“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 12 de janeiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 12.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Neste programa destacamos a entrevista com a professora Elina Baptista, docente de Filosofia na nossa escola, o mote para este encontro foi a sua investigação sobre a emigração portuguesa refletida na obra queirosiana. Para além de falar desta interessante temática ainda nos reportou que vai iniciar uma investigação sobre a emigração para o Brasil, no nosso concelho, durante os séculos XIX e XX.

Na rubrica “Notícias do Nosso Mundo”, a Catarina Duarte continua na senda das boas novas, Ana Pires, investigadora e estudante do Instituto Superior de Engenharia do Porto e do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência é a primeira mulher portuguesa a receber o diploma de cientista-astronauta no âmbito do Projecto PoSSUM apoiado pela NASA.

O Daniel reporta os últimos destaques do desporto nacional e local.

No âmbito da política nacional e internacional, a Bárbara Coquim faz um balanço do ano de 2018.

Em “Jovens Atentos”, alude à temática da sinistralidade rodoviária, infelizmente os números continuam a ser negros.  Em 2018, e pelo segundo ano consecutivo, o número de mortes na estrada em Portugal aumentou. Contaram-se, pelo menos, 512 vítimas mortais — mais do que as 510 de 2017 —, segundo os dados provisórios da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária. Em nossa opinião, também aqui falta civismo.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Liliana Silva reporta que os gatos e os cães vadios de Istambul, são conhecidos em todo o mundo, pela forma como são bem tratados pela população da cidade. É agora notícia que, nas noites frias de inverno, são recolhidos em espaços comerciais, dando assim exemplo ao mundo.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues refere que o fim do plástico no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital “vai ser uma realidade”. Desde o dia 3 de janeiro que as garrafas de água de plástico deixaram de ser comercializadas nos bares das várias escolas que integram o Agrupamento. Estamos assim a dar o exemplo ao país, ao cumprir a resolução do Conselho de Ministros 141/2018.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é a obra de Scott Fizgerald “O Grande Gatsby”.

Na rubrica “Viagens”, o Eduardo Adro lembra aos ouvintes que janeiro, apesar de frio, é o mês de um conjunto de festas tradicionais em várias localidades do concelho de Oliveira do Hospital, com destaque para a Festa do Bodo em honra de S. Sebastião, em Vila Pouca da Beira, nos dias 19 e 20 e para os santos da neve – santo Antão, santo Amaro, São Paulo e São Sebastião – nas freguesias de Aldeia das Dez e São Sebastião da Feira.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é um filme de ação e aventura: “Aquaman”, realizado por James Wan, em exibição nos cinemas.

A série sugerida pelo Gonçalo Branco é “Castle”.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para o programa o Parlamento dos Jovens e para a atribuição de uma menção honrosa, pelo Júri do Prémio Reportagem Parlamento dos Jovens 2018, à aluna Leonor Vasconcelos, do 12.ºD.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

 

 

Previous Encontro de Janeiras em São Paio de Gramaços
Next Conheça o calendário desportivo de fim-de-semana

Artigos Relacionados

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital assinala Dia do Pai com iniciativa “Pai, vem treinar comigo”

No âmbito da comemoração do Dia do Pai, 19 de março, o Município de Oliveira do Hospital desafiou novamente os clubes desportivos do concelho a convidarem os pais dos seus

Informação

Loriga recria tradições Lusitanas e apresenta Festival FOLK

Inspirado na identidade Lusitana, no lendário Viriato e em todos os heróis das batalhas contra os invasores Romanos, a vila de Loriga recebe, este fim-de-semana, de 13 a 15 de

Vídeos

Ministério da Agricultura doa 500 borregas à ANCOSE e garante que no concelho já apoiou 3 459 agricultores com 8,6 milhões de euros

O Ministério da Agricultura assinou, na passada sexta-feira, um protocolo com a ANCOSE- Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela, que visa repor o efetivo animal, que ficou

Destaque

Alexandrino saúda regresso de “Família e Menores” ao Tribunal, mas não está satisfeito

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital considera o regresso da competência de “Família e Menores” ao Tribunal local como um “sinal positivo”, porém nota que “falta dar

Sociedade

GNR de Viseu deteve sete pessoas por tráfico de droga

O Comando Territorial de Viseu da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Moimenta da Beira, deteve nos dias 18 e 19 de fevereiro, sete homens com idades compreendidas…

Última Hora

Município de Arganil volta a isentar empresas do pagamento da derrama de IRC

A Câmara Municipal de Arganil volta a isentar as empresas instaladas no concelho do pagamento da derrama de Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC), mantendo o que tem

Informação

Um morto e dois feridos em acidente no IC12 em Viseu

Um acidente ocorrido ao início da tarde desta quarta-feira, no Itinerário Complementar 12, em Carregal do Sal, Viseu, provocou um morto, um ferido grave e outro ligeiro.

Informação

Provedoria da Justiça abre procedimento sobre encerramento do SAP em Oliveira do Hospital

A provedoria da justiça deu abertura ao procedimento relativo ao encerramento do SAP de Oliveira do Hospital, na sequência de queixa apresentada pela…

Última Hora

O frio veio para ficar. Previsões apontam para baixas temperaturas ao longo dos próximos dez dias

O ano arrancou com temperaturas a fazer jus ao inverno. No que à meteorologia diz respeito, o cenário dos primeiros dias de 2019 vai manter-se: apesar do sol radioso, pode

Informação

Incêndios: Município de Góis mostra-se grato por solidariedade manifestada

Em comunicado, o executivo Municipal de Góis, que reuniu esta manhã, expressa  “o mais profundo agradecimento e reconhecimento a todas as corporações de bombeiros, …

Região

Estradas do maciço central da Serra da Estrela encerradas devido à neve

Algumas das estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estão hoje de manhã encerradas ao trânsito devido à neve e às condições meteorológicas adversas.

Última Hora

Grande Rota do Alva valoriza percurso ribeirinho entre Seia e Penacova

Sete municípios criaram ontem a Grande Rota do Alva, numa sessão realizada em Penacova em que as partes assumiram o compromisso de valorização ambiental …