“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 10 de fevereiro, entre as 19.h00 e as 20h00, é emitido o 17.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

 Continuamos a convidar ex-alunos do AEOH para nos darem testemunho do seu percurso académico e profissional. Desta vez, destacamos na rubrica “Por onde andam os nossos alunos crescidos?”, a entrevista ao Dr. João Cid Brito, que concluiu o ensino secundário em 2013. O João seguiu a sua paixão, que descobriu nas “Férias Arqueológicas”, licenciou-se na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em Arqueologia e História. Iniciou de seguida o mestrado na mesma área, encontrando-se na fase de redação da dissertação, precisamente sobre o património arqueológico do nosso concelho. Iniciou também o percurso profissional, realizando o estágio na Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Nas “Notícias do nosso Mundo”, a Liliana Silva cita a opinião do professor Alexandre Henriques, num blog sobre educação. Segundo este docente os rankings tornaram a escola escrava dos exames, tudo gira à sua volta. Os rankings e os exames deturpam aquilo que é essencial e a verdadeira obrigação da escola, ensinar/aprender, formando, indo ao encontro das caraterísticas individuais dos alunos, tornando-os melhores e mais preparados para a sociedade. Os rankings e os exames tornaram-se um espetáculo mediático numa sociedade que transformou a Educação num negócio. Este tema mereceu, obviamente, análise em estúdio.

Em “Jovens Atentos”, a Bárbara Coquim reporta que a designer Filipa Mota, uma jovem talentosa, venceu o prémio “Personalidade Feminina 2017”, uma iniciativa da revista Lux.

No âmbito político, refere que o parlamento polaco aprovou uma lei que criminaliza a associação da Polónia aos campos de extermínio que os nazis instalaram no país durante a ocupação na II Guerra Mundial. Com a nova legislação todo aquele indivíduo que publicamente classificar os campos de concentração nazis criados na Polónia como “campos da morte polacos” ou que de alguma forma dê a entender a cumplicidade dos polacos nos crimes de guerra cometidos pelo III Reich será condenado a pagar uma multa ou poderá mesmo ser condenado a penas de prisão até três anos. Consideramos esta decisão lamentável, um indício muito perigoso de que se pretende reescrever a História e desvalorizar o Holocausto.

O Daniel Pereira passa em revista o Campeonato do Mundo de Futsal, regozijando-se com o facto da equipa portuguesa se ter classificado para a as meias-finais, sendo uma séria candidata ao título.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás relata que os gatos de cor preta estão a ser cada vez mais recusados, segundo denúncia de associações britânicas de apoio a animais. A razão não estará relacionada com quaisquer superstições, mas com o papel que as redes sociais desempenham atualmente na vida das pessoas, parece que  os gatos pretos estão a ser recusados por “não ficarem bem” em selfies.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues diz que na sequência dos trágicos incêndios do verão e outono passados, a Quercus vai realizar uma série de ações de reflorestação na nossa área geográfica.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é um clássico da literatura, “Madame Bovary”de Flaubert. A obra deste escritor representa o expoente máximo do romance realista em França e terá influenciado Eça de Queirós.

“Na sugestão cinematográfica, o Eduardo Adro propõe “Dunkirk”, realizado por Christopher Nolan,  um filme de ação e drama, em exibição nos cinemas.

A sugestão de séries do Gonçalo Branco, é “Absentia”, que assegura ser excelente.

Na sugestão de visita, a Inês Brás aconselha as tradicionais festas e feiras do queijo realizadas anualmente por várias autarquias da região da Serra da Estrela para homenagearem os pastores e as queijeiras, e para promoverem o queijo. Todas vão acontecer nos próximos fins-de-semana, a nossa será a 10 e 11 de março.

A terminar as notícias do AEOH, com destaque para a “Semana em Memória das Vítimas do Holocausto”, na BE da Cordinha.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão on-line disponível em:http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

image_pdfimage_print
Previous Carnaval do Agrupamento de Escolas animou Oliveira do Hospital
Next Altice inicia em Seia a apresentação do projeto de infraestruturação de fibra ótica na Serra da Estrela

Artigos Relacionados

Educação

Eleições para a Associação Académica de Coimbra começam hoje

As eleições para a direção-geral da Associação Académica de Coimbra (AAC) começam hoje e terminam na terça-feira, contando com dois candidatos à liderança da mais antiga associação de estudantes do

Informação

Tondela: Jovem de 15 anos está “estável e já sem ventilação”

A jovem de 15 anos, vítima do incêndio de sábado em Tondela, encaminhada para o Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, mantém-se “estável e sedada, mas já sem ventilação assistida”.

