“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 10 de fevereiro, entre as 19.h00 e as 20h00, é emitido o 17.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

 Continuamos a convidar ex-alunos do AEOH para nos darem testemunho do seu percurso académico e profissional. Desta vez, destacamos na rubrica “Por onde andam os nossos alunos crescidos?”, a entrevista ao Dr. João Cid Brito, que concluiu o ensino secundário em 2013. O João seguiu a sua paixão, que descobriu nas “Férias Arqueológicas”, licenciou-se na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em Arqueologia e História. Iniciou de seguida o mestrado na mesma área, encontrando-se na fase de redação da dissertação, precisamente sobre o património arqueológico do nosso concelho. Iniciou também o percurso profissional, realizando o estágio na Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Nas “Notícias do nosso Mundo”, a Liliana Silva cita a opinião do professor Alexandre Henriques, num blog sobre educação. Segundo este docente os rankings tornaram a escola escrava dos exames, tudo gira à sua volta. Os rankings e os exames deturpam aquilo que é essencial e a verdadeira obrigação da escola, ensinar/aprender, formando, indo ao encontro das caraterísticas individuais dos alunos, tornando-os melhores e mais preparados para a sociedade. Os rankings e os exames tornaram-se um espetáculo mediático numa sociedade que transformou a Educação num negócio. Este tema mereceu, obviamente, análise em estúdio.

Em “Jovens Atentos”, a Bárbara Coquim reporta que a designer Filipa Mota, uma jovem talentosa, venceu o prémio “Personalidade Feminina 2017”, uma iniciativa da revista Lux.

No âmbito político, refere que o parlamento polaco aprovou uma lei que criminaliza a associação da Polónia aos campos de extermínio que os nazis instalaram no país durante a ocupação na II Guerra Mundial. Com a nova legislação todo aquele indivíduo que publicamente classificar os campos de concentração nazis criados na Polónia como “campos da morte polacos” ou que de alguma forma dê a entender a cumplicidade dos polacos nos crimes de guerra cometidos pelo III Reich será condenado a pagar uma multa ou poderá mesmo ser condenado a penas de prisão até três anos. Consideramos esta decisão lamentável, um indício muito perigoso de que se pretende reescrever a História e desvalorizar o Holocausto.

O Daniel Pereira passa em revista o Campeonato do Mundo de Futsal, regozijando-se com o facto da equipa portuguesa se ter classificado para a as meias-finais, sendo uma séria candidata ao título.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás relata que os gatos de cor preta estão a ser cada vez mais recusados, segundo denúncia de associações britânicas de apoio a animais. A razão não estará relacionada com quaisquer superstições, mas com o papel que as redes sociais desempenham atualmente na vida das pessoas, parece que  os gatos pretos estão a ser recusados por “não ficarem bem” em selfies.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues diz que na sequência dos trágicos incêndios do verão e outono passados, a Quercus vai realizar uma série de ações de reflorestação na nossa área geográfica.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é um clássico da literatura, “Madame Bovary”de Flaubert. A obra deste escritor representa o expoente máximo do romance realista em França e terá influenciado Eça de Queirós.

“Na sugestão cinematográfica, o Eduardo Adro propõe “Dunkirk”, realizado por Christopher Nolan,  um filme de ação e drama, em exibição nos cinemas.

A sugestão de séries do Gonçalo Branco, é “Absentia”, que assegura ser excelente.

Na sugestão de visita, a Inês Brás aconselha as tradicionais festas e feiras do queijo realizadas anualmente por várias autarquias da região da Serra da Estrela para homenagearem os pastores e as queijeiras, e para promoverem o queijo. Todas vão acontecer nos próximos fins-de-semana, a nossa será a 10 e 11 de março.

A terminar as notícias do AEOH, com destaque para a “Semana em Memória das Vítimas do Holocausto”, na BE da Cordinha.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão on-line disponível em:http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Previous Carnaval do Agrupamento de Escolas animou Oliveira do Hospital
Next Altice inicia em Seia a apresentação do projeto de infraestruturação de fibra ótica na Serra da Estrela

Artigos Relacionados

Última Hora

GNR intensifica patrulhamento no Carnaval

A Guarda Nacional Republicana (GNR) inicia hoje, dia 9 de fevereiro e termina na próxima terça-feira, dia 13, uma intensificação do patrulhamento e a fiscalização rodoviária.

Informação

Inscrições abertas para Festival de Artes de Seia

Decorre, até ao próximo dia 4 de abril, o período de inscrições para a mostra coletiva de Pintura, Escultura e Fotografia do Festival ARTIS, …

Última Hora

Pedrógão: Petição contra alegadas fraudes reúne 730 assinaturas

Mais de 730 pessoas assinaram até hoje uma petição pública na internet contra alegadas fraudes na reconstrução de casas de Pedrógão Grande destruídas pelo fogo de 2017.

Destaque

Incêndio em Andorinha combatido por 250 bombeiros e sete meios aéreos está em fase de resolução

Um incêndio florestal, na localidade de Andorinha, na freguesia de Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital, que teve início pelas 14h05 desta quinta feira está já em

Última Hora

Incêndios: mais de 50% de casas de primeira habitação estão concluídas

Neste momento, 811 casas de primeira habitação, do total de 1.452 afetadas pelos incêndios em 2017, já estão com obras em execução ou concluídas, ficando a faltar mais de 300

Região

Município de Penacova assume compromisso sustentável com Ambiente

O Município de Penacova assinou, na passada quinta-feira, dia 19 de abril, um protocolo de colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que visa regular a prossecução dos objetivos