“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

image_pdfimage_print

Este sábado, dia 20 de outubro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 3.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos nas “Notícias do Nosso Mundo”, apresentadas pela Catarina Duarte, o caso estranho de um relatório europeu que recomenda a Portugal “repensar o ensino da história e, em particular, a história das ex-colónias” e defende que o “contributo dos afrodescendentes, assim como dos ciganos, para a sociedade portuguesa deve ser tratado” nos manuais escolares. Não houve jornal, rádio ou televisão que prontamente não desse conta desse enviesamento dos manuais de História. Lendo por esses jornais fora os excertos do dito relatório europeu quase se era levado a acreditar que os manuais escolares portugueses omitiam o papel de Portugal no tráfico de escravos. Afinal, custa a acreditar mas é mesmo assim: a fazer fé na revista Sábado a ECRI não consultou manual algum. A História que é ensinada nas escolas é imparcial, ensina todas as perspetivas.

O Daniel Pereira passa em revista os acontecimentos desportivos, com destaque para os resultados da Liga das Nações.

No âmbito da política, a Bárbara Coquim analisa os resultados da primeira volta das presidenciais no Brasil. A escalada da extrema-direita, cem anos depois, mereceu análise em estúdio.

Em “Jovens Atentos”, aborda o tema da educação, Portugal tem de investir nesta área, em que permanece estatisticamente na cauda da União Europeia.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás reporta que o PAN apresentou um projeto de lei na Assembleia da República com alterações ao Código Penal de forma a permitir punir os maus-tratos psicológicos a animais e o confinamento excessivo de animais.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues faz o balanço, um ano depois, do pior dia de sempre, 15 de Outubro de 2017. Já se reconstruiu alguma coisa, mas há ainda muito por fazer, preocupa-nos, sobretudo, a floresta, a desordenação desta, a madeira queimada que ainda está por cortar e a proliferação desmedida do eucalipto.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “Vendidas” de Zana Muhsen, um livro excepcional sobre uma das práticas mais aberrantes do mundo contemporâneo.

Na rubrica “Personalidades”, a Daniela Lopes evoca António Monteiro, um exemplo de beirão empreendedor e ilustre em Oliveira do Hospital, durante a segunda metade do século XX.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes sugere aos ouvintes a visita à aldeia do Sabugueiro, concelho de Seia, na Noite das Caçoilas, no dia 3 de novembro, uma tradição que nos põe com água na boca.

A sugestão de séries do Gonçalo Branco é “Atypical”.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é Johnny English Volta a Atacar”, uma comédia, realizada por David kerr, em exibição nos cinemas.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Previous Parlamento recomenda arrancar eucaliptos nascidos após incêndios de 2017
Next Conheça o calendário desportivo de fim-de-semana

Artigos Relacionados

Informação

Alvôco da Serra celebra chegada do verão com Festa do Solstício e Caminhada do Lampião

A Aldeia de Montanha de Alvôco da Serra, no concelho de Seia, celebra a chegada do verão, nos próximos dias 16 e 17 de junho, com um conjunto de atividades

Última Hora

Grandes incêndios responsáveis por quase 90% do total da área ardida

Os grandes incêndios foram responsáveis este ano por quase 90% do total da área ardida, destruindo mais de 192 mil hectares de espaços florestais, … … segundo o mais recente

Informação

Despiste de camião faz um ferido na A25

Uma pessoa ficou ferida, esta quinta-feira, na sequência do despiste de um camião na saída da A25, em Albergaria-a-Velha.

Cultura

Lucinda Maria apresenta “Um Ano… 365 poemas” e expõe “Pincelando Poesia…”

A oliveirense Lucinda Maria está a preparar o lançamento do novo livro de poesia “Um Ano … 365 Poemas”. A apresentação acontece no sábado, dia 15 de dezembro, pelas 15h30,

Informação

Penacova: Encontrada sem vida mulher desaparecida ontem

A mulher de 68 anos que estava desaparecida desde esta quarta-feira de manhã foi encontrada sem vida na localidade de Rebordosa.

Região

PJ deteve suspeito de burla qualificada e falsificação de documentos na Covilhã

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve o presumível autor de crimes de burla qualificada e de falsificação de documentos,…

Informação

Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3 entrega hoje petição na Assembleia da República

Passados cerca de dois meses após o lançamento da Petição “Melhoria e Alargamento do IP3 sem Portagens – Pela Segurança, Acessibilidade e Desenvolvimento”, a Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3

Sociedade

DGS faz recomendações para faze face ao calor intenso

A Direção-geral da Saúde (DGS) alertou, esta segunda-feira, a população para a previsão de subida considerável das temperaturas, aconselhando a evitar a exposição ao sol.

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 16 de fevereiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 16.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

GNR da Guarda apreende roupa contrafeita em dois concelhos

O Comando Territorial da GNR da Guarda anunciou hoje que apreendeu 600 peças de vestuário contrafeito, com um valor total presumível de 15.195 euros, e que identificou nove vendedores ambulantes.

Destaque

Cães atacam rebanhos e deixam produtores alertados no concelho de Oliveira do Hospital

Nas últimas semanas, vários rebanhos de produtores do concelho de Oliveira do Hospital têm sido vítimas de ataque de cães.

Informação

3ª Corrida do Alva realiza-se a 26 de março

O Maratona Clube de Vila Chã, em parceria com o Clube Atlético de Oliveira do Hospital, leva a efeito no dia 26 de Março de 2017 pelas 10h20m a 3ª Corrida do Alva,