“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 20 de outubro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 3.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos nas “Notícias do Nosso Mundo”, apresentadas pela Catarina Duarte, o caso estranho de um relatório europeu que recomenda a Portugal “repensar o ensino da história e, em particular, a história das ex-colónias” e defende que o “contributo dos afrodescendentes, assim como dos ciganos, para a sociedade portuguesa deve ser tratado” nos manuais escolares. Não houve jornal, rádio ou televisão que prontamente não desse conta desse enviesamento dos manuais de História. Lendo por esses jornais fora os excertos do dito relatório europeu quase se era levado a acreditar que os manuais escolares portugueses omitiam o papel de Portugal no tráfico de escravos. Afinal, custa a acreditar mas é mesmo assim: a fazer fé na revista Sábado a ECRI não consultou manual algum. A História que é ensinada nas escolas é imparcial, ensina todas as perspetivas.

O Daniel Pereira passa em revista os acontecimentos desportivos, com destaque para os resultados da Liga das Nações.

No âmbito da política, a Bárbara Coquim analisa os resultados da primeira volta das presidenciais no Brasil. A escalada da extrema-direita, cem anos depois, mereceu análise em estúdio.

Em “Jovens Atentos”, aborda o tema da educação, Portugal tem de investir nesta área, em que permanece estatisticamente na cauda da União Europeia.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás reporta que o PAN apresentou um projeto de lei na Assembleia da República com alterações ao Código Penal de forma a permitir punir os maus-tratos psicológicos a animais e o confinamento excessivo de animais.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues faz o balanço, um ano depois, do pior dia de sempre, 15 de Outubro de 2017. Já se reconstruiu alguma coisa, mas há ainda muito por fazer, preocupa-nos, sobretudo, a floresta, a desordenação desta, a madeira queimada que ainda está por cortar e a proliferação desmedida do eucalipto.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “Vendidas” de Zana Muhsen, um livro excepcional sobre uma das práticas mais aberrantes do mundo contemporâneo.

Na rubrica “Personalidades”, a Daniela Lopes evoca António Monteiro, um exemplo de beirão empreendedor e ilustre em Oliveira do Hospital, durante a segunda metade do século XX.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes sugere aos ouvintes a visita à aldeia do Sabugueiro, concelho de Seia, na Noite das Caçoilas, no dia 3 de novembro, uma tradição que nos põe com água na boca.

A sugestão de séries do Gonçalo Branco é “Atypical”.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é Johnny English Volta a Atacar”, uma comédia, realizada por David kerr, em exibição nos cinemas.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Previous Parlamento recomenda arrancar eucaliptos nascidos após incêndios de 2017
Next Conheça o calendário desportivo de fim-de-semana

Artigos Relacionados

Última Hora

Idosa desaparecida em Folgosinho foi encontrada numa “mata a cerca de um quilómetro da sua residência”

Militares da GNR, do Destacamento Territorial de Gouveia, informaram hoje que “encontraram ontem, dia 28 setembro, uma idosa de 84 anos,…

Informação

Mais de uma dezena de aldeias do concelho de Góis evacuadas

As autoridades estão a proceder à evacuação de várias aldeias no concelho de Góis, distrito de Coimbra. Ao todo, já onze aldeias de Góis, incluindo um lar de idosos, …

Destaque

Administração da Sonae garante que empresa não oferece perigo às populações

O diretor da empresa Sonae Arauco localizada na Catraia de S. Paio em Oliveira do Hospital assegurou hoje, em entrevista à Rádio Boa Nova,…

Região

Turismo no Centro de Portugal bateu recordes em 2017

Os resultados definitivos da atividade turística em 2017, publicados pelo INE – Instituto Nacional de Estatística, comprovam que o ano passado foi o ano de todos os recordes para o Centro de

Destaque

AEOH é escola de referência na reutilização de manuais

O Diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH), Carlos Carvalheira, foi convidado pelo Ministério da Educação para explicar publicamente a metodologia seguida  pela escola oliveirense,  no âmbito

Última Hora

Leiria: PJ deteve homem por tentativa de homicídio qualificado

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, identificou e deteve um homem, presumível autor de um crime de homicídio qualificado,…

Última Hora

Empresa de congelados Beiragel em Viseu consumida pelas chamas

Mais de uma centena de bombeiros combatem um incêndio na Beiragel, uma empresa de congelados em São João de Lourosa, Viseu.

Região

Tábua participa em encontro internacional sobre desemprego jovem

O Conselho Municipal da Juventude de Tábua participou nos dias 4 e 5 de maio, em Lugo, Espanha, no primeiro encontro do projeto “Young Lab”.  

Última Hora

Mais 500 mil litros de água diários deverão chegar na próxima semana a Viseu através de comboio

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, disse hoje que deverão chegar de comboio, a partir da próxima semana, …

Última Hora

IV Torneio Inter-Freguesias com mais de 200 participantes em competição

A 4ª edição do Torneio Inter-Freguesias de Futebol 7 arranca no próximo domingo, dia 10 de junho, às 10h00, com os primeiros jogos a realizarem-se no Estádio Municipal de Oliveira

Destaque

Empresa “R6 Living” entregou donativo à Rádio Boa Nova numa medida de responsabilidade social

A empresa R6 Living, especializada em engenharia e construção com madeiras e derivados, atribuiu à Rádio Boa Nova um donativo de três mil Euros. A medida decorre da responsabilidade social

Última Hora

Tribunal da Relação confirma arquivamento de processo contra autarca de Góis

O Tribunal da Relação de Coimbra confirmou a decisão de absolvição e arquivamento do caso em que a presidente da Câmara de Góis, Lurdes Castanheira, era acusada de difamação e