A Escola e o Meio na Rádio Boa Nova

A Escola e o Meio na Rádio Boa Nova

image_pdfimage_print

Este sábado, dia 22 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 11.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Neste programa destacamos a entrevista com o Francisco Carvalho, ex-membro do Clube de Rádio, que está agora no 3.º ano de Relações Internacionais, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Durante este semestre, o Francisco está ao abrigo do programa Erasmus na Universidade de Bradford, no norte da Inglaterra. Este nosso reencontro teve como mote a vivência universitária numa escola, cidade e país tão distintos dos nossos. O Francisco fez-nos um retrato da cidade, da academia, da sua multiculturalidade, bem como dos estudos e dos diferentes métodos de avaliação. Recomenda a todos o programa Erasmus, pela abertura ao mundo que permite.

Na rubrica “Notícias do Nosso Mundo”, a Catarina Duarte continua na senda das boas novas, desta vez reporta que Portugal foi eleito o “Melhor Destino do Mundo” pelo segundo ano consecutivo. O país ganhou um total de 17 “óscares do turismo”, atribuídos pelos World Travel Award. A capital portuguesa foi uma das grandes vencedoras: Lisboa foi eleita “Melhor Cidade Destino” e “Melhor Destino City Break” a nível mundial.

No âmbito da política nacional, a Bárbara Coquim faz um balanço das últimas questões que chamaram a sua atenção, a decisão do presidente da República de passar o dia de Natal com as crianças internadas na ala pediátrica do Hospital de São João, no Porto, onde as obras tardam em começar. Refere também que o Estado está a falhar demasiadas vezes no socorro aos cidadãos, situação lamentável e incomportável.

Em “Jovens Atentos”, reporta que Portugal é dos poucos países onde a perceção sobre imigração evoluiu positivamente. A avaliação consta do relatório “Settling In 2018: Indicators of Immigrant Integration”, uma análise comparada detalhada sobre a integração dos imigrantes e a sua evolução ao longo do tempo, para todos os países da OCDE e da União Europeia, bem como países selecionados do G20.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Liliana Silva reporta mais um caso impressionante que denota o amor dos animais pelos seus donos. Dos Estados Unidos chegou a imagem de Sully, o cão do antigo presidente, George H.W. Bush, deitado com um semblante que nos remete para o luto, junto o caixão do presidente.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues refere que plásticos oriundos de pelo menos 25 países invadiram a ilha cabo-verdiana de Santa Luzia, a única desabitada e reserva natural do país. O alerta foi lançado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, após duas visitas à ilha no âmbito do projeto “Desertas – gestão sustentável da reserva marinha de Santa Luzia”.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é a mais recente obra de Nicholas Sparks “Cada suspiro teu”.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Duarte sugere aos ouvintes que desfrutem da animação de Natal da nossa cidade que está a ser promovida pelo município oliveirense, em parceria com a ADI e que se prolonga até ao dia 6 de janeiro.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é um filme português, “Parque Mayer” uma comédia realizada por António Pedro Vasconcelos, em exibição nos cinemas.

A série sugerida pelo Gonçalo Branco é “The Resident”.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para a comemoração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos pelo Clube Europeu e para o MEGA 5, a 1ª edição do jornal do Agrupamento deste ano letivo.

Finalizamos desejando a todos os nossos ouvintes um feliz natal e um excelente ano novo. Estaremos de regresso no início de janeiro.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

 

 

Previous Empresa “R6 Living” entregou donativo à Rádio Boa Nova numa medida de responsabilidade social
Next Mais de dois milhões de euros para valorização dos queijos da Região Centro

Artigos Relacionados

Última Hora

Município de Tábua inova no serviço de limpeza

No âmbito da candidatura ao Fundo Ambiental, o Município de Tabua recebeu, pela empresa CERTOMA, um aspirador elétrico de resíduos.

Última Hora

Relatório antecipa mais tempestades de fogo como a registada em Pedrógão

Um relatório hoje divulgado sobre incêndios na eurorregião Norte de Portugal-Galiza, alerta que os fogos de 2017 permitem antecipar a chegada de uma nova tipologia de incêndios, caracterizados por “tempestades

Sociedade

Mundo: Terror está de volta à França. Novo ataque provocou 84 mortes e mais de 100 feridos

Um camião provocou pelo menos 84 mortes, quinta-feira à noite, ao investir sobre a multidão que se juntara para assistir, em Nice, ao fogo-de-artifício do Dia da Bastilha.

Informação

Homem morre em acidente com enfardadeira agrícola

Um homem morreu ontem na sequência de um acidente com uma enfardadeira agrícola, na localidade de Reigada, …

Última Hora

Vento e chuva colocam dez distritos do continente sob aviso amarelo

Dez distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, vento e agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da

Última Hora

Oliveira do Hospital festeja passagem de ano com Grupo AF e Romana

Pela primeira vez, o município de Oliveira do Hospital vai promover a comemoração da passagem de ano, com um programa de animação a cargo do grupo local “AF” e da

Informação

Duas máquinas multibanco roubadas por explosão no distrito de Coimbra

Duas máquinas multibanco foram assaltadas na madrugada de hoje, com recurso a explosão, em Tábua e Vila Nova de Poiares, no distrito de Coimbra.

Última Hora

Mais de 40 concelhos de oito distritos em risco máximo de incêndio

Mais de 40 concelhos de oito distritos de Portugal continental apresentam esta segunda-feira um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Informação

Petit deixa o Tondela contra a vontade do presidente

Petit deixa o comando técnico do Tondela, decisão tomada após a derrotada caseira (1-2) frente ao Arouca. O treinador decidiu deixar a equipa, …

Região

Desde o início do ano ocorreram cinco incêndios em habitações em Oliveira do Hospital. No distrito foram 120

No período de 1 de janeiro a 26 de março deste ano ocorreram cinco incêndios urbanos no concelho de Oliveira do Hospital, menos três do que em 2015 …

Informação

Secretário de Estado do Ambiente admite racionamento de água à noite

O secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, admite o racionamento da água durante a noite em algumas localidades e aconselha a população…

Última Hora

Góis: Detido por cultivo de cannabis e posse de arma proibida

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal da Lousã, deteve ontem, dia 21 de outubro, um homem de 67 anos, por tráfico de estupefacientes e posse