“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

image_pdfimage_print

Este sábado, dia 27 de outubro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 4.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.

Dele destacamos nas “Notícias do Nosso Mundo”, apresentadas pela Catarina Duarte, a posição altruísta de Portugal na questão dos refugiados, o nosso país vai receber, em novembro, cerca de 150 refugiados que estão no Egito, o primeiro grupo de mais de mil pessoas que vão ser reinstaladas em Portugal até 2019.

O Daniel Pereira passa em revista os acontecimentos desportivos, com destaque para os resultados da Taça de Portugal e para o campeonato de Boccia.

No âmbito da política nacional, a Bárbara Coquim analisa a remodelação governamental que surpreendeu todos.

Em “Jovens Atentos”, salienta que vários cientistas alertam para o facto das crianças, que passam mais de duas horas por dia em frente a um ecrã, terem menor capacidade de aprendizagem que outras que limitam essa exposição.

Em “Nós e os Animais”, a Liliana Silva diz que só através da educação é que conseguiremos trabalhar a relação entre a sociedade e os animais. Importa educar as novas gerações para respeitarem os animais de estimação, só assim o flagelo do abandono e dos maus tratos reduzirão.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues reporta que a associação ambientalista Quercus se congratula pelo facto do Governo ter proibido, recentemente,  o uso de garrafas, sacos e louça de plástico na administração pública.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “Ensina-me a voar sobre os telhados” de João Tordo, um livro excelente, com uma escrita fabulosa, onde a criatividade e a construção literária se unem com a utilização do vocabulário e das frases de uma forma encantatória, onde o leitor se deixa embalar e levar como se de uma ladainha maravilhosa se tratasse.

Na rubrica “Personalidades”, a Daniela Lopes evoca César Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, entre 1989-93, e um reputado historiador.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes sugere aos ouvintes a visita à Festa da Castanha, na Lapa dos Dinheiros, no vizinho concelho de Seia, no dia 4 de novembro.

A sugestão de séries do Gonçalo Branco é “The Fosters”.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é Pedro e Inês”, inspirado na lenda de Pedro e Inês e adaptado a partir do romance “A Trança de Inês” de Rosa Lobato de Faria, o filme narra esta inigualável história de paixão ao longo de três épocas, e já está em exibição nos cinemas.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Previous Antevisões ao desporto de fim-de-semana
Next “Educar para Prevenir” alerta para importância de recuperar caminhos e taludes em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Sociedade

Grupo IG aposta em hotel na zona histórica de Oliveira do Hospital

O Grupo IG, de quem são responsáveis os irmãos Rui e Carlos Gonçalves, vai abrir um novo hotel em Oliveira do Hospital, mais concretamente na zona histórica da cidade.

Região

Homem de 38 anos morre em despiste de mota na Lousã

Um homem de 38 anos morreu na terça-feira à noite na sequência do despiste da motorizada que conduzia, em Gândaras, concelho da Lousã, distrito de Coimbra.

Informação

A reflorestação de Pedrógão Grande ainda está por arrancar

Seis meses após os grandes incêndios, os sinais de reflorestação na zona de Pedrógão Grande são quase inexistentes. Há proprietários que querem …

Região

CISE promove percurso pedestre na “Aldeia Natal”

O CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela associa-se uma vez mais ao evento “Cabeça, Aldeia Natal” promovendo, no dia 27 de dezembro, um percurso interpretativo pela Rota

Destaque

Associação quer autarca de Oliveira do Hospital a gerir “Fundo de Revita” para concelhos afetados pela tragédia de outubro

O presidente da Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP) desafiou o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital a gerir o “Fundo Revita”,… … 

Última Hora

Estradas na Serra da Estrela cortadas devido à queda de neve

Algumas das estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela foram hoje cortadas devido à queda de neve e às condições climatéricas adversas.

Região

Personalidades e alunos distinguidos nas comemorações do Feriado Municipal de Seia

A Câmara Municipal de Seia distinguiu ontem, no Feriado Municipal, alunos e pessoas e entidades que se notabilizaram…

Informação

Figueira da Foz: Duas detenções por posse ilegal de arma

O Comando Territorial de Coimbra, através do Destacamento Territorial Montemor-o-Velho, deu cumprimento, ontem,  dia 26 de setembro, a oito mandados de buscas domiciliárias no concelho da Figueira da Foz, na

Região

A Rádio Boa Nova ficou hoje mais pobre. Faleceu o Professor Ramos Mendes

A Rádio Boa Nova ficou hoje mais pobre. Faleceu o Professor Ramos Mendes

Última Hora

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 11 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 24.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

José Carlos Mendes afasta cenário de candidatura à Câmara de Oliveira do Hospital

O ex candidato independente à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital negou, em declarações à Rádio Boa Nova, qualquer intenção de voltar a ser candidato, mas pela bandeira do PSD.

Informação

José Carlos Alexandrino: “O concelho deve muito a estes empresários pela sua resiliência” (com vídeo)

No dia em que se assinala um ano após o grande incêndio, que devastou o concelho de Oliveira do Hospital, é hora de fazer um balanço do que foi feito