“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 20 de outubro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 3.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos nas “Notícias do Nosso Mundo”, apresentadas pela Catarina Duarte, o caso estranho de um relatório europeu que recomenda a Portugal “repensar o ensino da história e, em particular, a história das ex-colónias” e defende que o “contributo dos afrodescendentes, assim como dos ciganos, para a sociedade portuguesa deve ser tratado” nos manuais escolares. Não houve jornal, rádio ou televisão que prontamente não desse conta desse enviesamento dos manuais de História. Lendo por esses jornais fora os excertos do dito relatório europeu quase se era levado a acreditar que os manuais escolares portugueses omitiam o papel de Portugal no tráfico de escravos. Afinal, custa a acreditar mas é mesmo assim: a fazer fé na revista Sábado a ECRI não consultou manual algum. A História que é ensinada nas escolas é imparcial, ensina todas as perspetivas.

O Daniel Pereira passa em revista os acontecimentos desportivos, com destaque para os resultados da Liga das Nações.

No âmbito da política, a Bárbara Coquim analisa os resultados da primeira volta das presidenciais no Brasil. A escalada da extrema-direita, cem anos depois, mereceu análise em estúdio.

Em “Jovens Atentos”, aborda o tema da educação, Portugal tem de investir nesta área, em que permanece estatisticamente na cauda da União Europeia.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás reporta que o PAN apresentou um projeto de lei na Assembleia da República com alterações ao Código Penal de forma a permitir punir os maus-tratos psicológicos a animais e o confinamento excessivo de animais.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues faz o balanço, um ano depois, do pior dia de sempre, 15 de Outubro de 2017. Já se reconstruiu alguma coisa, mas há ainda muito por fazer, preocupa-nos, sobretudo, a floresta, a desordenação desta, a madeira queimada que ainda está por cortar e a proliferação desmedida do eucalipto.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “Vendidas” de Zana Muhsen, um livro excepcional sobre uma das práticas mais aberrantes do mundo contemporâneo.

Na rubrica “Personalidades”, a Daniela Lopes evoca António Monteiro, um exemplo de beirão empreendedor e ilustre em Oliveira do Hospital, durante a segunda metade do século XX.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes sugere aos ouvintes a visita à aldeia do Sabugueiro, concelho de Seia, na Noite das Caçoilas, no dia 3 de novembro, uma tradição que nos põe com água na boca.

A sugestão de séries do Gonçalo Branco é “Atypical”.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é Johnny English Volta a Atacar”, uma comédia, realizada por David kerr, em exibição nos cinemas.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

image_pdfimage_print
Previous Parlamento recomenda arrancar eucaliptos nascidos após incêndios de 2017
Next Conheça o calendário desportivo de fim-de-semana

Artigos Relacionados

Informação

PJ deteve homem que tentou matar companheira em Tábua

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, com a colaboração da G.N.R. de Tábua, identificou e deteve um homem, …

Destaque

Lojistas e clientes premiados em Oliveira do Hospital

Já são conhecidas as lojas e os clientes premiados no âmbito do concurso de montras e sorteio de Natal, promovidos pelo Município de Oliveira do Hospital e a ADI por

Informação

Filme Promocional do Centro de Portugal ganhou mais um prémio internacional

Um filme promocional do Turismo Centro de Portugal juntou mais um prestigiante prémio internacional à sua coleção. Poucas semanas depois de ter recebido um “Silver Screen”….

Informação

GNR recuperou cinco aves em Tábua

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial de Lousã, apreendeu ontem, dia 28 de março, em Espariz – Tábua, cinco aves que se

Última Hora

Incêndios: 83% dos formulários para reconstrução entregues a tempo

O Governo anunciou que foram identificadas 1.707 habitações danificadas pelos incêndios de outubro na região centro e recolhidos 1.416 formulários para reconstrução apoiada, o que representa 83% do recenseamento inicial.

