“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 17 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 7.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos na rubrica “Notícias do Nosso Mundo”, apresentada pela Catarina Duarte, um anúncio triste do jornal The New York Times, morreu Amal Hussain, uma menina de 7 anos, o seu rosto tornou-se o símbolo da fome no Iémen, que afeta nada menos que 1,8 milhões de crianças. Amal estava num campo de refugiados e não resistiu às consequências do severo estado de subnutrição. O conflito no Iémen provocou a pior crise humanitária do mundo, segundo a ONU.

O Daniel Pereira continua a destacar as notícias do futebol e do Boccia.

No âmbito da política nacional, a Bárbara Coquim refere que mais de 70 chefes de Estado e do governo estiveram reunidos, no passado dia 11, em Paris para celebrar o centenário do armistício da Grande Guerra. No seu discurso, o Presidente francês, Emmanuel Macron, insistiu na construção da paz duradoura no futuro, disse saber “que os demónios do passado podem regressar, prontos a cumprir as melhores obras de caos e mortes. As novas ideologias manipulam as religiões, e defendem um obscurantismo contagioso. A História ameaça por vezes de retomar o curso trágico e de comprometer as nossas heranças de paz que julgávamos definitivas”, numa mensagem claramente dirigida aos líderes internacionais presentes.”Adicionemos esperanças em vez de combater medos”.

Em “Jovens Atentos”, a Bárbara salienta, uma vez mais, a voz assertiva do nosso Presidente da República que deixou uma mensagem forte na cerimónia de encerramento da terceira edição da Web Summit em Portugal: “Usem a revolução digital para a paz”. Referiu que o digital é sobre a liberdade, abrir economias, abrir sociedades e estamos a ver em todo o mundo o oposto.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás reporta que o PAN quer reduzir o IVA da alimentação de animais de companhia, segundo proposta entregue para o Orçamento do Estado.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues diz quer os investimentos nacionais para aumentar a reciclagem não estão a ter os resultados que deviam. A conclusão é da Agência Portuguesa do Ambiente, no seu relatório anual sobre resíduos urbanos, diz que as metas definidas dificilmente serão atingidas. Os portugueses estão há quatro anos seguidos a produzir mais lixo. Urge a afirmação da consciência ecológica por todos.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é um clássico da literatura mundial, “O Conde de Monte Cristo”, de Alexandre Dumas.

Na rubrica “Personalidades”, a Daniela Lopes evoca o poeta oliveirense Manuel Cid Teles, o poeta do “Triste Fado”.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes sugere aos ouvintes a participação no “Desafio Picos do Açor”a partir de Arganil, no dia 16 de dezembro, pelas 9 horas, o evento será composto por 3 provas competitivas e uma caminhada. Como já cheira a Natal, sugere uma caminhada para descobrir as luzes de Natal de Lisboa e ainda uma passagem no Mercado de Natal do Campo Pequeno.

A sugestão de séries do Gonçalo Branco é “The Good Place”.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é um drama “Assim nasce Uma Estrela”, um filme realizado por Bradley Cooper, em exibição nos cinemas.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para as comemorações dos 25 anos das escolas de Lagares da Beira e da Cordinha e para as atividades dinamizadas pelo Departamento de Educação Pré-Escolar.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

image_pdfimage_print
Previous Alexandrino “mantém confiança” no presidente da FAAD após buscas realizadas pela Polícia Judiciária
Next Calendário Desportivo de fim-de-semana

Artigos Relacionados

Informação

Ministério das Infraestruturas afirma que 288 casas estão reconstruídas

O número de habitações permanentes totalmente reconstruídas após os incêndios de outubro de 2017 nas regiões Norte e Centro ascende neste momento a 288, tendo sido já pagos 14,8 milhões

Informação

Concurso fotográfico assinala Dia Mundial do Turismo em Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital, em parceria com as Aldeias de Montanha e a ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, está a

Sociedade

Natal vai ser frio, mas sem chuva

A véspera e o dia de Natal vão ser marcados pelo tempo frio, com temperaturas máximas a variar entre 7 e 18 graus Celsius, mas sem chuva.

Última Hora

Restaurantes e bares de Oliveira do Hospital com horário alargado no Carnaval

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) deliberou conceder um alargamento do horário de funcionamento, no período de Carnaval, aos estabelecimentos de restauração e bebidas, licenciados no município.

