“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

image_pdfimage_print

Este sábado, dia 31 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 23.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos a análise da viagem/visita ao Parlamento Europeu, em Bruxelas, efetuada por um grupo de vinte e cinco alunos e cinco professores do nosso agrupamento, nos dias 22 e 23 de março. Os cinco alunos do Clube de Rádio que participaram nesta visita, a Catarina Duarte, o Gonçalo Branco, a Inês Brás, a Francisca Rodrigues e o João Oliveira, fizeram-nos o balanço desta experiência, dizendo que apreciaram sobremaneira o Parlamento Europeu e a Grand Place, o coração geográfico, histórico e comercial da capital belga, além de ser uma das praças mais notáveis da Europa. Os alunos brindados com esta viagem, oferecida pelo eurodeputado Marinho e Pinto, foram aqueles que se destacaram na participação nos clubes e nas atividades extracurriculares, pelo que fica vincado mais uma vez o incentivo e o apelo para a participação nestas, que tanto enriquecessem os nossos jovens.

Já nas rubricas habituais, nas “Notícias do nosso Mundo”, a Catarina Duarte reporta a luta da jovem palestiniana Ahed Tamimi, de apenas 17 anos, que é já o rosto da resistência à ocupação da Cisjordânia. Foi condenada a oito meses de prisão por ter agredido dois soldados armados, junto à casa da sua família. E por ter partilhado o vídeo desse confronto nas redes sociais. O caso que a levou à prisão remonta a dezembro, mas a sua história de resistência começa logo na sua infância. Não podemos esquecer também os dados que tanto a Amnistia Internacional, como outras organizações de direitos humanos, têm reforçado: existem atualmente 350 crianças palestinianas que se encontram em prisões e centros de detenção israelitas.

No âmbito da política nacional, a Bárbara Coquim reporta que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, expressou sentir vergonha pela pobreza existente em Portugal e apelou à criação, com urgência, de uma estratégia nacional. O Presidente defendeu que este caminho “é o único condizente com o realismo da Constituição da República Portuguesa”, com a visão de “um personalismo assente na dignidade da pessoa humana”.

Na rubrica “Jovens Atentos”, refere que a decisão do Conselho de Veteranos que contrariou o resultado do referendo aos estudantes de Coimbra, que terminava com a garraiada na Queima das Fitas, foi considerada nula, segundo o Dux Veteranorum. Este foi o mote para os membros do clube expressarem as suas opiniões sobre o assunto.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues diz que um sobreiro assobiador português foi eleito árvore europeia do ano, trata-se de um sobreiro plantado há 234 anos em Águas de Moura, no Alentejo.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás noticia que a Câmara do Porto está a estudar a criação de um parque canino onde os animais possam andar sem trela e o PAN vai apresentar uma “proposta modelo” para o projeto avançar.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é um clássico, “O Arco de Santana” de Almeida Garrett, escritor português do século XIX, que deixou várias obras-primas na poesia, no teatro e na prosa, inovando a escrita e a composição em cada um destes géneros literários.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é o drama “Maria Madalena”, um retrato autêntico e humanista de uma das figuras mais enigmáticas da História, em exibição nos cinemas.

A sugestão de séries do Gonçalo Branco é Sherlock é uma série de drama e mistério baseada nas histórias do detetive Sherlock Holmes escritas por Arthur Conan e criada por Steven e Mark.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes convida os ouvintes para uma visita diferente, às Casas de escritores – Um roteiro literário de Lisboa. Aqui nasceram, viveram ou morreram. Alguns espaços receberam novos inquilinos, outros tornaram-se museus que celebram o trajecto dos escritores. Descubra, para já, quatro paragens com um espírito literário. De um rés-do-chão para Camões a um miradouro para Sophia, sem esquecer essa fachada emblemática no Bairro Alto por onde passaram não um mas vários escritores.

A finalizar o relato das notícias do AEOH, com destaque para o sucesso da Festa da Primavera, que teve a honra da visita do senhor Ministro da Educação e para o Europia 2020, um projeto europeu no âmbito do Programa Erasmus +, em que o nosso Agrupamento participa.

Ouça este programa, com a sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Previous Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3 recolhem assinaturas pela melhoria da via
Next Calendário desportivo de fim-de-semana

Artigos Relacionados

Sociedade

Peregrinos de Fátima encontram apoio no “Stop Solidário” do Senhor das Almas

A casa da Irmandade do Senhor das Almas, junto à EN17, no concelho de Oliveira do Hospital está por estes dias convertida em ponto de abrigo para os…

Informação

Indemnizações às vítimas dos incêndios não vão ser pagas até ao Natal

As vítimas dos incêndios não vão receber as indemnizações a que têm direito até ao Natal. Segundo notícia avança pela Rádio Renascença, …

Última Hora

Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva assinalou 13.º aniversário

O Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva, na Bobadela, assinalou,  o 13.º aniversário com a dinamização de uma tertúlia sobre “Recordações de Abril” a que se seguiu uma oficina …

Informação

Jovem detido em Seia por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial da Guarda, através do Posto Territorial de Seia, no dia 19 de maio, deteve um homem de 21 anos, por tráfico de estupefacientes, em Seia.

Região

Tondela: casal cai num poço e sofre ferimentos graves

Um homem e uma mulher caíram ontem num poço em Parada de Gonta, no concelho de Tondela, sofrendo ferimentos graves.

Última Hora

Viseu: Edifícios históricos vão ser fotografados para caracterização do património

Cerca de 500 edifícios do centro histórico de Viseu vão estar, no sábado, na mira das objetivas fotográficas de 180 profissionais e estudantes de todo o país, …

Última Hora

IAPMEI esclareceu empresários de Oliveira do Hospital no acesso aos fundos comunitários

O IAPMEI realizou, em Oliveira do Hospital, um dia descentralizado destinado a prestar esclarecimentos aos empresários do concelho, …

Última Hora

Banco Alimentar promove nova campanha de recolha de alimentos este fim de semana

“É bom saber que ainda há desejos que podemos tornar realidade” é o mote de mais uma campanha de recolha de alimentos do Banco Alimentar que acontece este fim de

Sociedade

Detetada Legionella no Centro de Saúde de Mangualde

A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) revelou hoje que foi detetada ‘legionella’ ambiental numa colheita efetuada em meados de outubro…

Informação

81ª Volta: Tarde azul e branca consagrou João Rodrigues

A meio do contrarrelógio, a caminho da Avenida dos Aliados, já se percebia que João Rodrigues estava a ganhar tempo a Joni Brandão.

Destaque

Praia fluvial de Avô é mais acessível com cadeira anfíbia

A Praia fluvial de Avô recebeu, no dia 1 de julho, uma cadeira anfíbia e é agora “mais acessível”. O novo equipamento, único no concelho de Oliveira do Hospital, …

Sociedade

Comboios retomaram circulação numa só via entre Pampilhosa e Coimbra B

A circulação ferroviária na Linha do Norte foi restabelecida, esta terça-feira de madrugada, apenas numa via entre Coimbra B e Pampilhosa, anunciou a CP, alertando para os atrasos e “algumas