“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 3 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 5.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos a entrevista ao novo Presidente da Associação de Estudantes do AEOH, recentemente eleita, André Lopes falou-nos do programa que esta AE se propõe cumprir durante o presente ano letivo e ainda das suas preocupações sobre a escola.

Já nas rubricas habituais, nas “Notícias do Nosso Mundo”, a Catarina Duarte destaca que o Melhor Jovem Agricultor Europeu de 2018 é português, trata-se de Manuel Grave, o promotor do amendoal superintensivo em Portel, Évora, e que criou um modelo muito inovador.

O Daniel Pereira passa em revista os acontecimentos desportivos, com destaque para o futebol e dá alguns conselhos para os praticantes de Boccia.

No âmbito da política, a Bárbara Coquim analisa a recente campanha para as eleições da Associação de Estudantes do AEOH. Considera que esta deve ter características diferentes, que devem servir pedagogicamente a formação dos jovens cidadãos para futuros atos eleitorais.

Associando as rubricas de “Política” e “Jovens Atentos”, a Bárbara refere que o Parlamento Europeu exorta os Estados-membros a proibirem os grupos neofascistas e neonazis, assim como qualquer fundação ou associação que exalte e glorifique o nazismo e o fascismo. A medida, recentemente tomada, visa fazer face à crescente normalização do fascismo, do racismo, da xenofobia e de outras formas de intolerância na União Europeia.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás, diz que o fim do uso de animais selvagens no circo, como macacos, leões e elefantes, foi a semana passada, aprovado no Parlamento, na especialidade, com o texto final a estabelecer uma moratória de seis anos.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues reporta que alterações climáticas, caca furtiva, poluição e destruição de habitats são o melting por que nos pode levar à sexta extinção em massa do Planeta, avisam vários investigadores da Dinamarca e da Suécia.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “O Livro de Feitiços de Deliverance Dane” da autoria de Katherine Howe, um romance cativante, que se passa entre o nosso tempo e um dos mais fascinantes e conturbados períodos da história da América.

Na rubrica “Personalidades”, a Daniela Lopes evoca a vida e o exemplo do saudoso Dr. Vasco de Campos, um médico humanista e empreendedor, patrono da biblioteca da escola sede do AEOH.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes sugere aos ouvintes a visita à XVI Feira do Porco e do Enchido, iniciativa que vai ter lugar em Meruge, Oliveira do Hospital, no próximo dia 11 de novembro.

O certame, organizado pela Junta de Freguesia de Meruge, com o apoio do Município, nasceu para evidenciar o papel dos “porqueiros” no desenvolvimento económico da Freguesia de Meruge e enaltecer a excelência dos enchidos amanhados por mãos artífices de mulheres.

A sugestão de séries do Gonçalo Branco é “Elite”.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é “BohemianRhapody”, um drama/biografia realizado por Bryan Singer, o filme conta a história da ascensão da banda Queen e do seu mítico vocalista Freddie Mercury, já está em exibição nos cinemas.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para a comemoração dos 25 anos das escolas Básica de Lagares da Beira e da Cordinha que integram o AEOH. Na Escola de Lagares a data comemorativa ocorrerá no próximo dia 9 de novembro e na Cordinha no dia 10 de Novembro, do cartaz fazem parte debates, exposições, música, tertúlias e convívio.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Previous Mário Patrão campeão TT3 na Baja Portalegre 50
Next Calendário desportivo de fim-de-semana. Domingo há dérbi concelhio

Artigos Relacionados

Região

Turismo em Seia cresce “exponencialmente”

Continua a crescer de forma exponencial o número de turistas que visitam o Concelho de Seia, de acordo com as estatísticas da atividade turística publicadas pelo INE, …

Desporto

FCOH luta até ao fim pela manutenção. Nogueirense defronta o líder

Domingo joga-se a última jornada do campeonato de Portugal Prio, Série E. O FCOH  luta pela manutenção na receção ao Pampilhosa. O Nogueirense defronta o Operário Lagoa. No penúltimo lugar

Última Hora

Operação “Natal Tranquilo” da GNR arranca esta sexta-feira

A operação “Natal Tranquilo” da GNR arranca esta sexta-feira com o patrulhamento rodoviário, em todo o país, das vias com maior tráfego neste período do ano.

Desporto

Bruno Magalhães preparado para o Rali da República Checa

A dupla vice-campeã europeia de ralis, Bruno e Hugo Magalhães, enfrenta no próximo fim-de-semana, de 24 a 26 de agosto, a sexta prova do Campeonato da Europa de Ralis,…

Sociedade

Oliveira do Hospital é beneficiário do programa CLDS 4G

O Município de Oliveira do Hospital acaba de ser contemplado pelo Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS-4G) tendo-lhe sido atribuído um financiamento no montante de 540 mil euros.

Última Hora

Vila Real, Bragança e Guarda sob aviso laranja devido à queda de neve

Os distritos de Vila Real, Bragança e Guarda estão hoje sob aviso laranja devido à queda de neve, encontrando-se o resto do país a amarelo devido ao vento forte, chuva

Região

Aviso amarelo para todos os distritos do país devido ao frio

Todos os distritos de Portugal continental estão sob ‘Aviso Amarelo’, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, por causa do tempo frio.

Informação

Oliveira do Hospital prestou homenagem às vítimas

O Município de Oliveira do Hospital prestou homenagem às vítimas mortais dos incêndios do dia 15 de Outubro… 

Última Hora

Proteção Civil regista mais de 50 ocorrências em vários distritos devido ao mau tempo

Mais de 50 ocorrências relacionadas com quedas de árvore e estruturas, movimento de massas e inundações foram registadas em vários distritos do continente pela Proteção Civil entre as 00h04 e

Politica

Oliveira do Hospital quer integrar Zonas de Montanha e evitar penalização dos agricultores

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou uma moção de apelo ao Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural para que integre o concelho e as suas freguesias nas

Região

CCDRC premiou 82 “empresas gazela”

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) premiou, na passada sexta-feira, na 4ª Gala das Empresas Gazela 2017, em Viseu, 82 “empresas gazela”,…

Última Hora

Compra de eucaliptos passa a exigir autorização. Coimas pela plantação ilegal chegam até 44 mil euros

A compra de plantas de eucalipto vai passar a exigir uma autorização prévia e os proprietários de plantações ilegais vão ser multados com coimas entre os 3 700 euros e