“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 20 de janeiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 14.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos, na rubrica “Por onde andam os nossos alunos crescidos?”, entrevista ao Dr. Rui Silva que concluiu o ensino secundário na nossa escola em 1998. O Rui tem uma história de vida que é sinónimo de perseverança, de trabalho, de sonho e de paixão. Atualmente é arqueólogo no Município de Oliveira do Hospital.

Neste programa o Clube de Rádio foi enriquecido com a entrada de um novo membro, o Eduardo Adro, aluno do 8.º ano, que doravante apresentará a rubrica de cinema.

Nas “Notícias do nosso Mundo”, a Liliana Silva, reporta que uma equipa de investigadores do Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa descobriu que a manipulação de uma molécula de RNA (ácido ribonucleico, que intervém na codificação genética) chamada Zeb2-NAT é suficiente para reverter o envelhecimento das células. É “o admirável mundo novo” que está aí.

No âmbito político, a Bárbara Coquim fez uma análise às eleições internas do maior partido da oposição, o PSD, bem como ao futuro do novo líder.

Em “Jovens Atentos” cita mais um caso de xenofobia no coração da Europa, Asel foi a primeira bebé a nascer em Viena (Áustria) no ano novo. Uma fotografia com os pais, ainda no hospital, originou uma onda de insultos e comentários de ódio por Naime e Alper serem muçulmanos.

O Daniel Pereira refere que as mulheres sauditas já podem ir com os filhos ao futebol, ainda que acompanhadas pelos homens.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás reporta que os animais também são refugiados de guerra. Dá o exemplo dos animais que viviam num parque temático em Alepo, a maioria morreu durante a guerra, os sobreviventes foram resgatados e levados para a Jordânia.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente” reporta que a compra de ‘kits’ “Uma Árvore pela Floresta”, uma campanha organizada pela Quercus e pelos CTT, disparou em 2017 para números nunca vistos. Os portugueses doaram mais de 60.000 árvores para a campanha de reflorestação em várias regiões do país. A nova plantação deve começar em meados de fevereiro, estendendo-se até à Primavera e comtempla o nosso concelho.

Na rubrica “Personalidades”, a Daniela Lopes evoca Manuel Cid Teles, o poeta do “Triste Fado”, figura notável da cultura oliveirense da segunda metade do século XX. Cid Teles foi poeta, pianista, ensaiador de grupos de teatro do concelho e de vários ranchos folclóricos e professor de canto coral.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “A culpa é das estrelas” de John Green, talvez a obra mais ambiciosa e comovente do autor, explorando de maneira brilhante a aventura divertida, empolgante e trágica que é estar-se vivo e apaixonado.

Na sugestão cinematográfica, o estreante Eduardo Adro, propõe “Star wars: Os Últimos Jedi”, filme de ação, aventura e ficção, realizado por Rian Johnson, imperdível para quem aprecia a saga. Está em exibição nos cinemas. A sugestão de séries do Gonçalo Branco é “The Last Man on Earth”.

Na sugestão de visita, a Catarina Lopes continua a aconselhar a ida às aldeias histórias, desta vez a Belmonte e a Castelo Novo.

A terminar as notícias do AEOH, com destaque para a apresentação do mais recente livro do professor doutor Luís Filipe Torgal, “Fátima. A (des)construção do mito”, no próximo dia 26 de janeiro pelas 18H,  na biblioteca da Escola sede do AEOH.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão on-line disponível em:http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

image_pdfimage_print
Previous Conheça o calendário desportivo de fim de semana
Next Incêndio em fábrica de Anadia provocou estragos de um milhão de euros

Artigos Relacionados

Destaque

Mais de 230 mil euros em bolsas de estudo para o ensino superior

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) volta a apoiar os alunos economicamente carenciados do concelho que frequentam estabelecimentos de ensino superior público…

Região

BV Lagares da Beira, recebeberam equipamento de proteção (EPI)

O Presidente do Município de Oliveira do Hospital, em declarações aos jornalistas depois da entrega de novos equipamentos de proteção para incêndios (EPI) aos bombeiros de Lagares da Beira, disse

Última Hora

Tábua participa em encontro internacional sobre desemprego jovem

O Conselho Municipal da Juventude de Tábua participou nos dias 4 e 5 de maio, em Lugo, Espanha, no primeiro encontro do projeto “Young Lab”.  

Cultura

Casa da Cultura César Oliveira com exposição de fotografia “Natureza Mágica”

A Casa da Cultura César Oliveira vai ser palco da exposição de fotografia “Natureza Mágica” da autoria de Pedro Ribeiro, que está a decorrer até 19 de janeiro.

