“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 3 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 5.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos a entrevista ao novo Presidente da Associação de Estudantes do AEOH, recentemente eleita, André Lopes falou-nos do programa que esta AE se propõe cumprir durante o presente ano letivo e ainda das suas preocupações sobre a escola.

Já nas rubricas habituais, nas “Notícias do Nosso Mundo”, a Catarina Duarte destaca que o Melhor Jovem Agricultor Europeu de 2018 é português, trata-se de Manuel Grave, o promotor do amendoal superintensivo em Portel, Évora, e que criou um modelo muito inovador.

O Daniel Pereira passa em revista os acontecimentos desportivos, com destaque para o futebol e dá alguns conselhos para os praticantes de Boccia.

No âmbito da política, a Bárbara Coquim analisa a recente campanha para as eleições da Associação de Estudantes do AEOH. Considera que esta deve ter características diferentes, que devem servir pedagogicamente a formação dos jovens cidadãos para futuros atos eleitorais.

Associando as rubricas de “Política” e “Jovens Atentos”, a Bárbara refere que o Parlamento Europeu exorta os Estados-membros a proibirem os grupos neofascistas e neonazis, assim como qualquer fundação ou associação que exalte e glorifique o nazismo e o fascismo. A medida, recentemente tomada, visa fazer face à crescente normalização do fascismo, do racismo, da xenofobia e de outras formas de intolerância na União Europeia.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás, diz que o fim do uso de animais selvagens no circo, como macacos, leões e elefantes, foi a semana passada, aprovado no Parlamento, na especialidade, com o texto final a estabelecer uma moratória de seis anos.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues reporta que alterações climáticas, caca furtiva, poluição e destruição de habitats são o melting por que nos pode levar à sexta extinção em massa do Planeta, avisam vários investigadores da Dinamarca e da Suécia.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “O Livro de Feitiços de Deliverance Dane” da autoria de Katherine Howe, um romance cativante, que se passa entre o nosso tempo e um dos mais fascinantes e conturbados períodos da história da América.

Na rubrica “Personalidades”, a Daniela Lopes evoca a vida e o exemplo do saudoso Dr. Vasco de Campos, um médico humanista e empreendedor, patrono da biblioteca da escola sede do AEOH.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes sugere aos ouvintes a visita à XVI Feira do Porco e do Enchido, iniciativa que vai ter lugar em Meruge, Oliveira do Hospital, no próximo dia 11 de novembro.

O certame, organizado pela Junta de Freguesia de Meruge, com o apoio do Município, nasceu para evidenciar o papel dos “porqueiros” no desenvolvimento económico da Freguesia de Meruge e enaltecer a excelência dos enchidos amanhados por mãos artífices de mulheres.

A sugestão de séries do Gonçalo Branco é “Elite”.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é “BohemianRhapody”, um drama/biografia realizado por Bryan Singer, o filme conta a história da ascensão da banda Queen e do seu mítico vocalista Freddie Mercury, já está em exibição nos cinemas.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para a comemoração dos 25 anos das escolas Básica de Lagares da Beira e da Cordinha que integram o AEOH. Na Escola de Lagares a data comemorativa ocorrerá no próximo dia 9 de novembro e na Cordinha no dia 10 de Novembro, do cartaz fazem parte debates, exposições, música, tertúlias e convívio.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

image_pdfimage_print
Previous Mário Patrão campeão TT3 na Baja Portalegre 50
Next Calendário desportivo de fim-de-semana. Domingo há dérbi concelhio

Artigos Relacionados

Informação

Empresas: Auto Vanguarda no “topo” da reparação automóvel em Oliveira do Hospital

João Gouveia e Jorge Alves são os responsáveis pela Auto Vanguarda, uma oficina localizada na Zona Industrial de Oliveira do Hospital que procura estar no “topo” da reparação automóvel.

Destaque

Município oliveirense assinou Contrato do Fundo Ambiental com o objetivo de “mudar comportamentos”

O Município de Oliveira do Hospital assinou um Contrato do Fundo Ambiental, designado “Educação Ambiental + Sustentável”, a fim de promover uma nova cultura cívica territorial.

Última Hora

ACT realizou sessão de informação em Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital acolheu uma sessão de informação  da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) relacionada com…

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital participa nas Jornadas Europeias do Património

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital preparou algumas atividades para assinalar as Jornadas Europeias do Património, que se celebram nos dias 23, 24 e 25 de setembro.

Politica

João Brito toma posse no PSD de Oliveira do Hospital

Está marcada para amanhã, dia 25 de junho, pelas 17h00, a tomada de posse na nova Comissão Política de Secção do PSD de Oliveira do Hospital liderada por João Brito.

