“A Escola e o Meio”está de regresso à Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio”está de regresso à Rádio Boa Nova

image_pdfimage_print

Este sábado, dia 6 de outubro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 1.º programa “A Escola e o Meio” do ano letivo 2018-19, uma produção do Clube de Rádio do AEOH, já na oitava edição.

Dele destacamos, na rubrica “Notícias do Nosso Mundo”, apresentadas pela Catarina Duarte, uma excelente notícia, a inauguração da Nova School of Business and Economics (SBE), um “campus” universitário moderno, em Carcavelos, daquela que é considerada a melhor faculdade de economia do país e uma das mais conceituadas a nível mundial.

No âmbito da política, a Bárbara Coquim, reporta que Marcelo Rebelo de Sousa subiu, no passado dia 26, ao púlpito das Nações Unidas para fazer um discurso que é o avesso da intervenção feita na véspera por Donald Trump. O Presidente português usou praticamente todo o tempo disponível para criticar a “falta de visão política” de quem rejeita o multilateralismo e para se colocar em toda a linha ao lado das prioridades políticas do secretário-Geral da ONU, António Guterres.

Na rubrica “Jovens Atentos” salienta um estudo da psicóloga e investigadora da Universidade de Stanford, Carol Dweck, segundo este focarmo-nos apenas na inteligência e no talento pode deixar as crianças desmotivadas e com medo de aprender, enquanto que valorizar o progresso e a persistência irá produzir grandes lutadores e empreendedores. Aqui fica a recomendação para os educadores.

O Daniel Pereira passa em revista os acontecimentos desportivos, com destaque para a eleição do croata Luka Modric, jogador do Real Madrid, como o melhor jogador do mundo.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás reporta que a lei que proíbe o abate de animais como medida de controlo da população entrou em vigor no dia 23 de setembro no continente, mas os responsáveis veterinários afirmam que o problema dos animais abandonados vai aumentar. Infelizmente, o abandono animal continua a ser uma triste realidade em Portugal.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues destaca que um grupo de investigadores anunciou o avistamento de uma águia-imperial-ibérica no concelho de Miranda do Douro, distrito de Bragança, o que poderá significar o regresso desta “ave rara” ao território do Douro Internacional.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é um clássico, um romance histórico de 1840, “O Monge de Cister” de Alexandre Herculano.

Na rubrica “Personalidades”, a Daniela Lopes fala da aventura do nosso ex-aluno Tiago Fernandes, que fez uma extraordinária viagem a África, entre fevereiro e julho, numa missão humanitária com muita coragem.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes sugere aos ouvintes a imperdível XVI Festa da Castanha, no Santuário de N.ª Sr.ª das Preces, na freguesia de Aldeia das Dez. Esta é uma festa já com grande tradição e impacto no concelho e na região e que pretende promover os produtos endógenos. Integra ainda o III Ultra Trail do Colcurinho e o II concurso de fotografia “A Castanha em Oliveira do Hospital”, promovido pela Junta de Freguesia. Não deixe de participar!

A sugestão de séries do Gonçalo Branco  é Discovery of witches.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para o encontro, na nossa escola,  do  Erasmus+, o programa da UE para a educação, formação, juventude e desporto.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, com realce para a voz de Charles Aznavour, um incansável obreiro da canção francesa, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Previous Oliveira do Hospital vai alocar verba para segundas habitações no orçamento de 2019
Next Desporto fim-de-semana

Artigos Relacionados

Informação

EPAL promove educação ambiental em Alvôco das Várzeas

A EPAL- Grupo de Águas de Portugal promove, no próximo dia 21 de julho, uma ação de consciencialização ambiental na Praia Fluvial de Alvôco das Várzeas, no concelho de Oliveira

Região

Góis: Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa prepara projetos de recuperação de casas ardidas

A Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa procede, em Góis, aos trabalhos de levantamento e recolha de informação necessária para a elaboração dos projetos, …

Politica

PSD retomou “Pontal das Beiras” com críticas ao executivo e a promessa de “melhores opções para o futuro deste concelho (com vídeo)

Acessibilidades (EN17 e IC6), BLC3, Feira do Queijo, EXPOH e outras “festas” foram as principais armas de arremesso usadas, ontem,  pelo PSD para criticar…

Desporto

80ª Volta: Enrique Sanz venceu 7ª etapa em Viana do Castelo

Enrique Sanz (Euskadi-Murias) conquistou a sétima etapa da 80ª Volta a Portugal Santander, no alto de Santa Luzia, em Viana do Castelo. Num final sempre seletivo,…

Informação

Município de Oliveira do Hospital vai inspecionar associações  para evitar o que aconteceu em Vila Nova da Rainha

Os edifícios das associações do concelho de Oliveira do Hospital vão ser inspecionados por uma comissão. O objetivo é evitar que aconteça uma situação semelhante…

Última Hora

Jovens aconselhados a ler mais e a despender menos tempo nas redes sociais

Em Oliveira do Hospital sobressaiu, hoje, a importância do livro e da leitura entre os jovens estudantes. O concelho acolhe a fase regional do Concurso Nacional de Leitura, com a

Última Hora

PJ deteve mulher que incendiou floresta por “desentendimento com familiares”

A Polícia Judiciária (PJ), com a colaboração do comandos dos Bombeiros Sapadores e da PSP da Figueira da Foz, deteve uma mulher, suspeita de ser a autora de dois crimes

Informação

Caule realiza Festa do Sapador Florestal

A Caule – Associação Florestal da Beira Serra e Sapadores Florestais realiza no próximo dia 11 de fevereiro, pelas 21h30, a Festa do Festa do Sapador Florestal, …

Última Hora

Oliveira do Hospital acolhe 13º encontro das Universidades Seniores de Rotary

No próximo dia 6 de maio decorrerá em Oliveira do Hospital o 13.º Encontro de Universidades Seniores Rotary, evento anual organizado no âmbito desta oferta dinamizada pelos clubes rotários portugueses.

Informação

Temperaturas vão continuar a baixar

As temperaturas vão continuar a descer nos próximos dias com zonas do continente a registarem -7ºC. As fortes rajadas de vento vão agravar a sensação térmica e a neve promete

Informação

Assalto a escola de Arganil organizado pela empresa que vendeu o material

A empresa da Covilhã CRP Pavimentos arrancou, no passado dia 22 de dezembro, o piso sintético vendido por si à CIP Construções e instalado, no último ano, no parque infantil

Última Hora

Empresas: “Os nossos clientes têm sido espetaculares connosco”

A assinalar 19 anos de atividade, a Papelaria e Livraria Meio Mundo ampliou e melhorou as suas instalações na cidade de Oliveira do Hospital. Uma aposta a pensar nos clientes