“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

image_pdfimage_print

Este sábado, dia 2 de fevereiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 14.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Neste programa destacamos a estreia de mais um membro do Clube, a Rita Tavares, do 12.ºD, que, doravante, tem a seu cargo uma rubrica sobre cultura, intitulada “ Cultura nunca é de mais”.  Pretende com ela divulgar os acontecimentos de índole cultural a nível local, regional e nacional com interesse para os ouvintes. A Rita estreou-se a aconselhar a visita a duas exposições no Porto: uma do artista gráfico M. C. Escher, no Centro de Congressos e a outra do fotógrafo Barry Cawston, “Banksy, Dismalandand Others”, na Alfândega. Em Lisboa sugere o museu Berardo, de arte moderna e contemporânea. Mas se o ouvinte prefere descobrir a nossa região, sugere o novel e excelente museu do Azeite, na Bobadela, que privilegia os mais novos com atividades lúdico-pedagógicas, é o local ideal para um dia em família.

Na rubrica “Notícias do Nosso Mundo”, a Catarina Duarte destaca que a próxima Jornada Mundial da Juventude vai decorrer em Lisboa, em 2022. Estamos a falar do maior evento de juventude que há no mundo e será um grande acontecimento para Portugal.

O Daniel Pereira reporta os últimos destaques do desporto nacional e local.

No âmbito da política nacional, a Bárbara Coquim faz uma análise das agressões dos agentes da PSP no bairro da Jamaica.

Em “Jovens Atentos” refere que, segundo a OCDE, poucos países no mundo têm uma diferença tão acentuada quanto Portugal entre o número de estudantes inscritos no ensino secundário e aqueles que acabam por ingressar num curso superior. Este também foi o mote para o debate.

Na rubrica “Personalidades” a Daniela Lopes evoca a memória de uma benemérita oliveirense, Josefina da Fonseca, que, em meados do século XX, deixou uma grande obra na nossa cidade que, continua a ser hoje muito importante.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás refere que a Associação Animais de Rua precisa de voluntários e ainda alude ao resgate de dois canídeos, pela PSP, na cidade de Lisboa.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Liliana Silva dá uma boa notícia: o Município de Oliveira do Hospital vai disponibilizar 250 mil árvores, de espécies autóctones, para incentivar os proprietários florestais a arrancarem os eucaliptos que nasceram espontaneamente em consequência do incêndio de 15 de outubro de 2017.

A sua sugestão de leitura é “O Pêndulo de Foucault”, de Umberto Eco, um livro cativante com uma interessante trama histórica, aventura e suspense.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes sugere a ida até à 39ª feira do fumeiro de Vinhais, que decorre de 7 a 10 de fevereiro e se destaca das demais pelo seu fumeiro de excelência que lhe valeu a atribuição do título de a “Capital do Fumeiro”.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é excelente, “Maria, Rainha dos escoceses”, filme realizado por Josie Rourke, em exibição nos cinemas.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para a exposição “Os Direitos Humanos”, no âmbito da nova disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e para o Corta-Mato Distrital de Desporto Escolar, realizado na Figueira da Foz, onde o AEOH alcançou o 3.º lugar por equipas no escalão Infantil A Masculinos. Destaque ainda para as sessões escolares do programa o Parlamento dos Jovens.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Previous Depressão “Helena” provoca queda de árvores e deslizamento de terras em Oliveira do Hospital
Next Orquestra Clássica do Centro dá concerto na Mealhada com Bandas Filarmónicas da Região de Coimbra

Artigos Relacionados

Região

Viseu: Idoso de 84 anos morre atropelado dentro de instituição

Um idoso de 84 anos morreu, esta sexta-feira, atropelado por um autocarro no interior da Fundação Mariana Seixas, em Ranhados, Viseu. A notícia é avançada pelo Correio da Manhã.

Informação

“Nós as Mulheres” com Salvador e Odete Nunes

A locutora da Rádio Boa Nova, Natália Novais, esteve hoje à conversa com Salvador e Odete Nunes.  

Informação

Seia: “Autarquia Familiarmente Responsável” pelo oitavo ano consecutivo

A Câmara Municipal de Seia foi distinguida, pelo oitavo ano consecutivo, com a bandeira verde “Autarquia + Familiarmente Responsável”, numa cerimónia que teve lugar em Coimbra.

Informação

Oliveira do Hospital prestou homenagem às vítimas

O Município de Oliveira do Hospital prestou homenagem às vítimas mortais dos incêndios do dia 15 de Outubro… 

Politica

João Semedo, antigo líder do Bloco de Esquerda, morreu esta terça-feira

O antigo coordenador do Bloco de Esquerda João Semedo morreu esta terça-feira, vítima de cancro, aos 67 anos. João Semedo morreu na sequência de uma batalha contra o cancro na

Cultura

Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital assinalou cinco anos

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital assinalou no dia 10 de junho, o seu 5.º aniversário, momento a que se associaram leitores e utilizadores …

Última Hora

 Município de Oliveira do Hospital adere à Hora do Planeta

O Município de Oliveira do Hospital adere no próximo sábado, 24 de março, à “Hora do Planeta”, desligando as luzes exteriores no edifício dos Paços do Município e no Largo

Sociedade

Confrontos entre taxistas e polícia no Aeroporto de Lisboa

Um grupo de taxistas que participa na manifestação de hoje do setor saiu dos carros e bloqueou o acesso ao Aeroporto de Lisboa, …

Destaque

“Um livro é um ótimo companheiro da nossa vida” (com vídeo)

É já no próximo domingo, dia 26 de maio, que inicia mais uma edição da Feira do Livro de Oliveira do Hospital, que decorre até 29 de maio, no Largo

Informação

Mais de 20 concelhos de nove distritos em risco máximo de incêndio

Mais de duas dezenas de concelhos do interior Norte e Centro e do Algarve estão hoje em risco máximo de incêndio de acordo com o Instituto Português do Mar e

Última Hora

Seia: Buscas no rio Mondego para encontrar pescador desaparecido

A GNR e os bombeiros de Seia estão a realizar buscas no rio Mondego à procura de um homem de 64 anos que está desaparecido desde as 23h51 de segunda-feira.

Última Hora

Mostra  “Da Nossa Terra” realiza-se no próximo sábado

O Mercado Municipal acolhe, no próximo sábado (14 de abril) entre as 8h e as 13h, mais uma edição “Da Nossa Terra” – Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em…