“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

image_pdfimage_print

Este sábado, dia 9 de fevereiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 15.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Neste programa, o clube esteve reduzido devido ao “pico da gripe e dos testes”, bem como a visitas de estudo, mas as quatro magníficas locutoras/jornalistas presentes cumpriram exemplarmente a sua missão.

Na rubrica “Notícias do Nosso Mundo”, a Catarina Duarte destaca que o projeto-piloto sobre Literacia para os Media, concebido por jornalistas e académicos da área da comunicação já teve início. Cinco equipas de dois formadores vão organizar cinco sessões simultâneas, que envolverão 100 professores de 40 escolas selecionadas pela Direção Geral de Educação, para, juntos, desenvolverem atividades de Literacia para os Media com os seus milhares de alunos.

No âmbito da política europeia, a Bárbara Coquim cita Wolfgang Schäuble, presidente do Bundestag,  segundo este o antissemitismo é inaceitável. 74 anos depois da libertação do campo de concentração de Auschwitz, a memória foi chamada ao centro do debate político. Lembrou o primeiro artigo da constituição da Alemanha que defende “a dignidade do homem acima de tudo”. Para Schäuble,”evocar a história é uma obrigação ainda maior quando se torna evidente que ainda existem preconceitos perigosos na nossa sociedade, exclusão e discriminação”. O presidente do parlamento diz que existem vários tipos de antissemitismo nos dias de hoje: “um antigo, mas também um novo, imigrante. E ambos são inaceitáveis, especialmente na Alemanha.”

Em “Jovens Atentos” refere que, passar muito tempo em frente a um ecrã afeta o desenvolvimento das crianças pequenas, podendo levar a atrasos cognitivos e escolares, entre outros. Esta é a conclusão de um estudo agora publicado por investigadores da Universidade de Calgary na JAMA Pediatrics, uma revista de referência norte-americana.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Catarina Duarte refere mais uma história emocionante, a da relação extraordinária entre um menino de 9 anos com autismo e o seu cão.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, refere que os estudantes de Aveiro cuidam de duas mil árvores em casa para repovoar a floresta, cada estudante vai ser “padrinho” ou “madrinha” de uma árvore autóctone da floresta portuguesa. É a iniciativa Plantar o Futuro.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada” de J. K. Rowling, John Tiffany e Jack Thorne, um livro traz de volta as personagens mais carismáticas da série.

Na rubrica “Personalidades”evoca a memória do Engenheiro António Loureiro, um empreendedor de grande importância em Oliveira do Hospital, nos meados do século XX.

Na rubrica “Viagens”, a Rita Tavares sugere aos ouvintes a consulta do calendário das Feiras e Festas do Queijo da Região da Serra da Estrela, começam a 22 e 23 de fevereiro em Celorico da Beira e terminam em Oliveira do Hospital, nos dias 16 e 17 de março.

Já na nova rubrica “ Cultura nunca é de mais”, destaca vários espetáculos de grade interesse: no dia 24 de fevereiro, no Conservatório de Música em Coimbra, Diogo Faro apresenta o seu primeiro stand-upcomedyshow: Lugar Estranho; o evento Portas Abertas – Rising Stars, na Fundação Gulbenkian, no dia 10 de fevereiro, onde poderá assistir gratuitamente a concertos dos mais jovens e prestigiados músicos; e no dia 14 em Coimbra estarão os Xutos e Pontapés, no Festival Montepio.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro, apresentada pela Liliana Silva, é “Green book –Um guia para a vida”um drama/biografia realizado por Peter Farrelly, em exibição nos cinemas.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para a visita de estudo dos alunos de 11.º ano, no âmbito das disciplinas de Português e Inglês, ao Porto e a Braga; para a celebração, na Biblioteca da Escola da Cordinha, dos 150 anos, do nascimento de Mahatma Gandhi e os 70 anos dos Direitos Humanos; e ainda para a divulgação do Concurso Eco Código  pelo Clube Eco escolas.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical, em português, das quatro locutoras em estúdio, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Previous ANCOSE ajuda criadores na reposição de ovelhas perdidas no grande incêndio
Next CTT lança selos em defesa da Ovelha Bordaleira

Artigos Relacionados

Sociedade

Colisão no IP3 causou a morte a jovem de 17 anos

Uma adolescente de 17 anos, morreu no sábado à noite, numa colisão com um veículo ligeiro no IP3, em Cunhedo, no concelho de Penacova.

Última Hora

Centro Interpretativo de Arte Rupestre de Chãs d’Égua reabriu ao público

O Centro Interpretativo de Chãs d’Égua, na freguesia do Piódão, reabriu no passado dia 18 de maio, assinalando de forma simbólica o Dia Internacional dos Museus.

Informação

Autarca de Oliveira do Hospital está “desagradado” com atuação da GNR

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital criticou na última reunião da Assembleia Municipal, realizada sexta-feira à tarde, …

Desporto

Maratona Clube Vila Chã participou em Corrida da Liberdade e Quilómetro Distrital

O Maratona Clube Vila Chã participou na 6ª Corrida da Liberdade na cidade de Trancoso, realizada no passado dia 25 de abril, representado por nove atletas.

Informação

Góis preparou moradores da Ponte do Sótão para situações de risco por incêndio

O Município de Góis promoveu, hoje, um exercício de preparação dos moradores da Ponte do Sótão para eventuais situações de risco por incêndio.

Destaque

“Estou a movimentar-me para continuar. Mas, para me reerguer preciso de ajuda”

A Carpintaria Brito, na Zona Industrial de Oliveira do Hospital, foi uma das 85 empresas afetadas pelo incêndio de 15 de outubro no concelho.

Última Hora

GNR apreende mais de duas mil peças de vestuário contrafeito na Mealhada

A Unidade de Ação Fiscal, através do Destacamento de Ação Fiscal de Coimbra, apreendeu, no passado dia 13 de julho, cerca de 2565 artigos contrafeitos, no concelho da Mealhada.

Informação

Região: PJ deteve suspeitos da prática de crimes de rapto, casamento forçado e violação

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Norte, procedeu à realização de uma operação policial, tendo identificado e detido seis pessoas, no âmbito de inquérito que tem como objeto

Informação

Gastroenterite levou mais de 60 pessoas, a maioria crianças e jovens, à urgência em Oliveira do Hospital

Pelo menos 60 pessoas, a maioria crianças e jovens, acorreram na última noite e manhã desta sexta-feira ao serviço de urgências de Oliveira do Hospital …

Última Hora

Turismo do Centro assinou acordo com projeto Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal

O Turismo Centro de Portugal (TCP) assinou hoje um Acordo de Cooperação com o projeto “Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal” (NSCCP).

Região

Requalificação do IP3 vai avançar e vai custar 134 milhões de Euros

O IP3, entre Viseu e Coimbra, vai por fim sofrer obras de requalificação. Esta foi a solução encontrada pelo Governo, depois de anos de protestos de associações e autarcas, …

Última Hora

Cáritas inicia hoje peditório de quatro dias em todo o país

A Cáritas Portuguesa inicia hoje o seu Peditório Público Nacional de quatro dias, que visa angariar fundos para apoiar milhares de famílias carenciadas.