“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova
11 Maio, 2018 305 Views

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 12 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 28.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos na rubrica “Notícias do nosso Mundo”, apresentadas pela Liliana Silva, a marcha promovida, no sábado, dia 5, em Lisboa, pela organização Centro de Vida Independente. A marcha foi o culminar de uma vigília de três dias, que pretendeu reivindicar, entre outros aspetos, um reforço do orçamento para a constituição de Centros de Apoio à Vida Independente. Pretendeu também chamar a atenção para a vida independente e os direitos das pessoas com deficiência e das suas famílias.

No âmbito política nacional/local, a Bárbara Coquim passa em revista a visita do líder do PSD a Oliveira do Hospital, no passado dia 4 de maio.

Na rubrica “Jovens Atentos”, analisa o modelo escolar alemão, aos 11 anos, as crianças são divididas em três grupos pelas suas notas e velocidade de aprendizagem. O sistema alemão difere em estrutura e nível de muitos dos seus homólogos europeus.

O Daniel Pereira passa em revista o desporto, com destaque para o campeão da 1ª Liga de Futebol, o FCP, e para o vencedor do Estoril Open 2018, o tenista João Sousa.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás apresenta a Catolet, uma caixa automática que dá aos animais de estimação uma casa de banho com funcionamento semelhante aos equipamentos sanitários dos seus donos.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, reporta que, segundo um novo estudo, a pegada de carbono de algumas das maiores cidades do mundo é 60% superior à estimada anteriormente, se contemplados todos os produtos e serviços que uma cidade consome.

Na rubrica “Personalidades”, a Daniela Lopes evoca uma figura incontornável da política nacional do século XX, António de Oliveira Salazar.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “Só nós Dois” do famoso escritor Nicholas Sparks.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes convida os ouvintes a rumarem até à serra do Açor, para visitarem a aldeia histórica de Piódão, entrar nesta pitoresca aldeia é como entrar num conto de fadas, onde vive gente real e muito hospitaleira, é uma visita imperdível nesta Primavera.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é um filme de ação “Vingadores: Guerra do Infinito” realizado por Anthony Russo e Joe Russoe, em exibição nos cinemas.

A finalizar o relato das notícias do AEOH, com destaque para a palestra ” «Felizmente Há Luar» e a censura”, proferida pelo Professor Doutor Luís Reis Torgal na escola sede, e para a visita de estudo do 11.ºano a Sintra, no âmbito das disciplinas de História e de Português.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em:http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

image_pdfimage_print
Previous Município de Gouveia assinala Dia Internacional da Família
Next Alexandrino considera que o FCOH é “a melhor equipa” e vai vencer o campeonato e subir de divisão

Artigos Relacionados

Nacional

Proteção Civil alerta população devido ao agravamento do estado do tempo

Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu, esta tarde, um aviso à população devido à precipitação forte, vento e agitação marítima.

Região

Meio aéreo apoia bombeiros no combate a incêndio em Castelo Branco

Um incêndio deflagrou, na manhã desta terça-feira, nas localidade de Águas e Aldeia de João Pires no concelho de Penamacor, em Castelo Branco.

Última Hora

Festival do Secundário realiza-se em Quiaios

Decorre entre os dias 25 e 29 de março, em Quiaios, na Figueira da Foz, a 15º edição do MOCHE Festival Secundário promovido pela empresa UrbanFun Lda. Depois das 14

Desporto

Maratona Clube Vila Chã disputou Cross e Corta Mato em Torres Vedras

O Maratona Clube Vila Chã participou no Cross de Torres Vedras/35º Corta Mato de Matos Velhos, no parque Municipal de Torres Vedras, no passado dia 20 de novembro.

Última Hora

Mário Ruivo integra Conselho Diretivo da ARS Centro

O ex diretor do Centro Distrital de Coimbra da Segurança Social, Mário Ruivo, integra, a partir de hoje, dia 1 de setembro, …

Informação

CIM Região de Coimbra e Junta da Galiza cooperam na proteção civil

Uma comitiva da CIM Região de Coimbra está de visita à Junta da Galiza, em Espanha, para conhecer e interagir com a estrutura de proteção civil, …

Última Hora

Oliveirenses festejaram o título de “campeões europeus”

À semelhança do que aconteceu por todo o país e em vários cantos do mundo, também os oliveirenses festejaram, ontem à noite, a conquista do campeonato Europeu.

