“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

image_pdfimage_print

Este sábado, dia 16 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 19.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos na nova rubrica intitulada “Museus”, apresentada pela estreante Mafalda Correia, o convite para visitar e conhecer o museu municipal Dr. António Simões Saraiva, inaugurado em abril de 2005, na Bobadela.

Na rubrica “Notícias do Nosso Mundo”, apresentada pela Catarina Duarte, mais uma excelente notícia para o nosso país, Portugal recebeu a semana passada, e pela primeira vez, o prémio de Melhor Destino Sustentável da Europa, uma distinção anunciada durante a ITB Berlim, a principal feira internacional de turismo.

No âmbito político, a Bárbara Coquim refere uma crónica do Jornal “Público”de João Miguel Tavares, intitulada” O país dos filhinhos do papá existe mesmo – e é feio”, diz ele que em Portugal, são demasiados casos, demasiados exemplos, demasiados filhos, demasiados amigos, para que tantos “filhos de” e “filhas de” sejam os mais competentes do país em tantos lugares distintos. O assunto mereceu a análise crítica em estúdio.

Em “Jovens Atentos”, dá conta que vários docentes com doenças incapacitantes, como acidentes vasculares cerebrais ou doenças oncológicas, estão a ser obrigados a regressar às escolas. Situação que nos indigna a todos.

O Daniel Pereira passa em revista as notícias do desporto local e nacional, e destaca duas personalidades do mundo de futebol, João Félix e Bruno Lage.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás refere um a notícia lamentável, cinco cães foram encontrados mortos, com suspeitas de envenenamento, na freguesia de São Martinho da Gândara, Oliveira de Azeméis. As autoridades estão a investigar o acontecimento, que chegou às redes sociais e causou indignação generalizada.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues reporta, ao invés, uma boa notícia, tartaruga-gigante que se julgava extinta afinal ainda existirá nas Galápagos.

Na rubrica “Personalidades”, a Daniela Lopes evoca a memória de uma das grandes figuras da política do século XX, Álvaro Cunhal.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes sugere aos ouvintes uma visita à Feira de março 2019. Evento que já faz parte da tradição da cidade de Aveiro e é considerada a maior mostra económica da Região Centro e um dos maiores parques de diversão do país, abre ao público no dia 23 de março.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “Cem Anos de Solidão” do escritor colombiano Gabriel García Márquez, prémio nobel da literatura 1982.

Na rubrica “ Cultura nunca é de mais”, a Rita Tavares destaca um conjunto de excelentes espetáculos musicais, em Coimbra e na Figueira da Foz.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é a aventura “Capitain Marvel”, um filme realizado por Anna Boden e Ryan Fleck, em exibição nos cinemas.

O Gonçalo Branco sugere a série “The Order”.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para as sessões distritais do Parlamento dos Jovens do ensino Básico e Secundário, para mais um intercâmbio do AEOH com o Gerrit Komrij Kollege, na Holanda e para o magnífico Desfile de Carnaval 2019, este ano com o tema “Floresta em Festa”.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

 

Previous GNR regista 163 contraordenações por queimas e queimadas em dois meses
Next Festa do Queijo Serra da Estrela condiciona trânsito em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Última Hora

Sinistralidade: 14 detenções, 737 infrações e 54 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 25 a 31 de dezembro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Informação

“Papel do Enfermeiro na Saúde Escolar” em debate na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital

O “Papel do Enfermeiro na Saúde Escolar” é o tema do debate que vai ter lugar, amanhã, pelas 14h30,…

Politica

João Brito toma posse no PSD de Oliveira do Hospital

Está marcada para amanhã, dia 25 de junho, pelas 17h00, a tomada de posse na nova Comissão Política de Secção do PSD de Oliveira do Hospital liderada por João Brito.

Informação

Homem de 81 anos detido por tentar matar a mulher no dia de Natal

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, deteve um homem de 81 anos, fora de flagrante delito, pela presumível autoria de um crime de homicídio…

Informação

Ordem dos Médicos do Centro diz que medidas de prevenção da gripe são ineficazes

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) lamenta a falta de planeamento do Ministério da Saúde para enfrentar o surto da gripe, …

Última Hora

João Nunes lidera nova associação que quer tornar “economia mais eficiente e mais amiga do ambiente”

O jovem oliveirense, João Nunes, é o impulsionador da recém criada Associação Portuguesa a Bioeconomia e Economia Circular (ALL) que quer contribuir para “tornar a economia mais eficiente e mais

Região

Autoridades procuram menina desaparecida em Foz Côa

A GNR e a PJ da Guarda têm desde quarta-feira no terreno uma operação de busca para encontrarem uma criança de 9 anos que desapareceu do Agrupamento de escolas de

Cultura

Oliveira do Hospital acolhe sessão de esclarecimento sobre Programa de Apoio à Ação Cultural

O Município de Oliveira do Hospital acolhe, amanhã, dia 22 de fevereiro, uma sessão informativa do Programa de Apoio à Ação Cultural da Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC).

Informação

Fogo em Soure consumiu 1.400 hectares e afetou pastagens e olivais

O incêndio em Soure, distrito de Coimbra, que foi dado como dominado hoje de madrugada, consumiu 1.400 hectares e afetou olivais, assim como pastagens essenciais para 4.000 cabeças de gado

Sociedade

PJ deteve incendiário florestal em Penacova

A Polícia Judiciária deteve um homem solteiro e madeireiro, com 48 anos, pela presumível prática de um crime de incêndio florestal em terreno povoado …

Última Hora

Câmara de Tondela quer separadores centrais no IP3

O presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, defendeu hoje a colocação de separadores centrais e a duplicação de alguns troços do Itinerário Principal (IP) 3, …

Região

Incêndio em Góis está agora “mais favorável”. As frentes ativas passaram de cinco para duas

Pedro Nunes, adjunto do Comando Nacional dos Bombeiros, mostrou-se hoje mais otimista com a situação que se viVe em Góis, onde se mantêm ativas duas frentes de fogo. “Se houver