“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 27 de outubro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 4.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.

Dele destacamos nas “Notícias do Nosso Mundo”, apresentadas pela Catarina Duarte, a posição altruísta de Portugal na questão dos refugiados, o nosso país vai receber, em novembro, cerca de 150 refugiados que estão no Egito, o primeiro grupo de mais de mil pessoas que vão ser reinstaladas em Portugal até 2019.

O Daniel Pereira passa em revista os acontecimentos desportivos, com destaque para os resultados da Taça de Portugal e para o campeonato de Boccia.

No âmbito da política nacional, a Bárbara Coquim analisa a remodelação governamental que surpreendeu todos.

Em “Jovens Atentos”, salienta que vários cientistas alertam para o facto das crianças, que passam mais de duas horas por dia em frente a um ecrã, terem menor capacidade de aprendizagem que outras que limitam essa exposição.

Em “Nós e os Animais”, a Liliana Silva diz que só através da educação é que conseguiremos trabalhar a relação entre a sociedade e os animais. Importa educar as novas gerações para respeitarem os animais de estimação, só assim o flagelo do abandono e dos maus tratos reduzirão.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues reporta que a associação ambientalista Quercus se congratula pelo facto do Governo ter proibido, recentemente,  o uso de garrafas, sacos e louça de plástico na administração pública.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “Ensina-me a voar sobre os telhados” de João Tordo, um livro excelente, com uma escrita fabulosa, onde a criatividade e a construção literária se unem com a utilização do vocabulário e das frases de uma forma encantatória, onde o leitor se deixa embalar e levar como se de uma ladainha maravilhosa se tratasse.

Na rubrica “Personalidades”, a Daniela Lopes evoca César Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, entre 1989-93, e um reputado historiador.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes sugere aos ouvintes a visita à Festa da Castanha, na Lapa dos Dinheiros, no vizinho concelho de Seia, no dia 4 de novembro.

A sugestão de séries do Gonçalo Branco é “The Fosters”.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é Pedro e Inês”, inspirado na lenda de Pedro e Inês e adaptado a partir do romance “A Trança de Inês” de Rosa Lobato de Faria, o filme narra esta inigualável história de paixão ao longo de três épocas, e já está em exibição nos cinemas.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

image_pdfimage_print
Previous Antevisões ao desporto de fim-de-semana
Next “Educar para Prevenir” alerta para importância de recuperar caminhos e taludes em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Última Hora

Incêndios: MAAVIM continua a lutar pelos apoios prometidos

Após 10 meses dos grandes incêndios de 15 de outubro, o Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM),…

Informação

Viseu: PSP deteve homem suspeito de assaltos a residências

A PSP de Viseu anunciou hoje a detenção de um homem de 60 anos por ser suspeito da prática de vários assaltos a residências e a estabelecimentos de restauração.

Programas

Rádio Boa Nova esteve em simultâneo com a Antena 3

A Rádio Boa Nova esteve hoje em simultâneo com a Antena 3. Liliana Lopes e Zé Manel Conde conversaram com Ana Galvão e Joana Marques, no programa “As Donas de

Informação

Bibliotecas do concelho promovem diversas atividades durante o mês de Maio

No próximo dia 18 de maio, pelas 21h00, vai ser apresentado um projeto pioneiro, na Biblioteca e Ludoteca de Lagares da Beiras, designado “Cozinhar Leituras – O Sabor do Livro”

Última Hora

Tondela consegue a chave certa para manutenção na Primeira Liga.

Não era só a vitória frente à Académica por 2-0, o suficiente para a manutenção. Mas da Madeira veio o resultado que ajudaria a que isso fosse possível. O União

Região

Jovem detido em Seia por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial da Guarda, através do Posto Territorial de Seia, no dia 19 de maio, deteve um homem de 21 anos, por tráfico de estupefacientes, em Seia.

