“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 16 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 10.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Neste programa demos início à rubrica intitulada “Por onde andam os nossos alunos crescidos?”, com ela pretendemos entrevistar os nossos ex-alunos e saber do seu percurso académico e profissional.
A primeira entrevistada foi a dr.ª Patrícia Tavares Santos, aluna da Escola Secundária entre 2004 e 2007. Ingressou na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde fez licenciatura e mestrado. Enquanto estudante participou ativamente na secção dos Direitos Humanos da Associação Académica. Já pertence à ordem dos advogados, presentemente trabalha como jurista e frequenta uma pós-graduação na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Confirmámos o seu sucesso académico e profissional.
Nas “Notícias do nosso Mundo”, a Catarina Duarte reporta uma notícia de âmbito internacional, o passado dia 9 de dezembro foi o “dia de fúria” contra Trump, que uniu os países islâmicos contra a decisão do presidente dos EUA de reconhecer Jerusalém como capital de Israel. Esta foi mais uma má decisão da política norte-americana que já desencadeou a “3ª intifada”, criando ainda mais instabilidade nesta área do globo já tão conturbada.
Também no âmbito político, a Bárbara Coquim refere que Mário Centeno é o novo líder do Eurogrupo. O ministro português venceu a votação entre os seus pares, por maioria simples. Irá suceder ao holandês Dijsselbloem em meados de janeiro. Mais um português num alto cargo europeu, o que congratula todos.
Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás diz que, segundo um estudo recente, os cães mudam a expressão do olhar quando sabem que estão a ser observados por pessoas – e é provável que o façam numa tentativa de comunicar.
Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues reporta que no dia 9 de dezembro decorreu uma limpeza na Praia do Inatel, em Albufeira. O objetivo desta iniciativa, organizada pela Quercus com a colaboração da Associação de Defesa dos Animais e da Natureza de Albufeira, é apelar à necessidade de proteger, conservar e respeitar a vida marinha e as nossas praias.
A sugestão de leitura da Liliana Silva é um clássico da nossa literatura, “Viagens na minha Terra” de Almeida Garret.
Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes propõe várias sugestões para passar o fim de ano, desta vez em Portugal.
A Daniela Lopes destaca, na rubrica “Personalidades” dois grandes homens – o Dr. Carlos Campos e o Sr. Alexandre Marques Gomes – que uniram vontades e tornaram possível a utopia de criarem um colégio na pequena vila de Oliveira do Hospital, o Colégio Brás Garcia de Mascarenhas nasceu nos anos trinta do século XX e teve um êxito enorme, passando a ser conhecido a nível nacional.
A sugestão cinematográfica da Catarina Duarte é um drama “A Casa Torta”, em exibição nos cinemas.
O Gonçalo Branco sugere “Dark”, a nova série de suspense da Netflix.
Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em:
http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

image_pdfimage_print
Previous Desporto de fim-de-semana
Next Secretário de Estado da Agricultura garante que apoio de 63 milhões de Euros será pago aos agricultores até ao final do ano

Artigos Relacionados

Última Hora

Eleições autárquicas realizam-se dia 1 de outubro

O Governo marcou esta quinta-feira as eleições autárquicas para o próximo dia 1 de outubro. O anúncio foi feito pela ministra da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques, após a reunião

Região

Líder do PSD diz que a burocracia está a travar o apoio às vítimas” dos incêndios

O líder do PSD alertou, ontem, para as “dificuldades económicas” que encontrou em territórios afetados pelos incêndios de 2017. De visita a Arganil, Rui Rio desafiou …

Última Hora

Grandes incêndios responsáveis por quase 90% do total da área ardida

Os grandes incêndios foram responsáveis este ano por quase 90% do total da área ardida, destruindo mais de 192 mil hectares de espaços florestais, … … segundo o mais recente

Última Hora

João Dinis apela à prevenção para evitar uma tragédia como a de outubro

Com os acontecimentos relativos a outubro do ano passado ainda muito presentes na memória dos lesados, é importante, desde já, exercer ações de prevenção para que não se repitam tragédias

Sociedade

EPTOLIVA galardoada com Bandeira Verde Eco-Escolas

Pelo terceiro ano consecutivo, a EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, foi galardoada com a “Bandeira Verde Eco-Escolas”,…

Informação

Temperaturas vão subir até quarta-feira

As temperaturas vão subir até quarta-feira, prevendo-se máximas entre os 22 e os 29 graus na generalidade do território, valores acima do normal para a época do ano, adiantou hoje

