“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 16 de fevereiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 16.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Na rubrica “Notícias do Nosso Mundo”, a Catarina Duarte destaca uma excelente notícia de âmbito local, a BLC3 anunciou o Laboratório Colaborativo para a Economia Circular, com sede no Campus de Tecnologia e Inovação BLC3, em Oliveira do Hospital, e que apresenta um plano de investimento de 11 milhões de euros para os próximos cinco anos e a criação de mais de 45 postos de trabalho de emprego científico e qualificado diretos e mais de 60 indiretos.

No âmbito da política internacional, a Bárbara Coquim cita “um beijo para a história”: o Papa Francisco e  o Grande Imã selaram compromisso contra o extremismo. São líderes de duas das mais importantes religiões do mundo e fizeram um pacto com a assinatura de um documento e um beijo. Além disso, foi a primeira vez que um Papa entrou na Península Arábica. A Bárbara salienta como é importante este gesto num tempo em que o extremismo grassa.

Em “Jovens Atentos”, refere que “o juiz do caso das mulheres adúlteras” foi punido com uma advertência registada. Foi esta a pena disciplinar aplicada ao juiz do Tribunal da Relação do Porto que desvalorizou uma agressão grave praticada pelo marido contra a “mulher adúltera”, num polémico acórdão de outubro de 2017. Este também foi o mote para a análise da questão recorrente da violência doméstica na sociedade portuguesa.

O Daniel Pereira passa em revista as notícias do desporto local e nacional.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás refere que a cidade do Porto já tem dois parques para cães.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues reporta a “guerra à beata” pela câmara Municipal de Évora, esta está a distribuir cinzeiros de bolso no centro histórico da cidade, sob o lema “A beata é sua, o chão é de todos”, coincidindo o arranque da iniciativa com o Dia Mundial da Luta contra o Cancro.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “O Tatuador de Auschwitz”, de Heather Morris, um romance baseado em entrevistas que o autor fez ao longo de diversos anos a Ludwig Sokolov, vítima do Holocausto e tatuador em Auschwitz-Birkenau. Uma história de amor e sobrevivência no meio dos horrores de um campo de concentração, que agradará a um vasto universo de leitores.

Na rubrica “Personalidades”, a Daniela Lopes evoca Afonso Costa, uma das figuras proeminentes da 1.ª República, natural de Seia e com ligações familiares a Oliveira do Hospital.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes sugere aos ouvintes uma ida, nos dias 22 a 24 de fevereiro, até à histórica e romântica vila de Sintra para o festival do chocolate e uma caminhada pela Serra de Sintra na noite de lua cheia.

Já na nova rubrica “ Cultura nunca é de mais”, a Rita Tavares destaca várias exposições locais e espetáculos diversos em Coimbra, Vila Real e Figueira da Foz.

A sugestão cinematográfica, do Eduardo Adro, é “Alita-Anjo de Combate” um filme de ação e aventura realizado por Robert Rodriguez, em exibição nos cinemas.

O Gonçalo Branco sugere a série “ Wayne”.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para a preparação da segunda edição do Mega5, o jornal do nosso agrupamento, e para o Orçamento Participativo da Escola, uma iniciativa governamental que pretende dar voz aos alunos através da possibilidade de apresentarem propostas de melhoria dos seus espaços escolares.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Previous Acompanhe os trabalhos da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital
Next Região: Colisão entre viatura ligeira e moto provoca um morto

Artigos Relacionados

Região

Incêndios: Três municípios recebem 10,5 milhões para recuperar casas

Os municípios de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera vão ter à sua disposição cerca de 10,5 milhões de euros para a recuperação das casas de primeira

Última Hora

Aqua Village reabre após incêndio e desafia hóspedes para ação de reflorestação

O Aqua Village Health Resort & Spa, situado na margem esquerda do Rio Alva, nas Caldas de São Paulo, no concelho de Oliveira do Hospital, reabriu ontem …

Última Hora

“Solidariedade, agradecimento e renascimento ” marcam Festa do Queijo de Oliveira do Hospital

A pretender renovar o epíteto já conseguido em anteriores edições de “maior Feira do Queijo de Portugal”, a Festa do Queijo de Oliveira do Hospital realiza-se neste fim de semana,…

Destaque

Desfiles de Carnaval animaram Nogueira do Cravo, Lagares e Seixo da Beira

Foram três os desfiles que no domingo (dia 26) e em dia de Carnaval (28) animaram o concelho de Oliveira do Hospital. Nogueira do Cravo e Lagares da Beira…

Destaque

Um morto, 54 acidentes e 16 detenções na última semana no distrito de Coimbra

O Comando Territorial Coimbra da GNR procedeu à detenção, na semana de 18 a 24 de outubro, de 16 indivíduos por condução sob efeito de álcool,…

Sociedade

Rede Social do concelho de Oliveira do Hospital reuniu em Fórum de Planeamento Participativo

Os parceiros que constituem a Rede Social de Oliveira do Hospital reuniram num Fórum de Planeamento Participativo com o objetivo de apoiar a realização do Diagnóstico e Plano de Desenvolvimento

Desporto

Programa mOHve-te Verão 2016 encerra hoje em Oliveira do Hospital

Chega hoje ao fim a iniciativa mOHve-te Verão 2016 promovida pelo município de Oliveira do Hospital. Todas as atividades desportivas …

Desporto

Calendário desportivo de fim de semana

Este fim de semana joga-se a 24ª jornada, série C, do Campeonato de Portugal. O Nogueirense joga amanhã, enquanto que o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) …

Região

Góis acolhe exposição de Obras – Memorial às Vítimas dos Incêndios de Pedrogão Grande

As galerias da Casa do Artista, em Góis, vão acolher, de 14 de maio a 10 de junho, a exposição de Obras- Memorial às Vítimas dos Incêndios de Pedrogão Grande – Fundação

Informação

Coimbra: Detida mulher suspeita de atear incêndios florestais

 A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, com a colaboração do NPA da GNR de Coimbra, em cumprimento de mandado de detenção emitido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal

Informação

Resultados desporto de fim-de-semana

Após mais uma jornada concluída, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) continua imparável ao ocupar o primeiro lugar no Campeonato da Divisão de Honra…

Última Hora

BLC3 disponibiliza Vales de Incubação

A BLC3 integra a rede de incubadoras que dispõem de Vales de Incubação que visam promover o Empreendedorismo.