“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova. Este sábado, dia de 3 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 9.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova. Este sábado, dia de 3 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 9.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova.

Este sábado, dia de 3 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 9.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos a rubrica das notícias, segundo um relatório da Comissão Europeia Portugal foi dos países com maior “fuga de cérebros” e considera que a competitividade de Portugal está em risco caso a “fuga de cérebros” para o exterior, que se registou nos últimos anos, não seja compensada por fluxos de pessoas com qualificações equivalentes. O tema, já recorrente aos nossos microfones, foi alvo de discussão entre os jovens.

O Daniel Pereira fez alusão à Gala Dr. António Vaz Patto, que decorreu no passado dia 27 de novembro, um momento de grande importância para a família da Santa Casa da Misericórdia de Galizes. Iniciativa que permite à instituição mostrar o trabalho desenvolvido pelos utentes do Centro de Atividades Ocupacionais ao longo do ano.

No âmbito da política europeia, a Bárbara Coquim, refere que a primeira-ministra britânica Theresa May lançou a confusão na saga do Brexit, ao sugerir que a saída do Reino Unido da União Europeia pode ser adiada, enquanto o Governo britânico procura um acordo de transição.

Na rubrica relações luso-americanas, a Catherine Martins conta que a eleição de Trump e as ideias que defendeu em campanha deixam assustados alguns emigrantes portugueses, ilegais em certos casos. As ameaças feitas durante a campanha eleitoral de uma deportação massiva dos imigrantes ilegais fez com que muitos portugueses, nas últimas semanas, sobretudo na região de Newark, tenham receio de sair de casa.

Na rubrica “Jovens Atentos”, a Bárbara Coquim reporta que a presidente da Associação de Professores de Português Edviges Ferreira, afirma que aceita uma “revisão ligeira” do Acordo Ortográfico de 1990, “para não trazer tantos prejuízos, mas nunca anular o AO90”.A responsável falava à Lusa a propósito do anúncio feito pela Academia das Ciências de Lisboa, que vai apresentar ainda este ano um estudo para aperfeiçoar do AO90, sugerindo nomeadamente o regresso à utilização de algumas consoantes mudas.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues salienta que a má qualidade do ar é a principal causa ambiental de mortes prematuras em toda a Europa. Um relatório da Agência Europeia do Ambiente estima que as doenças associadas à poluição atmosférica levam à morte prematura de pelo menos 467 mil pessoas por ano na Europa, 6700 das quais em Portugal.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás relata que a dona do animal usado na “queima do gato”, em Mourão, Vila Flor, foi condenada ao pagamento de uma multa de 450 euros. Este é o primeiro caso mediático que resultou numa condenação no distrito de Bragança, depois da entrada em vigor da lei que criminaliza os maus tratos a animais de companhia.

Na rubrica “Mundo Automóvel”, o Michael Nunes refere que a partir de 2017 os vários pontos de carregamento para modelos elétricos espalhados pelo país deixam de ser pagos pelo Estado. Esta é, sem dúvida, uma má notícia, sobretudo para o ambiente. Deu ainda conta que há um novo campeão de Fórmula 1, trata-se de alemão Nico Rosberg.

A Patrícia Correia convida os ouvintes a visitarem Óbidos na quadra natalícia que se aproxima, Óbidos Vila Natal começa já no dia 30 de novembro e só termina dia 1 de janeiro. Num ambiente destinado a reunir e entreter crianças e adultos, surge o despontar da imaginação e do encanto perante a reprodução da Vila do Natal com todas as suas personagens mágicas! Este ano a temática anda à volta das mais conhecidas histórias infantis.

A sugestão cinematográfica do Pedro Oliveira é um provocador thriller de ficção científica do aclamado realizador Denis Villeneuve “O Primeiro Encontro”, em exibição nos cinemas.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para a comemoração do Dia Internacional da Filosofia, assinalado na Escola Secundária, com uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos; e para o arranque do programa Parlamento dos Jovens, dinamizado pelo Clube Europeu.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical, do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em:

http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Todos os programas estão disponíveis no sítio da Rádio Boa Nova, em:

AEOH – A Escola e o Meio (Podcast)

image_pdfimage_print
Previous Encontrado idoso de 88 anos desaparecido ontem em Seia
Next Desporto de fim de semana

Artigos Relacionados

Última Hora

Jovem de 16 anos morreu em acidente em Tondela

Um jovem de 16 anos morreu hoje na sequência de uma colisão entre um motociclo e um veículo ligeiro, numa avenida da cidade de Tondela,…

Destaque

Introdução de “raças exóticas” põe em risco Queijo Serra da Estrela, alerta a Confraria

O Grande Conselheiro da Confraria do Queijo Serra da Estrela, Pedro Couceiro, foi hoje o convidado no noticiário das 12h00 da Rádio Boa Nova.