Nacional

Acidentes rodoviários aumentaram, mas vítimas mortais diminuíram

Os acidentes nas estradas portuguesas provocaram 374 mortos este ano, menos 17 do que em igual período de 2015, mas os desastres aumentaram …

Informação

Um morto em acidente com trator agrícola em Penacova

Um homem com cerca de 60 anos morreu, ontem à tarde, na sequência de um acidente com o trator agrícola que conduzia em Penacova.  

Informação

Homem encontrado morto em levada de água em Soure

O cadáver de um homem de idade indefinida foi encontrado, ontem à tarde, numa levada de água na vila de Soure, Coimbra.

Informação

Origens: O festival que já é “marca” realiza-se no fim de semana em Travanca de Lagos

É já no próximo fim de semana, 13,14 e 15 de maio, que se realiza em Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital, o Origens. Na quarta edição,

Destaque

Município de Oliveira do Hospital vai inspecionar associações  para evitar o que aconteceu em Vila Nova da Rainha

Os edifícios das associações do concelho de Oliveira do Hospital vão ser inspecionados por uma comissão. O objetivo é evitar que aconteça uma situação semelhante…

Última Hora

Arganil: Candidato do PSD promove reuniões participativas nas freguesias

A candidatura de Luís Paulo Costa à Câmara de Arganil iniciou este mês na União de Freguesias de Cardeira e Moura da Serra os encontros que pretende realizar em todo

Última Hora

Das 44 vítimas mortais que resultaram dos incêndios, cinco estão por identificar

Cinco das 44 pessoas que morreram nos incêndios florestais que deflagraram há uma semana, em várias zonas do país, estão ainda por identificar,…

Informação

Taíssa Poliakova apresenta recital de piano em Oliveira do Hospital

  Um recital de piano com Taíssa Poliakova é a nova aposta cultural do Município de Oliveira do Hospital e a Associação CulturXis.

Informação

Secretário de Estado do Ambiente admite racionamento de água à noite

O secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, admite o racionamento da água durante a noite em algumas localidades e aconselha a população…

Região

Alteração ao projeto de Requalificação do espaço Público de Arganil já foi apresentada

Na passada quarta-feira, 11 de abril, decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a apresentação pública da alteração ao projeto de Requalificação do Espaço Urbano Público da Vila de

Sociedade

Pedrógão discute plano de auxílio às vítimas dos incêndios

A Câmara de Pedrógão Grande iniciou, hoje, uma reunião entre representantes de diversos organismos públicos ligados à saúde.

Última Hora

Politécnico e Fotoclube da Guarda promovem Jornadas de Fotografia

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e o Fotoclube da Guarda (FCG) promovem, no próximo dia 13 de outubro, as II Jornadas de Fotografia da Guarda.

Informação

Seia: Buscas no rio Mondego para encontrar pescador desaparecido

A GNR e os bombeiros de Seia estão a realizar buscas no rio Mondego à procura de um homem de 64 anos que está desaparecido desde as 23h51 de segunda-feira.

Última Hora

Colisão na Tocha provoca um morto e um ferido grave

Uma pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida na sequência de uma colisão entre duas viaturas registada hoje na freguesia da Tocha,…

Nacional

Presidente da República vai condecorar Aristides de Sousa Mendes com Grã-Cruz da Ordem da Liberdade

Marcelo Rebelo de Sousa anunciou em Nova Iorque que vai condecorar a título póstumo o cônsul português Aristides de Sousa Mendes com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.

Última Hora

Equipa de hóquei do Benfica desloca-se a Oliveira do Hospital para jogo solidário

A secção de hóquei patins do Futebol Clube de Oliveira do Hospital está a organizar um jogo, de carácter solidário, frente ao S.L. Benfica, a decorrer no próximo dia 20

Sociedade

Cadeira anfíbia chega à praia fluvial de Avô

A praia fluvial de Avô, no concelho de Oliveira do Hospital, vai passar a dispor de uma cadeira anfíbia. O novo equipamento vai estar disponível a partir de… 

Última Hora

Associação das Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal é formalmente constituída amanhã

Amanhã, dia 3 de Novembro, pelas 12h00, no Palácio da Justiça de Oliveira do Hospital, decorre cerimónia de constituição formal …

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital tem a “Cultura em Movimento”

O programa “Cultura em Movimento”, que visa a descentralização da oferta cultural do Município de Oliveira do Hospital, prossegue amanhã, dia 19 de maio, em Meruge.

Última Hora

Médicos do Centro acusam ministério de criar “uma selva” na contratação

O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, considerou hoje que o Ministério da Saúde está a criar “uma selva, sem regras e sem critérios”