“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 2 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 18.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Nele destacamos a apresentação de mais um membro do Clube, a Mafalda Correia, que, doravante, apresentará uma rubrica sobre museus, pretendendo dar a conhecer os existentes na região e no país e salientar a relevância que eles têm no enriquecimento cultural dos cidadãos.

Na rubrica “Notícias do Nosso Mundo”, a Catarina Duarte, destaca uma triste notícia, pelo menos 30 crianças palestinianas sofreram de asfixia no passado dia 21 de fevereiro, na sequência de um ataque das forças de ocupação e de colonos israelitas à sua escola primária, na cidade velha de Hebron, na Cisjordânia ocupada. Mais um infeliz episódio do conflito israelo-árabe.

No âmbito da política internacional, a Rita Tavares refere que Emmanuel Macron compareceu no jantar anual do Conselho Representativo das Instituições Judaicas de França, onde assumiu o compromisso de combate ao antissemitismo. De acordo com o governo, os ataques antissemitas estão a aumentar em França, país que acolhe a maior comunidade judaica da Europa.

Em “Jovens Atentos”, dá conta que uma conta do Twitter reuniu, no Google Maps, todos os protestos pelo clima previstos para 15 de março. E uma visão geral do mapa mundo mostra o que a onda da greve estudantil quer ser: avassaladora. Este também foi o mote para a discussão em estúdio.

O Daniel Pereira passa em revista as notícias do desporto local e nacional.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás refere que a Câmara Municipal da cidade de El Puerto de Santa María, na província de Cádiz, e da associação de Gatos del Puerto, está a reutilizar os contentores do lixo com o objetivo de abrigar as várias colónias de gatos que se encontram espalhadas pela cidade. Também há boas notícias por cá: há uma nova força policial em Lisboa: a “Patrulha Gato”, um projeto lançado em parceria entre a Animais de Rua, a Provedoria dos Animais de Lisboa e a Casa dos Animais de Lisboa.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues reporta que, segundo o ministro do ambiente, vão acabar as garrafas de plástico e as latas de bebidas sem depósito obrigatório. Esta medida avança, para já, como projeto-piloto em diversos supermercados, para que tudo esteja afinado daqui a dois anos.

Na rubrica “Personalidades”, a Daniela Lopes evoca um oliveirense ilustre, João Dinis de Almeida Santos, veterinário, empresário, pedagogo e comunista.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes sugere aos ouvintes uma visita diferente, às casas dos escritores – um roteiro literário de Lisboa.

Na rubrica “ Cultura nunca é de mais”, a Rita Tavares destaca uma série de espetáculos em Lisboa, Tomar e Amadora.

O Eduardo Adro faz o balanço dos Óscares 2019 e sugere aquele que recebeu o galardão de melhor filme:  “Green book – Guia para a vida”, um drama  realizado por Peter Farrelly, em exibição nos cinemas.

O Gonçalo Branco sugere a série “Doom Patrol”.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para proposta “salvar os oceanos” apresentada por um conjunto de deputados que participou na sessão escolar do Parlamento dos Jovens da nossa escola, ao senhor presidente e senhora vereadora da Educação do Município de Oliveira do Hospital.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

 

Previous Cerca de 1500 crianças e acompanhantes desfilaram nas ruas de Oliveira do Hospital
Next GNR do Fundão identifica suspeitos de ameaças com armas de fogo

Artigos Relacionados

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 31 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 23.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Cultura

Lagares da Beira convida à “Festa das Vindimas”

É já neste fim de semana, 24 e 25 de setembro, que acontece em Lagares da Beira, a Festa das Vindimas, numa organização do Rancho Folclórico e Cultural daquela freguesia.

Desporto

Conheça o calendário desportivo deste fim-de-semana

Disputa-se, este domingo, 17 de fevereiro, a 22ª jornada da Série C do Campeonato Nacional.

Sociedade

Termómetros perto dos 40 graus

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje para o continente céu pouco nublado ou limpo, …

Última Hora

Oliveira do Hospital agradece “esforço de renascimento” em almoço com mil pessoas na Festa do Queijo

A Festa do Queijo de Oliveira do Hospital, que se realiza nos próximos dias 10 e 11 de março, foi hoje apresentada na Bolsa de Turismo de Lisboa,…

Educação

Região de Coimbra e Tábua apresentam programa de inovação na educação

A Câmara Municipal de Tábua e a Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra apresentaram, no passado dia 21 de janeiro, o programa “Ambientes Inovadores de Educação”, no âmbito do Plano Integrado

Região

Viseu: ASAE apreende quatro toneladas de produtos cárneos impróprios para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, na sequência de uma ação de fiscalização através da Unidade Regional do Norte – Unidade de Mirandela,…

Última Hora

Alexandrino admite que situação da ETAR da cidade é “insuportável”, mas assegura que o problema vai ser resolvido

O presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, assegurou à Rádio Boa Nova que está a acompanhar a situação dos maus cheiros da ETAR da cidade,…

Informação

Presépio avaliado em mais de 10 mil euros exposto em Viseu

Um presépio avaliado em mais de 10 mil euros foi, ontem, instalado em pleno coração da cidade de Viseu, podendo as três esculturas com mais de 400 quilogramas ser visitadas

Informação

Câmara de Tondela quer separadores centrais no IP3

O presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, defendeu hoje a colocação de separadores centrais e a duplicação de alguns troços do Itinerário Principal (IP) 3, …

Última Hora

Banco Alimentar recolheu 1.848 toneladas de alimentos

O Banco Alimentar contra a Fome recolheu 1.848 toneladas de alimentos durante a campanha realizada no fim de semana em mais de 2.000 superfícies comerciais e com a participação de

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova.

Este sábado, dia 23 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 11.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do