“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

image_pdfimage_print

Este sábado, dia 9 de fevereiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 15.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Neste programa, o clube esteve reduzido devido ao “pico da gripe e dos testes”, bem como a visitas de estudo, mas as quatro magníficas locutoras/jornalistas presentes cumpriram exemplarmente a sua missão.

Na rubrica “Notícias do Nosso Mundo”, a Catarina Duarte destaca que o projeto-piloto sobre Literacia para os Media, concebido por jornalistas e académicos da área da comunicação já teve início. Cinco equipas de dois formadores vão organizar cinco sessões simultâneas, que envolverão 100 professores de 40 escolas selecionadas pela Direção Geral de Educação, para, juntos, desenvolverem atividades de Literacia para os Media com os seus milhares de alunos.

No âmbito da política europeia, a Bárbara Coquim cita Wolfgang Schäuble, presidente do Bundestag,  segundo este o antissemitismo é inaceitável. 74 anos depois da libertação do campo de concentração de Auschwitz, a memória foi chamada ao centro do debate político. Lembrou o primeiro artigo da constituição da Alemanha que defende “a dignidade do homem acima de tudo”. Para Schäuble,”evocar a história é uma obrigação ainda maior quando se torna evidente que ainda existem preconceitos perigosos na nossa sociedade, exclusão e discriminação”. O presidente do parlamento diz que existem vários tipos de antissemitismo nos dias de hoje: “um antigo, mas também um novo, imigrante. E ambos são inaceitáveis, especialmente na Alemanha.”

Em “Jovens Atentos” refere que, passar muito tempo em frente a um ecrã afeta o desenvolvimento das crianças pequenas, podendo levar a atrasos cognitivos e escolares, entre outros. Esta é a conclusão de um estudo agora publicado por investigadores da Universidade de Calgary na JAMA Pediatrics, uma revista de referência norte-americana.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Catarina Duarte refere mais uma história emocionante, a da relação extraordinária entre um menino de 9 anos com autismo e o seu cão.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, refere que os estudantes de Aveiro cuidam de duas mil árvores em casa para repovoar a floresta, cada estudante vai ser “padrinho” ou “madrinha” de uma árvore autóctone da floresta portuguesa. É a iniciativa Plantar o Futuro.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada” de J. K. Rowling, John Tiffany e Jack Thorne, um livro traz de volta as personagens mais carismáticas da série.

Na rubrica “Personalidades”evoca a memória do Engenheiro António Loureiro, um empreendedor de grande importância em Oliveira do Hospital, nos meados do século XX.

Na rubrica “Viagens”, a Rita Tavares sugere aos ouvintes a consulta do calendário das Feiras e Festas do Queijo da Região da Serra da Estrela, começam a 22 e 23 de fevereiro em Celorico da Beira e terminam em Oliveira do Hospital, nos dias 16 e 17 de março.

Já na nova rubrica “ Cultura nunca é de mais”, destaca vários espetáculos de grade interesse: no dia 24 de fevereiro, no Conservatório de Música em Coimbra, Diogo Faro apresenta o seu primeiro stand-upcomedyshow: Lugar Estranho; o evento Portas Abertas – Rising Stars, na Fundação Gulbenkian, no dia 10 de fevereiro, onde poderá assistir gratuitamente a concertos dos mais jovens e prestigiados músicos; e no dia 14 em Coimbra estarão os Xutos e Pontapés, no Festival Montepio.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro, apresentada pela Liliana Silva, é “Green book –Um guia para a vida”um drama/biografia realizado por Peter Farrelly, em exibição nos cinemas.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para a visita de estudo dos alunos de 11.º ano, no âmbito das disciplinas de Português e Inglês, ao Porto e a Braga; para a celebração, na Biblioteca da Escola da Cordinha, dos 150 anos, do nascimento de Mahatma Gandhi e os 70 anos dos Direitos Humanos; e ainda para a divulgação do Concurso Eco Código  pelo Clube Eco escolas.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical, em português, das quatro locutoras em estúdio, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Previous ANCOSE ajuda criadores na reposição de ovelhas perdidas no grande incêndio
Next CTT lança selos em defesa da Ovelha Bordaleira

Artigos Relacionados

Informação

Doze fogos no Norte do país preocupam devido ao vento e dimensão

Doze incêndios nos distritos de Viana do Castelo, Aveiro, Viseu, Braga e Vila Real preocupavam os bombeiros às 08h00 devido à sua dimensão…

Última Hora

UP de Oliveira do Hospital “sonha” com Santuário de S. João Paulo II

Passado quase um ano desde a inauguração da estátua de S. João Paulo II, a Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital prepara a celebração anual do seu padroeiro…

Sociedade

Fixada em 70 mil euros indemnização mínima para vítimas mortais

O Conselho para a atribuição de indemnizações às vítimas dos incêndios entregou hoje o relatório ao primeiro-ministro, fixando em 70 mil euros o valor mínimo para privação de vida,…

Última Hora

Árvores decoradas em exposição na cidade

O Município de Oliveira do Hospital entregou os prémios e certificados de participação às entidades que participaram no concurso “3R_NATAL_Ambiental 2016”.

Informação

Governo procura “soluções legais” para habitações sem licença

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, informou que estão a ser procuradas “soluções legais, bem difíceis” para as pessoas afetadas pelos incêndios do ano passado, no Centro

Última Hora

Oliveira do Hospital é o 7º município mais transparente

O Município de Oliveira do Hospital  ocupa o sétimo lugar  no índice de Transparência Municipal de 2017, registando uma subida de 14 lugares relativamente ao último índice divulgado e que

Informação

Aqua Village reabre após incêndio e desafia hóspedes para ação de reflorestação

O Aqua Village Health Resort & Spa, situado na margem esquerda do Rio Alva, nas Caldas de São Paulo, no concelho de Oliveira do Hospital, reabriu ontem …

Informação

Lurdes Castanheira é candidata ao terceiro mandato na Câmara de Góis

A atual presidente da Câmara Municipal de Góis vai avançar com uma recandidatura àquele lugar. Dia 27 de novembro, acontece um almoço de apoio…

Desporto

80ª Volta: Enrique Sanz venceu 7ª etapa em Viana do Castelo

Enrique Sanz (Euskadi-Murias) conquistou a sétima etapa da 80ª Volta a Portugal Santander, no alto de Santa Luzia, em Viana do Castelo. Num final sempre seletivo,…

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital distinguido em Oviedo

O Município de Oliveira do Hospital e o seu presidente, José Carlos Alexandrino, bem como a Confraria do Queijo Serra da Estrela foram homenageados e galardoados, na cidade de Oviedo…

Cultura

“Sonho? Logo existo” é o novo livro de Lucinda Maria

A oliveirense Lucinda Maria apresenta amanhã, pelas 15h30 no auditório da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, o seu novo livro. Trata-se de “Sonho? Logo Existo!”, …

Desporto

Atleta oliveirense sagra-se campeão nacional de atletismo

O jovem atleta José Carlos Pinto, de Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, venceu o Campeonato de Portugal de Atletismo 2018, na distância de 800 metros,…