“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 6 de janeiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 12.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

 Dele destacamos as “Notícias do nosso Mundo”, rubrica apresentada pela Catarina Duarte, esta reporta que em Portugal, a queda da taxa de natalidade, o envelhecimento da população e a emigração terão forte impacto no mercado laboral nas próximas décadas.

Em “Jovens Atentos”, a Liliana Silva refere que, segundo estudos feitos sobre o ensino superior, estudar compensa, o diploma “funciona como para-quedas”, em particular em tempos de crise. Ter um mestrado protegeu recentemente os jovens dos efeitos da crise sobre os salários. A importância dos estudos superiores mereceu análise dos jovens em estúdio.

O Daniel Pereira faz o balanço da festa de Natal da Santa Casa da Misericórdia de Galizes.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás apresenta uma protetora e benfeitora de animais, residente no Porto, Maria Pinto Teixeira, advogada, ativista e presidente de uma associação responsável pela esterilização de mais de 21.000 gatos e cães a viver em espaços públicos portugueses.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues reporta que, segundo um relatório da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos, a massa de gelo no Ártico está a diminuir e a colapsar. O solo está a descongelar cada vez mais rapidamente e a água do mar continua a aquecer. As consequências podem ser drásticas e imprevisíveis.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é o “Código Da Vinci” de Dan Brown, publicado em 2003, que logo no primeiro dia vendeu mais de seis mil exemplares, tendo-se tornado num dos livros mais vendidos de sempre em todo o mundo, com publicações em 42 línguas. O “Código Da Vinci” é um romance policial que tem como protagonista um simbologista norte-americano. Através da obra de Leonardo Da Vinci tenta arranjar provas para desvendar um segredo com centenas de anos. No livro surgem instituições como a Opus Dei e o Priorado do Sião.

Na rubrica “Personalidades”, a Daniela Lopes destaca Carlos Faria da Cunha, um empresário oliveirense que se dedicou à indústria/arte de trabalhar o cobre, na localidade de Catraia de São Paio, recentemente batizada Capital do Cobre e do Latão, onde os seus descendentes mantêm a atividade.

A sugestão cinematográfica do Gonçalo Branco é “Jumanji- Bem-vindos à Selva” um filme de ação, aventura e comédia, em exibição nos cinemas. A sua sugestão de séries vai hoje para “Da Vinci’s Demons”, a história da juventude de Leonardo Da Vinci, um visionário em Florença durante o período Renascentista. Sendo um jovem genial, sonhador e idealista, Da Vinci tenta distanciar-se do seu tempo, começando a inventar o futuro.

A terminar as notícias do AEOH, com destaque para o desenrolar do programa “Parlamento dos Jovens”. Ouça este programa, com a boa sugestão musical do Gonçalo Branco e da Liliana Silva, em 100.2 FM ou através da emissão on-line disponível em:

http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Desejamos a todos os nossos ouvintes um Feliz Ano Novo.

Previous Município de Tábua recebe Festival AR
Next Almoço de Fim de Ano animou oliveirenses numa iniciativa do Intermarché

Artigos Relacionados

Destaque

31 Alunos desistiram dos estudos na ESTGOH por falta de alojamento

Trinta e um alunos que ingressaram na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) acabaram por abandonar a cidade oliveirense devido à dificuldade em arranjar alojamento.

Informação

Pedrógão Grande: Livro sobre o concelho é dedicado às vítimas do incêndio

Um livro de divulgação dos valores culturais e naturais de Pedrógão Grande, que os autores dedicam às vítimas do incêndio de 17 de junho de 2017, é apresentado nesta vila

Última Hora

Secção Desportiva de Santo António do Alva goleou o Condeixa-a-Velha por 11-3

A equipa de futsal da Secção Desportiva de Santo António do Alva goleou por 11-3 a ACR de Condeixa-a-Velha, no passado sábado.

Informação

11 detenções, 862 infrações e 75 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 20 a 26 de fevereiro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Informação

Piódão distinguido com prémio “Portugal Cinco Estrelas 2018”

A Aldeia Histórica do Piódão foi uma das grandes protagonistas dos prémios Portugal Cinco Estrelas, ao conquistar o galardão na categoria de Aldeias e Vilas.

Sociedade

Preocupações com o DLBC marcam tomada de posse na ADIBER

A tomada de posse dos novos Órgãos Sociais da ADIBER que, ontem, decorreu perante a presença de mais de meia centena de Parceiros de toda a Região,…

Informação

Confira os resultados desportivos do fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva Nogueirense (ADN) disputaram, ontem, a 14ª jornada da Série C do Campeonato Nacional, que ditou um empate a

Região

Bispo de Coimbra abençoa Capela de Nª Srª da Visitação em Galizes

Virgílio Antunes, bispo de Coimbra, é esperado amanhã à tarde, pelas 15h00, em Galizes, no concelho de Oliveira do Hospital, para presidir à cerimónia…

Informação

Presidente da Liga dos Bombeiros fala em “onda terrorista” organizada

O presidente da Liga dos Bombeiros Jaime Marta Soares considerou hoje que há uma “onda terrorista devidamente organizada” que provoca incêndios florestais,…

Sociedade

Autarca de Oliveira do Hospital quer “sinais claros” do governo de que “quer concretizar a obra” (das acessibilidades)

O problema das acessibilidades ao concelho, voltou a marcar a comemoração do Dia do Município de Oliveira do Hospital, com o presidente, José Carlos Alexandrino a pedir ao governo “sinais

Desporto

Calendário desportivo: FCOH recebe Anadia. ADN defronta Torreense.

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) vai disputar a 2ª jornada da Série C do Campeonato Nacional frente ao Anadia Futebol Clube.

Última Hora

País: Sócrates acusado de 31 crimes e de receber 24 milhões de “forma ilegal”

O Ministério Público deduziu acusação contra 28 arguidos. Sócrates é acusado de ter ganho 24 milhões de forma ilegal, através de um esquema …