Última Hora

Vinhos do Centro de Portugal promovem-se em encontro que junta 450 especialistas mundiais

Turismo Centro de Portugal participa no “Wine Summit” Must – Fermenting Ideas, de 20 a 22 de junho. A iniciativa atrai ao Centro de Congressos do Estoril cerca de 450

Informação

Desporto de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) , a competir no Campeonato de Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra, vai defrontar o Febres Futebol Clube,…

Nacional

Greve de três dias na distribuição começa hoje nos armazéns e logística

Os trabalhadores dos armazéns dos super e hipermercados iniciam hoje uma greve a que se juntará o pessoal das lojas no sábado e no domingo, …

Região

Circulação suspensa na Linha da Beira Alta devido ao mau tempo

A circulação de comboios na Linha da Beira Alta, entre Santa Comba Dão e Carregal do Sal, no distrito de Viseu, está suspensa devido às condições atmosféricas.

Desporto

Mundial 2018: Portugal joga hoje frente a Marrocos

O jogo entre Portugal e Marrocos é o primeiro dos três jogos que se vão realizar esta quarta-feira. A partida tem início às 13h00, hora portuguesa, e é a contar

Última Hora

Tribunal absolveu antiga presidente da Câmara de Nelas

O Tribunal de Nelas absolveu hoje a ex-presidente da Câmara de Nelas, Isaura Pedro, num processo relacionado com a instalação de um posto de combustível, …

Nacional

GNR vai estar na estrada com ‘Natal Tranquilo’

A GNR vai colocar na estrada a operação “Natal Tranquilo” intensificando, entre sexta e segunda-feira, o patrulhamento rodoviário em todo o território nacional para as vias com maior tráfego nesta

Sociedade

Diocese de Coimbra envia processo de canonização de Lúcia para o papa

O inquérito diocesano do processo de canonização de Lúcia de Jesus, um dos pastorinhos de Fátima, com mais de 15 mil páginas de “provas e testemunhos”, foi ontem …

Região

Centro de Portugal recebeu visita da Ministra do Turismo da Jordânia

O Centro de Portugal recebeu hoje a visita da Ministra do Turismo e das Antiguidades do Reino Hachemita da Jordânia. Lina Mazhar Ennab pernoitou em Fátima…

Última Hora

Incendio destruiu parte do teto de habitação de bombeiro em Lagares da Beira

O teto de uma habitação em Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital ficou, ontem, parcialmente destruído por um incêndio que terá sido provocado pela chaminé de um

Última Hora

87 acidentes e 575 infrações na última semana no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra da GNR registou, na semana de 12 a 18 de dezembro, 87 acidentes nas estradas do distrito de Coimbra e 575 infrações.

Última Hora

Seia promove ocupação de tempos livres para crianças e jovens em julho

As férias de verão estão a chegar e, com ele, está de regresso o programa de ocupação de tempos livres “Julho em Férias” em Seia.

Educação

Sindicato de Todos os Professores preocupado com presença de amianto no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

O Sindicato de Todos os Professores (STOP) iniciou, esta manhã, uma campanha de defesa pela escola pública. No arranque, no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, a atenção recaiu

Informação

Grupo Céus Limpos organiza palestra com terapeuta Benjamim Levy

O Grupo Céus Limpos vai realizar, no próximo sábado, dia 3 de fevereiro, pelas 14h30, na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, uma palestra conduzida pelo terapeuta Benjamim Levy, intitulada

Última Hora

“Queijaria dos Lameiras” continua a apostar na certificação do Queijo Serra da Estrela

A Queijaria do Lameiras, em Vila Franca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital é um nome de referência no que à produção do Queijo Serra da Estrela DOP

Informação

Câmara de Pedrógão Grande estima prejuízos de 250 milhões de euros

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, estimou hoje em 250 milhões de euros os prejuízos no concelho decorrentes do incêndio que vitimou 64 pessoas e que provocou

Destaque

mOHve-te no Verão 2018 contou com mais de mil participantes

O programa mOHve-te no Verão 2018 encerra hoje, pelas 21h00, no Largo Ribeiro do Amaral, com a dinamização das atividades praticados nos últimos dois meses.

Região

Direção Regional de Cultura do Centro participa na Bienal Ibérica do Património Cultural

A Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC) participa na Bienal Ibérica de Património Cultural – AR&PA. A iniciativa decorre de 13 a 15 de outubro, no centro histórico da

Última Hora

PJ deteve três suspeitos de tráfico de estupefacientes em Seia

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de duas mulheres e de um homem, suspeitos de se dedicarem, em “conjugação de esforços”, ao tráfico de estupefacientes, na zona de