeita, que a UNESCO a classificou como a primeira Paisagem Cultural na Europa, em 1995

A sugestão de séries do Gonçalo Branco é “ Lucifer”, uma série de televisão americana, criada por Tom Kapinos.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é um thriller, “Solum “, realizado por Diogo Morgado, rodado nos Açores e em exibição nos cinemas.

Na rubrica “ Cultura nunca é de mais”, a Rita Tavares sugere espetáculos excelentes em Lisboa e Vila Real,  a não perder.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para o Encontro de Centros Qualifica organizado pelo centro do nosso agrupamento, para a Mostra do Ensino Secundário dirigida aos alunos do 9.°ano e para a visita de estudo a Lisboa, no âmbito das disciplinas de História e de Português, com as turmas C e D do 12.º ano, de Línguas e Humanidades.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Previous Conheça o calendário desportivo. FCOH e ADN jogam última jornada
Next Proteção Civil alerta para perigo de incêndio rural devido a "subida expressiva da temperatura"

Artigos Relacionados

Última Hora

Região: Idosa sofreu ferimentos graves ao queimar papéis na varanda

Uma mulher de 77 anos sofreu hoje queimaduras em 50% do corpo, quando estava a queimar papéis na varanda do seu apartamento, situado no centro da cidade de Ílhavo, informou

Última Hora

Assembleia Municipal de Tábua atribui voto de louvor à Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal

A Assembleia Municipal de Tábua deliberou, em sessão ordinária de 27 de junho, pela atribuição de um voto de louvor à Associação de Vítimas do Maior Incêndio…

Última Hora

“Dou Mais Tempo à Vida” anima Mercado Noturno no próximo sábado em Oliveira do Hospital

“Mercado Noturno – Dou mais tempo à vida” promete animar a noite de sábado, dia 20 de abril, que será de sensibilização e solidariedade na quadra pascal. A iniciativa é

Destaque

Crianças  são “mini repórteres” da Rádio Boa Nova

Neste Dia Mundial da Criança, a Rádio Boa Nova dá inicio ao projeto “Mini Repórteres” numa parceria com o Município de Oliveira do Hospital.

Sociedade

Investigador entende que cadastro florestal vem com “30 anos de atraso”

O diretor do Núcleo de Investigação de Incêndios Florestais da Universidade de Coimbra considera que o cadastro florestal vem, “no mínimo, com 30 anos de atraso”, …

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital disponibiliza Gabinete de Apoio ao Emigrante

O Município de Oliveira do Hospital tem já em funcionamento um Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE), após ter sido um dos dez municípios da Região de Coimbra a protocolar

Informação

Feira de Santo André está de volta ao dia 1 de dezembro em Ervedal da Beira

Amanhã, dia 1 de dezembro, realiza-se a habitual Feira de Santo André, em Ervedal da Beira no concelho de Oliveira do Hospital. 

Última Hora

Nogueirense venceu e FCOH perdeu na 6ª jornada do Campeonato Nacional

A Associação Desportiva Nogueirense (ADN) venceu, ontem, 6ª jornada da Série C do Campeonato Nacional, frente ao Grupo Desportivo Peniche, por uma bola a zero. A jogar no mesmo campeonato,…

Última Hora

Colisão entre dois veículos na EN1 faz um ferido grave

Uma pessoa ficou ferida com gravidade, ontem ao final da tarde, na sequência de uma colisão entre dois veículos ligeiros na EN1, em Avelãs de Caminho, Anadia.

Última Hora

Processo de mulher arrastada pelo mar está no Ministério Público

O processo relativo ao desaparecimento de uma mulher de 34 anos que foi arrastada pelo mar em Ílhavo, quando alegadamente participava num ritual espiritual, foi entregue ao Ministério Público, informou

Nacional

País: Médias melhoram a Português e Matemática

Já foram conhecidos os resultados dos exames nacionais de 12º ano. Economia regista a maior subida e Física continua a ser a disciplina com pior nota.