“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 27 de outubro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 4.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.

Dele destacamos nas “Notícias do Nosso Mundo”, apresentadas pela Catarina Duarte, a posição altruísta de Portugal na questão dos refugiados, o nosso país vai receber, em novembro, cerca de 150 refugiados que estão no Egito, o primeiro grupo de mais de mil pessoas que vão ser reinstaladas em Portugal até 2019.

O Daniel Pereira passa em revista os acontecimentos desportivos, com destaque para os resultados da Taça de Portugal e para o campeonato de Boccia.

No âmbito da política nacional, a Bárbara Coquim analisa a remodelação governamental que surpreendeu todos.

Em “Jovens Atentos”, salienta que vários cientistas alertam para o facto das crianças, que passam mais de duas horas por dia em frente a um ecrã, terem menor capacidade de aprendizagem que outras que limitam essa exposição.

Em “Nós e os Animais”, a Liliana Silva diz que só através da educação é que conseguiremos trabalhar a relação entre a sociedade e os animais. Importa educar as novas gerações para respeitarem os animais de estimação, só assim o flagelo do abandono e dos maus tratos reduzirão.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues reporta que a associação ambientalista Quercus se congratula pelo facto do Governo ter proibido, recentemente,  o uso de garrafas, sacos e louça de plástico na administração pública.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “Ensina-me a voar sobre os telhados” de João Tordo, um livro excelente, com uma escrita fabulosa, onde a criatividade e a construção literária se unem com a utilização do vocabulário e das frases de uma forma encantatória, onde o leitor se deixa embalar e levar como se de uma ladainha maravilhosa se tratasse.

Na rubrica “Personalidades”, a Daniela Lopes evoca César Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, entre 1989-93, e um reputado historiador.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes sugere aos ouvintes a visita à Festa da Castanha, na Lapa dos Dinheiros, no vizinho concelho de Seia, no dia 4 de novembro.

A sugestão de séries do Gonçalo Branco é “The Fosters”.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é Pedro e Inês”, inspirado na lenda de Pedro e Inês e adaptado a partir do romance “A Trança de Inês” de Rosa Lobato de Faria, o filme narra esta inigualável história de paixão ao longo de três épocas, e já está em exibição nos cinemas.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Previous Antevisões ao desporto de fim-de-semana
Next “Educar para Prevenir” alerta para importância de recuperar caminhos e taludes em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Última Hora

Boccia Senior põe idosos de Oliveira do Hospital “a mexer” (com audio)

As IPSS do concelho de Oliveira do Hospital receberam, ontem, um KIT de Boccia Senior para incentivar a prática do desporto junto dos seus utentes. A iniciativa partiu do Município que

Informação

Defesa da coesão do território juntou Turismo do Centro e Secretaria de Estado da Valorização do Interior

O Turismo Centro de Portugal e a nova Secretaria de Estado da Valorização do Interior reuniram-se em Castelo Branco, na passada segunda-feira, num encontro “muito produtivo e em que ficou

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital organiza 3ª edição da Gala do Desporto

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) realiza no próximo sábado, dia 14 de janeiro, a partir das 21h00, na Casa da Cultura César Oliveira, a terceira edição da

Região

Homem apanhado a filmar partes íntimas de mulher em Coimbra

Um homem de 51 anos foi detido, em Coimbra, por ter sido apanhado a filmar uma mulher sem o seu consentimento.

Última Hora

Jorge Ramos apresentou “Volto Já…” entre família e amigos

Jorge Ramos apresentou, ontem à noite, o seu quinto livro, intitulado “Volto Já…” que é resultado de “dois anos e meio de escrita” e, através do qual, pergunta “à vida

Cultura

Coral de Sant’Ana com percurso de “sucesso”

É já no próximo sábado, 2 de julho, que o Coral de Sant’Ana comemora o 36º aniversário. Fundado em 1980, o Coral tem associado um percurso de sucesso, procurando atrair

Região

GNR deteve três homens e uma mulher por tráfico, passagem de moeda falsa e posse de arma proibida na Expofacic

O Comando Territorial de Coimbra, através do Destacamento Territorial de Cantanhede, deteve ontem, dia 1 de agosto, três homens e uma mulher, …

Informação

Iate naufraga na Figueira da Foz, tripulantes sem ferimentos

Um iate naufragou hoje ao largo da Figueira da Foz, em frente à praia da Leirosa, sul do rio Mondego, sem causar mortes ou feridos, disse à agência Lusa ….

Região

Autarca de Tábua acredita que FACIT “tem todas as condições para dar certo”

Arranca hoje, pelas 18h00, em Tábua, a 9ª FACIT – Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Tábua organizada pela Câmara Municipal de Tábua. Até domingo o certame serve de mostra às

Politica

Rui Rio desloca-se esta sexta-feira a Oliveira do Hospital

O Presidente da Comissão Política Concelhia Nacional do PSD, Rui Rio, desloca-se esta sexta-feira ao concelho de Oliveira do Hospital.

Informação

Marcelo vai passar Natal e Ano Novo com vítimas dos incêndios

O Presidente da República confirmou ontem que passará o Natal e o Ano Novo com as vítimas dos incêndios.

Informação

Incêndio em camião obriga ao corte da A25 na zona de Mangualde

Um incêndio num veículo pesado obrigou hoje a que a A25 fosse cortada ao trânsito automóvel nos dois sentidos, no concelho de Mangualde, informou fonte do Comando Distrital de Operações