“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 9 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 9.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos as “Notícias do nosso Mundo”, em que a Catarina Duarte refere a visita recente do Papa ao Myanmar e ao Bangladesh, Francisco recebeu um grupo de refugiados de etnia rohingya, a quem pediu perdão pela indiferença do mundo ao seu sofrimento. A situação desta minoria muçulmana do Estado birmanês de Rakhine tem marcado a visita do Papa que está a fazer esforços incansáveis para encorajar e promover a humildade, erguendo a sua voz pelos oprimidos, independentemente da sua religião, casta ou nacionalidade.

Em “Jovens Atentos”, a Bárbara Coquim reporta que o município da Amadora promove hábitos de leitura com antiga cabine telefónica, que foi adaptada para guardar livros e está a funcionar desde 7 de dezembro, junto à Biblioteca Municipal, para promover a leitura junto da população.

O Daniel Pereira refere que foi chumbada recentemente na Assembleia da República a proposta para a inclusão no Orçamento do Estado de nivelação dos apoios dados aos atletas paralímpicos relativamente aos olímpicos, o que surpreendeu o Comité Paralímpico de Portugal e a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência. Esta era uma nivelação muito justa, sendo incompreensível o seu chumbo por vários partidos.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Catarina Duarte diz que o PAN agendou para debate na Assembleia da República um projeto-lei que prevê a proibição da utilização de animais em circos. Embora a aquisição e reprodução de certos animais já esteja proibida, o partido quer alargar a norma a todas as espécies, completando o processo com uma moratória que prevê o reencaminhamento dos animais para reservas e um regime para criminalizar algumas condutas.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues reporta que o cientista suíço Christian Pfister diz que temos memória curta em relação ao clima. Este 2017 que está quase a terminar tem sido marcado por uma série de fenómenos climáticos extremos e com uma frequência assustadora. Os problemas originados pelas mudanças climáticas, como temos visto, devem ser olhados num plano internacional de cooperação.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “A Promessa”, a continuação da história de Belle, a inspiradora heroína de “Sonhos Proibidos”, livro que sugeriu na semana passada.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes propõe uma visita à pequena aldeia de Cabeça, aqui bem perto, no vizinho concelho de Seia, de 16 de dezembro até 1 janeiro, a Aldeia de Natal mais genuína e sustentável do país. Aconselha ainda uma passagem pela vila de Arganil e pela aldeia de Piódão, com eventos natalícios.

A Daniela Lopes destaca, na rubrica “Personalidades”, António Garcia Ribeiro de Vasconcelos, natural de São Paio de Gramaços, é considerado pela comunidade científica como um dos vultos maiores da História da Igreja e da Cultura em Portugal.

A sugestão cinematográfica da Catarina Duarte é um drama em português “O Fim da Inocência”, em exibição nos cinemas e a causar alguma polémica.

Este programa ainda integra a gravação do aluno Tomás Costa do 8ºM, da Escola da Ponte das Três Entradas, com a qual participou no concurso lançado pela Rádio Miúdos a todas as escolas públicas da zona centro do país, desde o 2.º ano ao 9.º, que se intitula “Põe a tua terra nos píncaros” . O Tomás fez um excelente trabalho a promover a sua terra e merece, por isso, a sua atenção.

A finalizar o relato das notícias do AEOH, com destaque para o Erasmus+ e European Design Europia 2020.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical, um tributo à memória do guitarrista dos “Xutos e Pontapés”, do João Oliveira,   em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em:

http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

image_pdfimage_print
Previous Desporto de fim-de-semana
Next Concerto solidário ajuda vítimas do incêndio de Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Informação

Figueira da Foz: Sexagenário detido por posse ilegal de armas

Um homem de 68 anos foi detido por posse de armas e munições proibidas, ontem, na zona de Buarcos, na Figueira da Foz.

Região

Grande Hotel assume gestão das Termas do Luso

A Sociedade Água do Luso (SAL), proprietária das Termas do Luso, chegou a acordo com a Fundação Bissaya Barreto,  que detém o Grande Hotel do Luso, para a gestão da estância termal.

