“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

image_pdfimage_print

Este sábado, dia 23 de fevereiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 17.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Na rubrica “Notícias do Nosso Mundo”, a Rita Tavares destaca uma inusitada notícia, um estudo da  organização Feeding America revela que uma em cada seis crianças norte-americanas menores de cinco anos passa fome.  A crise capitalista evidencia o que os países ricos sempre fizeram questão de esconder. No país mais rico do mundo, os EUA, milhões de crianças estão muito abaixo da linha de pobreza.

No âmbito da política, a Bárbara Coquim refere mais uma iniciativa do governo francês, numa tentativa de diminuir desigualdades sociais e económicas, que em muitos casos se geram logo entre os zero e os seis anos de idade, os problemas de integração e a discriminação, o governo decidiu baixar dos seis para os três anos o início da escolaridade obrigatória.

No âmbito da política nacional, faz o balanço do 1.º Congresso do novo partido Aliança.

Em “Jovens Atentos”, desmistifica, mais uma vez, o ranking das escolas. O assunto mereceu o debate em estúdio.

O Daniel Pereira passa em revista as notícias do desporto local e nacional.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás refere que a morte de um animal de estimação leva a um processo de luto idêntico à perda de um familiar. No entanto, os mecanismos sociais de apoio são diferentes.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues reporta que a Câmara de Fronteira, no distrito de Portalegre, prevê abrir em março a primeira ecopista – via de comunicação autónoma, reservada às deslocações não motorizadas -​ com um percurso de 14 quilómetros ao longo de uma antiga linha férrea. Exemplo que devia ser seguido por outros municípios.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “Origem”de Dan Brown, um livro com uma história muito interessante, que aborda temas religiosos e um tema bastante atual, a inteligência artificial.

Na rubrica “Personalidades”, a Daniela Lopes evoca o mestre Aquilino Ribeiro, um dos mais notáveis escritores portugueses.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes sugere aos ouvintes a rota das amendoeiras em flor, durante os meses de fevereiro e março as amendoeiras em flor proporcionam um espetáculo de cores que se estende pelos vales do Douro.

Já na nova rubrica “ Cultura nunca é de mais”, a Rita Tavares destaca espetáculos e passeios diversos em Coimbra, Porto, Lisboa e Figueira da Foz.

A sugestão cinematográfica, do Eduardo Adro, é “Glass”, um  thriler realizado por M. Night Shyamalan, em exibição nos cinemas.

O Gonçalo Branco sugere a série “Umbrella Academy”.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para Orçamento Participativo da Escola, uma iniciativa governamental que pretende dar voz aos alunos através da possibilidade de apresentarem propostas de melhoria dos seus espaços escolares.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Previous Conheça o calendário desportivo do fim-de-semana
Next Região: Acidente entre duas viaturas e um ciclista na EN17 provocou dois feridos ligeiros

Artigos Relacionados

Informação

Sindicato aponta irregularidades no Centro Hospitalar Tondela-Viseu

O Centro Hospitalar Tondela – Viseu vive uma “situação lamentável e irregular”, tal como defendeu hoje a delegação Centro do Sindicato Independente dos Médicos,…

Nacional

Mais de 500 mil hectares de culturas agrícolas afetados pelos incêndios

Os incêndios afetaram este ano mais de 500 mil hectares de terrenos com culturas agrícolas, dos quais 8,8 mil hectares de olival, 2,8 mil de vinha e 2,4 mil de

Desporto

Sampaense apresenta equipa em jogo com o Illiabum

A equipa de basquetebol de São Paio de Gramaços – o Sampaense Basket – realiza o seu primeiro jogo de apresentação do ano no próximo domingo, dia 2 de outubro,

Região

Seia reforça promoção do concelho na FIT

O Município de Seia volta a marcar presença na Feira Ibérica de Turismo (FIT), que decorre na Guarda a partir de hoje e até 5 de maio, …

Educação

Reunião pública da Câmara está a decorrer esta manhã.

A Rádio Boa Nova a acompanhar a reunião pública da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital. De outros assuntos, destaque ao hastear das bandeiras ECO XXI e Município Familiarmente Responsável. Nesta

Informação

Rafael Dias tomou posse na Comissão Política Distrital da Juventude Popular

A Comissão Política Distrital da Juventude Popular de Coimbra tomou posse, no dia 22 de dezembro, em Oliveira do Hospital, realizando-se também…

Informação

Eptoliva conta com campeão mundial de ralis em jornadas técnicas

O piloto de ralis, Rui Madeira, que se sagrou campeão mundial do grupo N é hoje o convidado das jornadas técnicas do Curso de Manutenção Industrial, Mecatrónica Automóvel promovidas…

Informação

Proteção Civil: Temperatura desce, mas aumenta o risco de incêndio devido ao vento

Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) avisa hoje a população para o aumento do risco de incêndio, em especial na região de Lisboa e Vale do Tejo, …

Região

Marcelo Rebelo de Sousa vai passar férias nas zonas afetadas pelos incêndios de 2017

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai cumprir a promessa de passar parte das suas férias nas zonas afetadas pelos grandes incêndios do ano passado.

Informação

“Começam a estar reunidas as condições para que eu dispute o próximo ato eleitoral”

A confirmação da recandidatura de José Carlos Alexandrino à presidência da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital deverá estar para breve. Esta manhã, o atual presidente da autarquia disse que

Última Hora

Antigos autarcas de Santa Comba Dão condenados por uso indevido de telemóveis e “tablets”

O ex-presidente da Câmara de Santa Comba Dão, João Lourenço, assim como os antigos vice-presidente António Correia e vereador Fernando Cruz, foram condenados …

Informação

Incêndio em habitação de aldeia do Sabugal origina dois feridos

Um incêndio destruiu, hoje, parcialmente uma casa de habitação e provocou dois feridos ligeiros em Vale das Éguas, no concelho do Sabugal, …