Destaque

Lucinda Maria entrou na “máquina do tempo” e apresentou “Terra do Meu Coração”

É sob a forma de uma “bela declaração de amor” que Lucinda Maria apresenta o seu novo trabalho literário “Terra do Meu Coração”. A autora entrou na “máquina do tempo”

Informação

Tuna Recreativa Penalvense recebe congénere espanhola no 10º Sarau Musical da Primavera

A Sociedade Recreativa Penalvense recebe, no próximo dia 21 de abril, pelas 21h30, o “X Sarau Musical da Primavera” na sua sede, em Penalva de Alva, …

Região

Carro de jovem de Seia desaparecida em França encontrado com corpo no interior

Foi encontrado em França o carro conduzido por Ana Lopes, a portuguesa de 25 anos, natural de Seia, a viver no Luxemburgo, que estava desaparecida desde a madrugada de segunda-feira.

Informação

Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela

Começa esta quinta-feira em Seia e vai até domingo (28 de agosto),o Festival Internacional da Canção da Serera da Estrela e conta com a participação de dez “Seia continua a

Última Hora

Faleceu o Comendador Valentim Morais, natural de Avô

Valentim Gonçalves Morais nasceu a 4 de Setembro de 1930 em Avô, Oliveira do Hospital. Muito jovem rumou para Lisboa onde nos anos 60 adquiriu uma pequena gráfica, a Mirandela

Última Hora

18 detenções, 1016 infrações e 73 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 20 a 26 de março, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Sociedade

Termómetros vão chegar aos 36 graus. Há 17 concelhos em risco máximo de incêndio

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, aumentando de nebulosidade nas regiões do interior durante a tarde, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada

Politica

CDS-PP de Oliveira do Hospital prepara autárquicas e não descarta possível coligação com o PSD

O presidente do CDS-PP de Oliveira do Hospital garante estar a trabalhar para as eleições autárquicas de 2017. Ainda sem candidato à liderança da Câmara Municipal, …

Sociedade

 “Centro 2020” elege como grandes áreas a “competitividade, inovação, internacionalização, coesão territorial e política de cidades”

Depois de assistir à conquista do prémio RegioStars pela BLC3 (com o projeto Centro Bio), a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa,…

Desporto

Nogueirense queixa-se de jogadores contratados que foram para outros clubes ao Conselho de Disciplina da FPF

A saída de dois jogadores contratados pela Associação Desportiva Nogueirense para outros clubes levou a direção do clube de Nogueira do Cravo a fazer participação junto do Conselho Disciplina de

Última Hora

Professora tornou possível viagem de 670 alunos de Oliveira do Hospital à Vila Natal de Óbidos

As turmas do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital cumprem, nesta quarta-feira, o terceiro dia de uma visita à Vila Natal de Óbidos, …

Informação

GNR reforçou equipas de apoio aos idosos no distrito da Guarda

O comandante do Comando Territorial da GNR da Guarda anunciou que a instituição reforçou para o dobro o número de “Núcleos de Idosos em Segurança” no distrito, …

Nacional

11 Distritos sob alerta devido à ondulação, chuva e vento

11 Distritos de Portugal continental estão sob avisos meteorológicos devido à agitação marítima, precipitação e vento.

Informação

Sobe para 11 o número de vítimas de incêndio em Vila Nova de Rainha

Morreu, hoje, a 11.ª vítima do incêndio que deflagrou a 13 de janeiro na Associação Cultural, Recreativa e Humanitária de Vila Nova da Rainha, em Tondela.

Última Hora

Santa Maria da Feira: Fogo destrói armazém de cortiça

Um incêndio destruiu, esta manhã, um armazém de transformação de cortiça em Santa Maria de Lamas, no concelho de Santa Maria da Feira.

Desporto

Portugal entra em campo no Mundial frente à Espanha

Portugal e Espanha defrontam-se esta sexta-feira pelas 19 horas no primeiro jogo do Grupo B do Mundial da Rússia. O duelo ibérico marca  a estreia das duas seleções neste evento

Cultura

Município de Oliveira do Hospital participa nas Jornadas Europeias do Património

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital preparou algumas atividades para assinalar as Jornadas Europeias do Património, que se celebram nos dias 23, 24 e 25 de setembro.

Última Hora

Incêndio em habitação desalojou três pessoas em Loriga

Um casal e dois filhos menores ficaram desalojados ontem de manhã, na sequência de uma incêndio de habitação, que ocorreu em Loriga, no concelho de Seia.

Informação

65 acidentes e 371 infrações na última semana no distrito de Coimbra

Na semana de 27 de março a 2 de abril, o Comando Territorial de Coimbra da GNR registou 65 acidentes e 371 infrações nas estradas do distrito de Coimbra, …

Última Hora

ESTGOH com mais cursos e mais vagas no concurso nacional de acesso que hoje inicia

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira Hospital parte para o concurso nacional de acesso com três cursos novos e um total de 132 vagas.

Cultura

Espetáculos marcam fim de semana de “Reis” em Oliveira do Hospital

No próximo fim de semana, a Casa da Cultura César Oliveira, em Oliveira do Hospital, recebe três espetáculos musicais, programados ainda sob a égide da quadra natalícia. 

Região

Utentes e trabalhadoras livres de perigo após incêndio em lar

Todos os 14 idosos e duas trabalhadoras de um lar da Misericórdia de Arganil afetados por um incêndio na madrugada de hoje estão “livres de perigo”.