Região

Rosa Reis Marques assume presidência da Administração Regional de Saúde do Centro

A administradora hospitalar Rosa Reis Marques foi nomeada presidente do conselho diretivo da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) pelo ministro da Saúde, de acordo com o despacho publicado

Região

Produtor com mais ovelhas perdeu metade do efetivo e receia não ter condições para continuar a produzir Queijo Serra da Estrela

Paulo Rogério, proprietário da queijaria artesanal com o seu nome, foi fortemente afetado pelo incêndio de 15 de outubro, …

Última Hora

FCOH ainda acredita na manutenção, após vitória por 2-1 frente ao Sp.Ideal

O FCOH venceu hoje o Sp. Ideal por 2-1 e Nogueirense perdeu em Coimbra por 2-0. Na jornada 12 do Campeonato de Portugal Prio, o FCOH conseguiu uma vitória em

Informação

DGS alerta para tempo quente e deixa conselhos para se proteger

A Direção-Geral da Saúde (DGS) alerta para a previsão de temperaturas elevadas nos próximos dias e recorda que o calor pode ter efeitos negativos na saúde e que a população

Informação

Pulseira eletrónica para suspeito de violência doméstica na Guarda

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vitimas Específicas deteve um homem, de 68 anos, suspeito de violência doméstica, no concelho da Guarda.

Informação

Hóquei Patins: FCOH inicia campeonato com vitória

A equipa de hóquei patins do Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) estreou-se no Campeonato Nacional da 3ª Divisão da Zona Norte B…

Região

Papa envia mensagem de solidariedade às vítimas dos fogos

O Papa Francisco enviou hoje uma mensagem de solidariedade às vítimas dos incêndios que atingiram Portugal, …

Região

Bombeiros de Viseu em risco de pararem socorro por falta de dinheiro

O presidente dos Bombeiros Voluntários de Viseu disse hoje que se não tiverem dinheiro “para comprar gasóleo ou pagar salários, o socorro está em causa” e acusou o Estado de

Desporto

Atletas do CCPOH em estágio da Associação de Ténis de Mesa de Coimbra

Quatro atletas dos escalões de formação de ténis de mesa do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) estiveram presentes, na passada quarta-feira,…

Destaque

Call Center abre no dia 3 de outubro e cria mais de 200 postos de trabalho em Oliveira do Hospital

O novo Call Center da Altice vai ser instalado em Oliveira do Hospital. A abertura da nova unidade da Multinacional francesa está marcada para o dia 3 de outubro.

Região

Viatura fica sem travões e atropela várias pessoas em funeral

Pelo menos 12 pessoas foram atropeladas esta terça-feira, no concelho de Miranda do Corvo, quando participavam num funeral. A condutora, irmã do falecido, também ficou ferida.

Região

Autarcas e governo aplaudem projeto de infraestruturação em fibra ótica da Altice no Maciço Central da Serra da Estrela

O projeto de infraestruturação em fibra ótica, pela Altice Portugal, em seis concelhos do Maciço Central da Serra da Estrela (Seia, Covilhã, Manteigas, Gouveia, Fundão e Oliveira do Hospital) …

Informação

 CIM da Região de Coimbra lança catálogo de apoio a visitas de estudo

A CIM Região de Coimbra acaba de editar, sob o título “Descobre a tua Região! – Catálogo de Pontos de Interesse da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra”, uma publicação…

Informação

RELVAPARQUE vence 2ª edição do Orçamento Participativo Escolar

O projeto RELVAPARQUE – RECR(E)IAR ESPAÇOS LÚDICOS, apresentado por professores e alunos do Centro Escolar de Seia, e que prevê reabilitar o espaço de recreio da escola,…

Sociedade

Oliveira do Hospital vai ter consultório de saúde oral no SNS

Três concelhos da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) integram o grupo pioneiro do projeto dos médicos dentistas nos cuidados de saúde primários. Oliveira do Hospital faz parte do grupo e

Última Hora

Coimbra aprova orçamento de 94 milhões de euros

  A Assembleia Municipal de Coimbra aprovou ontem, por maioria, o orçamento da Câmara para 2017, no valor de 94,6 milhões de euros, …

Informação

Maratona Clube Vila Chã participou no Grande Prémio de Atletismo em Carregal do Sal

O Maratona Clube Vila Chã participou, no passado dia 8 de julho, no XXII Grande Prémio de Atletismo Três Santos Populares, em Carregal do Sal, em que se fez representar

Destaque

Oliveira do Hospital mostra “cartão vermelho” à violência doméstica

O Município de Oliveira do Hospital inaugurou, ontem, nos Paços do Concelho, a exposição “Mostra o Cartão Vermelho à Violência Doméstica,…