“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 20 de janeiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 14.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos, na rubrica “Por onde andam os nossos alunos crescidos?”, entrevista ao Dr. Rui Silva que concluiu o ensino secundário na nossa escola em 1998. O Rui tem uma história de vida que é sinónimo de perseverança, de trabalho, de sonho e de paixão. Atualmente é arqueólogo no Município de Oliveira do Hospital.

Neste programa o Clube de Rádio foi enriquecido com a entrada de um novo membro, o Eduardo Adro, aluno do 8.º ano, que doravante apresentará a rubrica de cinema.

Nas “Notícias do nosso Mundo”, a Liliana Silva, reporta que uma equipa de investigadores do Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa descobriu que a manipulação de uma molécula de RNA (ácido ribonucleico, que intervém na codificação genética) chamada Zeb2-NAT é suficiente para reverter o envelhecimento das células. É “o admirável mundo novo” que está aí.

No âmbito político, a Bárbara Coquim fez uma análise às eleições internas do maior partido da oposição, o PSD, bem como ao futuro do novo líder.

Em “Jovens Atentos” cita mais um caso de xenofobia no coração da Europa, Asel foi a primeira bebé a nascer em Viena (Áustria) no ano novo. Uma fotografia com os pais, ainda no hospital, originou uma onda de insultos e comentários de ódio por Naime e Alper serem muçulmanos.

O Daniel Pereira refere que as mulheres sauditas já podem ir com os filhos ao futebol, ainda que acompanhadas pelos homens.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás reporta que os animais também são refugiados de guerra. Dá o exemplo dos animais que viviam num parque temático em Alepo, a maioria morreu durante a guerra, os sobreviventes foram resgatados e levados para a Jordânia.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente” reporta que a compra de ‘kits’ “Uma Árvore pela Floresta”, uma campanha organizada pela Quercus e pelos CTT, disparou em 2017 para números nunca vistos. Os portugueses doaram mais de 60.000 árvores para a campanha de reflorestação em várias regiões do país. A nova plantação deve começar em meados de fevereiro, estendendo-se até à Primavera e comtempla o nosso concelho.

Na rubrica “Personalidades”, a Daniela Lopes evoca Manuel Cid Teles, o poeta do “Triste Fado”, figura notável da cultura oliveirense da segunda metade do século XX. Cid Teles foi poeta, pianista, ensaiador de grupos de teatro do concelho e de vários ranchos folclóricos e professor de canto coral.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “A culpa é das estrelas” de John Green, talvez a obra mais ambiciosa e comovente do autor, explorando de maneira brilhante a aventura divertida, empolgante e trágica que é estar-se vivo e apaixonado.

Na sugestão cinematográfica, o estreante Eduardo Adro, propõe “Star wars: Os Últimos Jedi”, filme de ação, aventura e ficção, realizado por Rian Johnson, imperdível para quem aprecia a saga. Está em exibição nos cinemas. A sugestão de séries do Gonçalo Branco é “The Last Man on Earth”.

Na sugestão de visita, a Catarina Lopes continua a aconselhar a ida às aldeias histórias, desta vez a Belmonte e a Castelo Novo.

A terminar as notícias do AEOH, com destaque para a apresentação do mais recente livro do professor doutor Luís Filipe Torgal, “Fátima. A (des)construção do mito”, no próximo dia 26 de janeiro pelas 18H,  na biblioteca da Escola sede do AEOH.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão on-line disponível em:http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

image_pdfimage_print
Previous Conheça o calendário desportivo de fim de semana
Next Incêndio em fábrica de Anadia provocou estragos de um milhão de euros

Artigos Relacionados

Informação

Condeixa: Jovem de 25 anos morre após colisão frontal com camião

Uma colisão frontal entre um ligeiro e um pesado provocou a morte a um condutor de 25 anos no IC2, na zona de Arrifana, Condeixa.

Destaque

S. Gião é a nova praia fluvial classificada no concelho de Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital conta, este ano, com mais uma praia fluvial classificada: S. Gião. Com a classificação publicada em Diário da República, sobe para quatro o número de praias fluviais 

Informação

Bombeiros de Lagares da Beira acolhem 2º Encontro Distrital de Escolinhas

No âmbito das comemorações do 5º aniversário da Escolinha de Bombeiros de Lagares da Beira, vai decorrer, no dia 27 de maio, o 2º Encontro Distrital Escolinhas / Academias.

Informação

Incêndios: Alexandrino critica “governantes que vieram cá e que não perceberam o que se passou”

José Carlos Alexandrino criticou, esta quinta-feira, a demora dos processos na ajuda dos lesados do incêndio 15 de outubro que devastou o concelho de Oliveira do Hospital.

