“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 8 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 10.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Neste programa retomámos a rubrica “Por onde andam os nossos alunos crescidos?”, desta vez o nosso entrevistado foi o Tiago Fernandes, que terminou o ensino secundário em 2011 na ESOH. Licenciou-se em Arqueologia na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, mas o tema da nossa entrevista centrou-se nas suas viagens /aventuras em África. O Tiago é um aventureiro, assim que terminou a licenciatura iniciou as suas grandes viagens no continente africano, primeiro até à Guiné, depois ao Senegal e este ano fez uma longa viagem com o seu jipe percorrendo grande parte dos países africanos, de lés a lés, em missão humanitária. Já está a preparar uma nova viagem longa para 2019. O discurso do Tiago impressiona, a sua postura altruísta, desprendida e aventureira cativa, neste nosso mundo materialista é raro encontrar uma pessoa, um jovem de 27 anos, que pensa longe e vê diferente.

Na rubrica “Notícias do nosso Mundo”, a Catarina Duarte continua na senda das boas novas de âmbito local, Oliveira do Hospital está entre os três primeiros municípios do país classificados como melhores exemplos de boa governação local, no estudo “Qualidade da governação local em Portugal”que foi divulgado, a semana passada, pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, na Jornada do Poder Local, em Portalegre.

No âmbito da política internacional, a Bárbara Coquim faz um balanço das manifestações dos “coletes amarelos”no passado sábado por toda a França, com especial concentração em Paris, cidade que registou a maior agitação popular desde os protestos civis em 1968.

Em “Jovens Atentos”, reporta que há racismo “generalizado” na Europa, mas Portugal está entre os países onde as pessoas com descendência africana se sentem menos discriminadas. Aliás, é o local da União Europeia com menor taxa de violência e vitimizações motivadas pelo racismo.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás reporta que foi lançada uma petição intitulada “Queremos um Local de Acolhimento para Animais de Quinta e Selvagens”, que será enviada ao Parlamento e ao primeiro-ministro quando atingir as quatro mil assinaturas.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues refere que Árvore Portuguesa de 2019 é uma azinheira de Mértola, com cerca de 150 anos e uma copa com mais de 23 metros de diâmetro. Esta azinheira conquistou a medalha de ouro com 3445 votos e vai representar Portugal no concurso Árvore Europeia do Ano, em fevereiro.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “As Vinhas da Ira” de John Steinbeck,  um clássico da literatura que prende o leitor da primeira à última página, acompanhando o percurso dos Joad desde Oklahoma até à costa oeste dos EUA. Uma leitura importante para conhecer a realidade vivida por milhares de americanos durante a grande depressão de dos anos 30 do século XX.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes sugere aos ouvintes a visita à bela cidade de Santarém que vai ter uma pista de gelo gratuita e uma grande animação na época natalícia.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é “Robin Hood”, um filme de ação e aventura realizado por Otto Bathurst, que reedita a velha história e já está em exibição nos cinemas.

A série sugerida pelo Gonçalo Branco é “Reign”, sobre a vida da Rainha Maria Stuart da Escócia.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para o programa “Parlamento dos Jovens”promovido pelo Clube Europeu.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

 

Previous Câmara Municipal de Penacova promoveu Festa de Natal Infantil
Next Oliveira do Hospital acolheu debate sobre a floresta “num momento de viragem” após os incêndios

Artigos Relacionados

Última Hora

CIM Região de Coimbra avança para a criação da Rede Intermunicipal de Bibliotecas Municipais

O Conselho Intermunicipal aprovou por unanimidade, na reunião realizada no Edifício Mira Center, em Mira, o protocolo de colaboração da CIM Região de Coimbra, …

Informação

2018 é quarto ano com menos fogos e o segundo com menos área ardida em dez anos

O ano de 2018 apresenta, até à data, o quarto valor mais reduzido em incêndios e o segundo mais baixo em área ardida da última década ao registar 6035 fogos

Destaque

“Devemos refletir sobre o ensino profissional que queremos para a região”

Em dia de comemoração do 26º aniversário da Eptoliva, resultou o desafio de “repensar o ensino profissional na região”. Assim defendeu o presidente da Adeptoliva, Daniel Costa, …

Última Hora

Catorze concelhos do continente em risco máximo de incêndio

Catorze concelhos dos distritos de Beja, Faro, Leiria, Castelo Branco, Portalegre, Coimbra e Santarém apresentam hoje risco máximo de incêndio.

Desporto

Associação de Melhoramentos Aldeense promove caminhada ao Monte do Colcurinho

A Associação de Melhoramentos Aldeense está a organizar uma caminhada ao Monte do Colcurinho, a acontecer no próximo dia 13 de maio, domingo.

Última Hora

Misericórdia de Galizes promove 3º Encontro do Desporto Adaptado

 Sexta-feira, dia 6 de abril, a Misericórdia de Galizes vai realizar o 3º Encontro do Desporto Adaptado, no Pavilhão Municipal de Oliveira do Hospital, a partir das 10 horas, inserido

Informação

Colisão provoca um morto e quatro feridos no IP3 em Penacova

Um acidente entre dois veículos ligeiros, seguido do despiste de um pesado e de um atropelamento no IP3, em Penacova, provocou, no final de tarde desta quarta-feira, um morto, segundo

Última Hora

Funeral de Mário Soares realizou-se esta tarde

Terminou o funeral de Estado de Mário Soares, no cemitério dos Prazeres, onde vão ficar depositados os restos mortais do estadista.

Destaque

Oliveira do Hospital não vai cobrar água gasta pela população a combater o fogo

A fatura de água do mês de outubro, em Oliveira do Hospital, vai corresponder à média de consumo dos últimos 12 meses em cada habitação.

Última Hora

Iniciados da Académica de Santarém realizaram estágio solidário em Oliveira do Hospital

A equipa de iniciados “A” da Académica de Santarém escolheu Oliveira do Hospital, concelho muito afetado pelos incêndios, para a realização de um estágio solidário, em que o futebol serve

Região

Acesso à Serra da Estrela cortado devido à queda de neve

Os troços de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estão hoje de manhã encerrados ao trânsito devido à queda de neve. Segundo fonte do Comando Distrital de Operações

Informação

MAAVIM reclama medidas iguais para todas as populações afetadas pelos incêndios

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM), face às medidas apresentadas hoje pelo Ministério da Agricultura,…