“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

image_pdfimage_print

Este sábado, dia 13 de abril, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 22.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos a entrevista a uma jovem aluna holandesa, que integrou o intercâmbio entre o AEOH  e o  Gerrit Komrij Kollege, de Winterswikj, na Holanda e que decorreu esta semana.

Na entrevista, conduzida pela Rita Tavares, a Rosemaryn disse gostar muito de participar neste género de atividades por serem muito enriquecedoras e que estava a adorar Portugal, destacando que o melhor do nosso país são as pessoas.

Na rubrica “Museus”, a Mafalda Correia convida os ouvintes a visitarem mais um espaço museológico da nossa cidade, a  Casa Museu D. Maria Emília Vasconcelos Cabral, a antiga “Casa de Baixo”, dos séculos XVIII-XIX, onde poderá  encontrar um rico património cultural e artístico.

Na rubrica “Notícias do Nosso Mundo”, a Catarina Duarte refere uma notícia, de âmbito internacional, muito triste, mas que nos deve obrigar à reflexão sobre o drama dos refugiados. Trata-se da história do menino do Mali que, convencido de que as boas notas seriam o seu melhor passaporte para o futuro, coseu-as no forro do casaco e fez-se ao mar para chegar à Europa. A travessia do Mediterrâneo não teve final feliz, mas o segredo acabou por ser descoberto e a sua história anda a correr mundo.

No âmbito da política nacional, a Bárbara Coquim faz menção ao que Joana Amaral Dias escreveu no seu facebook, “Costa tem 11 motoristas” o que é “inaceitável num país pobre”. Este foi o mote para a análise sobre a forma de fazer política em Portugal, e de quanto urge credibilizar a democracia o os políticos.

Em “jovens Atentos”, refere que, no passado dia 28 de março, milhares de jovens trabalhadores se manifestaram em Lisboa contra a precariedade laboral, um problema que grassa em Portugal e que carece de alteração urgente.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás reporta um bom exemplo de proteção animal,  Braga é a segunda cidade do país a receber a Casa dos Gatos, um projeto criado pela associação Movido a 4 Patas. O primeiro abrigo da cidade foi oferecido à associação Abandoned Pets e acolhida pela freguesia urbana de S. Victor, onde a Junta tem, no seu jardim, uma colónia de gatos.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues assegura que, se se plantarem mais árvores,  as cidades conseguirão, com uma só medida, reduzir a obesidade e a depressão, aumentar a produtividade e o bem-estar e diminuir a incidência de asma e doenças cardíacas nos seus habitantes.  As árvores urbanas oferecem todos estes benefícios e muito mais: filtram o ar, ajudando a remover as partículas finas emitidas pelos carros e fábricas, retêm a água da chuva e diminuem as despesas com o aquecimento.

Na rubrica “Personalidades”, a Liliana Silva refere uma das grandes referências do 25 de Abril de 1974, Salgueiro Maia, o capitão sem medo. Naquela madrugada e ao longo do dia, ele viria a ser o comandante do movimento mais sujeito a situações de perigo e tensão, que enfrentou com grande serenidade.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “Guerra e Paz”de Lev Tolstói”, um verdadeiro monumento da literatura universal. Tolstói descreve as guerras movidas por Napoleão contra as principais monarquias da Europa, dissecando as origens e as consequências dos conflitos e, principalmente, expondo as pessoas e as suas vulnerabilidades com uma aguda perceção psicológica.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes sugere aos ouvintes a visita à nossa capital religiosa, de 12 a 21 de abril, Braga volta a viver um dos seus momentos maiores com a realização da Semana Santa, um evento único, repleto de tradições seculares, que trará à cidade milhares de visitantes. Mas, se preferirem ficar no nosso concelho, aqui também vão acontecer as festividades pascais, sugere que acompanhe as celebrações organizadas pela Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital Sul.

A sugestão de séries do Gonçalo Branco é “Pretty Little Liars” , uma série de televisão norte-americana baseada na popular série literária de mesmo nome, escrita por Sara Shepard.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é “Shazam!”, um filme de ação e aventura, realizado por David F. Sandberg, em exibição nos cinemas.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para a II edição da Festa da Primavera do nosso agrupamento, nos dias 3,4 e 5 de abril, um vasto conjunto de eventos e atividades que decorreram ao longo de três dias e provam a vitalidade da nossa instituição, que se quer de referência.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Previous A Viagem' de Filipa Francisco chega amanhã a Miranda do Corvo
Next PJ deteve professor suspeito de abuso sexual de crianças e violência doméstica

Artigos Relacionados

Informação

Termómetros vão atingir valores anormais para a época este fim-de-semana

Neste fim-de-semana, os termómetros vão atingir valores anormais para a época, contudo as noites vão continuar frias.

Última Hora

Beiras e Serra da Estrela instalam videovigilância para detetar incêndios

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) anunciou hoje que deu início à instalação de um sistema de videovigilância para deteção de incêndios rurais.

Nacional

Milhares de fiéis em Fátima

O santuário de Fátima acolheu ontem à noite milhares de pessoas para a tradicional procissão das velas. A missa foi celebrada pelo cardeal patriarca de Lisboa.

Última Hora

Luís Falcão de Brito partilha homenagem com todos “os oliveirenses que passaram por esta grande tragédia”

O oliveirense Luís Falcão de Brito foi homenageado, pelo Rotary Club de Oliveira do Hospital, como profissional do ano. Honrado com a distinção o técnico agro florestal, com 50 anos,

Região

Incêndio na Pampilhosa da Serra destruiu 250 hectares de floresta

O incêndio que lavrou esta semana no concelho da Pampilhosa da Serra destruiu 250 hectares de diferentes povoamentos florestais, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal, José

Nacional

GNR já deteve 100 pessoas por crime de incêndio este ano

Entre o dia 1 de janeiro e esta terça-feira, dia 23, a Guarda Nacional Republicana (GNR) fez 100 detenções por crime de incêndio florestal. Além dos detidos, foram identificadas 852 pessoas, suspeitas de

Informação

Dez concelhos do continente estão hoje com risco máximo de incêndio

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou hoje em risco máximo de incêndio os concelhos de Monchique (Faro), Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei, …

Região

IEFP garante que muitas empresas afetadas pelo incêndio estão a laborar “se não totalmente, pelo menos parcialmente”

O delegado Regional do Centro do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) referiu, à Rádio Boa Nova, que as empresas de Oliveira do Hospital, que foram afetadas pelo incêndio,

Última Hora

“Cada vez se pratica mais e melhor desporto em Oliveira do Hospital”

A prática desportiva ganha cada vez mais adeptos em Oliveira do Hospital. Prova disso foi o sucesso de mais um mOHve-te no Verão que, nas últimas sete semanas, …

Educação

VI Encontro(s) Cidadania e Responsabilidade Sócio-Ambiental em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital vai receber a segunda sessão da formação “VI Encontro(s) Cidadania e Responsabilidade Sócio Ambiental”, no dia 1 de março.

Última Hora

Colisão com camião faz três feridos na Covilhã

Ao início da tarde de hoje, três pessoas ficaram feridas na sequência de uma colisão entre um veículo pesado de mercadorias e um ligeiro de passageiros na Covilhã.

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro: “Telefonema de Marcelo a Cristina Ferreira não é nada do outro mundo”

No habitual espaço de opinião da Rádio Boa Nova, “Ca$h Resto Z€ro”, Vítor Neves centra-se nas pessoas, em particular no “exagero” em torno do telefonema…