“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

image_pdfimage_print

Este sábado, dia 23 de fevereiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 17.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Na rubrica “Notícias do Nosso Mundo”, a Rita Tavares destaca uma inusitada notícia, um estudo da  organização Feeding America revela que uma em cada seis crianças norte-americanas menores de cinco anos passa fome.  A crise capitalista evidencia o que os países ricos sempre fizeram questão de esconder. No país mais rico do mundo, os EUA, milhões de crianças estão muito abaixo da linha de pobreza.

No âmbito da política, a Bárbara Coquim refere mais uma iniciativa do governo francês, numa tentativa de diminuir desigualdades sociais e económicas, que em muitos casos se geram logo entre os zero e os seis anos de idade, os problemas de integração e a discriminação, o governo decidiu baixar dos seis para os três anos o início da escolaridade obrigatória.

No âmbito da política nacional, faz o balanço do 1.º Congresso do novo partido Aliança.

Em “Jovens Atentos”, desmistifica, mais uma vez, o ranking das escolas. O assunto mereceu o debate em estúdio.

O Daniel Pereira passa em revista as notícias do desporto local e nacional.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás refere que a morte de um animal de estimação leva a um processo de luto idêntico à perda de um familiar. No entanto, os mecanismos sociais de apoio são diferentes.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues reporta que a Câmara de Fronteira, no distrito de Portalegre, prevê abrir em março a primeira ecopista – via de comunicação autónoma, reservada às deslocações não motorizadas -​ com um percurso de 14 quilómetros ao longo de uma antiga linha férrea. Exemplo que devia ser seguido por outros municípios.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “Origem”de Dan Brown, um livro com uma história muito interessante, que aborda temas religiosos e um tema bastante atual, a inteligência artificial.

Na rubrica “Personalidades”, a Daniela Lopes evoca o mestre Aquilino Ribeiro, um dos mais notáveis escritores portugueses.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes sugere aos ouvintes a rota das amendoeiras em flor, durante os meses de fevereiro e março as amendoeiras em flor proporcionam um espetáculo de cores que se estende pelos vales do Douro.

Já na nova rubrica “ Cultura nunca é de mais”, a Rita Tavares destaca espetáculos e passeios diversos em Coimbra, Porto, Lisboa e Figueira da Foz.

A sugestão cinematográfica, do Eduardo Adro, é “Glass”, um  thriler realizado por M. Night Shyamalan, em exibição nos cinemas.

O Gonçalo Branco sugere a série “Umbrella Academy”.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para Orçamento Participativo da Escola, uma iniciativa governamental que pretende dar voz aos alunos através da possibilidade de apresentarem propostas de melhoria dos seus espaços escolares.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Previous Conheça o calendário desportivo do fim-de-semana
Next Região: Acidente entre duas viaturas e um ciclista na EN17 provocou dois feridos ligeiros

Artigos Relacionados

Educação

Escolas Básicas da Cordinha e de Lagares da Beira comemoram 25º aniversário

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) está a preparar a comemoração do 25.º aniversário das Escolas Básicas da Cordinha e de Lagares da Beira, inauguradas em 1993.

Informação

Município de Arganil promove Programa de Ocupação de Tempos Livres

 O Auditório da Biblioteca Municipal de Arganil acolheu, no passado dia 18 de maio, uma sessão de divulgação sobre o Programa de Ocupação de Tempos Livres,…

Educação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 29 de outubro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 4.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Última Hora

Avoense com “distrofia muscular” desafia responsáveis a viajar na sua cadeira numa carrinha de transporte de deficientes até Coimbra

António Marques é residente em Avô e vive, duas vezes por semana, o drama do mau estado das estradas que servem o concelho de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Saúde Mental: Em Oliveira do Hospital são acompanhadas “cerca de 400 pessoas” após o grande incêndio

O auditório do Crédito Agrícola de Oliveira do Hospital foi palco das comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental que este ano se relaciona, inevitavelmente, com os incêndios de outubro

Informação

Festival do Secundário realiza-se em Quiaios

Decorre entre os dias 25 e 29 de março, em Quiaios, na Figueira da Foz, a 15º edição do MOCHE Festival Secundário promovido pela empresa UrbanFun Lda. Depois das 14

Última Hora

A Escola e o Meio” está de volta na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 7 de outubro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 1.º e programa “A Escola e o Meio” deste ano letivo, uma produção do Clube de

Última Hora

Seia acolhe 4ª edição Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela

O Município de Seia acolhe, de 22 a 25 de agosto, a quarta edição do Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela (FICSE), com 13 países representados.

Região

Sampaense Basket perde em casa com o Galitos

No último jogo do ano, o Sampaense perde em casa com o Galitos do Barreiro por 77-77. Uma partida com muito equilíbrio nos três primeiros períodos, com a diferença maior, no

Cultura

Paulo Ribeiro expõe pinturas baseadas em fotografias de Tiago Cerveira

O artista plástico oliveirense, Paulo Ribeiro, apresenta a sua mais recente exposição de pintura, na Ohphicina das Artes – Associação Cultural de Oliveira do Hospital.

Nacional

GNR realiza operação “Peregrinação Segura 2018”

No âmbito das celebrações das aparições de Fátima, a Guarda Nacional Republicana (GNR), até ao dia 13 de maio, intensifica as ações de patrulhamento nas principais vias de acesso à

Última Hora

Quatro vítimas dos incêndios de outubro continuam internadas

Quatro vítimas dos incêndios de outubro continuam internadas, entre elas, uma criança de 12 anos.