“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

image_pdfimage_print

Este sábado, dia 8 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 10.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Neste programa retomámos a rubrica “Por onde andam os nossos alunos crescidos?”, desta vez o nosso entrevistado foi o Tiago Fernandes, que terminou o ensino secundário em 2011 na ESOH. Licenciou-se em Arqueologia na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, mas o tema da nossa entrevista centrou-se nas suas viagens /aventuras em África. O Tiago é um aventureiro, assim que terminou a licenciatura iniciou as suas grandes viagens no continente africano, primeiro até à Guiné, depois ao Senegal e este ano fez uma longa viagem com o seu jipe percorrendo grande parte dos países africanos, de lés a lés, em missão humanitária. Já está a preparar uma nova viagem longa para 2019. O discurso do Tiago impressiona, a sua postura altruísta, desprendida e aventureira cativa, neste nosso mundo materialista é raro encontrar uma pessoa, um jovem de 27 anos, que pensa longe e vê diferente.

Na rubrica “Notícias do nosso Mundo”, a Catarina Duarte continua na senda das boas novas de âmbito local, Oliveira do Hospital está entre os três primeiros municípios do país classificados como melhores exemplos de boa governação local, no estudo “Qualidade da governação local em Portugal”que foi divulgado, a semana passada, pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, na Jornada do Poder Local, em Portalegre.

No âmbito da política internacional, a Bárbara Coquim faz um balanço das manifestações dos “coletes amarelos”no passado sábado por toda a França, com especial concentração em Paris, cidade que registou a maior agitação popular desde os protestos civis em 1968.

Em “Jovens Atentos”, reporta que há racismo “generalizado” na Europa, mas Portugal está entre os países onde as pessoas com descendência africana se sentem menos discriminadas. Aliás, é o local da União Europeia com menor taxa de violência e vitimizações motivadas pelo racismo.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás reporta que foi lançada uma petição intitulada “Queremos um Local de Acolhimento para Animais de Quinta e Selvagens”, que será enviada ao Parlamento e ao primeiro-ministro quando atingir as quatro mil assinaturas.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues refere que Árvore Portuguesa de 2019 é uma azinheira de Mértola, com cerca de 150 anos e uma copa com mais de 23 metros de diâmetro. Esta azinheira conquistou a medalha de ouro com 3445 votos e vai representar Portugal no concurso Árvore Europeia do Ano, em fevereiro.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “As Vinhas da Ira” de John Steinbeck,  um clássico da literatura que prende o leitor da primeira à última página, acompanhando o percurso dos Joad desde Oklahoma até à costa oeste dos EUA. Uma leitura importante para conhecer a realidade vivida por milhares de americanos durante a grande depressão de dos anos 30 do século XX.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes sugere aos ouvintes a visita à bela cidade de Santarém que vai ter uma pista de gelo gratuita e uma grande animação na época natalícia.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é “Robin Hood”, um filme de ação e aventura realizado por Otto Bathurst, que reedita a velha história e já está em exibição nos cinemas.

A série sugerida pelo Gonçalo Branco é “Reign”, sobre a vida da Rainha Maria Stuart da Escócia.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para o programa “Parlamento dos Jovens”promovido pelo Clube Europeu.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

 

Previous Câmara Municipal de Penacova promoveu Festa de Natal Infantil
Next Oliveira do Hospital acolheu debate sobre a floresta “num momento de viragem” após os incêndios

Artigos Relacionados

Sociedade

Proteção Civil alerta para precipitação, neve, vento e agitação marítima

No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), realizado hoje, dia 18 de novembro, a proteção civil alerta…

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital lança aplicação de comunicação de ocorrências em espaço público

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital disponibiliza, agora, de um novo canal de comunicação, inserido no seu site institucional, que visa estreitar a proximidade com os cidadãos, ao estimular

Nacional

Provedoria da Justiça já recebeu 15 requerimentos de feridos graves dos incêndios de 2017

Na sequência dos incêndios do ano passado, já foram entregues 15 requerimentos de feridos graves à Provedoria da Justiça para que sejam indemnizados pelos danos causados.

Informação

Deputada do PCP preocupada com fecho do SAP em Oliveira do Hospital

A deputada do PCP na Assembleia da República, Ana Mesquita, mostrou-se ontem preocupada com o fecho do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital

Informação

Guarda: Detido por rapto e abuso sexual

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, identificou e deteve um homem, de 26 anos, pela presumível prática de um crime de rapto de menor…

Desporto

II Ultra Trail do Colcurinho realiza-se a 30 de outubro

No dia 30 de outubro, realiza-se o II Ultra Trail do Colcurinho no âmbito da Festa da Castranha de Aldeia das Dez. O evento desportivo…

Última Hora

Bombeira de Castanheira de Pera está a melhorar

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Castanheira de Pera disse, hoje, que três dos quatro bombeiros internados apresentam avanços e …

Última Hora

Chuva e pequena subida da temperatura mínima a partir de quarta-feira

A chuva vai voltar a Portugal continental a partir de quarta-feira e pelo menos até domingo, enquanto as temperaturas mínimas deverão subir, de acordo com a Paula Leitão meteorologista do

Última Hora

CISE organiza saída de campo e curso de identificação de cogumelos

O CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela realiza, no dia 3 de novembro, mais uma saída de campo para observação de cogumelos, com o intuito de dar

Informação

Município de Oliveira do Hospital presta  reconhecimento público a Empresas Solidárias na EXPOH

  O Município de Oliveira do Hospital prestou reconhecimento público a um conjunto de empresas do concelho de Oliveira do Hospital pela sua …

Última Hora

Agricultores e produtores lesados pelos incêndios vão reclamar medidas a Ministro

A Comissão Inter-Concelhos de Agricultores e Produtores Florestais lesados pelos incêndios de 15 e 16 de outubro está a organizar uma concentração prevista para segunda-feira, dia 26 de fevereiro, a

Última Hora

Município de Viseu manda limpar IP5 e remete fatura à Infraestruturas de Portugal

O presidente da Câmara Municipal de Viseu disse hoje à agência Lusa que “nos próximos dias” vai mandar limpar as entradas da cidade junto ao IP5 e à EN229, “já