“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 10 de março, dia da Festa do Queijo Serra da Estrela em Oliveira do Hospital, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 20.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos nas “Notícias do nosso Mundo”, apresentadas pela Liliana Silva, uma realidade preocupante, a queda real dos salários em Portugal entre 2010 e 2016, a futura subida das taxas de juro e o aumento do crédito ao consumo e automóvel são riscos que podem causar stress nos orçamentos das famílias, segundo uma análise da agência de notação financeira DBRS.

Na rubrica “Jovens Atentos”, a Bárbara Coquim reporta que segundo um relatório do Instituto Nacional de Estatística, a maioria dos jovens em Portugal não consegue arrendar ou comprar casa. O estudo comprova que as oportunidades de emprego e os níveis salariais diminuíram acentuadamente desde a crise financeira de 2008 e o presidente da Cáritas Portuguesa, reforça que “Portugal regista ainda um elevado nível de desemprego jovem e as habilitações de nível superior não estão a ser valorizadas pelo mercado de trabalho”.

No âmbito da política internacional, refere que a NATO classificou de “inaceitável e contraproducente” o discurso do Presidente russo, Vladimir Putin, na apresentação de armamento militar, em especial do míssil Sarmat, que disse ter um “alcance ilimitado” e tornar “inútil o escudo antimíssil norte-americano”. Parece que estamos a assistir a uma reedição da Guerra Fria.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues diz que já são conhecidas as primeiras imagens da poluição do ar provenientes do satélite do programa europeu de observação da Terra Copernicus Sentinel-5P. Uma destas primeiras imagens mostra as manchas de dióxido de azoto sobre a Europa, causado em grande parte pelo tráfego e pela combustão de combustíveis fósseis em processos industriais, e permite identificar altas concentrações deste poluente em zonas da Holanda, no oeste da Alemanha, no Vale Po, em Itália e em partes da Espanha. Estes primeiros dados obtidos pelo satélite permitiram criar um mapa global de monóxido de carbono e identificar altos níveis deste poluente do ar em partes da Ásia, África e América do Sul.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás, desta vez pela voz da Bárbara Coquim, refere que a cantora norte-americana Barbra Streisand anunciou ter clonado a sua falecida cadela, uma prática crescente entre os donos mais endinheirados. Mas a opção não está isenta de dilemas éticos.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “Viagem ao Centro da Terra” do escritor Júlio Verne, o criador do romance de antecipação científica.

Na rubrica “Viagens”, a Daniela Lopes sugere a visita à XVI edição do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos que está a decorrer até 18 de março, de sexta-feira a domingo. É uma experiência que promove o divertimento e o lazer das famílias que o frequentam, em torno do consumo do chocolate.

Na rubrica “Personalidades”, a Daniela Lopes evoca Afonso Costa, natural de Seia, um dos mais proeminentes políticos da 1.ª República.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é “A Agente Vermelha”, realizado por Francis Lawrence, um filme de thriller e ação, em exibição nos cinemas.

A sugestão de séries do Gonçalo Branco é “Jessica Jones”, da Netflix.

A finalizar o relato das notícias do AEOH, com destaque para o vasto programa da Festa da Primavera no nosso agrupamento, que irá decorrer de 19 a 21 de março.

Ouça este programa, com a sugestão musical em português da Liliana Silva, da Bárbara Coquim e da Daniela Lopes, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

image_pdfimage_print
Previous “Solidariedade, agradecimento e renascimento ” marcam Festa do Queijo de Oliveira do Hospital
Next FCOH recebe principal adversário este domingo

Artigos Relacionados

Informação

Casa da Cultura César Oliveira com exposição de fotografia “Natureza Mágica”

A Casa da Cultura César Oliveira vai ser palco da exposição de fotografia “Natureza Mágica” da autoria de Pedro Ribeiro, que está a decorrer até 19 de janeiro.

Região

Câmara de Arganil recebeu 87 candidaturas de apoio à reconstrução das habitações

O Município de Arganil recebeu 87 candidaturas de apoios à reconstrução das habitações permanentes afetadas pelo incêndio de 15 de outubro …

Informação

29 Concelhos em risco máximo de incêndio. Aviso amarelo alargado a 15 distritos no fim-de-semana

Vinte e nove concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Guarda, Viseu, Castelo Branco e Faro estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e

Sociedade

Oliveira do Hospital recebe Encontro do Orçamento Participativo Portugal 2018

O Município de Oliveira do Hospital recebe na próxima terça-feira, dia 10 de abril, pelas 21 horas, na Biblioteca Municipal, um Encontro de Participação para recolha de ideias para o

Destaque

Incêndios: Câmara de Oliveira do Hospital não faturou 40 mil Euros de água gasta em outubro

O Município de Oliveira do Hospital não faturou perto de 40 mil Euros de água gasta no mês do trágico incêndio que devastou o concelho.

