“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 2 de fevereiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 14.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Neste programa destacamos a estreia de mais um membro do Clube, a Rita Tavares, do 12.ºD, que, doravante, tem a seu cargo uma rubrica sobre cultura, intitulada “ Cultura nunca é de mais”.  Pretende com ela divulgar os acontecimentos de índole cultural a nível local, regional e nacional com interesse para os ouvintes. A Rita estreou-se a aconselhar a visita a duas exposições no Porto: uma do artista gráfico M. C. Escher, no Centro de Congressos e a outra do fotógrafo Barry Cawston, “Banksy, Dismalandand Others”, na Alfândega. Em Lisboa sugere o museu Berardo, de arte moderna e contemporânea. Mas se o ouvinte prefere descobrir a nossa região, sugere o novel e excelente museu do Azeite, na Bobadela, que privilegia os mais novos com atividades lúdico-pedagógicas, é o local ideal para um dia em família.

Na rubrica “Notícias do Nosso Mundo”, a Catarina Duarte destaca que a próxima Jornada Mundial da Juventude vai decorrer em Lisboa, em 2022. Estamos a falar do maior evento de juventude que há no mundo e será um grande acontecimento para Portugal.

O Daniel Pereira reporta os últimos destaques do desporto nacional e local.

No âmbito da política nacional, a Bárbara Coquim faz uma análise das agressões dos agentes da PSP no bairro da Jamaica.

Em “Jovens Atentos” refere que, segundo a OCDE, poucos países no mundo têm uma diferença tão acentuada quanto Portugal entre o número de estudantes inscritos no ensino secundário e aqueles que acabam por ingressar num curso superior. Este também foi o mote para o debate.

Na rubrica “Personalidades” a Daniela Lopes evoca a memória de uma benemérita oliveirense, Josefina da Fonseca, que, em meados do século XX, deixou uma grande obra na nossa cidade que, continua a ser hoje muito importante.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás refere que a Associação Animais de Rua precisa de voluntários e ainda alude ao resgate de dois canídeos, pela PSP, na cidade de Lisboa.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Liliana Silva dá uma boa notícia: o Município de Oliveira do Hospital vai disponibilizar 250 mil árvores, de espécies autóctones, para incentivar os proprietários florestais a arrancarem os eucaliptos que nasceram espontaneamente em consequência do incêndio de 15 de outubro de 2017.

A sua sugestão de leitura é “O Pêndulo de Foucault”, de Umberto Eco, um livro cativante com uma interessante trama histórica, aventura e suspense.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes sugere a ida até à 39ª feira do fumeiro de Vinhais, que decorre de 7 a 10 de fevereiro e se destaca das demais pelo seu fumeiro de excelência que lhe valeu a atribuição do título de a “Capital do Fumeiro”.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é excelente, “Maria, Rainha dos escoceses”, filme realizado por Josie Rourke, em exibição nos cinemas.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para a exposição “Os Direitos Humanos”, no âmbito da nova disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e para o Corta-Mato Distrital de Desporto Escolar, realizado na Figueira da Foz, onde o AEOH alcançou o 3.º lugar por equipas no escalão Infantil A Masculinos. Destaque ainda para as sessões escolares do programa o Parlamento dos Jovens.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Previous Depressão “Helena” provoca queda de árvores e deslizamento de terras em Oliveira do Hospital
Next Orquestra Clássica do Centro dá concerto na Mealhada com Bandas Filarmónicas da Região de Coimbra

Artigos Relacionados

Desporto

Hóquei em Patins – no derbi a AAC vence o FCOH por 4-1

Hóquei em Patins – Campeonato Nacional da III Divisão -zona B Final: FCOH 1 – AAC 4 Partida muito disputada num derbi já antigo. A equipa da AAC mais eficaz

Destaque

Trabalho de “superação” permitiu reativação da Sonae Arauco seis meses após o grande incêndio

A unidade da Sonae Arauco, em Oliveira do Hospital, reativou a produção de painel aglomerado às três da manhã do passado dia 10 de abril. A empresa que, logo após

Informação

Montemor-o-Velho: Detido na posse de cerca de oito mil doses de cannabis

O Comando Territorial de Coimbra, através do Destacamento Territorial de Montemor-o-Velho, deteve, ontem, dia 15 de outubro, um homem com 52 anos, por tráfico de estupefacientes, no concelho de Montemor-o-Velho.

Última Hora

Monchique: Recuperação das 32 casas afetadas pelo fogo ronda os 2 milhões

O ministro do Ambiente estimou hoje que o investimento para recuperar as 32 habitações afetadas pelo incêndio de Monchique, no Algarve, não vai ultrapassar os dois milhões de euros, financiamento

Informação

Detidos dois homens na Guarda e apreendidas duas mil doses de haxixe

O Comando Territorial da Guarda deteve esta quarta-feira, dia 8, dois homens por tráfico de droga, tendo-lhes apreendido 1.914 doses de haxixe, dá conta a GNR em comunicado.

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 1 de abril, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 25.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do Agrupamento

Última Hora

Rui Rio desloca-se esta sexta-feira a Oliveira do Hospital

O Presidente da Comissão Política Concelhia Nacional do PSD, Rui Rio, desloca-se esta sexta-feira ao concelho de Oliveira do Hospital.

Informação

Temperaturas sobem hoje mas chuva regressa amanhã

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o céu hoje vai apresentar-se geralmente pouco nublado, com neblina ou nevoeiro matinal sobretudo nas regiões Norte e

Última Hora

Temperatura primaveril vai manter-se em Portugal

As temperaturas vão continuar a situar-se acima da média nos próximos dias, pelo menos, dois ou três graus superiores ao que tem sido norma nos últimos 30 anos. Os madeirenses,

Informação

Região: Homem detido por violência doméstica com armas de fogo apreendidas

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo Investigação de Apoio a Vítimas Específicas, deteve na passada segunda-feira, na Covilhã, um homem por suspeita de violência doméstica.

Programas

Hugo Abreu, investigador ligado ao projeto pioloto da biorrefinaria, é convidado do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com o jovem Hugo Abreu, investigador ligado ao projeto piloto da Biorrefinaria, destinado à produção de bioprodutos,

Última Hora

Temperaturas acima dos 30 graus em quase todo o país

O verão acabou, mas só no calendário. Esta quarta-feira, as temperaturas em Portugal continental vão estar acima dos 30 graus em quase todos os distritos, com destaque para os 33