“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

image_pdfimage_print

Este sábado, dia de 22 de outubro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 3.º  programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos a entrevista ao professor doutor Luís Filipe Torgal, docente de História do AEOH. O mote foi o recente lançamento do seu livro “Tomás da Fonseca, «Missionário do Povo». Uma biografia”

O professor Luís Filipe Torgal fez uma breve análise da personalidade e do período histórico em que viveu Tomás da Fonseca, o apóstolo cívico do laicismo e o símbolo dos livres-pensadores portugueses. Referiu que esta obra, uma biografia histórica, se dirige a académicos e a estudantes, mas também a todo o público que aprecia História contemporânea.

Nas notícias de âmbito local, a Inês Garcia, regista com muito agrado que, pelo quarto ano consecutivo, Portugal foi distinguido pela Comissão Europeia com um prémio Regiostars. Desta vez o galardoado foi o Centro Bio, desenvolvido pela associação BLC3, um projeto de Oliveira do Hospital que o seu mentor acredita ser um bom exemplo de como “o interior” é capaz de “puxar por Portugal”.

Na rubrica “Jovens Atentos”, a Bárbara Coquim refere que, segundo um relatório recente, Portugal é um dos países do mundo que mais dá oportunidades às jovens. Excelente notícia se atendermos que temos apenas 42 anos de democracia e de direitos consagrados para as mulheres.

“Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues reporta um anúncio do Instituto de Conservação da Natureza, segundo o qual um lince ibérico, pertencente uma espécie em vias de extinção, foi reintroduzido na terça-feira na Herdade das Romeiras, em Mértola, depois de meses de tratamento.

A Catherine Martins, na rubrica “Relações luso-americanas”, abordou a prática desportiva nos EUA e em Portugal.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás leu a emocionante mensagem da jornalista da SIC Raquel Marinho sobre o falecimento do Chiquinho, o cão que, em 2011, durante uns dias não saiu da frente do Centro de Saúde onde a dona faleceu. O novo dono que o acolheu deu agora, com pesar, nota do seu falecimento, mas disse que trazer o animal para casa foi a melhor coisa que lhe aconteceu, porque realmente ficou a saber o que era uma companhia.

A Sofia Pereira sugere “Ensaio sobre a Cegueira” do nosso prémio Nobel, José Saramago, uma cegueira coletiva, um mundo com as contradições da espécie humana, a arte da escrita de Saramago ao serviço da preocupação cívica.

A Patrícia Correia convida os ouvintes para a XV Festa da Castanha, na freguesia de Aldeia das Dez, nos dias 29 e 30 de outubro. Este ano, a festa da Castanha conta, no dia 30, com mais um evento desportivo diferenciador e desafiante, promovido pelo município de Oliveira do Hospital e Aldeias do Xisto – o II Ultra Trail do Colcurinho. As inscrições para o Ultra Trail podem ser efetuadas em www.acorrer.pt até às 24 horas de quinta-feira anterior à data da realização da prova. Sugere também que participem no concurso de fotografia “A Castanha em Oliveira do Hospital”, promovido pela Junta de Freguesia de Aldeia das Dez, no âmbito da XV Festa da Castanha.

A sugestão cinematográfica do Pedro Oliveira é um thriller, “Inferno” em exibição nos cinemas.

A finalizar o programa surgem as notícias do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, com destaque ainda para o intercâmbio Gastronómico e Literário do AEOH com o Gerrit Komrij College, em Winterswikj, na Holanda.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em

http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Todos os programas estão disponíveis no sítio da Rádio Boa Nova, em:

AEOH – A Escola e o Meio (Podcast)

Previous Proteção civil alerta para o agravamento do estado do tempo e possibilidade de cheias rápidas
Next PS de Oliveira do Hospital realiza encontro autárquico

Artigos Relacionados

Desporto

Sampaense perde em casa 84-83 após prolongamento, em jogo da LPB, segunda fase.

Campeonato Nacional Basquetebol – LPB – 2ª Fase  O Sampaense teve “o pássaro na mão” mas acabou por o deixar fugir nos momentos finais da partida. Uma partida muito disputada

Sociedade

Seia promove festividades de Natal

Durante o mês de dezembro são muitos os motivos para visitar o concelho de Seia, seja em lazer ou para efetuar compras de Natal.

Informação

Férias Ativas 2016 terminaram com um encontro de todos os participantes

As Férias Ativas 2016 terminaram com um mega encontro onde se reuniram os participantes deste programa ocupacional dos tempos livres …

Região

Oliveira de Frades: Duas pessoas desalojadas devido a explosão de botija de gás

Duas pessoas ficaram ontem desalojadas em Travanca, Oliveira de Frades, na sequência da explosão de uma botija de gás, que não provocou feridos.

Vídeos

Cláudio Figueiredo promete trabalho e empenho na nova época do Sampaense Basket (com vídeo)

Cláudio Figueiredo, técnico do Sampaense Basket, fala da nova época na Proliga, dos jogos da Taça António Pratas e da formação.

Informação

Restaurantes e bares de Oliveira do Hospital com horário alargado no Carnaval

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) deliberou conceder um alargamento do horário de funcionamento, no período de Carnaval, aos estabelecimentos de restauração e bebidas, licenciados no município.

Última Hora

Município de Nelas apresenta Feira do Vinho do Dão na BTL

O Município de Nelas marca presença, e pelo quarto ano consecutivo, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que arrancou ontem na FIL, no Parque das Nações, em Lisboa, …

Informação

Incêndio destruiu novo setor da fábrica da Roca em Cantanhede

Um incêndio que deflagrou ontem, cerca das 19h12, destruiu o setor mais recente da fábrica de torneiras da Roca, localizada na Zona Industrial de Cantanhede.

Sociedade

Praia Fluvial de Alvoco das Várzeas renova Bandeira Azul

A praia fluvial de Alvoco das Várzeas foi novamente galardoada com a Bandeira Azul e volta a hastear este símbolo de qualidade ambiental – pelo terceiro ano consecutivo – já

Última Hora

Homem morre soterrado em Castro Daire

Um homem de 49 anos morreu, esta terça-feira, soterrado numa vala com cerca de cinco metros de profundidade, em Pepim, Castro Daire, distrito de Viseu.

Informação

PJ deteve casal suspeito de escravizar cidadão estrangeiro em Viseu

A PJ anunciou hoje a detenção, através da Diretoria do Centro,  de um homem e uma mulher pela presumível prática de um crime de tráfico de pessoas para fins de

Informação

História da ligação do Rali de Portugal a Arganil em exposição no Hotel de Arganil

Mais de 150 fotografias evocam a passagem do Rali de Portugal pela região de Arganil e a importância que esta prova continua a exercer junto de quem vivenciou as míticas