“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova
5 Abril, 2019 713 Views

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

image_pdfimage_print

Este sábado, dia 6 de abril, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 21.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos na rubrica “Museus”, apresentada pela Mafalda Correia, o convite para visitar e conhecer o Centro Interpretativo das Ruínas Romanas da Bobadela, o centro que complementa o espaço museológico e os monumentos envolventes – o arco, o fórum e o anfiteatro romano.

Na rubrica “Notícias do Nosso Mundo”, a Catarina Duarte refere mais uma excelente notícia para a região,

A atividade turística no Centro de Portugal iniciou o ano de 2019 a bater recordes absolutos. O mês de janeiro de 2019 foi o melhor mês de janeiro de sempre na região desde que há registos, de acordo com os números publicados pelo INE.

No âmbito político, a Bárbara Coquim reporta-se à tragédia que assolou Moçambique, segundo o escritor José Eduardo Agualusa, o que a comunidade internacional está a fazer em Moçambique “não é ajudar, é indemnizar por danos causados”.Os países que mais contribuem para o aquecimento global devem responder pelos estragos causados ao planeta, sobretudo quando atingem os países que menos fizeram por isso, como Moçambique, defende o escritor ao falar sobre a catástrofe do ciclone Idai. Esta também é uma questão de âmbito político que deve responsabilizar todos, sobretudo os responsáveis pelas grandes potências poluidoras.

Em “jovens Atentos”, refere uma notícia que está a causar muita polémica, os alunos que concluam o ensino secundário através de um curso profissional vão passar a ter uma via própria de acesso ao superior. No próximo ano letivo será testada uma modalidade de concursos locais através da qual cada candidato concorre diretamente à instituição na qual pretende estudar. Esta solução permitirá acabar com o papel decisivo dos exames nacionais, que afastavam muitos destes estudantes de uma licenciatura. O assunto gerou a discussão em estúdio.

O Daniel Pereira passa em revista as notícias do desporto nacional.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás refere uma história comovente, a declaração de amor de um deficiente visual a um cão-guia que atingiu a idade da “reforma”.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues relata mais uma notícia lamentável, uma baleia foi encontrada morta há duas semanas, na costa sudeste das Filipinas, com 40 quilos de plástico no estômago. O biólogo marinho que acompanhou o caso afirmou que nos dez anos em que examinou baleias e golfinhos mortos, a maioria morreu na sequência da ingestão de plástico.

Na rubrica “Personalidades”, a Daniela Lopes refere Calouste Gulbenkian, no 150.º aniversário do seu nascimento, destaca o milionário arménio que, nos anos cinquenta do século XX, se apaixonou por Portugal e nos legou uma das mais importantes fundações culturais do país.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “Terra Sonâmbula” do escritor Mia Couto. Considerado dos doze melhores livros africanos do século XX, “Terra Sonâmbula” talvez seja o livro mais consagrado do escritor moçambicano.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes sugere aos ouvintes um paraíso na Terra, chama-se Açores, e é Terra portuguesa. Um paraíso isolado que teima em continuar perdido, no meio da bruma e do assobiar das gaivotas.

Na rubrica “ Cultura nunca é de mais”, a Rita Tavares destaca um conjunto de excelentes espetáculos musicais, no Porto, em Lisboa, Cascais e Beja.

A sugestão de séries do Gonçalo Branco é “American Gods”.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é “Snu”, um drama em português, realizado por Patrícia Sequeira, que retrata a vida de Snu Abecassis, companheira de Francisco Sá-Carneiro. O casal assume o amor num Portugal em plena reconstrução das cinzas do Estado Novo, abalando as convenções nacionais. Está em exibição nos cinemas.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para as “12h Turismo”, uma iniciativa dinamizada pelo Turismo de Portugal, que o nosso Agrupamento acolheu, para a Leitura Mundial da Ilíada, no passado dia 22 de março, e para a 11.ª edição do intercâmbio escolar com os nossos congéneres belgas da cidade de Mol.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

 

Previous Empresas: Sonae Arauco lança nova coleção Innovus de soluções decorativas
Next Proteção Civil alerta para situações de chuva, queda de neve e vento

Artigos Relacionados

Região

Despiste de camião corta A25 em Celorico da Beira

Um camião despistou-se esta madrugada na A25, ficando tombado na via. O acidente aconteceu pela 6h30, junto ao nó de Celorico da Beira …

Informação

Sinistralidade: 17 detenções, 445 infrações e 58 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 21 a 27 de maio, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Educação

Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital entrega diplomas de mérito escolar e companheirismo

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital entrega, na próxima sexta-feira, pelas 21h30, no pavilhão desportivo da escola-sede, os diplomas alusivos ao Mérito Escolar e ao Companheirismo, alusivos ano

Informação

“O Santiago marcou muito a minha vida”

Rui Santos foi um dos bombeiros da corporação de Oliveira do Hospital que, na madrugada de 3 de janeiro, auxiliou o nascimento do bebé Santiago, no IC6, a caminho da

Região

Universidade Senior de Nelas estreia web rádio

O dia 30 de junho vai ficar na história da Universidade Sénior de Nelas com o início de emissão da Web Rádio deste projecto educativo e social…

Região

Estado vai apoiar reconstrução de habitações em situação ilegal em Arganil

Várias casas do concelho de Arganil, em situação ilegal, e que foram destruídas pelo incêndio de outubro de 2017, podem ser recuperadas com apoio do Estado.

Destaque

ANCOSE ajuda criadores na reposição de ovelhas perdidas no grande incêndio

Jorge Ribeiro, com 26 anos, de Percelada, no concelho de Tábua foi um dos criadores de ovinos Serra da Estrela que foi contemplado com borregas entregues pela…

Última Hora

MAAVIM acusa Ministro da Agricultura de não conhecer o terreno afetado pelos incêndios

O Movimento Associativo de Apoio às Vitimas do Incêndio de Midões (MAAVIM), representado por Fernando Pereira, considera que o Ministro da Agricultura não conhece o terreno afetado pelos incêndios de

Destaque

Abertas as inscrições para Escola de Pastores na região

Decorrem até 23 de agosto as inscrições para a Escola de Pastores, uma das ações no âmbito do Programa de Valorização do Queijo da Região Centro,…

Desporto

Calendário desportivo de fim-de-semana. Domingo há dérbi concelhio

Este domingo acontece o primeiro dérbi concelhio entre o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva Nogueirense (ADN). As equipas, que jogam na Série C do

Região

Município de Arganil avança com adjudicação da Reabilitação da ETAR da Relvinha

O Município de Arganil vai avançar com a adjudicação da reabilitação e beneficiação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Zona Industrial da Relvinha – Melhoria da Qualidade

Região

Salvador Sobral em Arganil no dia 19 de agosto

Salvador Sobral amou por um país inteiro no dia 13 de maio e fez história, não só por vencer o Festival Eurovisão da Canção 2017, dando a Portugal a sua