“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 23 de fevereiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 17.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Na rubrica “Notícias do Nosso Mundo”, a Rita Tavares destaca uma inusitada notícia, um estudo da  organização Feeding America revela que uma em cada seis crianças norte-americanas menores de cinco anos passa fome.  A crise capitalista evidencia o que os países ricos sempre fizeram questão de esconder. No país mais rico do mundo, os EUA, milhões de crianças estão muito abaixo da linha de pobreza.

No âmbito da política, a Bárbara Coquim refere mais uma iniciativa do governo francês, numa tentativa de diminuir desigualdades sociais e económicas, que em muitos casos se geram logo entre os zero e os seis anos de idade, os problemas de integração e a discriminação, o governo decidiu baixar dos seis para os três anos o início da escolaridade obrigatória.

No âmbito da política nacional, faz o balanço do 1.º Congresso do novo partido Aliança.

Em “Jovens Atentos”, desmistifica, mais uma vez, o ranking das escolas. O assunto mereceu o debate em estúdio.

O Daniel Pereira passa em revista as notícias do desporto local e nacional.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás refere que a morte de um animal de estimação leva a um processo de luto idêntico à perda de um familiar. No entanto, os mecanismos sociais de apoio são diferentes.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues reporta que a Câmara de Fronteira, no distrito de Portalegre, prevê abrir em março a primeira ecopista – via de comunicação autónoma, reservada às deslocações não motorizadas -​ com um percurso de 14 quilómetros ao longo de uma antiga linha férrea. Exemplo que devia ser seguido por outros municípios.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “Origem”de Dan Brown, um livro com uma história muito interessante, que aborda temas religiosos e um tema bastante atual, a inteligência artificial.

Na rubrica “Personalidades”, a Daniela Lopes evoca o mestre Aquilino Ribeiro, um dos mais notáveis escritores portugueses.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes sugere aos ouvintes a rota das amendoeiras em flor, durante os meses de fevereiro e março as amendoeiras em flor proporcionam um espetáculo de cores que se estende pelos vales do Douro.

Já na nova rubrica “ Cultura nunca é de mais”, a Rita Tavares destaca espetáculos e passeios diversos em Coimbra, Porto, Lisboa e Figueira da Foz.

A sugestão cinematográfica, do Eduardo Adro, é “Glass”, um  thriler realizado por M. Night Shyamalan, em exibição nos cinemas.

O Gonçalo Branco sugere a série “Umbrella Academy”.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para Orçamento Participativo da Escola, uma iniciativa governamental que pretende dar voz aos alunos através da possibilidade de apresentarem propostas de melhoria dos seus espaços escolares.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Previous Conheça o calendário desportivo do fim-de-semana
Next Região: Acidente entre duas viaturas e um ciclista na EN17 provocou dois feridos ligeiros

Artigos Relacionados

Região

11 detenções, 681 infrações e 65 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 26 de junho a 2 de julho, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta

Informação

Chuva marca o início da semana, mas as temperaturas vão subir

O início da semana em Portugal continental vai ser ainda marcado por períodos de chuva ou aguaceiros, mas as temperaturas máximas vão subir podendo atingir os 23 graus Celsius.

Última Hora

Portugal bate País de Gales por 2-0 e está na final.

Um jogo onde Portugal foi sempre melhor e golos marcados por Ronaldo e Nani. Portugal está assim na final a realizar no próximo domingo, esperando agora pelo adversário que vai

Informação

Acidente com trator mata ex-bancário em Nelas

Um homem de 74 anos morreu, ontem ao final do dia, vítima de um acidente com um trator, em Nelas, Viseu.

Destaque

Câmara Municipal mantém apoio de 50 mil Euros a cada uma das corporações de bombeiros

O executivo municipal de Oliveira do Hospital decidiu, por unanimidade, manter em 50 mil Euros o subsídio a atribuir a cada corporação de bombeiros do concelho.

Informação

Município de Nelas aposta no Turismo de Natureza através da implementação de Percursos Pedestres e de um Centro de BTT

No âmbito da candidatura efetuada pelo Município de Nelas, através da CIMVDL – Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, referente à Sinalização Turística – Produtos Turísticos Integrados e Património Natural e

Desporto

Antevisão: FCOH x Vilafranquense. Peniche x ADN

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva Nogueirense (ADN) disputam, no próximo domingo, 23 de setembro, pelas 15h00, a 6ª jornada da Série C do

Informação

Seia: “Oh Meu Deus Serra da Estrela” vai decorrer de 8 a 10 de junho

A VIII edição do Oh Meu Deus Ultra Trail Serra da Estrela acontece de 8 a 10 de junho de 2018, um evento desportivo que ao longo dos tempos tem

Informação

Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital assinalou cinco anos

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital assinalou no dia 10 de junho, o seu 5.º aniversário, momento a que se associaram leitores e utilizadores …

Região

Temperaturas máximas sobem gradualmente a partir de quinta-feira

As temperaturas vão subir gradualmente a partir de quinta-feira em Portugal continental para valores até os 35 graus Celsius, próximos dos valores normais para esta época do ano, … …

Região

Homem que queimou e matou vítima em Penalva do Castelo foi extraditado do Brasil

Um português que, desde o passado mês de agosto, se encontrava detido no Brasil na sequência de mandato de detenção internacional, foi extraditado para Portugal.

Informação

Autarca de Oliveira do Hospital contra medida do governo que obriga à limpeza da floresta em três meses (com áudio)

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital manifestou-se contra a proposta do governo, que obriga as autarquias à limpeza da floresta até final do mês de março, …