Destaque

Desfiles de Carnaval animaram Nogueira do Cravo, Lagares e Seixo da Beira

Foram três os desfiles que no domingo (dia 26) e em dia de Carnaval (28) animaram o concelho de Oliveira do Hospital. Nogueira do Cravo e Lagares da Beira…

Última Hora

Festas do Concelho animam Seia durante 5 dias

HMB, Rita Guerra, ATOA, Cuca Roseta e Diogo Piçarra são os principais atrativos do vasto programa musical da 5ª edição das Festas do Concelho, que dão vida ao centro histórico

Última Hora

Incêndios: Oliveira do Hospital é o concelho com mais projetos aprovados para recuperação de empresas

À data de 21 de dezembro de 2017 o concelho de Oliveira do Hospital era o que contava com mais projetos aprovados para a recuperação de empresas afetadas pelos incêndios

Opinião

Opinião Vítor Neves: “É impossível passar ao lado do que aconteceu”

Com o fim do ano de 2017 à porta impõem-se os balanços. Em Oliveira do Hospital faz-se o pior dos balanços, aquele que resulta do fogo e que ninguém quereria

Sociedade

Empresas: Gate D 3 é o novo espaço de moda em Oliveira do Hospital

Em Oliveira do Hospital existe um novo espaço com as últimas tendências de moda feminina e masculina. Gate D3 – Fashion Store está na cidade, na Rua Dr. Antunes Varela.

Região

Falecimento de jovem bombeiro é “uma perda muito grande” para corporação de Vila Nova de Oliveirinha

A morte do bombeiro José Marques, o jovem de 25 anos que faleceu esta manhã num acidente de viação em Tábua, é motivo de grande consternação na corporação de Vila

Última Hora

Rio de Mel: Viagem proporcionada a habitantes da “Aldeia dos Sonhos” foi inesquecível

Os habitantes de Rio de Mel, no concelho de Oliveira do Hospital, cumpriram este fim de semana o sonho de visitar as cidades do Porto e Viana do Castelo,…

Última Hora

Mulher fica sem as pernas ao sair do comboio em Santa Comba Dão

Uma mulher de 51 anos ficou com as duas pernas amputadas, quando descia do Intercidades em que viajava com a neta de dois anos, na estação de Vimieiro, …

Informação

Número de mortos nos incêndios de outubro sobe para 45

O número de mortos decorrentes dos incêndios que deflagraram no mês de outubro subiu para 45. A mais recente vítima mortal encontrava-se internada no Hospital da Prelada, no Porto.

Educação

Cristina Salgado apresenta “O Amor na Educação” na Eptoliva

No próximo dia 19 de janeiro (sexta-feira) terá lugar a apresentação do livro “O Amor na Educação” de Cristina Salgado.

Informação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 11 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 22.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

Prisão preventiva para homem filmado a tentar afogar a mulher

O homem que na sexta-feira foi filmado a tentar afogar a mulher, nas margens do rio Águeda, vai aguardar julgamento em prisão preventiva, estando indiciado pelo crime de tentativa de

Última Hora

País: Mais de 520 mil utentes vão passar a ter médico de família em agosto

Cerca de 525 mil portugueses até aqui sem médico de família vão passar a ter um clínico atribuído tendo em conta os 276 novos médicos…

Informação

Agrupamento de Escolas promove debate sobre Fátima que vai ser transmitido pela Rádio Boa Nova

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital realiza, no dia 28 de abril, pelas 18h00, o debate «O sol bailou ao meio dia»?! Fátima, fé e História… 100 anos depois»,

Última Hora

Casa da Obra vai ser convertida em Casa da Memória em Aldeia das Dez

O Solar Pina Ferraz, também conhecido por “Casa da Obra”, localizado em Aldeia das Dez, no concelho de Oliveira do Hospital, vai ser convertido em Casa da Memória.

Última Hora

Detido em Seia por suspeita de pornografia de menores

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve um homem, na localidade de Seia, …

Sociedade

Boccia Senior põe idosos de Oliveira do Hospital “a mexer” (com audio)

As IPSS do concelho de Oliveira do Hospital receberam, ontem, um KIT de Boccia Senior para incentivar a prática do desporto junto dos seus utentes. A iniciativa partiu do Município que

Sociedade

Fogo em Celorico da Beira ameaçou casas durante a noite e continuava ativo ao início da manhã

O incêndio que deflagrou na quarta-feira no concelho de Celorico da Beira, distrito da Guarda, continuava ativo às 7h15 horas.

Informação

Antiga Escola Primária deu lugar a Biblioteca em Santa Ovaia

Em Santa Ovaia, decorreu ontem à tarde a  inauguração da Biblioteca, um novo espaço cultural da freguesia que resulta da requalificação da antiga escola primária, uma obra que contou …