“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova
11 Maio, 2018 541 Views

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 12 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 28.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos na rubrica “Notícias do nosso Mundo”, apresentadas pela Liliana Silva, a marcha promovida, no sábado, dia 5, em Lisboa, pela organização Centro de Vida Independente. A marcha foi o culminar de uma vigília de três dias, que pretendeu reivindicar, entre outros aspetos, um reforço do orçamento para a constituição de Centros de Apoio à Vida Independente. Pretendeu também chamar a atenção para a vida independente e os direitos das pessoas com deficiência e das suas famílias.

No âmbito política nacional/local, a Bárbara Coquim passa em revista a visita do líder do PSD a Oliveira do Hospital, no passado dia 4 de maio.

Na rubrica “Jovens Atentos”, analisa o modelo escolar alemão, aos 11 anos, as crianças são divididas em três grupos pelas suas notas e velocidade de aprendizagem. O sistema alemão difere em estrutura e nível de muitos dos seus homólogos europeus.

O Daniel Pereira passa em revista o desporto, com destaque para o campeão da 1ª Liga de Futebol, o FCP, e para o vencedor do Estoril Open 2018, o tenista João Sousa.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás apresenta a Catolet, uma caixa automática que dá aos animais de estimação uma casa de banho com funcionamento semelhante aos equipamentos sanitários dos seus donos.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, reporta que, segundo um novo estudo, a pegada de carbono de algumas das maiores cidades do mundo é 60% superior à estimada anteriormente, se contemplados todos os produtos e serviços que uma cidade consome.

Na rubrica “Personalidades”, a Daniela Lopes evoca uma figura incontornável da política nacional do século XX, António de Oliveira Salazar.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “Só nós Dois” do famoso escritor Nicholas Sparks.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes convida os ouvintes a rumarem até à serra do Açor, para visitarem a aldeia histórica de Piódão, entrar nesta pitoresca aldeia é como entrar num conto de fadas, onde vive gente real e muito hospitaleira, é uma visita imperdível nesta Primavera.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é um filme de ação “Vingadores: Guerra do Infinito” realizado por Anthony Russo e Joe Russoe, em exibição nos cinemas.

A finalizar o relato das notícias do AEOH, com destaque para a palestra ” «Felizmente Há Luar» e a censura”, proferida pelo Professor Doutor Luís Reis Torgal na escola sede, e para a visita de estudo do 11.ºano a Sintra, no âmbito das disciplinas de História e de Português.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em:http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Previous Município de Gouveia assinala Dia Internacional da Família
Next Alexandrino considera que o FCOH é “a melhor equipa” e vai vencer o campeonato e subir de divisão

Artigos Relacionados

Última Hora

Sexta-feira há greve da função pública

A Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública (FNSTFPS) espera uma grande adesão à greve nacional convocada para sexta-feira, avisando que, com o lema ‘Soluções já!’, a paralisação irá encerrar

Última Hora

Estudantes do IPC manifestam-se contra o aumento de 150 Euros no valor das propinas

As associações de Estudantes do Politécnico de Coimbra, entre as quais a da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, manifestaram-se ontem…

Politica

Passos Coelho está de saída do PSD. Rui Rio está na corrida e perfilam-se outros nomes

O presidente do partido apresentou a sua retirada na reunião do Conselho Nacional que começou na terça-feira e só terminou nesta quarta-feira de madrugada,…

Informação

Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital distinguiu alunos com diplomas de mérito

Na passada sexta feira, dia 16 de setembro, decorreu no pavilhão gimnodesportivo da escola sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH)…

Informação

Tábua inaugurou Posto de Carregamento de Veículos Elétricos

A Câmara Municipal inaugurou esta manhã o Posto de Carregamento de Veículos Elétricos, assinalando desta forma a comemoração do Dia Mundial da Energia, firmando a aposta deste executivo na promoção

Última Hora

Concerto na igreja de S. Gião reverte para arranjo da capela do Parceiro

O Coro da Paróquia de Santa Marinha e a Sociedade Musical Estrela da Beira, do concelho de Seia, realizam no próximo dia 10 de dezembro, pelas 15h30 um concerto solidário…