“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova
5 Abril, 2019 263 Views

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

image_pdfimage_print

Este sábado, dia 6 de abril, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 21.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos na rubrica “Museus”, apresentada pela Mafalda Correia, o convite para visitar e conhecer o Centro Interpretativo das Ruínas Romanas da Bobadela, o centro que complementa o espaço museológico e os monumentos envolventes – o arco, o fórum e o anfiteatro romano.

Na rubrica “Notícias do Nosso Mundo”, a Catarina Duarte refere mais uma excelente notícia para a região,

A atividade turística no Centro de Portugal iniciou o ano de 2019 a bater recordes absolutos. O mês de janeiro de 2019 foi o melhor mês de janeiro de sempre na região desde que há registos, de acordo com os números publicados pelo INE.

No âmbito político, a Bárbara Coquim reporta-se à tragédia que assolou Moçambique, segundo o escritor José Eduardo Agualusa, o que a comunidade internacional está a fazer em Moçambique “não é ajudar, é indemnizar por danos causados”.Os países que mais contribuem para o aquecimento global devem responder pelos estragos causados ao planeta, sobretudo quando atingem os países que menos fizeram por isso, como Moçambique, defende o escritor ao falar sobre a catástrofe do ciclone Idai. Esta também é uma questão de âmbito político que deve responsabilizar todos, sobretudo os responsáveis pelas grandes potências poluidoras.

Em “jovens Atentos”, refere uma notícia que está a causar muita polémica, os alunos que concluam o ensino secundário através de um curso profissional vão passar a ter uma via própria de acesso ao superior. No próximo ano letivo será testada uma modalidade de concursos locais através da qual cada candidato concorre diretamente à instituição na qual pretende estudar. Esta solução permitirá acabar com o papel decisivo dos exames nacionais, que afastavam muitos destes estudantes de uma licenciatura. O assunto gerou a discussão em estúdio.

O Daniel Pereira passa em revista as notícias do desporto nacional.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás refere uma história comovente, a declaração de amor de um deficiente visual a um cão-guia que atingiu a idade da “reforma”.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues relata mais uma notícia lamentável, uma baleia foi encontrada morta há duas semanas, na costa sudeste das Filipinas, com 40 quilos de plástico no estômago. O biólogo marinho que acompanhou o caso afirmou que nos dez anos em que examinou baleias e golfinhos mortos, a maioria morreu na sequência da ingestão de plástico.

Na rubrica “Personalidades”, a Daniela Lopes refere Calouste Gulbenkian, no 150.º aniversário do seu nascimento, destaca o milionário arménio que, nos anos cinquenta do século XX, se apaixonou por Portugal e nos legou uma das mais importantes fundações culturais do país.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “Terra Sonâmbula” do escritor Mia Couto. Considerado dos doze melhores livros africanos do século XX, “Terra Sonâmbula” talvez seja o livro mais consagrado do escritor moçambicano.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes sugere aos ouvintes um paraíso na Terra, chama-se Açores, e é Terra portuguesa. Um paraíso isolado que teima em continuar perdido, no meio da bruma e do assobiar das gaivotas.

Na rubrica “ Cultura nunca é de mais”, a Rita Tavares destaca um conjunto de excelentes espetáculos musicais, no Porto, em Lisboa, Cascais e Beja.

A sugestão de séries do Gonçalo Branco é “American Gods”.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é “Snu”, um drama em português, realizado por Patrícia Sequeira, que retrata a vida de Snu Abecassis, companheira de Francisco Sá-Carneiro. O casal assume o amor num Portugal em plena reconstrução das cinzas do Estado Novo, abalando as convenções nacionais. Está em exibição nos cinemas.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para as “12h Turismo”, uma iniciativa dinamizada pelo Turismo de Portugal, que o nosso Agrupamento acolheu, para a Leitura Mundial da Ilíada, no passado dia 22 de março, e para a 11.ª edição do intercâmbio escolar com os nossos congéneres belgas da cidade de Mol.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

 

Previous Empresas: Sonae Arauco lança nova coleção Innovus de soluções decorativas
Next Proteção Civil alerta para situações de chuva, queda de neve e vento

Artigos Relacionados

Última Hora

GNR deteve quatro homens por posse de armas, explosivos e estupefacientes

A GNR deteve quatro homens, com idades entre 17 e 66 anos, nos concelhos de Guarda e de Pinhel, pela alegada prática dos crimes de posse de armas, explosivos e

Última Hora

PJ investiga morte de um homem em Travanca de Lagos

A Polícia Judiciária está a investigar a morte de um homem de 57 anos, ocorrida no domingo à noite em Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital. O

Última Hora

Dia Mundial da Música foi assinalado com concertos em Oliveira do Hospital

Mais de 300 músicos celebraram o Dia Mundial da Música no concelho de Oliveira do Hospital. O Município de Oliveira do Hospital desafiou os grupos culturais para participarem na comemoração

Destaque

Sinistralidade: 30 detenções, 1007 infrações e 53 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 5 a 11 de fevereiro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Última Hora

Município oliveirense promoveu exercício “A Terra Treme” junto de alunos do pré-escolar e do 1.º CEB

O Município de Oliveira do Hospital promoveu ontem, 5 de novembro, junto dos alunos do pré-escolar e do 1.º CEB da Escola do Seixo da Beira, o exercício público de cidadania no

Última Hora

EPTOLIVA promoveu estágios internacionais

A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, finalizou mais um período de Estágios Internacionais, o EPTOEUROPA VII, ao abrigo do Programa ERASMUS+,…

Sociedade

Chuva regressa este fim de semana

O fim de semana vai ser marcado por períodos de chuva nas regiões do norte e centro, com as temperaturas a variarem entre 15 e 23 graus Celsius,…

Informação

“mOHve-te Verão 2018” entra em ação e prolonga-se até julho

A quinta edição do programa “mOHve-te Verão” arranca este domingo, dia 27 de maio, pelas 9h00, no largo Ribeiro do Amaral,…

Informação

Incêndios: Arganil quer criar centro comunitário para ajudar a região a renascer

Os habitantes da freguesia de Benfeita e de localidades vizinhas, no concelho de Arganil, avançaram com uma campanha de angariação de fundos para transformar um antigo lagar num centro comunitário,

Destaque

ANCOSE procede à terceira fase de entrega de borregas aos criadores afectados pelos incêndios

A ANCOSE- Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela, vai proceder amanhã, 2 de fevereiro, pelas 14h30, na sede de Associação, à terceira fase de entrega de Borregas

Informação

Turismo Centro de Portugal promove a região na BTL

O Turismo Centro de Portugal (TCP) é a entidade regional responsável pela promoção turística da Região Centro. Esta é a maior região turística nacional, com uma área de intervenção que

Informação

Confraria do Queijo Serra da Estrela presta homenagem a Manuel Leal Freire no 28º capítulo     

  A Confraria do Queijo Serra da Estrela vai homenagear o seu Grão Mestre, Manuel Leal Freire, por ocasião do 28º Capítulo, que se realiza no dia 11 de março…