“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova. Este sábado, dia 25 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 24.º programa “A Escola e o Meio”.

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova. Este sábado, dia 25 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 24.º programa “A Escola e o Meio”.

Este sábado, dia 25 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 24.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos a temática abordada pelo Daniel Pereira,  as dificuldades de integração da pessoa com deficiência na sociedade. O grupo discutiu o assunto, sob vários pontos de vista, concluindo que, apesar dos progressos, há muito ainda a fazer.

No âmbito político, o Michael Nunes refere que o executivo se prepara para apresentar uma proposta para acabar com a discriminação salarial entre homens e mulheres. Pretende-se divulgar as empresas que praticam essa discriminação, mas também cabe ao Estado um papel determinante, disse a secretária de Estado da Igualdade. A nível familiar, está também previsto o aumento da licença de paternidade em mais uma semana, passando assim para três semanas. Estas são medidas importantes para conciliar a vida familiar com a profissional. É preciso promover condições para que as mulheres não sejam as únicas cuidadoras, segundo a secretária de Estado Catarina Marcelino.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues noticia que um relatório da ONU aponta os pesticidas como sendo responsáveis por 200.000 mortes por ano. A Quercus saúda a divulgação deste relatório numa altura em que tenta sensibilizar as empresas e entidades, sobretudo as autarquias, para a redução de uso dos pesticidas e para o abandono de herbicidas.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás reporta que o torneio de ténis em São Paulo, no Brasil, utiliza cães abandonados como apanha bolas. O objetivo é que os animais mostrem as suas habilidades de forma a que possam vir a cativar possíveis donos.

Na rubrica “Mundo Automóvel”, o Michael Nunes noticia que Portugal foi mais uma vez o país eleito para a produção de conteúdos publicitários para um automóvel. Desta vez foi o novo Volkswagen Arteon a usar o nosso país como pano de fundo. Disse também que a Volvo Cars recebeu a distinção 2017 World’s Most Ethical Company. Um galardão atribuído pelo Ethisphere Institute, um organismo com vasta experiência na definição e avaliação das melhores práticas éticas em ambiente corporativo. Já sobre o desporto motorizado, noticiou que, nas 12 Horas de Sebring, a segunda prova do IMSA Sportscar, João Barbosa, Filipe Albuquerque e Christian Fittipaldi obtiveram o segundo lugar, tendo ficado a cerca de 13 segundos do vencedor Ricky Taylor.

Como sugestão de leitura, a Inês Brás aconselha “As Vinhas da Ira”, de John Steinbeck, este romance que é universalmente considerado a obra-prima do autor, publicado em 1939 e premiado com o Pulitzer em 1940, é o retrato épico do desapiedado conflito entre os poderosos e aqueles que nada têm, do modo como um homem pode reagir à injustiça, e também da força tranquila e estoica de uma mulher.

Na rubrica “viagens”, o Michael Nunes propõe uma visita diferente, um roteiro literário de Lisboa. Aqui nasceram, viveram ou morreram mutos escritores. Alguns espaços receberam novos inquilinos, outros tornaram-se museus que celebram o trajeto dos escritores. A proposta é descobrir 10 paragens com um espírito literário, de um rés-do-chão para Camões a um miradouro para Sophia, sem esquecer a fachada emblemática no Bairro Alto por onde passaram não um mas vários escritores.

A sugestão de cinematográfica do Pedro Oliveira é um romance/musical “A Bela e o Monstro”, uma adaptação em imagem real do clássico de animação, em exibição nos cinemas.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para os intercâmbios do AEOH com a escola belga de Mol e a escola holandesa Gerrit Komrij.

Ouça este programa, com a sugestão musical, do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Todos os programas estão disponíveis no sítio da Rádio Boa Nova, em:

AEOH – A Escola e o Meio (Podcast)

image_pdfimage_print
Previous PJ deteve três suspeitos de tráfico em Coimbra
Next Autarca de Oliveira do Hospital refere que construção do IC6 será um “marco histórico”

Artigos Relacionados

Informação

FCOH vai ter balneários novos no próximo ano

Os balneários em contentores têm os dias contados no Estádio Municipal de Oliveira do Hospital. A Câmara Municipal vai avançar com a construção de balneários, …

Última Hora

Oliveira do Hospital já investiu 236 mil euros no Incentivo à Natalidade

O Município de Oliveira do Hospital investiu, até 31 de dezembro de 2015, 236 mil euros no incentivo à natalidade beneficiando 213 crianças de 213 famílias. Os números constam do

Última Hora

Morreu António dos Santos, antigo bispo da Guarda

O bispo emérito da Guarda, António dos Santos, morreu na segunda-feira, aos 85 anos, no hospital daquela cidade.

