• A Escola e o Meio na Rádio Boa Nova
  • A Escola e o Meio na Rádio Boa Nova

A Escola e o Meio na Rádio Boa Nova

image_pdfimage_print

Este sábado, dia 19 de janeiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 13.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Neste programa destacamos duas interessantes entrevistas. Uma com o treinador da equipa sénior do Sampaense Basket, Cláudio Pereira Figueiredo, que é também o coordenador técnico da formação neste clube desportivo. Este responsável falou-nos da boa época que está a fazer a equipa que treina, do historial de vitórias deste clube e também dos vários escalões de formação, vertente que considera muito importante. A finalizar, ainda salientou a  mportância da prática desportiva por todos, em especial pelos jovens.

A segunda entrevista foi com as professoras Deolinda Azevedo e Cristina Félix, responsáveis pelo projeto "Cientistas nas Férias", uma parceria da Área Disciplinar de Biologia e Geologia do AEOH com a BLC3.

A acompanhar as docentes esteve um grupo de alunos do 8.ºano e do 9.ºAno que participou, durante a interrupção letiva do Natal, na primeira etapa deste projeto. A professora Deolinda explicou os objetivos e a forma desta atividade, os alunos Nuno Vicente, do 8.º ano, e a Maria Pedro, do 9.º ano, falaram do quão enriquecedora foi a  articipação nestas atividades de investigação.

Na rubrica “Notícias do Nosso Mundo”, a Catarina Duarte reporta que as condições no campo de refugiados, de Moria, nas ilhas gregas, vão além dos limites da imaginação, quase cinco mil pessoas vivem praticamente sem espaço, sem acesso a cuidados de saúde e num clima de insegurança permanente. A vida dos refugiados na Europa devia envergonhar todos os cidadãos europeus.

O Daniel reporta os últimos destaques do desporto nacional e local.

No âmbito da política nacional, a Bárbara Coquim faz uma análise da mensagem de Ano Novo do Presidente da República.

Na rubrica “Personalidades” a Daniela Lopes evoca a memória de Gerrit Komrij, cronista, ensaísta, romancista, tradutor, dramaturgo e crítico holandês que viveu no nosso concelho.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás refere mais um caso emocionante, um grupo de seis cães esperou pelo dono, um sem abrigo, no exterior do hospital onde foi internado.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues noticia que um grupo de chilenos criou sacos plásticos solúveis em água e que não poluem.

A sugestão de leitura da Liliana Silva são os “Contos de Andersen” de Hans Christian Andersen, as suas
criações são ainda hoje fonte de inspiração e de novas reflexões.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes sugere a visita a três Aldeias Históricas, Belmonte, Castelo Mendo e
Castelo Novo.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é um filme de ação: “Creed II”, realizado por Steven Caple Jr.,
em exibição nos cinemas. A série sugerida pelo Gonçalo Branco é “As Crónicas de Shannara”.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para a sessão com o deputado da Assembleia da República,
Maurício Marques, no âmbito do programa o Parlamento dos Jovens.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Previous Requalificação do IP3 arranca hoje
Next 'Coimbra Região de Cultura' promove espetáculo de fado para crianças em Mortágua

Artigos Relacionados

Última Hora

Mundial 2018: Portugal joga hoje frente a Marrocos

O jogo entre Portugal e Marrocos é o primeiro dos três jogos que se vão realizar esta quarta-feira. A partida tem início às 13h00, hora portuguesa, e é a contar

Última Hora

Na reta final, candidatos apostam em comícios na cidade de Oliveira do Hospital

Hoje, dia 29 de setembro, termina a campanha para as eleições autárquicas que se realizam no próximo domingo, dia 1 de outubro.

Última Hora

“Queijaria dos Lameiras” continua a apostar na certificação do Queijo Serra da Estrela

A Queijaria do Lameiras, em Vila Franca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital é um nome de referência no que à produção do Queijo Serra da Estrela DOP

Informação

Hoje é dia de greve geral de professores

Os professores realizam hoje uma greve geral e uma concentração em frente ao parlamento, enquanto é debatida a proposta do Orçamento do Estado …

Última Hora

Portugal é o país que mais arde na zona do Mediterrâneo, revela relatório da WWF

Portugal é o país que mais arde na zona do Mediterrâneo, tendo na última década quase o dobro dos incêndios e a maior área ardida entre seis países desta região,

Região

Atropelamento provoca uma vítima mortal em Idanha-a-Nova

Uma mulher morreu hoje na sequência de um atropelamento por um veículo ligeiro na localidade de Relva, freguesia de Monsanto, no concelho de Idanha-a-Nova.

Informação

Alunos do AEOH chegam à final do concurso “Eco-Ementas”

Na passada sexta-feira, dia 29 de março, três equipas de Eco-Cozinheiros do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) deslocaram-se…

Informação

Governo garante que não há ovos contaminados à venda em Portugal

O Ministério de Agricultura garantiu hoje que não há ovos contaminados com pesticida tóxico à venda em Portugal e que o caso reportado às autoridades europeias refere-se a um português

Educação

“Temos todas as condições para um grande ano na Eptoliva”

A Eptoliva realizou, esta manhã, a aula de abertura do novo ano letivo. Diante dos novos alunos, a direção da escola vincou o propósito de repetir…

Última Hora

Leiria: Mulher detida por tentativa de homicídio

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, deteve, na madrugada de hoje, uma mulher suspeita de tentar matar o companheiro, no dia de ontem, em

Sociedade

SEF detetou sete estrangeiros a trabalhar ilegalmente no concelho de Arganil

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras detetou sete pessoas “a trabalhar irregularmente para uma empresa nacional” no concelho de Arganil,…

Última Hora

Borgstena expande unidade localizada em Nelas

A unidade sueca Borgstena Textile Portugal, localizada em Nelas vai expandir a sua área de produção. A empresa adquiriu 35 mil metros quadrados de terrenos à Câmara Municipal.