“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova
8 Junho, 2018 723 Views

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

image_pdfimage_print

Este sábado, dia 9 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 32.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos, na rubrica “Notícias do Nosso Mundo”, apresentadas pela Catarina Duarte, uma excelente notícia para o concelho de Oliveira do Hospital, para a freguesia de Aldeia das Dez e, particularmente, para o Santuário de N.ª Senhora das Preces.  O projeto de recuperação dos jardins envolventes a este Santuário, afetados pelos incêndios de outubro, venceu a 10.ª edição do Prémio Vilalva, no valor de 50 mil euros, anunciou a Fundação Calouste Gulbenkian.

No âmbito da política europeia, a Bárbara Coquim refere que parlamento dinamarquês aprovou uma lei que proíbe o uso do véu integral islâmico no espaço público, seguindo assim outros países europeus que já adotaram esta regra como a França e a Bélgica. Referiu também a instabilidade política que grassa em Espanha e na Itália.

Na rubrica “Jovens Atentos” reporta que, com apenas 19 anos, Jack Andraka já fez uma contribuição científica que pode salvar milhões de vidas no futuro, este génio adolescente descobriu um sistema para detetar  precocemente cancro.

Em “Nós e os Animais”, a Catarina Duarte reporta um caso lamentável ocorrido no Jardim Zoológico de Lisboa, uma girafa-de-angola morreu após uma queda no separador com o público quando um visitante tentava alimentá-la.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Liliana Silva destaca que o secretário-geral da ONU, António Guterres, alerta para o facto de as mudanças climáticas estarem a acontecer mais depressa do que as ações para as combater e pede mais ambição para as ultrapassar.

Na rubrica “Personalidades”, a Catarina Lopes evoca Aristides de Sousa Mendes que foi, talvez, um dos poucos heróis nacionais do século XX e o maior símbolo português saído da II Guerra Mundial.

Na rubrica “Viagens”, lembra que já chegou o mês de junho, o mês de descobrir a capital, entre arraiais, muita música e sardinha assada. A programação das Festas de Lisboa é para todos, é grátis e, por isso, indica alguns dos momentos a não perder.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é um clássico da nossa literatura, “A tragédia da Rua das Flores “, de Eça de Queirós.

A sugestão do Gonçalo Branco é “Quântico”, uma série de televisão norte-americana de suspense e drama criada por Joshua Safran.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para a visita de estudo do 7.º ano a Trancoso e Marialva, no âmbito das disciplinas de História e EMRC.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical, em português, da Bárbara Coquim, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Previous Eptoliva incentiva ao empreendedorismo e prossecução de estudos superiores
Next Especialistas em pragas e doenças alertam para novos “riscos” em áreas ardidas

Artigos Relacionados

Última Hora

Pombal: Circulação na Linha do Norte retomada depois de atropelamento

A circulação ferroviária na Linha do Norte já foi normalizada, depois de um atropelamento que ocorreu ontem e que causou um morto em Pombal.

Última Hora

Mais de 100 bombeiros e 7 meios aéreos combatem chamas na Guarda

Mais de 100 bombeiros estão a combater, na tarde desta segunda-feira, um incêndio em Matança, no concelho de Fornos de Algodres, na Guarda.

Destaque

Seis meses após o grande incêndio: Alexandrino considera que “há aqui um tempo de esperança”

Há seis meses, o grande incêndio de 15 de outubro tirou-lhe o “sonho de poder transformar Oliveira do Hospital”, mas o presidente do Município não se deixa desarmar pela tragédia,

Educação

Executivo oliveirense congratula-se pelo aumento de vagas na ESTGOH

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) vai disponibilizar mais 60 vagas no próximo concurso nacional de acesso ao ensino superior.

Informação

Rafael Reis é o primeiro camisola amarela da Volta a Portugal

O ciclista português Rafael Reis (W52-FC Porto) venceu esta quarta-feira o prólogo de abertura da Volta a Portugal em bicicleta…

Informação

Portugal recebe Jornadas Mundiais da Juventude “com uma alegria incontida”

Lisboa vai acolher, em 2022, as próximas Jornadas Mundiais da Juventude, aquele que é considerado o maior evento da Igreja Católica. O anúncio, já esperado, foi recebido com “alegria”. Com

Região

Projeto Fruticool: Município de Nelas distribui fruta aos alunos do 1º CEB e jardim-de-infância

No âmbito do Regime da Fruta Escolar (RFE) e do Projeto Fruticool, teve início ontem, dia 6 de novembro, a distribuição de fruta aos alunos do 1º CEB e jardins-de-infância

Informação

Oliveirenses solidários com os bombeiros entregam bens nas corporações

À semelhança do que se tem verificado um pouco por todo o país, também em Oliveira do Hospital se assiste a gestos solidários para com as corporações de bombeiros …

Sociedade

Maior eclipse total da Lua ocorre amanhã

A Lua vai estar, amanhã, mergulhada na sombra da Terra, mas Portugal apenas vai apanhar o fenómeno a meio porque a Lua nasce numa altura…

Região

Coimbra: Motociclista de 16 anos morre em despiste e colisão com camião

Um despiste de uma mota seguido de colisão com um camião provocou uma vítima mortal, esta quarta-feira à tarde, na localidade de Redonda, freguesia de Eiras, em Coimbra.

Informação

Mangualde: Bloco de Esquerda preocupado com a poluição da Ribeira da Lavandeira

A Comissão Coordenadora Distrital de Viseu do Bloco de Esquerda (BE) tem, junto com a população de Mangualde, registado a poluição da Ribeira da Lavandeira e de toda a zona

Última Hora

Acidente em Oliveira do Hospital provocou uma vítima mortal

Um acidente na Estrada Nacional 17, em Chamusca da Beira, Oliveira do Hospital, provocou, ao início desta tarde, uma vítima mortal.