“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 10 de março, dia da Festa do Queijo Serra da Estrela em Oliveira do Hospital, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 20.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos nas “Notícias do nosso Mundo”, apresentadas pela Liliana Silva, uma realidade preocupante, a queda real dos salários em Portugal entre 2010 e 2016, a futura subida das taxas de juro e o aumento do crédito ao consumo e automóvel são riscos que podem causar stress nos orçamentos das famílias, segundo uma análise da agência de notação financeira DBRS.

Na rubrica “Jovens Atentos”, a Bárbara Coquim reporta que segundo um relatório do Instituto Nacional de Estatística, a maioria dos jovens em Portugal não consegue arrendar ou comprar casa. O estudo comprova que as oportunidades de emprego e os níveis salariais diminuíram acentuadamente desde a crise financeira de 2008 e o presidente da Cáritas Portuguesa, reforça que “Portugal regista ainda um elevado nível de desemprego jovem e as habilitações de nível superior não estão a ser valorizadas pelo mercado de trabalho”.

No âmbito da política internacional, refere que a NATO classificou de “inaceitável e contraproducente” o discurso do Presidente russo, Vladimir Putin, na apresentação de armamento militar, em especial do míssil Sarmat, que disse ter um “alcance ilimitado” e tornar “inútil o escudo antimíssil norte-americano”. Parece que estamos a assistir a uma reedição da Guerra Fria.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues diz que já são conhecidas as primeiras imagens da poluição do ar provenientes do satélite do programa europeu de observação da Terra Copernicus Sentinel-5P. Uma destas primeiras imagens mostra as manchas de dióxido de azoto sobre a Europa, causado em grande parte pelo tráfego e pela combustão de combustíveis fósseis em processos industriais, e permite identificar altas concentrações deste poluente em zonas da Holanda, no oeste da Alemanha, no Vale Po, em Itália e em partes da Espanha. Estes primeiros dados obtidos pelo satélite permitiram criar um mapa global de monóxido de carbono e identificar altos níveis deste poluente do ar em partes da Ásia, África e América do Sul.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás, desta vez pela voz da Bárbara Coquim, refere que a cantora norte-americana Barbra Streisand anunciou ter clonado a sua falecida cadela, uma prática crescente entre os donos mais endinheirados. Mas a opção não está isenta de dilemas éticos.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “Viagem ao Centro da Terra” do escritor Júlio Verne, o criador do romance de antecipação científica.

Na rubrica “Viagens”, a Daniela Lopes sugere a visita à XVI edição do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos que está a decorrer até 18 de março, de sexta-feira a domingo. É uma experiência que promove o divertimento e o lazer das famílias que o frequentam, em torno do consumo do chocolate.

Na rubrica “Personalidades”, a Daniela Lopes evoca Afonso Costa, natural de Seia, um dos mais proeminentes políticos da 1.ª República.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é “A Agente Vermelha”, realizado por Francis Lawrence, um filme de thriller e ação, em exibição nos cinemas.

A sugestão de séries do Gonçalo Branco é “Jessica Jones”, da Netflix.

A finalizar o relato das notícias do AEOH, com destaque para o vasto programa da Festa da Primavera no nosso agrupamento, que irá decorrer de 19 a 21 de março.

Ouça este programa, com a sugestão musical em português da Liliana Silva, da Bárbara Coquim e da Daniela Lopes, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Previous “Solidariedade, agradecimento e renascimento ” marcam Festa do Queijo de Oliveira do Hospital
Next FCOH recebe principal adversário este domingo

Artigos Relacionados

Informação

Turismo Centro de Portugal conquistou prémio de Melhor Entidade Regional de Turismo

O Turismo Centro de Portugal venceu o prémio de Melhor Entidade Regional de Turismo, numa categoria em que todas as entidades regionais de turismo do país eram candidatas. O prémio, recebido por Pedro Machado,…

Última Hora

Reconstrução de casas é a prioridade em São Gião, Oliveira do Hospital

A recuperação das quase 30 habitações que arderam na freguesia de São Gião, Oliveira do Hospital, é a prioridade da Junta de Freguesia,…

Informação

Viseu: Tribunal arquiva processo da morte de criança que caiu em claraboia

O Tribunal decidiu arquivar o processo da morte da criança de 13 anos que, em setembro de 2017, caiu numa claraboia no Bairro de Santa Eugénia, em Viseu.

Última Hora

Agricultores queixam-se da “falta de tudo” em Coimbra (com áudio)

Cerca de 150 agricultores e produtores florestais afetados pelos incêndio de 2017 protestam hoje em Coimbra, para reclamar mais apoios ao governo. Nuno Pereira, do Movimento Associação de Apoio às

Última Hora

Feira do Livro de Oliveira do Hospital abre portas no domingo

O Município de Oliveira do Hospital promove mais uma edição da Feira do Livro entre os dias 27 e 30 de maio, no Largo Ribeiro do Amaral, entre as 10h00

Última Hora

Arganil promove sessão de esclarecimento sobre o Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbana

O Município de Arganil promove, no próximo dia 22 de agosto, pelas 16h00, uma sessão pública de divulgação e apresentação das oportunidades de financiamento do IFRRU 2020 – Instrumento Financeiro

Destaque

Cooperativa Beira Central comemora 53º aniversário a pensar nos agricultores afetados pelo incêndio

A Cooperativa Agro Pecuária da Beira Central, com sede em Oliveira do Hospital, comemora hoje o 53º aniversário. A data está a ser assinalada de modo particular no espaço de

Última Hora

Oliveira do Hospital mostra “cartão vermelho” à violência doméstica

O Município de Oliveira do Hospital inaugurou, ontem, nos Paços do Concelho, a exposição “Mostra o Cartão Vermelho à Violência Doméstica,…

Informação

Mais de 10 oliveirenses internados após o fogo. Quatro são “preocupantes”

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital informou que mais de dez pessoas já tiveram alta hospitalar…

Última Hora

Relíquia de São João Paulo II visita as paróquias de Oliveira do Hospital

No passado dia 22 de Maio de 2016, em cerimónia onde foi declarado solenemente São João Paulo II como padroeiro do Concelho/Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital, foi enviada …

Informação

FCOH aumenta vantagem após vitória frente a Tourizense. AD Lagares derrotada pela Académica SF

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) assegura 1º lugar na tabela da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra…

Informação

Eptoliva comemora 25 anos

O ensino profissional está de parabéns no concelho de Oliveira do Hospital e na região. A Eptoliva comemora hoje, dia 11 de novembro, 25 anos desde a sua fundação.