Nacional

“Ontem foi o dia com maior número de incêndios” em Portugal este ano

A adjunta de operações da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Patrícia Gaspar, fez esta manhã o rescaldo das operações que estão em curso…

Última Hora

Dia + Contigo promove saúde mental nos jovens

A Unidade de Cuidados na Comunidade Pinheiro dos Abraços, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH), está a organizar uma atividade relativa ao Dia +

Sociedade

ESTGOH promove aula inaugural do Mestrado em Gestão de Negócios

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) realiza amanhã, dia 14 de outubro, pelas 18 horas, a Aula Inaugural da 1ª edição Mestrado em Gestão

Informação

Festival da Lampreia de Penacova celebra 20 anos com 12 restaurantes

A Câmara Municipal de Penacova vai assinalar os 20 anos do Festival da Lampreia, que vai contar com a participação de 12 restaurantes do concelho, entre sexta-feira e domingo.

Nacional

Proteção Civil alerta para burlas com coimas sobre limpeza de terrenos

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu um alerta para que os cidadãos estejam atentos para a eventualidade de poderem ser abordados por estranhos que, agindo de má-fé, fazem-se

Educação

Nilton na abertura das aulas do Politécnico de Coimbra

O Politécnico de Coimbra (IPC) marca o arranque do ano letivo 2017/2018, no próximo dia 3 de outubro, pelas 15h00, no Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia (Coimbra).

Última Hora

Greve de professores fecha EB1 da cidade de Oliveira do Hospital

A greve geral de professores que hoje se realiza, levou, esta manhã, ao encerramento da Escola Básica Nº1 da cidade de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Autarca de Seia exige que Governo cumpra “o que prometeu” sobre itinerários na Serra da Estrela

O presidente da Câmara Municipal de Seia, Carlos Filipe Camelo, considerou ontem que o Governo “tem de cumprir o que prometeu”, em relação às acessibilidades …

Última Hora

Penacova: Detido homem pela prática de crimes de abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, identificou e deteve um homem pela presumível prática, reiterada, de crimes de abuso sexual de crianças e de abuso sexual de menores

Última Hora

EPTOLIVA representa Portugal no Concurso “Ciencia En Acción XVII”

Com o projeto “Requalificação dos Resíduos de Setor Oleico na Produção de Biocombustíveis e Bioadsorventes para Remoção de Metais Pesados de Águas Contaminadas”, coordenado pela docente Honorata Pereira e desenvolvido

Informação

Oliveira do Hospital conta com novo instrumento de apoio à população

Rede Local de Intervenção Social (RLIS) é o novo dispositivo de articulação entre várias entidades, que irá assegurar o atendimento e acompanhamento social…

Região

Leiria: Homem morre soterrado em vala

Um homem morreu, esta manhã, na zona de Barreira, em Leiria, soterrado numa vala.

Informação

Paróquia de Oliveira do Hospital recusa pagamentos à GNR por serviços em procissões

A paróquia de Oliveira do Hospital recusa o pagamento de serviços à GNR pela organização de procissões, não acatando o “entendimento diferente” desta instituição, disse hoje o padre António Loureiro.

Programas

Rádio Boa Nova esteve em simultâneo com a Antena 3

A Rádio Boa Nova esteve hoje em simultâneo com a Antena 3. Liliana Lopes e Zé Manel Conde conversaram com Ana Galvão e Joana Marques, no programa “As Donas de

Informação

IEFP garante que muitas empresas afetadas pelo incêndio estão a laborar “se não totalmente, pelo menos parcialmente”

O delegado Regional do Centro do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) referiu, à Rádio Boa Nova, que as empresas de Oliveira do Hospital, que foram afetadas pelo incêndio,

Informação

22ª edição do CineEco com 90 filmes a concurso

Feitas as apresentações, começou a contagem decrescente para a 22ª edição do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela.

Informação

GNR detém 43 pessoas em 12 horas, 31 por condução sob o efeito do álcool

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve 43 pessoas entre as 20h00 de sábado e as 08h00 de hoje, em todo o território nacional, no âmbito das operações de combate à

Informação

Nelas: Primeiro Ministro inaugurou loja do cidadão

O primeiro-ministro, António Costa, inaugurou hoje a Loja do Cidadão de Nelas e garantiu que, no final desta legislatura, …