Informação

Atletas do CCPOH em estágio da Associação de Ténis de Mesa de Coimbra

Quatro atletas dos escalões de formação de ténis de mesa do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) estiveram presentes, na passada quarta-feira,…

Região

Incêndios: 83% dos formulários para reconstrução entregues a tempo

O Governo anunciou que foram identificadas 1.707 habitações danificadas pelos incêndios de outubro na região centro e recolhidos 1.416 formulários para reconstrução apoiada, o que representa 83% do recenseamento inicial.

Região

A Rádio Boa Nova ficou hoje mais pobre. Faleceu o Professor Ramos Mendes

A Rádio Boa Nova ficou hoje mais pobre. Faleceu o Professor Ramos Mendes

Informação

Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se sábado no Mercado Municipal

No próximo sábado, 9 de setembro, realiza-se a Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra”,…

Região

António Costa quer saber por que estrada 236-1 não foi fechada

Despacho assinado pelo primeiro-ministro faz várias perguntas ao Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Autoridade Nacional de Proteção Civil e a GNR. Primeiro-ministro quer respostas urgentes.

Informação

Alvôco de Várzeas renova bandeira Azul em praia fluvial mais acessível (com vídeo)

Pelo quarto ano consecutivo, a praia Fluvial de Alvôco de Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, foi brindada com Bandeira azul, símbolo de boas práticas ambientais.

Informação

Centro 2020 aprovou mais 200 projetos para empresas da região

Desde que foi lançado o Portugal 2020 a Região Centro já viu aprovados investimentos de quase dois mil milhões de euros. Às empresas chegaram 120,8 milhões.

Informação

35ª FICABEIRA e Feira do Mont’alto arranca hoje em Arganil

É hoje inaugurada, pelas 18h00,  a 35ª Ficabeira e Feira do Mont’ alto que vai decorrer em Arganil até 11 de setembro. Ana Abrunhosa, …

Última Hora

Mais de 200 operacionais e cinco meios aéreos combatem chamas em Soure

Um incêndio no concelho de Soure, distrito de Coimbra, mobilizava, às 17:00 de hoje, 205 operacionais e cinco meios aéreos, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações

Última Hora

Prazo para candidaturas para reconstrução de casas ardidas termina no final de janeiro

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) fixou no último dia do mês de janeiro, a data limite para a apresentação das candidaturas…

Informação

Agrupamento de Escolas promove debate sobre Fátima que vai ser transmitido pela Rádio Boa Nova

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital realiza, no dia 28 de abril, pelas 18h00, o debate «O sol bailou ao meio dia»?! Fátima, fé e História… 100 anos depois»,

Cultura

“Os Amigos de Lagos da Beira” comemoram VI aniversário com tarde musical

“Os Amigos de Lagos da Beira – Grupo Musical” comemoram o seu VI aniversário no próximo dia 28 de abril, a partir das 21 horas, na sede da Associação Desportiva

Última Hora

Deputado do PSD acusa executivo oliveirense de entrar em “modo pré campanha”.

O deputado Municipal do PSD, Rafael Costa, acusou há instantes o executivo de Oliveira do Hospital de entrar em “modo de pré campanha” e de recorrer à “velha estratégia da

Região

Sensibilização para a limpeza de terrenos em Góis

A Associação Florestal do Concelho de Góis e a Cooperativa Social e Agro-Florestal de Vila Nova do Ceira, no âmbito de uma ação financiada pelo Fundo Florestal Permanente e à

Informação

Festa do Bodo com “Justiça Medieval por Terras de Vila Pouca”

Em Vila Pouca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital,  decorre este fim-de-semana, dias 28 e 29 de janeiro – em honra do padroeiro S. Sebastião –,  …

Última Hora

Tuna Cantares de Avô assinala oito anos de “música tradicional portuguesa”

A Tuna Cantares de Avô prepara-se para comemorar o seu 8º aniversário no próximo domingo, 29 de abril, no Centro Cultural Dr. Vasco de Campos, em Avô, numa tarde onde

Sociedade

Tábua acolhe conferência “Os Desafios do Ensino Profissional na Atualidade”

Vai realizar-se no próximo dia 20 de fevereiro, a partir das 9h30m, no Centro Cultural de Tábua, a Conferência “Os Desafios do Ensino Profissional na Atualidade”,…