• A Escola e o Meio na Rádio Boa Nova
  • A Escola e o Meio na Rádio Boa Nova

A Escola e o Meio na Rádio Boa Nova

image_pdfimage_print

Este sábado, dia 19 de janeiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 13.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Neste programa destacamos duas interessantes entrevistas. Uma com o treinador da equipa sénior do Sampaense Basket, Cláudio Pereira Figueiredo, que é também o coordenador técnico da formação neste clube desportivo. Este responsável falou-nos da boa época que está a fazer a equipa que treina, do historial de vitórias deste clube e também dos vários escalões de formação, vertente que considera muito importante. A finalizar, ainda salientou a  mportância da prática desportiva por todos, em especial pelos jovens.

A segunda entrevista foi com as professoras Deolinda Azevedo e Cristina Félix, responsáveis pelo projeto "Cientistas nas Férias", uma parceria da Área Disciplinar de Biologia e Geologia do AEOH com a BLC3.

A acompanhar as docentes esteve um grupo de alunos do 8.ºano e do 9.ºAno que participou, durante a interrupção letiva do Natal, na primeira etapa deste projeto. A professora Deolinda explicou os objetivos e a forma desta atividade, os alunos Nuno Vicente, do 8.º ano, e a Maria Pedro, do 9.º ano, falaram do quão enriquecedora foi a  articipação nestas atividades de investigação.

Na rubrica “Notícias do Nosso Mundo”, a Catarina Duarte reporta que as condições no campo de refugiados, de Moria, nas ilhas gregas, vão além dos limites da imaginação, quase cinco mil pessoas vivem praticamente sem espaço, sem acesso a cuidados de saúde e num clima de insegurança permanente. A vida dos refugiados na Europa devia envergonhar todos os cidadãos europeus.

O Daniel reporta os últimos destaques do desporto nacional e local.

No âmbito da política nacional, a Bárbara Coquim faz uma análise da mensagem de Ano Novo do Presidente da República.

Na rubrica “Personalidades” a Daniela Lopes evoca a memória de Gerrit Komrij, cronista, ensaísta, romancista, tradutor, dramaturgo e crítico holandês que viveu no nosso concelho.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás refere mais um caso emocionante, um grupo de seis cães esperou pelo dono, um sem abrigo, no exterior do hospital onde foi internado.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues noticia que um grupo de chilenos criou sacos plásticos solúveis em água e que não poluem.

A sugestão de leitura da Liliana Silva são os “Contos de Andersen” de Hans Christian Andersen, as suas
criações são ainda hoje fonte de inspiração e de novas reflexões.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes sugere a visita a três Aldeias Históricas, Belmonte, Castelo Mendo e
Castelo Novo.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é um filme de ação: “Creed II”, realizado por Steven Caple Jr.,
em exibição nos cinemas. A série sugerida pelo Gonçalo Branco é “As Crónicas de Shannara”.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para a sessão com o deputado da Assembleia da República,
Maurício Marques, no âmbito do programa o Parlamento dos Jovens.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Previous Requalificação do IP3 arranca hoje
Next 'Coimbra Região de Cultura' promove espetáculo de fado para crianças em Mortágua

Artigos Relacionados

Informação

Incêndios: 83% dos formulários para reconstrução entregues a tempo

O Governo anunciou que foram identificadas 1.707 habitações danificadas pelos incêndios de outubro na região centro e recolhidos 1.416 formulários para reconstrução apoiada, o que representa 83% do recenseamento inicial.

Sociedade

GNR deteve 74 pessoas em flagrante delito no fim de semana

A Guarda Nacional Republicana deteve 74 pessoas em flagrante delito no fim de semana e apreendeu 941 doses de cocaína, informou hoje a GNR.

Última Hora

Falta de camas no hospital de Viseu pode levar a cancelar cirurgias

O Centro Hospitalar Tondela Viseu alertou, hoje, que as cirurgias de rotina poderão ser canceladas durante o plano de contingência que ficará em vigor…

Região

Jovem de 21 anos morre colhido por comboio em Aveiro

Um jovem de 21 anos morreu, na madrugada desta terça-feira, colhido por um comboio, na zona sul da estação ferroviária de Aveiro.

Região

Lançada empreitada de Beneficiação da EN 342 entre Arganil e Côja

A empreitada de Beneficiação da Estrada Nacional 342, entre Arganil e Côja, foi consignada nesta terça-feira, dia 11 de setembro, numa cerimónia que teve lugar no Salão Nobre dos Paços

Informação

Proteção Civil alerta para chuva localmente intensa com possibilidade de inundações

No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a Autoridade Nacional de Proteção Civil  alerta para a previsão de precipitação localmente intensa,…

Politica

Reunião pública da Câmara está a decorrer esta manhã.

A Rádio Boa Nova a acompanhar a reunião pública da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital. De outros assuntos, destaque ao hastear das bandeiras ECO XXI e Município Familiarmente Responsável. Nesta

Última Hora

Nelas criou “Espaço do Cidadão” na Junta de Freguesia de Canas de Senhorim

O Município de Nelas, através do programa “Aproximar” criou o “Espaço Cidadão” na Junta de Freguesia de Canas de Senhorim.

Região

Faleceu o diretor do jornal “ A Comarca de Arganil”

O diretor do jornal “ A Comarca de Arganil”, António Lopes Machado faleceu hoje, aos 90 anos, no hospital Egas Moniz, em Lisboa, onde se encontrava internado devido ao agravamento

Última Hora

Pousada do Convento do Desagravo vai fechar no próximo verão

A Pousada do Convento do Desagravo, em Vila Pouca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital vai encerrar no dia 23 de julho, data em que termina …

Última Hora

Grande incêndio foi há seis meses. “O nosso principal objetivo é que isto nunca mais volte a acontecer”

A constituição da Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP) foi uma reação imediata à tragédia que, no dia 15 de outubro, se abateu …

Última Hora

GNR deteve dois homens por incêndio florestal em Castelo Branco e Guarda

A GNR deteve em flagrante dois homens, de 55 e 77 anos, e identificou um terceiro, de 86 anos, pelo crime de incêndio florestal, em Casegas (Covilhã), Soito (Sabugal) e