“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 10 de fevereiro, entre as 19.h00 e as 20h00, é emitido o 17.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

 Continuamos a convidar ex-alunos do AEOH para nos darem testemunho do seu percurso académico e profissional. Desta vez, destacamos na rubrica “Por onde andam os nossos alunos crescidos?”, a entrevista ao Dr. João Cid Brito, que concluiu o ensino secundário em 2013. O João seguiu a sua paixão, que descobriu nas “Férias Arqueológicas”, licenciou-se na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em Arqueologia e História. Iniciou de seguida o mestrado na mesma área, encontrando-se na fase de redação da dissertação, precisamente sobre o património arqueológico do nosso concelho. Iniciou também o percurso profissional, realizando o estágio na Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Nas “Notícias do nosso Mundo”, a Liliana Silva cita a opinião do professor Alexandre Henriques, num blog sobre educação. Segundo este docente os rankings tornaram a escola escrava dos exames, tudo gira à sua volta. Os rankings e os exames deturpam aquilo que é essencial e a verdadeira obrigação da escola, ensinar/aprender, formando, indo ao encontro das caraterísticas individuais dos alunos, tornando-os melhores e mais preparados para a sociedade. Os rankings e os exames tornaram-se um espetáculo mediático numa sociedade que transformou a Educação num negócio. Este tema mereceu, obviamente, análise em estúdio.

Em “Jovens Atentos”, a Bárbara Coquim reporta que a designer Filipa Mota, uma jovem talentosa, venceu o prémio “Personalidade Feminina 2017”, uma iniciativa da revista Lux.

No âmbito político, refere que o parlamento polaco aprovou uma lei que criminaliza a associação da Polónia aos campos de extermínio que os nazis instalaram no país durante a ocupação na II Guerra Mundial. Com a nova legislação todo aquele indivíduo que publicamente classificar os campos de concentração nazis criados na Polónia como “campos da morte polacos” ou que de alguma forma dê a entender a cumplicidade dos polacos nos crimes de guerra cometidos pelo III Reich será condenado a pagar uma multa ou poderá mesmo ser condenado a penas de prisão até três anos. Consideramos esta decisão lamentável, um indício muito perigoso de que se pretende reescrever a História e desvalorizar o Holocausto.

O Daniel Pereira passa em revista o Campeonato do Mundo de Futsal, regozijando-se com o facto da equipa portuguesa se ter classificado para a as meias-finais, sendo uma séria candidata ao título.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás relata que os gatos de cor preta estão a ser cada vez mais recusados, segundo denúncia de associações britânicas de apoio a animais. A razão não estará relacionada com quaisquer superstições, mas com o papel que as redes sociais desempenham atualmente na vida das pessoas, parece que  os gatos pretos estão a ser recusados por “não ficarem bem” em selfies.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues diz que na sequência dos trágicos incêndios do verão e outono passados, a Quercus vai realizar uma série de ações de reflorestação na nossa área geográfica.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é um clássico da literatura, “Madame Bovary”de Flaubert. A obra deste escritor representa o expoente máximo do romance realista em França e terá influenciado Eça de Queirós.

“Na sugestão cinematográfica, o Eduardo Adro propõe “Dunkirk”, realizado por Christopher Nolan,  um filme de ação e drama, em exibição nos cinemas.

A sugestão de séries do Gonçalo Branco, é “Absentia”, que assegura ser excelente.

Na sugestão de visita, a Inês Brás aconselha as tradicionais festas e feiras do queijo realizadas anualmente por várias autarquias da região da Serra da Estrela para homenagearem os pastores e as queijeiras, e para promoverem o queijo. Todas vão acontecer nos próximos fins-de-semana, a nossa será a 10 e 11 de março.

A terminar as notícias do AEOH, com destaque para a “Semana em Memória das Vítimas do Holocausto”, na BE da Cordinha.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão on-line disponível em:http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

image_pdfimage_print
Previous Carnaval do Agrupamento de Escolas animou Oliveira do Hospital
Next Altice inicia em Seia a apresentação do projeto de infraestruturação de fibra ótica na Serra da Estrela

Artigos Relacionados

Última Hora

Polícia Judiciária deteve grupo de assaltantes violentos

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, deteve dois homens, presumíveis autores de várias explosões em caixas multibanco, ocorridas entre Agosto e Outubro de 2016 …

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 20 de janeiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 14.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Informação

Seis distritos sob aviso laranja devido ao mau tempo

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a chuva veio para ficar nos próximos dias. Os distritos de Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar

Sociedade

Governo avança com IC6 entre Tábua e Oliveira do Hospital

A Infraestrturas de Portugal anunciou hoje a construção do troço do IC6, entre Tábua e Oliveira do Hospital (Nó de Folhadosa), numa extensão de 19 quilómetros, num investimento de cerca

Politica

Rui Silva apresenta candidatura pelo PS à Câmara de Arganil

Está marcada para domingo, 18 de junho, a apresentação do candidato pelo Partido Socialista, Rui Silva, à Câmara Municipal de Arganil.