Informação

Marcelo presente na Feira do Queijo dedicada às vítimas dos incêndios

A Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, que se realiza este ano entre os dias 10 e 11 de março, em pleno centro da cidade, no

Sociedade

Joel Vasconcelos deixou direção executiva da Eptoliva

Joel Vasconcelos já não é diretor executivo da Eptoliva, numa decisão que justifica com “novos desafios profissionais e pessoais”.

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 29 de outubro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 4.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Informação

Temperatura vai subir já amanhã

Nos próximos dias e já a partir de amanhã, sexta-feira, é esperada uma pequena subida de temperatura. Doze distritos vão estar sob “aviso amarelo”.

Destaque

PS volta a contar com José Carlos Alexandrino para “uma grande vitória” em Oliveira do Hospital (com áudio)

O PS e José Carlos Alexandrino oficializaram, ontem à tarde, a candidatura à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital de olhos postos numa “grande vitória”.

Informação

“Mini repórteres” da Rádio Boa Nova à descoberta do “Festival das Sopas”

Aproveitando a realização do “Festival das Sopas” em Santa Ovaia, as crianças voltaram a ser “Mini Repórteres” na Rádio Boa Nova numa parceria com o Município de Oliveira do Hospital

Última Hora

Município lança projetos de águas e saneamento no valor de 2 milhões de euros

A Câmara Municipal de Seia apresentou cinco candidaturas ao PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos,…

Última Hora

“Quando nascemos foi para sermos todos portugueses de primeira”, disse Marcelo em Oliveira do Hospital

O Presidente da República disse, ontem, em Oliveira do Hospital que “mais que ficarmos presos à memória e ao passado”, importa “trabalhar no presente e exigir mais no futuro…

Sociedade

Programa “Prós e Contras” da RTP 1 vai ser transmitido em direto do Município de Oliveira do Hospital

O programa de informação “Prós e Contras”, da RTP 1, conduzido pela jornalista Fátima Campos Ferreira, vai ser transmitido em direto, na próxima segunda-feira, dia 26 de fevereiro, a partir

Região

Força da população marcou o 1.º aniversário dos fogos de Pedrógão

A confiança de responsáveis políticos e religiosos na força das populações e no futuro da região interior afetada pelo incêndio que eclodiu há um ano em Pedrógão Grande, marcou as

Sociedade

GNR deteve em Seia três homens de Oliveira do Hospital suspeitos de roubo por esticão

O Comando Territorial da GNR da Guarda anunciou hoje a detenção, em Seia, após perseguição policial, de três indivíduos,…

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital presta  reconhecimento público a Empresas Solidárias na EXPOH

  O Município de Oliveira do Hospital prestou reconhecimento público a um conjunto de empresas do concelho de Oliveira do Hospital pela sua …

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

No sábado, dia 20 de maio, entre as 19h00 e as 20h00,  foi emitido o 30.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

Oliveira do Hospital acolhe fase regional do Concurso Nacional de Leitura

O Município de Oliveira do Hospital acolhe, hoje, a realização da segunda fase do 11.º  Concurso Nacional de Leitura 2016/2017 em que participam mais de 140 alunos.

Última Hora

Equipa de Ciclismo AMPQ Gomark termina época com bons resultados

A equipa de ciclismo da Associação de Melhoramentos da Póvoa das Quartas (AMPQ) Gomark termina época com 30 lugares no pódio.

Informação

Oliveira do Hospital promove formação “Oficina do território”

Durante o mês de julho, o Município de Oliveira do Hospital vai promover a formação “Oficina do território: um programa educativo para Oliveira do Hospital” …

Última Hora

Cooperativa promove colóquio sobre “Nutrição Animal”

A Cooperativa Agro Pecuária da Beira Central realiza no dia 21 de abril, pelas 11h00, um colóquio alusivo à “Nutrição Animal”.

Região

GNR captura evadido da prisão da Covilhã

A Guarda Nacional Republicana (GNR) capturou no Teixoso, concelho da Covilhã, um homem de 66 anos que se encontrava na situação de evadido do Estabelecimento Prisional da Covilhã, anunciou hoje

Informação

Centro Hospitalar de Coimbra com nova técnica cirúrgica

O serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) iniciou um novo programa de artroplastias totais da anca através da utilização de uma técnica cirúrgica inovadora, desenvolvida

Informação

Temperaturas vão subir até quarta-feira

As temperaturas vão subir até quarta-feira, prevendo-se máximas entre os 22 e os 29 graus na generalidade do território, valores acima do normal para a época do ano, adiantou hoje

Sociedade

Oliveira do Hospital assinalou dia da tolerância com “Cassador de Muros” e críticas a Donald Trump

Oliveira do Hospital assinalou ontem o Dia Internacional da Tolerância com a apresentação do livro “O Cassador de Muros” de Ana Filomena Amaral.