Politica

Executivo municipal reuniu com autarcas na EXPOH 2016

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, promoveu uma reunião com as Juntas de Freguesia do concelho…

Região

CIM Região de Coimbra e Junta da Galiza cooperam na proteção civil

Uma comitiva da CIM Região de Coimbra está de visita à Junta da Galiza, em Espanha, para conhecer e interagir com a estrutura de proteção civil, …

Informação

Um morto em acidente com trator agrícola em Penacova

Um homem com cerca de 60 anos morreu, ontem à tarde, na sequência de um acidente com o trator agrícola que conduzia em Penacova.  

Sociedade

Grupo IG vai investir em Tábua

O Grupo IG, de Oliveira do Hospital, prepara-se para avançar com investimento no vizinho concelho de Tábua A aposta deverá recair na abertura de uma superfície comercial na vila de

Informação

Foi detido um homem fortemente indiciado pela prática de um crime de incêndio florestal em Vila Verde

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, com a colaboração da GNR, identificou e deteve o presumível autor da prática de um crime de incêndio florestal, ocorrido

Última Hora

Camião virou-se à entrada para o IC6

Um camião virou-se esta manhã à entrada para o IC6, no concelho de Tábua. O acidente aconteceu cerca das 07h40 e provocou ferimentos ligeiros no condutor do pesado.

Última Hora

Vento forte causou estragos em S. Paio, Gouveia

Um episódio de vento forte registado ao final da tarde de ontem, na aldeia de S. Paio, no concelho de Gouveia , provocou quedas de árvores e de muros e

Informação

Infantário da FAAD com inscrições abertas nas várias valências

O infantário da Fundação de Aurélio Amaro Diniz, que acabou de comemorar os 20 anos de existência, viu renovada a autorização para poder lecionar em 3 salas de educação pré-escolar …

Desporto

Equipa de Petizes do Futebol Clube Oliveira do Hospital é vice-campeã distrital

A equipa de petizes do Futebol Clube de Oliveira do Hospital depois de ter derrotado  a Académica de Coimbra na meia-final por 2-1, chegou à tão desejada final,…

Informação

Maioria dos idosos vítimas de alegada intoxicação em lar já teve alta

A maioria dos 24 idosos hospitalizados na segunda-feira por uma alegada intoxicação alimentar num lar de Condeixa-a-Nova, no distrito de Coimbra, já regressou à instituição.

Sociedade

Em Oliveira do Hospital voltou a ser difícil ter consulta com o médico de família

O serviço de Atendimento Permanente do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital está, desde fevereiro, a ser assegurado pelos médicos de família, que desta forma se veem impossibilitados das

Informação

Comissão Independente com mandato para investigar fogos de outubro

A Assembleia da República aprovou hoje, só com a abstenção do PAN, uma resolução para que a Comissão Técnica Independente (CTI) constituída…

Última Hora

Góis associa-se à Hora do Planeta

Tal como em 2016, o município de Góis volta, este ano, a associar-se à comemoração da “Hora do Planeta”. No dia  25 de março, o município mantém os seus princípios e

Informação

Câmara Municipal apresenta medidas de apoio para as empresas destruídas pelos incêndios

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) promove na próxima quinta-feira, às 18h00, na Casa da Cultura César Oliveira, uma reunião alargada …

Sociedade

Prisão preventiva para suposto homicida de segurança em Coimbra

O suspeito da morte de um segurança de uma discoteca em Coimbra, com nove tiros, ficou, ontem, em silêncio diante da juíza de instrução criminal e foi-lhe aplicada a medida

Informação

Feira do Porco e do Enchido atraiu ainda mais visitantes a Meruge

Está cumprida a 14ª Feira do Porco e do Enchido de Meruge. O certame revelou-se ainda mais atrativo, considerando a Junta de Freguesia que foi batido o “recorde em número

Última Hora

Feira da Primavera em Meruge

Para assinalar o início oficial da estação mais colorida e fascinante do ano, a Junta de Freguesia de Meruge vai realizar a “Feira da Primavera”,…

Região

Colisão entre camião e autocarro faz seis feridos

Uma colisão entre um camião e um autocarro no IC1 (estrada que liga a Figueira da Foz a Leiria), em Marinha das Ondas, fez esta manhã seis feridos ligeiros, incluindo

Informação

18 detenções, 486 infrações e 75 acidentes no distrito de Coimbra

No âmbito de um conjunto de operações no distrito, na semana de 31 de outubro a 6 de novembro, o Comando Territorial de Coimbra da GNR…

Última Hora

Coimbra na Idade Média é tema de conferência em Oliveira do Hospital

“A cidade de Coimbra na Idade Média. Olhares sobre o território, a população e as instituições eclesiásticas” é o tema da conferência que vai decorrer, no próximo dia 20 de

Destaque

EPTORADIO estreia esta sexta-feira na Rádio Boa Nova

A Eptoliva estreia hoje na Rádio Boa Nova o programa EPTORADIO.