“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 20 de janeiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 14.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos, na rubrica “Por onde andam os nossos alunos crescidos?”, entrevista ao Dr. Rui Silva que concluiu o ensino secundário na nossa escola em 1998. O Rui tem uma história de vida que é sinónimo de perseverança, de trabalho, de sonho e de paixão. Atualmente é arqueólogo no Município de Oliveira do Hospital.

Neste programa o Clube de Rádio foi enriquecido com a entrada de um novo membro, o Eduardo Adro, aluno do 8.º ano, que doravante apresentará a rubrica de cinema.

Nas “Notícias do nosso Mundo”, a Liliana Silva, reporta que uma equipa de investigadores do Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa descobriu que a manipulação de uma molécula de RNA (ácido ribonucleico, que intervém na codificação genética) chamada Zeb2-NAT é suficiente para reverter o envelhecimento das células. É “o admirável mundo novo” que está aí.

No âmbito político, a Bárbara Coquim fez uma análise às eleições internas do maior partido da oposição, o PSD, bem como ao futuro do novo líder.

Em “Jovens Atentos” cita mais um caso de xenofobia no coração da Europa, Asel foi a primeira bebé a nascer em Viena (Áustria) no ano novo. Uma fotografia com os pais, ainda no hospital, originou uma onda de insultos e comentários de ódio por Naime e Alper serem muçulmanos.

O Daniel Pereira refere que as mulheres sauditas já podem ir com os filhos ao futebol, ainda que acompanhadas pelos homens.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás reporta que os animais também são refugiados de guerra. Dá o exemplo dos animais que viviam num parque temático em Alepo, a maioria morreu durante a guerra, os sobreviventes foram resgatados e levados para a Jordânia.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente” reporta que a compra de ‘kits’ “Uma Árvore pela Floresta”, uma campanha organizada pela Quercus e pelos CTT, disparou em 2017 para números nunca vistos. Os portugueses doaram mais de 60.000 árvores para a campanha de reflorestação em várias regiões do país. A nova plantação deve começar em meados de fevereiro, estendendo-se até à Primavera e comtempla o nosso concelho.

Na rubrica “Personalidades”, a Daniela Lopes evoca Manuel Cid Teles, o poeta do “Triste Fado”, figura notável da cultura oliveirense da segunda metade do século XX. Cid Teles foi poeta, pianista, ensaiador de grupos de teatro do concelho e de vários ranchos folclóricos e professor de canto coral.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “A culpa é das estrelas” de John Green, talvez a obra mais ambiciosa e comovente do autor, explorando de maneira brilhante a aventura divertida, empolgante e trágica que é estar-se vivo e apaixonado.

Na sugestão cinematográfica, o estreante Eduardo Adro, propõe “Star wars: Os Últimos Jedi”, filme de ação, aventura e ficção, realizado por Rian Johnson, imperdível para quem aprecia a saga. Está em exibição nos cinemas. A sugestão de séries do Gonçalo Branco é “The Last Man on Earth”.

Na sugestão de visita, a Catarina Lopes continua a aconselhar a ida às aldeias histórias, desta vez a Belmonte e a Castelo Novo.

A terminar as notícias do AEOH, com destaque para a apresentação do mais recente livro do professor doutor Luís Filipe Torgal, “Fátima. A (des)construção do mito”, no próximo dia 26 de janeiro pelas 18H,  na biblioteca da Escola sede do AEOH.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão on-line disponível em:http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

image_pdfimage_print
Previous Conheça o calendário desportivo de fim de semana
Next Incêndio em fábrica de Anadia provocou estragos de um milhão de euros

Artigos Relacionados

Região

PJ está investigar incêndio em lar de idosos em Arganil

  A Polícia Judiciária está a investigar as causas do incêndio que esta madrugada deflagrou no lar da Misericórdia em Arganil e que provocou 16 de feridos.

Última Hora

Presidente da República vai condecorar Aristides de Sousa Mendes com Grã-Cruz da Ordem da Liberdade

Marcelo Rebelo de Sousa anunciou em Nova Iorque que vai condecorar a título póstumo o cônsul português Aristides de Sousa Mendes com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.

