“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova. Este sábado, dia 25 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 24.º programa “A Escola e o Meio”.

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova. Este sábado, dia 25 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 24.º programa “A Escola e o Meio”.

Este sábado, dia 25 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 24.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos a temática abordada pelo Daniel Pereira,  as dificuldades de integração da pessoa com deficiência na sociedade. O grupo discutiu o assunto, sob vários pontos de vista, concluindo que, apesar dos progressos, há muito ainda a fazer.

No âmbito político, o Michael Nunes refere que o executivo se prepara para apresentar uma proposta para acabar com a discriminação salarial entre homens e mulheres. Pretende-se divulgar as empresas que praticam essa discriminação, mas também cabe ao Estado um papel determinante, disse a secretária de Estado da Igualdade. A nível familiar, está também previsto o aumento da licença de paternidade em mais uma semana, passando assim para três semanas. Estas são medidas importantes para conciliar a vida familiar com a profissional. É preciso promover condições para que as mulheres não sejam as únicas cuidadoras, segundo a secretária de Estado Catarina Marcelino.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues noticia que um relatório da ONU aponta os pesticidas como sendo responsáveis por 200.000 mortes por ano. A Quercus saúda a divulgação deste relatório numa altura em que tenta sensibilizar as empresas e entidades, sobretudo as autarquias, para a redução de uso dos pesticidas e para o abandono de herbicidas.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás reporta que o torneio de ténis em São Paulo, no Brasil, utiliza cães abandonados como apanha bolas. O objetivo é que os animais mostrem as suas habilidades de forma a que possam vir a cativar possíveis donos.

Na rubrica “Mundo Automóvel”, o Michael Nunes noticia que Portugal foi mais uma vez o país eleito para a produção de conteúdos publicitários para um automóvel. Desta vez foi o novo Volkswagen Arteon a usar o nosso país como pano de fundo. Disse também que a Volvo Cars recebeu a distinção 2017 World’s Most Ethical Company. Um galardão atribuído pelo Ethisphere Institute, um organismo com vasta experiência na definição e avaliação das melhores práticas éticas em ambiente corporativo. Já sobre o desporto motorizado, noticiou que, nas 12 Horas de Sebring, a segunda prova do IMSA Sportscar, João Barbosa, Filipe Albuquerque e Christian Fittipaldi obtiveram o segundo lugar, tendo ficado a cerca de 13 segundos do vencedor Ricky Taylor.

Como sugestão de leitura, a Inês Brás aconselha “As Vinhas da Ira”, de John Steinbeck, este romance que é universalmente considerado a obra-prima do autor, publicado em 1939 e premiado com o Pulitzer em 1940, é o retrato épico do desapiedado conflito entre os poderosos e aqueles que nada têm, do modo como um homem pode reagir à injustiça, e também da força tranquila e estoica de uma mulher.

Na rubrica “viagens”, o Michael Nunes propõe uma visita diferente, um roteiro literário de Lisboa. Aqui nasceram, viveram ou morreram mutos escritores. Alguns espaços receberam novos inquilinos, outros tornaram-se museus que celebram o trajeto dos escritores. A proposta é descobrir 10 paragens com um espírito literário, de um rés-do-chão para Camões a um miradouro para Sophia, sem esquecer a fachada emblemática no Bairro Alto por onde passaram não um mas vários escritores.

A sugestão de cinematográfica do Pedro Oliveira é um romance/musical “A Bela e o Monstro”, uma adaptação em imagem real do clássico de animação, em exibição nos cinemas.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para os intercâmbios do AEOH com a escola belga de Mol e a escola holandesa Gerrit Komrij.

Ouça este programa, com a sugestão musical, do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Todos os programas estão disponíveis no sítio da Rádio Boa Nova, em:

AEOH – A Escola e o Meio (Podcast)

image_pdfimage_print
Previous PJ deteve três suspeitos de tráfico em Coimbra
Next Autarca de Oliveira do Hospital refere que construção do IC6 será um “marco histórico”

Artigos Relacionados

Informação

Autarca de Oliveira do Hospital expressa solidariedade e pesar pelas vítimas de Pedrógão Grande

Diante da “enorme tragédia que colocou o país de luto”, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital partilhou uma “mensagem de solidariedade e de profundo pesar aos familiares

Região

Coimbra aprova orçamento de 94 milhões de euros

  A Assembleia Municipal de Coimbra aprovou ontem, por maioria, o orçamento da Câmara para 2017, no valor de 94,6 milhões de euros, …

Educação

Escolinhas de Bombeiros do distrito encontram-se em Oliveira do Hospital

A Escolinha dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital realiza, no próximo dia 11 de junho, o I Encontro de Escolinhas/ Jornadas Técnicas do Distrito de Coimbra.

