“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 20 de janeiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 14.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos, na rubrica “Por onde andam os nossos alunos crescidos?”, entrevista ao Dr. Rui Silva que concluiu o ensino secundário na nossa escola em 1998. O Rui tem uma história de vida que é sinónimo de perseverança, de trabalho, de sonho e de paixão. Atualmente é arqueólogo no Município de Oliveira do Hospital.

Neste programa o Clube de Rádio foi enriquecido com a entrada de um novo membro, o Eduardo Adro, aluno do 8.º ano, que doravante apresentará a rubrica de cinema.

Nas “Notícias do nosso Mundo”, a Liliana Silva, reporta que uma equipa de investigadores do Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa descobriu que a manipulação de uma molécula de RNA (ácido ribonucleico, que intervém na codificação genética) chamada Zeb2-NAT é suficiente para reverter o envelhecimento das células. É “o admirável mundo novo” que está aí.

No âmbito político, a Bárbara Coquim fez uma análise às eleições internas do maior partido da oposição, o PSD, bem como ao futuro do novo líder.

Em “Jovens Atentos” cita mais um caso de xenofobia no coração da Europa, Asel foi a primeira bebé a nascer em Viena (Áustria) no ano novo. Uma fotografia com os pais, ainda no hospital, originou uma onda de insultos e comentários de ódio por Naime e Alper serem muçulmanos.

O Daniel Pereira refere que as mulheres sauditas já podem ir com os filhos ao futebol, ainda que acompanhadas pelos homens.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás reporta que os animais também são refugiados de guerra. Dá o exemplo dos animais que viviam num parque temático em Alepo, a maioria morreu durante a guerra, os sobreviventes foram resgatados e levados para a Jordânia.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente” reporta que a compra de ‘kits’ “Uma Árvore pela Floresta”, uma campanha organizada pela Quercus e pelos CTT, disparou em 2017 para números nunca vistos. Os portugueses doaram mais de 60.000 árvores para a campanha de reflorestação em várias regiões do país. A nova plantação deve começar em meados de fevereiro, estendendo-se até à Primavera e comtempla o nosso concelho.

Na rubrica “Personalidades”, a Daniela Lopes evoca Manuel Cid Teles, o poeta do “Triste Fado”, figura notável da cultura oliveirense da segunda metade do século XX. Cid Teles foi poeta, pianista, ensaiador de grupos de teatro do concelho e de vários ranchos folclóricos e professor de canto coral.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “A culpa é das estrelas” de John Green, talvez a obra mais ambiciosa e comovente do autor, explorando de maneira brilhante a aventura divertida, empolgante e trágica que é estar-se vivo e apaixonado.

Na sugestão cinematográfica, o estreante Eduardo Adro, propõe “Star wars: Os Últimos Jedi”, filme de ação, aventura e ficção, realizado por Rian Johnson, imperdível para quem aprecia a saga. Está em exibição nos cinemas. A sugestão de séries do Gonçalo Branco é “The Last Man on Earth”.

Na sugestão de visita, a Catarina Lopes continua a aconselhar a ida às aldeias histórias, desta vez a Belmonte e a Castelo Novo.

A terminar as notícias do AEOH, com destaque para a apresentação do mais recente livro do professor doutor Luís Filipe Torgal, “Fátima. A (des)construção do mito”, no próximo dia 26 de janeiro pelas 18H,  na biblioteca da Escola sede do AEOH.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão on-line disponível em:http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Previous Conheça o calendário desportivo de fim de semana
Next Incêndio em fábrica de Anadia provocou estragos de um milhão de euros

Artigos Relacionados

Região

Viseu: Feira de S. Mateus arranca hoje

Começa hoje a 626.ª edição da Feira de S. Mateus, a feira franca anual que se realiza todos os anos na cidade de Viseu e que se prolonga até ao dia

Sociedade

EXPOH com mais de 50 mil visitantes deve melhorar em 2019

A EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital que, ontem, chegou ao fim contou com um número de visitantes entre os 50 e os 60 mil.

Sociedade

PJ deteve homem suspeito de atear nove incêndios em Tondela 

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, deteve um homem com 52 anos de idade, casado, servente de pedreiro,…

Região

Jovem de 21 anos morre colhido por comboio em Aveiro

Um jovem de 21 anos morreu, na madrugada desta terça-feira, colhido por um comboio, na zona sul da estação ferroviária de Aveiro.

Última Hora

Mário Patrão em jornada maratona no DAKAR 2019

A dura 4ª etapa terminou em Moqueada. Aí chegado, Mário Patrão não teve a habitual estrutura da KTM Factory Racing à sua espera. O piloto patrocinado pelo CRÉDITO AGRÍCOLA cumpriu

Última Hora

Fagulhas em chaminé deram alerta para fogo em habitação de Nogueira do Cravo

Um alerta para fogo numa chaminé de uma habitação em Nogueira do Cravo, mobilizou, ao final da tarde de ontem, dez homens dos Bombeiros de Oliveira do Hospital,…