Última Hora

Luís Marinho e Jorge Brito reconduzidos na Assembleia Intermunicipal da CIM da Região de Coimbra

A Assembleia Intermunicipal da CIM Região de Coimbra aprovou, por maioria a proposta apresentada pelo deputado Ferreira da Silva, …

Região

Maratona Clube Vila Chã disputou 2º Meeting Internacional do SL Benfica

No passado dia 17 junho, o Maratona Clube Vila Chã esteve representado pelo atleta Alexandre Figueiredo no 2º Meeting Internacional do SL Benfica,…

Última Hora

Rede das Aldeias do Xisto validou estratégia de 4,6 milhões de Euros em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital foi o concelho escolhido pela ADXTUR para a realização da Assembleia Geral destinada à validação da estratégia…

Cultura

Festa do Vinho Novo no Mercado Municipal de Tábua

A 29 de janeiro, o Mercado Municipal de Tábua recebe a segunda edição da Festa do Vinho Novo.

Última Hora

Oliveira do Hospital promoveu Feira do Queijo Serra da Estrela em Viseu

O Município de Oliveira do Hospital realizou ao final da tarde de sábado, uma ação promocional da Feira do Queijo Serra da Estrela, no Palácio do Gelo, em Viseu.

Desporto

Calendário desportivo de fim-de-semana

Num fim-de-semana marcado pela festividade da Páscoa, as equipas a competir no Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra, Futebol Clube de Oliveira do Hospital e…

Informação

ExpoSocial decorre de 28 de setembro a 1 de outubro em Seia

O Município e a Rede Social de Seia, com a colaboração de todos os parceiros do Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Seia, vão promover, de 28 de setembro

Informação

Eptoliva promoveu palestra sobre energias renováveis

Integrada nos objetivos programáticos da disciplina de Tecnologias e Processos, do plano de estudos do curso profissional de Técnico de Manutenção Industrial/Mecatrónica Automóvel,…

Última Hora

FCOH joga com Tourizense. AD Lagares defronta Académica  

Em competição na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) defronta, este domingo, pelas 15 horas,…

Opinião

“Ca$h Resto Z€ro” na Rádio Boa Nova

À sexta feira o “Ca$h Resto Z€ro” traz a opinião à Rádio Boa Nova. Um olhar sobre a política, a economia e as pessoas pelo olhar de Vítor Neves.

Sociedade

Fim de semana com chuva intensa e vento forte no centro e sul

O fim de semana vai ser marcado por chuva intensa e persistente, em especial a sul do sistema Montejunto/Estrela e que pode causar inundações, e vento forte.

Região

15 detenções, 805 infrações e 90 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 6 a 12 de março, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Última Hora

Preocupações com o DLBC marcam tomada de posse na ADIBER

A tomada de posse dos novos Órgãos Sociais da ADIBER que, ontem, decorreu perante a presença de mais de meia centena de Parceiros de toda a Região,…

Região

João Ataíde e Alexandrino reconduzidos na direção da CIM Região de Coimbra

José Carlos Alexandrino, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, foi reconduzido na vice-presidência da Comunidade Intermunicipal…

Sociedade

BLC3 passa a “Campus de Tecnologia e Inovação”  e aposta em nova Imagem Institucional

A Associação BLC3, a operar em Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital apostou em nova imagem institucional, que se tornará visível a partir de hoje, 31 de

Última Hora

“Requei-Bom” venceu concurso municipal de ideias de negócio em Oliveira do Hospital

O projeto “Requei-Bom”, dos alunos Tânia Henriques e Fábio Mota, do 12º H do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital foi o vencedor da final do Concurso Municipal de Ideias

Informação

Bombeiros de Oliveira do Hospital auxiliaram nascimento do “Santiago” a caminho da maternidade

Dois bombeiros de Oliveira do Hospital auxiliaram na última madrugada, cerca das 5h30, o nascimento de um bebé, Santiago,…

Última Hora

Incêndio urbano deixou cinco pessoas desalojadas em Coimbra

Um incêndio, que deflagrou ontem, numa habitação na cidade de Coimbra deixou hoje cinco pessoas desalojadas.

Informação

Seia celebra a Festa da Transumância e dos Pastores

A transumância volta a cumprir-se em Seia, com a tradicional subida dos rebanhos e dos pastores à serra da Estrela em busca de melhores pastos.

Última Hora

 ASAE apreende cerca 1 900 litros de azeite falsificado em Penacova

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu na semana passada 1900 litros de azeite falsificado e acondicionado …

Sociedade

Carro furtado e tentativa de assalto na última madrugada em Oliveira do Hospital

Uma viatura foi alvo de furto na última madrugada, na cidade de Oliveira do Hospital. A GNR registou ainda uma tentativa de assalto numa empresa de transformação de pedra na

Região

Tábua é município “Amigo do Desporto”

O Município de Tábua foi distinguido, no dia 17 de novembro, com o galardão “Município amigo do Desporto 2016” na Gala do XVII Congresso da …