“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

image_pdfimage_print

Este sábado, dia 23 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 20.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos na nova rubrica intitulada “Museus”, apresentada pela Mafalda Correia, o convite para visitar e conhecer a Biblioteca Museu Tarquínio Hall, em Lagos da Beira.

Na rubrica “Notícias do Nosso Mundo”, a Catarina Duarte refere que, infelizmente, a maioria dos portugueses não consegue identificar notícias falsas. Esta é uma conclusão do eurobarómetro, segundo a qual os portugueses estão pouco conscientes da exposição ao fenómeno. A Comissão Europeia manifesta-se preocupada e nós também, se os cidadãos são cada vez mais escolarizados deviam saber discernir melhor.

No âmbito político, a Rita Tavares reporta que os imigrantes já são 4% da população em Portugal, e precisamos de mais. Os imigrantes ocupam lugares na agricultura, restauração, no serviço doméstico, porque os portugueses já não querem trabalhar nesses setores. Este também foi o mote para a discussão política em estúdio, salientando-se a crítica à política de salários baixos, que leva muitos portugueses à emigração.

O Daniel Pereira passa em revista as notícias do desporto nacional.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás refere uma história partilhada pela Guardia Civil espanhola  e que emocionou a Internet. Ao perceber que o seu rebanho estava a ser levado por um camião, Piqué, um cão pastor, não hesitou e entrou numa autoestrada para perseguir o veículo. O animal, habituado ao rebanho desde pequeno, só queria protegê-lo.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues reporta que milhares de alunos faltaram às aulas e marcharam pacificamente em cidades de norte a sul do país, no passado dia 15 de março, no âmbito de uma manifestação em defesa do ambiente, à semelhança do que estava previsto em mais de cem países do mundo, para exigir medidas políticas urgentes para travar as alterações climáticas. Este foi o mote para a Rita Tavares, em representação da Associação de Estudantes do AEOH, fazer o balanço da greve/manifestação que também aconteceu em Oliveira do Hospital.

Na rubrica “Personalidades”, a Daniela Lopes refere uma figura incontornável da política do século XX, António de Oliveira Salazar.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “A Metamorfose” de Franz Kafka, um dos mais carismáticos autores do século XX. O corpo das suas obras destaca-se entre as mais influentes da literatura deste século, os seus temas centram-se em torno do absurdo, da alienação, da obsessão e da culpa.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes continua a sugerir aos ouvintes um roteiro literário em Lisboa, às Casas dos escritores.

Na rubrica “ Cultura nunca é de mais”, a Rita Tavares destaca um conjunto de excelentes espetáculos musicais, no Porto, em Lisboa, Almada, Sintra e Abrantes.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é um thriller, “Réplicas”, realizado por Jeffrey Nachmanoff, em exibição nos cinemas.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para a visita dos alunos do 12.ºano ao certame Qualifica, no Porto, e para mais um encontro do projeto artístico Erasmus+ EUROPIA 2020, em Koper, na Eslovénia.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Previous Ca$h Resto Z€ro: “Se nada mais houvesse, a Rádio Boa Nova já justificava a sua existência no concelho e na região”
Next Proteção Civil emite aviso à população devido ao risco de incêndio

Artigos Relacionados

Última Hora

Despiste de camião na A25 provoca um morto e vários feridos

Um camião embateu em veículos da concessionária Ascendi que se encontravam a fazer a manutenção das vias, acabando por provocar um morto e cinco feridos, um deles grave.

Região

Rally de Tábua vai para a estrada a 17 e 18 de junho

  A Associação de Desportos – Mk Makinas e a Penela Race Events Club, realizaram no dia 7 de Junho, a apresentação do Rally de Tábua 2017.

Cultura

Penacova acolhe fase intermunicipal do concurso nacional de leitura

O Plano Nacional de Leitura, em articulação com a RTP, com a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e com a Rede de Bibliotecas Escolares, promove o Concurso

Informação

Websérie “15 Memórias do Fogo” recebeu dois prémios no CineEco

“15 Memórias do Fogo”, a série documental que imortalizou 15 memórias do dia 15 outubro de 2017, recebeu dois prémios no CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra

Informação

Oliveira do Hospital acolhe iniciativa “Dou Mais Tempo à Vida”

Oliveira do Hospital recebe o grande projeto de intervenção comunitária “Dou Mais Tempo à Vida” (DMTV) promovido pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa …

Informação

Seia: Terceira edição do Orçamento Participativo conta com 30 propostas

Já é conhecida a lista provisória das propostas ao Orçamento Participativo (OP) 2018/19. Nesta terceira edição foram submetidas 30 propostas, em que 16 reúnem, por inteiro,…

Informação

CCDRC entregou chaves de habitações em Seia e garante que até ao final do ano “muitas habitações” estarão concluídas

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) admitiu hoje que até ao final do ano possam estar finalizadas as obras de “muitas habitações” que foram

Região

Leiria: GNR detém sete pessoas por tráfico de droga e posse de armas proibidas

O Comando Territorial de Leiria da GNR informou ontem que deteve sete pessoas suspeitas dos crimes de tráfico de estupefacientes e posse de armas proibidas, no concelho de Leiria.

Região

Idoso que morreu no Sabugal foi autor de queimada que se descontrolou

O homem de 73 anos que, ontem, foi encontrado carbonizado na localidade de Terreiro das Bruxas, no concelho do Sabugal terá sido autor de uma queimada que se descontrolou.

Educação

Alunos Oliveira do Hospital participam na Greve Estudantil Mundial Pelo Clima

Alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, participam hoje, dia 15 de março, na Greve Estudantil Mundial Pelo Clima, em Oliveira do Hospital.

Informação

“Tomás da Fonseca, Missionário do Povo” é o novo livro de Luís Filipe Torgal

Luís Filipe Torgal apresentou em Oliveira do Hospital o seu novo livro. Trata-se de uma Biografia que dá por título “Tomás da Fonseca, Missionário do Povo”.

Última Hora

“Grande Rota do Alva” vai ser apresentada hoje em Penacova

A Grande Rota do Alva é apresentada hoje, às 15h00, na Casa do  Povo de São Pedro de Alva, numa parceria do Município de Penacova  com a CIM Região de