“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova
25 Maio, 2018 820 Views

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

image_pdfimage_print

Este sábado, dia 26 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 30.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos, no âmbito da rubrica “Por onde andam os nossos alunos crescidos?”, a entrevista com a Dr.ª Margarida Veiga, uma ex-aluna que concluiu o ensino secundário em 2009. Ingressou na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde se licenciou em Direito e, de seguida, concluiu mestrado. Presentemente a Margarida trabalha, transitoriamente, no gabinete de arquitetura da família, enquanto se prepara para os exames do Centro de Estudos Judiciários, a fim de aceder à carreira da magistratura. A terminar a Margarida ainda deu a sua opinião sobre o estado da Justiça em Portugal.

Nas notícias de âmbito local, a Catarina Duarte, destaca que a praia fluvial de Alvôco das Várzeas integra o grupo de 390 praias portuguesas com a classificação “Qualidade de Ouro” atribuída pela associação ambientalista Quercus. Boas notícias para o nosso concelho!

No âmbito da política nacional, a Bárbara Coquim refere  que as três mais altas figuras do Estado, quatro ministros, os líderes do PSD e do CDS, dezenas de autarcas destes dois partidos e os oito subscritores do relatório do “Movimento pelo Interior” juntaram-se no dia 18 de maio, em Lisboa, para ouvir boas notícias. O Governo vai “trabalhar as medidas propostas” pelo movimento que junta autarcas, reitores e empresários para dar forma àquele que será, nas palavras do primeiro-ministro António Costa, “um grande desígnio para o século XXI: a coesão territorial do país”. Assim esperamos, o interior bem precisa!

O Daniel Pereira passa em revista o desporto nacional, com destaque para o Rally de Portugal, com vitória do belga Thierry Neuville, da Hyundaie, e para a conquista da Taça de Portugal pelo Clube Desportivo das Aves, a surpresa do fim-de-semana.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás reporta que o PAN anunciou na semana passada um projeto de lei para abolir as corridas de touros em Portugal. Em comunicado, o partido adianta que este projeto de lei deu entrada no Parlamento e que será agendado na conferência de líderes.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, refere que, infelizmente, mais um lince-ibérico, uma espécie em vias de extinção, morreu vítima de atropelamento no Alentejo.

Na rubrica “Personalidades”, a Daniela Lopes evoca Higino de Almeida Ruas, um visionário no seu tempo, um dos grandes empreendedores de Oliveira do Hospital, no século XX.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “Introdução à Maçonaria” de António Arnaut, um escritor recentemente falecido, que merece a nossa homenagem.

Recomenda também a todos os ouvintes a visita à Feira do Livro de Oliveira do Hospital, que decorre de 27 a 30 de maio, entre as 10H e as 22H, no Largo Ribeiro do Amaral.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes convida os ouvintes a viajarem pela História, na vila de Almeida.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é um filme de comédia e aventura, “Deadpool2” realizado por David Leitch, em exibição nos cinemas.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Previous Homem detido em Gouveia por posse de 23 armas
Next Centro de Portugal recebeu visita da Ministra do Turismo da Jordânia

Artigos Relacionados

Região

Autarcas de Viseu e Coimbra querem discutir IP3 com o governo

Os autarcas de Viseu e Coimbra, Almeida Henriques e Manuel Machado, solicitaram uma audiência ao ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques,…

Última Hora

Seia: “Autarquia Familiarmente Responsável” pelo oitavo ano consecutivo

A Câmara Municipal de Seia foi distinguida, pelo oitavo ano consecutivo, com a bandeira verde “Autarquia + Familiarmente Responsável”, numa cerimónia que teve lugar em Coimbra.

Informação

Seia celebra a Festa da Transumância e dos Pastores

A transumância volta a cumprir-se em Seia, com a tradicional subida dos rebanhos e dos pastores à serra da Estrela em busca de melhores pastos.

Sociedade

Cadeira anfíbia chega à praia fluvial de Avô

A praia fluvial de Avô, no concelho de Oliveira do Hospital, vai passar a dispor de uma cadeira anfíbia. O novo equipamento vai estar disponível a partir de… 

Região

Despiste de camião faz um ferido na A25

Uma pessoa ficou ferida, esta quinta-feira, na sequência do despiste de um camião na saída da A25, em Albergaria-a-Velha.

Região

Mulher com cerca de 70 anos morre em incêndio florestal em Seia

Uma mulher com cerca de 70 anos foi ontem encontrada morta em Seia, junto da localidade de Bogueira, onde eclodiu um incêndio florestal.

Nacional

GNR realizou mais de 2 300 transportes de órgãos humanos desde 2010

A Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou 2 303 transportes de órgãos humanos desde 2010 até à data, registando-se um aumento de registos no ano passado relativamente a 2017.

Informação

Agrupamento de Escolas assinala o “renascer” do concelho com Festa da Primavera (com vídeo)

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) promove, nos dias 19, 20 e 21 de março, a primeira edição da Festa da Primavera. A iniciativa que reúne um

Educação

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 13 de abril, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 22.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

Procura turística do Centro de Portugal cresceu mais de 10 por cento em abril

O mês de abril  “foi muito positivo” para o turismo no Centro de Portugal. “Os números divulgados pelo INE – Instituto Nacional de Estatística mostram que a procura da região

Região

Pedrógão discute plano de auxílio às vítimas dos incêndios

A Câmara de Pedrógão Grande iniciou, hoje, uma reunião entre representantes de diversos organismos públicos ligados à saúde.

Informação

Marcelo promulga apoios a vítimas de incêndios de junho e outubro de 2017

O Presidente da República promulgou hoje a alteração à lei das medidas de apoio às vítimas dos incêndios florestais de 2017, abrangendo os fogos de junho e outubro, anunciou hoje