Informação

FCOH E AD Lagares enfrentam Vigor Mocidade e Eirense. AD Nogueirense joga com Anadia

Em competição na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) defronta, este domingo, …

Informação

Incêndio em Santa Comba Dão deixa três pessoas desalojadas

Três pessoas ficaram desalojadas hoje de manhã na sequência de um incêndio numa casa em Santa Comba Dão.

Informação

JSD de Oliveira do Hospital lança inquérito online à população

A Juventude Social Democrata (JSD) de Oliveira do Hospital lançou  um inquérito online denominado  “Oliveira do Hospital depende de todos nós!”, dirigido a todos os oliveirenses.

Última Hora

Autarca de Oliveira do Hospital acusa o governo de discriminação na ajuda pós-incêndios

O presidente da câmara de Oliveira do Hospital acusa o Governo de estar a discriminar o concelho, comparando com a ajuda dada a Pedrogão Grande, por causa dos incêndios.

Cultura

Tuna Cantares de Avô comemora 7º aniversário

A Tuna Cantares de Avô comemora no domingo, dia 23 de abril, o 7º aniversário com um programa cultural que vai ter lugar no Centro Cultural Vasco de Campos, a

Última Hora

Câmara de Lamego decreta três dias de luto municipal

A Câmara de Lamego anunciou hoje ter decretado três dias de luto municipal pela morte de seis pessoas em explosões que ocorreram ma terça-feira numa fábrica de pirotecnia, em Avões,

Informação

Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela

Começa esta quinta-feira em Seia e vai até domingo (28 de agosto),o Festival Internacional da Canção da Serera da Estrela e conta com a participação de dez “Seia continua a

Última Hora

Concertos animam Oliveira do Hospital nas noites de verão

Numa parceria entre o Município de Oliveira do Hospital e a ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital…

Última Hora

Politécnico de Coimbra marca presença na Qualifica 2017

O Politécnico de Coimbra (IPC) participa na Qualifica – Feira da Educação, Formação, Juventude e Emprego, que decorre de 16 a 19 de março, na Exponor, em Matosinhos, este ano

Informação

Autoridades procuram menina desaparecida em Foz Côa

A GNR e a PJ da Guarda têm desde quarta-feira no terreno uma operação de busca para encontrarem uma criança de 9 anos que desapareceu do Agrupamento de escolas de

Informação

Dois acidentes, quase à mesma hora, envolveram seis viaturas e causaram três feridos ligeiros em Oliveira do Hospital

Foi um início de tarde atípico aquele que se assistiu hoje em Oliveira do Hospital. Dois acidentes ocorreram, praticamente à mesma hora, com seis viaturas,  provocando  três feridos ligeiros.  

Informação

Tábua disponibiliza Wi-Fi grátis em vários locais da Vila

No Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação, celebrado a 17 de maio, o Município de Tábua divulgou oficialmente os 14 locais de Wi-Fi gratuito disponíveis …

Informação

Tondela decreta três dias de luto municipal após tragédia

A Câmara Municipal de Tondela decretou três dias de luto municipal a começar hoje, 15 de janeiro, após a tragédia que, no último sábado, abalou o concelho.

Região

Dois bombeiros feridos, um em estado grave, no combate ao fogo em Arganil

Dois bombeiros ficaram, hoje, feridos no incêndio em Teixeira, concelho de Arganil, na sequência de um acidente com um veículo de combate ao fogo.

Informação

Comboio parou cinco horas em Vilar Formoso devido a fuga de materiais perigosos

A linha de comboio em Vilar Formoso esteve interrompida durante cinco horas devido a uma fuga numa cisterna que transportava materiais perigosos (árgon, no caso).

Última Hora

Mais de uma dezena de aldeias do concelho de Góis evacuadas

As autoridades estão a proceder à evacuação de várias aldeias no concelho de Góis, distrito de Coimbra. Ao todo, já onze aldeias de Góis, incluindo um lar de idosos, …

Região

Condutora gravemente ferida em despiste no IP3

O despiste de uma viatura ligeira, no IP3, na zona de Almaça, Mortágua, provocou, ontem à tarde, ferimentos graves à condutora com 40 anos de idade, …

Região

16 detenções, 777 infrações e 65 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta, a fiscalização rodoviária,…

Região

ADIBER assume vice-presidência da Federação Minha Terra

Em eleição intercalar, a ADIBER foi eleita por unanimidade para a Vice-presidência da Federação Minha Terra. 

Politica

Oliveira do Hospital quer integrar Zonas de Montanha e evitar penalização dos agricultores

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou uma moção de apelo ao Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural para que integre o concelho e as suas freguesias nas