“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

image_pdfimage_print

Este sábado, dia 23 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 20.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos na nova rubrica intitulada “Museus”, apresentada pela Mafalda Correia, o convite para visitar e conhecer a Biblioteca Museu Tarquínio Hall, em Lagos da Beira.

Na rubrica “Notícias do Nosso Mundo”, a Catarina Duarte refere que, infelizmente, a maioria dos portugueses não consegue identificar notícias falsas. Esta é uma conclusão do eurobarómetro, segundo a qual os portugueses estão pouco conscientes da exposição ao fenómeno. A Comissão Europeia manifesta-se preocupada e nós também, se os cidadãos são cada vez mais escolarizados deviam saber discernir melhor.

No âmbito político, a Rita Tavares reporta que os imigrantes já são 4% da população em Portugal, e precisamos de mais. Os imigrantes ocupam lugares na agricultura, restauração, no serviço doméstico, porque os portugueses já não querem trabalhar nesses setores. Este também foi o mote para a discussão política em estúdio, salientando-se a crítica à política de salários baixos, que leva muitos portugueses à emigração.

O Daniel Pereira passa em revista as notícias do desporto nacional.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás refere uma história partilhada pela Guardia Civil espanhola  e que emocionou a Internet. Ao perceber que o seu rebanho estava a ser levado por um camião, Piqué, um cão pastor, não hesitou e entrou numa autoestrada para perseguir o veículo. O animal, habituado ao rebanho desde pequeno, só queria protegê-lo.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues reporta que milhares de alunos faltaram às aulas e marcharam pacificamente em cidades de norte a sul do país, no passado dia 15 de março, no âmbito de uma manifestação em defesa do ambiente, à semelhança do que estava previsto em mais de cem países do mundo, para exigir medidas políticas urgentes para travar as alterações climáticas. Este foi o mote para a Rita Tavares, em representação da Associação de Estudantes do AEOH, fazer o balanço da greve/manifestação que também aconteceu em Oliveira do Hospital.

Na rubrica “Personalidades”, a Daniela Lopes refere uma figura incontornável da política do século XX, António de Oliveira Salazar.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “A Metamorfose” de Franz Kafka, um dos mais carismáticos autores do século XX. O corpo das suas obras destaca-se entre as mais influentes da literatura deste século, os seus temas centram-se em torno do absurdo, da alienação, da obsessão e da culpa.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes continua a sugerir aos ouvintes um roteiro literário em Lisboa, às Casas dos escritores.

Na rubrica “ Cultura nunca é de mais”, a Rita Tavares destaca um conjunto de excelentes espetáculos musicais, no Porto, em Lisboa, Almada, Sintra e Abrantes.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é um thriller, “Réplicas”, realizado por Jeffrey Nachmanoff, em exibição nos cinemas.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para a visita dos alunos do 12.ºano ao certame Qualifica, no Porto, e para mais um encontro do projeto artístico Erasmus+ EUROPIA 2020, em Koper, na Eslovénia.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Previous Ca$h Resto Z€ro: “Se nada mais houvesse, a Rádio Boa Nova já justificava a sua existência no concelho e na região”
Next Proteção Civil emite aviso à população devido ao risco de incêndio

Artigos Relacionados

Região

Homem detido em Celorico da Beira por vender droga junto a escolas

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação Criminal, deteve, esta quinta-feira, um homem de 54 anos pelo crime de tráfico de estupefacientes e de posse ilegal de

Desporto

Desporto de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) , a competir no Campeonato de Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra, vai defrontar o Febres Futebol Clube,…

Região

GNR de Leiria recebeu 24 denúncias em 2017 por descargas no domínio hídrico

O Comando Territorial de Leiria da GNR recebeu 24 denúncias em 2017 relacionadas com descargas no domínio hídrico na sua área de influência, das quais seis resultaram em processos-crime.

Última Hora

José Carlos Alexandrino superou resultado histórico e voltou a ser eleito presidente da Câmara de Oliveira do Hospital

José Carlos Alexandrino renovou, hoje, a maioria absoluta na Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, superando até o resultado histórico …

Informação

Alta Frequência e Função Públika animam oliveirenses na despedida de 2018

Os grupos Alta Frequência e Função Públika prometem animar os oliveirenses na noite de despedida de 2018, num programa organizado pelo Município de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Rio de Mel, em S. Gião, foi eleita “Aldeia dos Sonhos”

A aldeia de Rio de Mel, na freguesia de S.Gião, foi eleita “Aldeia dos Sonhos” pela Fundação Inatel. O reconhecimento resulta de candidatura apresentada pelo Município de Oliveira do Hospital.

Região

GNR apreende mais de duas mil peças de vestuário contrafeito na Mealhada

A Unidade de Ação Fiscal, através do Destacamento de Ação Fiscal de Coimbra, apreendeu, no passado dia 13 de julho, cerca de 2565 artigos contrafeitos, no concelho da Mealhada.

Informação

Jovem morreu afogado em praia fluvial de Coimbra

Um jovem de 24 anos morreu afogado, este domingo, no rio Mondego junto à Praia Fluvial de Palheiros e Zorro, na freguesia de Torres do Mondego, em Coimbra.

Região

Judiciária investiga caso de homem quase degolado

A Polícia Judiciária está a investigar um caso de tentativa de degolação, que terá ocorrido ontem na zona de Cantanhede.

Região

Homem foi detido em Mangualde  por posse ilegal de arma depois de fazer ameaças com arma de fogo

A Guarda Nacional Republicana deteve, na segunda-feira, um homem de 48 anos por posse ilegal de arma no concelho de Mangualde.

Nacional

País: Morreu a jovem internada com sarampo

A jovem de 17 anos que estava internada com sarampo no Hospital D. Estefânia acabou por morrer “na sequência de uma situação clínica infecciosa com pneumonia bilateral”. A rapariga não

Região

Alunos visitaram a GNR em Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra, no dia 8 e 18 de março, recebeu a visita do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas e da Escola Básica 1 de Penacova.