“A Escola e o Meio”está de regresso à Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio”está de regresso à Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 6 de outubro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 1.º programa “A Escola e o Meio” do ano letivo 2018-19, uma produção do Clube de Rádio do AEOH, já na oitava edição.

Dele destacamos, na rubrica “Notícias do Nosso Mundo”, apresentadas pela Catarina Duarte, uma excelente notícia, a inauguração da Nova School of Business and Economics (SBE), um “campus” universitário moderno, em Carcavelos, daquela que é considerada a melhor faculdade de economia do país e uma das mais conceituadas a nível mundial.

No âmbito da política, a Bárbara Coquim, reporta que Marcelo Rebelo de Sousa subiu, no passado dia 26, ao púlpito das Nações Unidas para fazer um discurso que é o avesso da intervenção feita na véspera por Donald Trump. O Presidente português usou praticamente todo o tempo disponível para criticar a “falta de visão política” de quem rejeita o multilateralismo e para se colocar em toda a linha ao lado das prioridades políticas do secretário-Geral da ONU, António Guterres.

Na rubrica “Jovens Atentos” salienta um estudo da psicóloga e investigadora da Universidade de Stanford, Carol Dweck, segundo este focarmo-nos apenas na inteligência e no talento pode deixar as crianças desmotivadas e com medo de aprender, enquanto que valorizar o progresso e a persistência irá produzir grandes lutadores e empreendedores. Aqui fica a recomendação para os educadores.

O Daniel Pereira passa em revista os acontecimentos desportivos, com destaque para a eleição do croata Luka Modric, jogador do Real Madrid, como o melhor jogador do mundo.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás reporta que a lei que proíbe o abate de animais como medida de controlo da população entrou em vigor no dia 23 de setembro no continente, mas os responsáveis veterinários afirmam que o problema dos animais abandonados vai aumentar. Infelizmente, o abandono animal continua a ser uma triste realidade em Portugal.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues destaca que um grupo de investigadores anunciou o avistamento de uma águia-imperial-ibérica no concelho de Miranda do Douro, distrito de Bragança, o que poderá significar o regresso desta “ave rara” ao território do Douro Internacional.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é um clássico, um romance histórico de 1840, “O Monge de Cister” de Alexandre Herculano.

Na rubrica “Personalidades”, a Daniela Lopes fala da aventura do nosso ex-aluno Tiago Fernandes, que fez uma extraordinária viagem a África, entre fevereiro e julho, numa missão humanitária com muita coragem.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes sugere aos ouvintes a imperdível XVI Festa da Castanha, no Santuário de N.ª Sr.ª das Preces, na freguesia de Aldeia das Dez. Esta é uma festa já com grande tradição e impacto no concelho e na região e que pretende promover os produtos endógenos. Integra ainda o III Ultra Trail do Colcurinho e o II concurso de fotografia “A Castanha em Oliveira do Hospital”, promovido pela Junta de Freguesia. Não deixe de participar!

A sugestão de séries do Gonçalo Branco  é Discovery of witches.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para o encontro, na nossa escola,  do  Erasmus+, o programa da UE para a educação, formação, juventude e desporto.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, com realce para a voz de Charles Aznavour, um incansável obreiro da canção francesa, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Previous Oliveira do Hospital vai alocar verba para segundas habitações no orçamento de 2019
Next Desporto fim-de-semana

Artigos Relacionados

Informação

Equipa de Ciclismo AMPQ Gomark termina época com bons resultados

A equipa de ciclismo da Associação de Melhoramentos da Póvoa das Quartas (AMPQ) Gomark termina época com 30 lugares no pódio.

Última Hora

Incêndios: Alargado prazo para apoio a obras em segundas habitações danificadas

O prazo para os pedidos de financiamento destinados a recuperar segundas habitações danificadas pelos incêndios do ano passado foi prolongado até 30 novembro, de acordo com uma portaria hoje publicada

Região

Acidente com dois feridos corta trânsito em Viseu

A Estrada Nacional (EN) 229, no distrito de Viseu, está cortada ao trânsito devido a um acidente em Cavernães, que causou dois feridos, segundo fonte do Comando Distrital de Operações

Informação

Monchique: Meios aéreos regressaram hoje. EDP cortou eletricidade por segurança

Os meios aéreos recomeçaram hoje o combate às chamas no incêndio que lavra em Monchique e que está a ser combatido por 1 200 operacionais.

Sociedade

Autarca de Oliveira do Hospital leva recibo “falsificado” que envolve Liga de Melhoramentos de Aldeia de Nogueira ao Ministério Público

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital informou, ontem, que vai fazer queixa no Ministério Público da suposta “falsificação” de um recibo, …

Informação

Alvôco da Serra celebra chegada do verão com Festa do Solstício e Caminhada do Lampião

A Aldeia de Montanha de Alvôco da Serra, no concelho de Seia, celebra a chegada do verão, nos próximos dias 16 e 17 de junho, com um conjunto de atividades

Última Hora

13 detenções, 573 infrações e 69 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 11 a 17 de setembro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Região

Rede de Aldeias de Montanha aposta na valorização da sua autenticidade

A Direção e a Assembleia Geral da ADIRAM – Associação para o Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha, entidade gestora da Rede de Aldeias de Montanha,…

Última Hora

Catequese Paroquial de Oliveira do Hospital realiza Festa de Início da Catequese

A Catequese Paroquial de Oliveira do Hospital irá levar a efeito, no próximo sábado, dia 23 de setembro, a sua Festa de Início da Catequese.

Nacional

90 Novas viaturas entregues hoje à GNR

As 90 novas viaturas que foram hoje entregues à GNR, representam um investimento de quatro milhões de euros, e segundo Constança Urbano de Sousa, ministra da Administração Interna, visam aumentar

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital aposta em iluminação pública eficiente

O Município de Oliveira do Hospital e a EDP Distribuição – Energia, S.A assinaram um protocolo que tem como objetivo a definição dos tipos correntes de iluminação, …

Última Hora

18 detenções, 482 infrações e 81 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, 31 de julho a 6 de agosto, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e