“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova
8 Junho, 2018 612 Views

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 9 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 32.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos, na rubrica “Notícias do Nosso Mundo”, apresentadas pela Catarina Duarte, uma excelente notícia para o concelho de Oliveira do Hospital, para a freguesia de Aldeia das Dez e, particularmente, para o Santuário de N.ª Senhora das Preces.  O projeto de recuperação dos jardins envolventes a este Santuário, afetados pelos incêndios de outubro, venceu a 10.ª edição do Prémio Vilalva, no valor de 50 mil euros, anunciou a Fundação Calouste Gulbenkian.

No âmbito da política europeia, a Bárbara Coquim refere que parlamento dinamarquês aprovou uma lei que proíbe o uso do véu integral islâmico no espaço público, seguindo assim outros países europeus que já adotaram esta regra como a França e a Bélgica. Referiu também a instabilidade política que grassa em Espanha e na Itália.

Na rubrica “Jovens Atentos” reporta que, com apenas 19 anos, Jack Andraka já fez uma contribuição científica que pode salvar milhões de vidas no futuro, este génio adolescente descobriu um sistema para detetar  precocemente cancro.

Em “Nós e os Animais”, a Catarina Duarte reporta um caso lamentável ocorrido no Jardim Zoológico de Lisboa, uma girafa-de-angola morreu após uma queda no separador com o público quando um visitante tentava alimentá-la.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Liliana Silva destaca que o secretário-geral da ONU, António Guterres, alerta para o facto de as mudanças climáticas estarem a acontecer mais depressa do que as ações para as combater e pede mais ambição para as ultrapassar.

Na rubrica “Personalidades”, a Catarina Lopes evoca Aristides de Sousa Mendes que foi, talvez, um dos poucos heróis nacionais do século XX e o maior símbolo português saído da II Guerra Mundial.

Na rubrica “Viagens”, lembra que já chegou o mês de junho, o mês de descobrir a capital, entre arraiais, muita música e sardinha assada. A programação das Festas de Lisboa é para todos, é grátis e, por isso, indica alguns dos momentos a não perder.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é um clássico da nossa literatura, “A tragédia da Rua das Flores “, de Eça de Queirós.

A sugestão do Gonçalo Branco é “Quântico”, uma série de televisão norte-americana de suspense e drama criada por Joshua Safran.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para a visita de estudo do 7.º ano a Trancoso e Marialva, no âmbito das disciplinas de História e EMRC.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical, em português, da Bárbara Coquim, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Previous Eptoliva incentiva ao empreendedorismo e prossecução de estudos superiores
Next Especialistas em pragas e doenças alertam para novos “riscos” em áreas ardidas

Artigos Relacionados

Informação

Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, em entrevista exclusiva à Rádio Boa Nova

No âmbito da visita pastoral que está a realizar à diocese de Coimbra e, por conseguinte, a Oliveira do Hospital, o Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes esteve ao final

Informação

Natal vai ser frio, mas sem chuva

A véspera e o dia de Natal vão ser marcados pelo tempo frio, com temperaturas máximas a variar entre 7 e 18 graus Celsius, mas sem chuva.

Última Hora

Dois feridos, um deles grave, em acidente em Montemor-o-Velho

Uma colisão rodoviária no concelho de Coimbra na manhã desta terça-feira fez pelo menos dois feridos, um deles em estado grave.

Informação

Marcelo presente na Feira do Queijo dedicada às vítimas dos incêndios

A Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, que se realiza este ano entre os dias 10 e 11 de março, em pleno centro da cidade, no

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital lança obras com volume de investimento superior a 5 milhões de euros

No âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) e do Pacto de Coesão da CIM do Centro 2020, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital lançou, este ano,…

Informação

Biblioteca Municipal de Nelas promove “Oficina do Óscar”

A Biblioteca Municipal de Nelas acolhe, amanhã, 18 de maio, a “Oficina do Óscar”- Projeto P.A.I.S., com diversas atividades.

Sociedade

Lourosa assinalou um ano de Unidade Móvel de Saúde na freguesia

A Junta de Freguesia de Lourosa assinalou, no dia 27 de janeiro, um ano desde que a Unidade Móvel de Saúde do Município de Oliveira do Hospital, em parceria com

Destaque

Oliveira do Hospital entregou medalhas de mérito “a quem as merece”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital cumpriu no sábado, em Dia do Município, a habitual homenagem a personalidades. Arménio Tavares, Francisco Martins,…

Informação

Mais de 340 bombeiros e 10 meios aéreos no combate ao incêndio que lavra em Tábua

São já 344 os bombeiros envolvidos no combate às chamas no concelho de Tábua, na freguesia de Covas e Vila Nova de Oliveirinha. No terreno estão 86 viaturas, apoiadas por

Última Hora

Colisão frontal faz um morto e nove feridos no IP3

Um acidente, que aconteceu esta tarde ao quilómetro 103 no IP3, na zona de Valverde, Tondela, tirou a vida a um homem de 52 anos.  O acidente, que resultou de

Última Hora

Incêndios: Marcelo Rebelo de Sousa diz que o país tudo fará para vencer as “forças da natureza”

Um ano depois dos grandes fogos de outubro, o Presidente da República previu que Portugal tudo fará para vencer as forças da natureza, para que nem seja concebível a história

Destaque

Fernando Correia “abre a alma” em autobiografia “O que eu sei de mim”

O conhecido jornalista Fernando Correia apresentou, em Oliveira do Hospital, o seu mais recente livro, no caso uma autobiografia em que “abre a alma” às pessoas.