“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 13 de outubro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 2.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos a entrevista ao senhor diretor do AEOH, professor Carlos Carvalheira, que, no início de mais um ano letivo, nos fez o balanço das primeiras semanas de aulas, nos falou do início das obras, na escola sede do agrupamento, e dos projetos da direção para o ano que agora se iniciou.

Destacamos também a entrevista, conduzida pela Bárbara Coquim, a duas alunas da escola belga, Rozenberg, de Mol, que estiveram esta semana a participar num intercâmbio na nossa escola. As jovens belgas deram a sua impressão sobre Portugal, Oliveira do Hospital e a nossa escola e falaram da importância da participação neste intercâmbio.

Já nas rubricas habituais, nas “Notícias do Nosso Mundo”, a Catarina Duarte reporta que Nadia Murad, sobrevivente à tortura e escravidão sexual pelo Estado Islâmico e é hoje uma porta-voz do seu povo, os yazidis iraquianos, divide agora o Nobel da Paz 2018 com o médico congolês Denis Mukwege.

O Daniel Pereira passa em revista os acontecimentos desportivos, com destaque para os resultados da 1.ª Liga de Futebol.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás reporta que o PAN obteve a garantia de que vai acabar a isenção de IVA de que beneficiam os artistas tauromáquicos, o que nos parece justo. O deputado André Silva não sabe se esta é uma medida que vai antecipar o fim das touradas em Portugal, que o PAN preconiza, mas acredita que há uma grande maioria na sociedade portuguesa que defende o fim das touradas.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues destaca que o secretário de Estado das Florestas anunciou que o Governo vai lançar uma medida de 28 milhões de euros para substituição em áreas ardidas de espécies de crescimento rápido, como eucaliptos, por espécies autóctones. Congratulamo-nos com esta notícia, esperemos que também o nosso concelho seja alvo desta medida.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “Larga quem não te agarra” do jovem autor português Raul Minh’alma.

Na rubrica “Personalidades”, a Daniela evoca Júlio dos Santos, fundador da firma com o mesmo nome na antiga vila de Oliveira do Hospital, nos finais do século XIX.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes sugere aos ouvintes a visita à aldeia histórica do Piódão, a pérola da serra do Açor. Lembra ainda que, a caminho desta, o senhor ouvinte não pode perder a XVI Festa da Castanha, que se realiza no Santuário de N.ª Sr.ª das Preces, na freguesia de Aldeia das Dez, no dia 21 de outubro.

A sugestão de séries do Gonçalo Branco é The Purge. A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é Venom, um filme de ação, realizado por Ruben Fleischer, em exibição nos cinemas.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Previous Acidente em Oliveira do Hospital provocou uma vítima mortal
Next Calendário desportivo de fim-de-semana

Artigos Relacionados

Destaque

Teatro e visita ao museu assinalam Dia Internacional dos Museus em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital comemorou hoje o Dia Internacional dos Museus brindando duas centenas de utentes de IPSS do concelho com uma peça de teatro e uma visita ao Museu Municipal

Informação

Aldeia das Dez sem condições para realizar Festa da Castanha após incêndio

A Festa da Castanha que estava agendada para o próximo fim de semana não se vai realizar na freguesia de Aldeia das Dez.

Última Hora

A hora muda já este fim de semana

O horário de verão termina já este fim de semana. De sábado para domingo deve atrasar o relógio uma hora.

Última Hora

Pedro Coimbra reconduzido na Federação Distrital de Coimbra do PS

Pedro Coimbra foi reeleito, no sábado, presidente da Federação Distrital de Coimbra do Partido Socialista. Coimbra liderava a única lista a sufrágio, depois de…

Informação

ASAE apreende 17,5 toneladas de alimentos no norte e centro do país

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, através da Unidade Regional do Norte e da Unidade Regional do Centro, realizou no dia de ontem, uma ação de fiscalização direcionada a dois

Região

Estradas da Serra da Estrela reabertas

As estradas da Serra da Estrela que estavam encerradas desde quinta-feira reabriram hoje de manhã ao trânsito.

Informação

Loriga convida às Marchas Populares

As Marchas Populares prometem animar a vila de Loriga na próxima sexta-feira, dia 15 de junho, pelas 21h30. Este ano, a Marcha de Loriga surge associada ao tema da Gastronomia

Destaque

Governo escolheu um “concelho exemplar” para reforçar equipas de sapadores no país (com áudio)

O Primeiro Ministro procedeu, esta tarde em Oliveira do Hospital, à entrega de 20 novas viaturas de primeira intervenção necessárias ao trabalho de 20 novas equipas de sapadores florestais, que

Última Hora

Jovem oliveirense surpreende com novo vídeo alusivo à Festa da Primavera

No âmbito da programação da Festa da Primavera, que se inicia hoje e vai decorrer até quarta-feira, dia 21 de março, Duarte Mendonça Gouveia, aluno do Agrupamento de Escolas de

Última Hora

Evacuada escola primária na Guarda devido a incêndio

Um incêndio deflagrou na Escola Primária Vila Fernando, na Guarda, ao final desta tarde.

Informação

Cáritas de Coimbra apoia estudantes universitários carenciados com mais de 16 mil Euros

Sob o mote “Os Jovens também são presente”, o peditório da Cáritas de Coimbra, promovido entre 1 e 4 de março, vai reverter para o apoio aos estudantes universitários.

Desporto

Quinta de Jugais tornou-se acionista do Benfica

A Quinta de Jugais, empresa de retalho que comercializa cabazes de Natal, chás e doces, passou a deter mais de 2 por cento (2,004%) da SAD do Benfica, correspondente a 460.926