Desporto

Nogueirense disputa 1ª Eliminatória da Taça de Portugal com o Mortágua

A Associação Desportiva Nogueirense defronta domingo, dia 4 de setembro,  o Mortágua na primeira eliminatória da Taça de Portugal.

Informação

Detidos dois homens suspeitos de partilha ilegal de sinal de TV

A Polícia Judiciária deteve na quarta-feira, em Arganil, distrito de Coimbra, dois homens suspeitos de partilha ilegal de sinal de televisão e constituiu ainda seis clientes como arguidos, informou hoje

Sociedade

Praia fluvial de Avô recebeu prémio “Praia + Acessível 2016”

O Município de Oliveira do Hospital recebeu o prémio nacional “Praia + Acessível 2016” atribuído à praia fluvial de Avô pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, numa cerimónia que decorreu

Última Hora

Incêndio em camião obriga ao corte da A25 na zona de Mangualde

Um incêndio num veículo pesado obrigou hoje a que a A25 fosse cortada ao trânsito automóvel nos dois sentidos, no concelho de Mangualde, informou fonte do Comando Distrital de Operações

Sociedade

Empresas: Gate D 3 é o novo espaço de moda em Oliveira do Hospital

Em Oliveira do Hospital existe um novo espaço com as últimas tendências de moda feminina e masculina. Gate D3 – Fashion Store está na cidade, na Rua Dr. Antunes Varela.

Informação

Viseu vai dar nome de Mário Soares a uma artéria da cidade

A Câmara de Viseu aprovou, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do antigo Presidente da República Mário Soares e decidiu dar o seu nome a uma artéria da

Informação

EN 17 considerada “vergonha nacional”

“Vergonha Nacional” é assim que está a ser considerada a Estrada Nacional 17, no troço que atravessa Oliveira do Hospital. A mensagem circula nas redes sociais.

Sociedade

Rodrigues Gonçalves lança livro sobre os 150 anos da Filarmónica de Avô

O Avoense A. Rodrigues Gonçalves apresenta amanhã, 13 de agosto, a obra escrita alusiva à história a Filarmónica de Avô que se encontra a celebrar o 150º aniversário.

Última Hora

Dia do Emigrante e do Ouvinte e “Somos Portugal” animam último dia da EXPOH

A EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital é hoje dedicada aos emigrantes e ouvintes da Rádio Boa Nova que se uniram em almoço convívio. A tarde prossegue…

Última Hora

 “Férias + Solidárias” ocupa jovens em Oliveira do Hospital

Estão a decorrer, até 22 de junho, as candidaturas à edição deste ano do programa “Férias + Solidárias” preconizado pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH).

Última Hora

Falta de médicos traz Bastonário a Oliveira do Hospital

O bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, desloca-se no próximo dia 11 de abril em visita oficial ao concelho de Oliveira do Hospital. A convite do presidente da

Região

Um detido por posse ilegal de armas em Mangualde

O Comando Territorial de Viseu da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Mangualde, deteve, um homem com 55 anos, por posse de ilegal de armas, em Mangualde.

Última Hora

Unidade de Missão apresenta Programa de Revitalização do Pinhal Interior

A Unidade de Missão para a Valorização do Interior apresentou, ontem, o Programa de Revitalização do Pinhal Interior, …

Sociedade

Seia promove ocupação de tempos livres para crianças e jovens em julho

As férias de verão estão a chegar e, com ele, está de regresso o programa de ocupação de tempos livres “Julho em Férias” em Seia.

Politica

PSD de Oliveira do Hospital pede esclarecimentos a Costa sobre atraso “nas obras no IC6”

A Comissão Política do PSD de Oliveira do Hospital quer que o presidente da Câmara, José Carlos Alexandrino e o primeiro Ministro, António Costa, esclareçam os oliveirenses sobre…

Última Hora

Tribunal da Relação confirma arquivamento de processo contra autarca de Góis

O Tribunal da Relação de Coimbra confirmou a decisão de absolvição e arquivamento do caso em que a presidente da Câmara de Góis, Lurdes Castanheira, era acusada de difamação e

Última Hora

Proteção Civil alerta para perigo de incêndio

Atendendo à previsão de tempo seco e subida de temperatura para valores acima da média para esta época do ano, para esta sexta feira…

Última Hora

Deputados do PS apoiam conclusão do IC6

O deputado socialista Pedro Coimbra defendeu, ontem, a conclusão do IC6,  para servir Oliveira do Hospital e outros municípios vizinhos. Na ocasião, o presidente da Câmara disse que em janeiro

Destaque

CDS-PP ‘pisca o olho’ a José Carlos Alexandrino

Com as eleições autárquicas quase à porta, o CDS-PP  dirigiu um verdadeiro “piscar de olho” ao atual presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital. José Carlos Alexandrino assegurou não