Informação

Folhadosa Fishing Team é campeão nacional e vai representar Portugal na Bielorrússia

O Folhadosa Fishing Team, clube de pesca fundado a 15 de dezembro de 2016 em Folhadosa, no concelho de Seia, venceu o Campeonato Nacional de Clubes de Feeder,…

Informação

PJ da Guarda deteve casal suspeito de sequestrar e extorquir uma mulher de 37 anos

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve duas pessoas, pela presumível prática de, pelo menos, …

Última Hora

Centenas de escolas fechadas no país devido a manifestação dos trabalhadores em funções públicas

Centenas de escolas de norte a sul do país estão encerradas por causa do pré-aviso de greve emitido pelos dos sindicatos dos trabalhadores em funções públicas…

Informação

Oliveira do Hospital organizou as “melhores marchas do país”

Oliveira do Hospital foi palco, no sábado, 17 de junho, de uma grande noite de Marchas Populares. Três marchas infantis, seis seniores e duas convidadas, …

Última Hora

Rede das Aldeias do Xisto validou estratégia de 4,6 milhões de Euros em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital foi o concelho escolhido pela ADXTUR para a realização da Assembleia Geral destinada à validação da estratégia…

Última Hora

Neve cortou estradas na região de Seia e Manteigas

A GNR da Guarda alerta hoje para os condicionamentos de trânsito na manhã desta terça-feira devido à neve que caiu nas regiões de Manteigas e de Seia, distrito da Guarda. 

Informação

Sapador suspeito de atear fogo na Covilhã fica em prisão preventiva

O sapador florestal de 34 anos suspeito de ter ateado um fogo no concelho da Covilhã vai ficar em prisão preventiva.  Segundo disse à agência Lusa fonte da Polícia Judiciária

Última Hora

Prisão preventiva para suspeito de abusar de uma criança

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve um operário fabril, suspeito de ter abusado sexualmente…

Nacional

36 Concelhos em risco máximo de incêndio e temperaturas acima dos 40 graus

Trinta e seis concelhos do Algarve, Alentejo e do interior Norte e Centro do país estão hoje em risco máximo de incêndio, numa altura em que uma onda de calor

Informação

L’Artista entregou donativos a favor de crianças e animais

A Pizzaria L’Artista, em Oliveira do Hospital, procedeu hoje à entrega dos valores angariados por ocasião de uma festa popular de cariz solidário.

Última Hora

Associação ofereceu cabras a pastores de Travanca de Lagos que perderam animais no incêndio

Oiteta e três cabras e dois bodes foram, hoje, oferecidos a pastores da Freguesia de Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital,…

Cultura

Exposição “Livros da Memória, Memória dos Livros” inaugurada hoje em Oliveira do Hospital

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital vai acolher a exposição “Livros da Memória, Memória dos Livros”. A inauguração acontece hoje, dia 6 de fevereiro, pelas 15h00.

Informação

Nelas criou “Espaço do Cidadão” na Junta de Freguesia de Canas de Senhorim

O Município de Nelas, através do programa “Aproximar” criou o “Espaço Cidadão” na Junta de Freguesia de Canas de Senhorim.

Informação

Jovem sofreu traumatismo em atropelamento em Lagares da Beira

Um jovem de 18 anos ficou, ontem, internado no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra  na sequência de atropelamento ocorrido ontem, …

Destaque

Artur Abreu toma posse na presidência da Arcial

Está marcada para amanhã, dia 12 de janeiro, pelas 18h00, a tomada de posse dos novos órgãos sociais da Arcial. Artur Abreu sucede a Maria José Falcão de Brito na

Região

Acusados de tentativa de homicídio em Arganil condenados a mais de 6 anos

Quatro arguidos, três homens e uma mulher, com idades entre 29 e 46 anos, foram hoje condenados pelo Tribunal de Coimbra a cumprir mais de seis anos…

Última Hora

Das 44 vítimas mortais que resultaram dos incêndios, cinco estão por identificar

Cinco das 44 pessoas que morreram nos incêndios florestais que deflagraram há uma semana, em várias zonas do país, estão ainda por identificar,…

Sociedade

Bispo de Coimbra abençoou capela de Nª Srª da Visitação em Galizes

A capela de Nossa Senhora da Visitação da Santa Casa da Misericórdia de Galizes recebeu esta tarde a visita de D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra, …

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital já investiu meio milhão de euros no incentivo à natalidade

O Município de Oliveira do Hospital já investiu cerca de 500 mil euros no Programa Municipal de Incentivo à Natalidade (PMIN), com a particularidade de esse investimento social ter sido

Informação

Lojistas e clientes premiados em Oliveira do Hospital

Já são conhecidas as lojas e os clientes premiados no âmbito do concurso de montras e sorteio de Natal, promovidos pelo Município de Oliveira do Hospital e a ADI por