Educação

Expoempresas, Artes e Ofícios foi um êxito em Condeixa-a-Nova

Mais de 550 alunos participaram, no sábado, na Expo | Empresas, Artes e Ofícios, na Praça da República, em Condeixa-a-Nova, numa iniciativa da CIM Região de Coimbra, com o apoio

Região

Proteção Civil divulga lista com nomes das vítimas dos incêndios

A Proteção Civil divulgou, ontem, a lista com os nomes das 45 vítimas que perderam a vida nos incêndios rurais de 15 e 16 de outubro. No documento, as autoridades

Informação

Rede Social concelhia promove formação para técnicos das IPSS

Três dezenas de técnicos e diretores das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de todo o concelho de Oliveira do Hospital estão a participar numa ação de formação…

Informação

Empresas: Gate D 3 é o novo espaço de moda em Oliveira do Hospital

Em Oliveira do Hospital existe um novo espaço com as últimas tendências de moda feminina e masculina. Gate D3 – Fashion Store está na cidade, na Rua Dr. Antunes Varela.

Sociedade

Oliveira do Hospital hasteou bandeiras ECOXXI e Familiarmente Responsável

O Município de Oliveira do Hospital hasteou hoje as bandeiras ECO XXI e Município Familiarmente Responsável numa “cerimónia simples, mas com significado muito especial”.

Informação

PSD quer maior captação de investimento em Oliveira do Hospital

Rafael Costa, líder grupo municipal do PSD na Assembleia de Oliveira do Hospital propôs ao executivo o lançamento do projeto “Academia de Código” que “consiste em formações com uma taxa

Última Hora

Circulação suspensa na Linha da Beira Alta devido ao mau tempo

A circulação de comboios na Linha da Beira Alta, entre Santa Comba Dão e Carregal do Sal, no distrito de Viseu, está suspensa devido às condições atmosféricas.

Cultura

Festas do Concelho animam Seia durante 5 dias

HMB, Rita Guerra, ATOA, Cuca Roseta e Diogo Piçarra são os principais atrativos do vasto programa musical da 5ª edição das Festas do Concelho, que dão vida ao centro histórico

Destaque

Alunos da ESTGOH vão ter transporte grátis no próximo ano

O Município de Oliveira do Hospital alargou a isenção no pagamento de transportes aos alunos do ensino superior que frequentem a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do

Última Hora

Fundo Revita analisa hoje processos da reconstrução de casas em Pedrógão

A Comissão Técnica do Revita (órgão gestor dos fundos de apoio à reconstrução das casas afetadas pelo grande incêndio de junho de 2017) vai reunir-se esta sexta-feira, às 14:30, nas

Região

Falta de camas no hospital de Viseu pode levar a cancelar cirurgias

O Centro Hospitalar Tondela Viseu alertou, hoje, que as cirurgias de rotina poderão ser canceladas durante o plano de contingência que ficará em vigor…

Última Hora

Prisão preventiva para suspeito de atear fogo florestal em Santa Comba Dão

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, com a colaboração do Núcleo de Proteção da Natureza da GNR de Santa Comba Dão, deteve um homem,…

Última Hora

Especialistas debatem “Respostas Emocionais a Situações de Catástrofe” em Oliveira do Hospital

Na próxima segunda-feira, dia 26 de fevereiro, Oliveira do Hospital acolhe a realização do workshop “Respostas Emocionais a Situações de Catástrofe”.

Sociedade

CIM investe um milhão de Euros para afirmar região de Coimbra como destino turístico

A Comunidade Intermunicipal da Região (CIM) de Coimbra vai avançar com um plano de afirmação turística da região. A medida foi anunciada ontem,…

Região

Penacova: Coro Vox Et Communio “apadrinha” árvores no Parque Verde

No passado dia 8 de dezembro, os jovens, o maestro e os dirigentes do Coro Vox Et Communio, conscientes da necessidade de melhorar e preservar os espaços verdes do concelho

Região

15 detenções, 677 infrações e 74 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 10 a 16 de julho, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Região

Mulher com cerca de 70 anos atropelada mortalmente em Montemor-o-Velho

Uma mulher de cerca de 70 anos morreu hoje atropelada por um veículo ligeiro em Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra, disse fonte da GNR.

Informação

Oliveira do Hospital afirma Marchas Populares como “uma das maiores iniciativas da região”

As Marchas Populares de Oliveira do Hospital, “uma das maiores iniciativas da região”, é motivo de “orgulho” para o Município oliveirense.

Informação

Presidente da Liga dos Bombeiros fala em “onda terrorista” organizada

O presidente da Liga dos Bombeiros Jaime Marta Soares considerou hoje que há uma “onda terrorista devidamente organizada” que provoca incêndios florestais,…