Última Hora

Nogueirense queixa-se de jogadores contratados que foram para outros clubes ao Conselho de Disciplina da FPF

A saída de dois jogadores contratados pela Associação Desportiva Nogueirense para outros clubes levou a direção do clube de Nogueira do Cravo a fazer participação junto do Conselho Disciplina de

Última Hora

Pedro Passos Coelho em jantar de apoio à candidatura de Luís Paulo Costa à Câmara de Arganil

No próximo dia 29 de Abril, pelas 20h00, será realizado no pavilhão do Sarzedo um jantar de apoio à candidatura de Luís Paulo Costa à Câmara Municipal de Arganil.

Informação

Oliveira do Hospital recebe semana distrital da Proteção Civil

Oliveira do Hospital é o município do distrito de Coimbra que acolhe este ano a Semana da Proteção Civil, que decorrerá entre os dias 16 e 20 de março no

Informação

Jantar das Mulheres foi “um sucesso” e reverteu para a Liga Portuguesa Contra o Cancro

No último sábado, 12 de março, cumpriu-se em Oliveira do Hospital o já tradicional Jantar das Mulheres. Cerca de 265 mulheres participaram na 31ª edição, que reverteu a favor da

Região

Incêndio em camião obriga ao corte da A25 na zona de Mangualde

Um incêndio num veículo pesado obrigou hoje a que a A25 fosse cortada ao trânsito automóvel nos dois sentidos, no concelho de Mangualde, informou fonte do Comando Distrital de Operações

Sociedade

Bispo de Coimbra benze nova viatura dos Bombeiros de Oliveira do Hospital

D. Virgílio do Nascimento Antunes, Bispo de Coimbra, visita na próxima sexta-feira, 7 de abril, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital (AHBVOH).

Região

IP3 cortado na zona de Tondela após acidente com sete feridos

Sete pessoas ficaram feridas hoje de manhã num acidente no Itinerário Principal (IP) 3, via que se encontra cortado no sentido Santa Comba Dão – Tondela, …

Informação

Sábado é o dia “Da Nossa Terra” no mercado de Oliveira do Hospital

Amanhã, 12 de março, realiza-se mais uma edição da Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra”, no Mercado

Educação

Carlos Veiga, presidente da ESTGOH, em entrevista na Rádio Boa Nova

O presidente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Carlos Veiga, é o convidado da entrevista Rádio Boa Nova, que acontece hoje em direto, depois das

Destaque

Um milhão de Euros para requalificar sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

A sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital vai ser requalificada num investimento de cerca de um milhão de Euros, …

Educação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 12 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 6.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Informação

Livro apresenta “Contributos para a história da Freguesia de Meruge”

O arqueólogo Pedro Pina Nóbrega é o autor do livro “Contributos para a História da Freguesia de Meruge” que vai ser apresentado dia 15 de abril, pelas 21h00, no Salão

Região

CIM investe um milhão de Euros para afirmar região de Coimbra como destino turístico

A Comunidade Intermunicipal da Região (CIM) de Coimbra vai avançar com um plano de afirmação turística da região. A medida foi anunciada ontem,…

Informação

Inscrições abertas para Festival de Artes de Seia

Decorre, até ao próximo dia 4 de abril, o período de inscrições para a mostra coletiva de Pintura, Escultura e Fotografia do Festival ARTIS, …

Última Hora

Pedro Rúben sucede a Carlos Remédios no Rotary Club de Oliveira do Hospital

Pedro Rúben prepara-se para presidir ao Rotary Club de Oliveira do Hospital numa reunião festiva agendada para 29 de junho, no Restaurante “O Túnel”, em Oliveira do Hospital. Pedro Rúben

Última Hora

PJ deteve mulher que tentou obrigar uma idosa a alterar testamento

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve uma mulher pela presumível prática de vários crimes, …

Nacional

Temperaturas vão subir a partir de amanhã, em especial no interior

As temperaturas vão subir a partir de quinta-feira, mantendo-se elevadas até ao dia 20 de julho, em especial no interior do país, informou hoje o Instituto Português do Mar e

Informação

Rixa em bairro da Guarda faz um ferido grave e oito ligeiros

Uma rixa ocorrida na quarta-feira, pelas 22h30, no bairro da Fraternidade, na cidade da Guarda, originou um ferido grave e oito ligeiros.

Desporto

O Sampaense fechou a primeira fase da LPB com uma derrota em casa frente ao Lusitânia por 96-65.

Uma partida onde o Sampaense teve muitas dificuldades em acertar o seu jogo, frente a uma equipa insular que se apresentou muito bem. Com os parciais de  17-24, 17-23, 13-20

Informação

FCOH desceu ao último lugar da Série E do Campeonato de Portugal Prio

  Com a derrota por 2-1 frente ao Sabugal nesta jornada 9 do Campeonato de Portugal Prio, a equipa oliveirense vê mais perto a descida de divisão. Se  antes era

Informação

III Torneio Inter-Freguesias Futebol 7 coloca mais de 150 participantes em competição

A 3ª edição do Torneio Inter-Freguesias  de Futebol 7 arranca esta quarta-feira, dia 14 de junho, às 20h00, com os primeiros jogos a realizarem-se no estádio municipal de Oliveira do