“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

image_pdfimage_print

Este sábado, dia 16 de fevereiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 16.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Na rubrica “Notícias do Nosso Mundo”, a Catarina Duarte destaca uma excelente notícia de âmbito local, a BLC3 anunciou o Laboratório Colaborativo para a Economia Circular, com sede no Campus de Tecnologia e Inovação BLC3, em Oliveira do Hospital, e que apresenta um plano de investimento de 11 milhões de euros para os próximos cinco anos e a criação de mais de 45 postos de trabalho de emprego científico e qualificado diretos e mais de 60 indiretos.

No âmbito da política internacional, a Bárbara Coquim cita “um beijo para a história”: o Papa Francisco e  o Grande Imã selaram compromisso contra o extremismo. São líderes de duas das mais importantes religiões do mundo e fizeram um pacto com a assinatura de um documento e um beijo. Além disso, foi a primeira vez que um Papa entrou na Península Arábica. A Bárbara salienta como é importante este gesto num tempo em que o extremismo grassa.

Em “Jovens Atentos”, refere que “o juiz do caso das mulheres adúlteras” foi punido com uma advertência registada. Foi esta a pena disciplinar aplicada ao juiz do Tribunal da Relação do Porto que desvalorizou uma agressão grave praticada pelo marido contra a “mulher adúltera”, num polémico acórdão de outubro de 2017. Este também foi o mote para a análise da questão recorrente da violência doméstica na sociedade portuguesa.

O Daniel Pereira passa em revista as notícias do desporto local e nacional.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás refere que a cidade do Porto já tem dois parques para cães.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues reporta a “guerra à beata” pela câmara Municipal de Évora, esta está a distribuir cinzeiros de bolso no centro histórico da cidade, sob o lema “A beata é sua, o chão é de todos”, coincidindo o arranque da iniciativa com o Dia Mundial da Luta contra o Cancro.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “O Tatuador de Auschwitz”, de Heather Morris, um romance baseado em entrevistas que o autor fez ao longo de diversos anos a Ludwig Sokolov, vítima do Holocausto e tatuador em Auschwitz-Birkenau. Uma história de amor e sobrevivência no meio dos horrores de um campo de concentração, que agradará a um vasto universo de leitores.

Na rubrica “Personalidades”, a Daniela Lopes evoca Afonso Costa, uma das figuras proeminentes da 1.ª República, natural de Seia e com ligações familiares a Oliveira do Hospital.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes sugere aos ouvintes uma ida, nos dias 22 a 24 de fevereiro, até à histórica e romântica vila de Sintra para o festival do chocolate e uma caminhada pela Serra de Sintra na noite de lua cheia.

Já na nova rubrica “ Cultura nunca é de mais”, a Rita Tavares destaca várias exposições locais e espetáculos diversos em Coimbra, Vila Real e Figueira da Foz.

A sugestão cinematográfica, do Eduardo Adro, é “Alita-Anjo de Combate” um filme de ação e aventura realizado por Robert Rodriguez, em exibição nos cinemas.

O Gonçalo Branco sugere a série “ Wayne”.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para a preparação da segunda edição do Mega5, o jornal do nosso agrupamento, e para o Orçamento Participativo da Escola, uma iniciativa governamental que pretende dar voz aos alunos através da possibilidade de apresentarem propostas de melhoria dos seus espaços escolares.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Previous Acompanhe os trabalhos da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital
Next Região: Colisão entre viatura ligeira e moto provoca um morto

Artigos Relacionados

Informação

Violador de Arganil condenado a cinco anos e meio de prisão

Um homem de 36 anos, residente em Arganil, foi ontem condenado a cinco anos e meio de prisão pela prática de um crime de violação e de um crime de

Última Hora

DGS alerta para temperaturas de 40º nos próximos dias

A Direção-Geral da Saude alertou hoje a população para as elevadas temperaturas que se prevêem para os próximos dias, aconselhando as pessoas a manterem o corpo fresco e hidratado e

Informação

Santuário de N. S. das Preces recebe Prémio Vilalva na próxima terça-feira

O Prémio Vilalva, que distinguiu o projeto de recuperação dos jardins do Santuário de Nossa Senhora das Preces, em Oliveira do Hospital, é entregue na próxima terça-feira.

Última Hora

ASAE deteta 23 infrações e apreende mais de 800 artigos de Carnaval

A ASAE instaurou 23 processos de contraordenação e apreendeu cerca de 840 artigos de Carnaval, num valor que rondou os nove mil euros, durante uma operação de fiscalização realizada em

Última Hora

Câmara de Oliveira do Hospital aprovou voto de louvor às três empresas PME Excelência

As empresas Irmão Lopes & Cardoso, Seialab e Seilimp mereceram ontem um voto de louvor e reconhecimento pelo executivo da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, fruto da distinção PME Excelência.

Última Hora

Atropelamento em Aveiro provoca um morto

Um homem 47 anos morreu ontem após ser atropelado por um camião na estrada nacional 109, no concelho de Aveiro.

Informação

Tábua espera bater record de visitantes na FACIT que arranca hoje (com áudio)

Está marcada para as 18h00 desta quarta-feira, 27 de junho, a inauguração da 10ª FACIT – Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Tábua. O certame decorre até domingo, dia 1

Região

Homem morreu em despiste de trator

O despiste de um trator na localidade de Nogueira, em Santiago da Guarda, no concelho de Ansião, distrito de Leiria, provocou a morte do condutor.

Destaque

FAAD investe cinco milhões de Euros na ampliação do hospital

A Fundação Aurélio Amaro Diniz (FAAD) vai avançar com a ampliação do hospital num investimento de cinco milhões de Euros.

Região

PJ deteve homem suspeito de abusar de menina que estava à sua guarda

A Polícia Judiciária deteve ontem, no concelho da Meda, um homem suspeito de abusar sexualmente de uma menor …

Última Hora

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 2 de fevereiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 14.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

Oliveira do Hospital festeja passagem de ano com espectáculos musicais e fogo-de-artifício na Central de Camionagem

O Município de Oliveira do Hospital e a ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital vão promover, pela primeira vez, um espectáculo na noite