Informação

“Tanto ou mais importante que o físico está a parte mental”

No dia de hoje, em que se assinada o Dia Mundial da Atividade Física, a Rádio Boa Nova foi falar com um dos rostos do desporto no concelho de Oliveira

Última Hora

Morreu António dos Santos, antigo bispo da Guarda

O bispo emérito da Guarda, António dos Santos, morreu na segunda-feira, aos 85 anos, no hospital daquela cidade.

Última Hora

Os Verdes exigem urgente requalificação do IP3 e a sua manutenção sem portagens

Os Verdes entregaram na Assembleia da República um Projeto de Resolução onde exigem ao Governo  a requalificação do Itinerário Principal (IP) 3 e a sua manutenção sem portagens.

Região

Góis: Local onde bombeiros descansaram ficou coberto de lama

Depois do fogo, o concelho de Góis foi afetado pelas enxurradas provocadas pelo mau tempo desta quinta-feira. A praia fluvial de Alvares, cujo relvado foi local de descanso para os

Sociedade

O Minuto 91 deu destaque ao atletismo local e aos últimos sucessos

Foi um programa onde o destaque foi para o atletismo local e regional. Em estúdio estiveram os atletas Rafael Delauney Gomes (Triatlo), Miguel Jorge campeão distrital júnior, Gonçalo Borges campeão

Última Hora

Luís Antero e Tiago Cerveira voltam ao CineEco com “O rio-parte3”

A curta documental “O rio – parte 3”, da dupla de Oliveira do Hospital Luís Antero e Tiago Cerveira, marca presença no XXII CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental,

Última Hora

Marcelo Rebelo de Sousa cancela agenda devido a operação de urgência

O Presidente da República cancelou, até ao dia 1 de janeiro, a sua agenda para ser operado a uma hérnia umbilical.

Informação

“Em Pedrógão via-se muita coisa verde…aqui não se vê nada verde em milhares de hectares”, referem especialistas em fogo

O grupo de especialistas em fogo que, na terça-feira, se deslocou a Oliveira do Hospital e outros locais da região fortemente afetados …

Região

Espetáculo “Enquanto os lobos uivam”, inspirado nos incêndios de 15 de outubro, passa por Tábua

O Espetáculo “Enquanto os lobos uivam” termina a digressão nacioanal no próximo domingo, dia 22 de abril, no Centro Cultural de Tábua, pela 17h00.

Informação

Oliveira do Hospital promove “Pai, vem treinar comigo”

No âmbito da comemoração do Dia do Pai, 19 de março, o Município de Oliveira do Hospital desafiou os clubes desportivos do concelho a convidarem os pais dos seus atletas

Última Hora

País: Época crítica em incêndios começa hoje com dispositivo idêntico a 2015

A época mais crítica em incêndios florestais começa hoje, com um total de 9.708 operacionais, 2.235 equipas, 2.043 viaturas e 47 meios aéreos, um dispositivo idêntico ao de 2015.

Última Hora

Incêndios: Três municípios recebem 10,5 milhões para recuperar casas

Os municípios de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera vão ter à sua disposição cerca de 10,5 milhões de euros para a recuperação das casas de primeira

Região

UP de Oliveira do Hospital “sonha” com Santuário de S. João Paulo II

Passado quase um ano desde a inauguração da estátua de S. João Paulo II, a Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital prepara a celebração anual do seu padroeiro…

Informação

Loriga promove Marchas Populares

As tradicionais Marchas Populares voltam, este ano, a animar a vila de Loriga. O desfile acontece dia 16 de junho, pelas 21h30.

Última Hora

ESTGOH desafia oliveirenses a integrarem “Bolsa de Alojamento”

Com a chegada de novos alunos, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital apela aos proprietários de quartos, apartamentos ou estúdios para que integrem a “Bolsa

Informação

Oliveira do Hospital e vila de Avô galardoadas com a Bandeira “Cidades de Excelência” (com áudio)

Oliveira do Hospital e a vila de Avô foram, esta manhã, galardoadas com a Bandeira “Cidades de Excelência – Nível II”, como reconhecimento público do trabalho…

Informação

Góis: Secretária de Estado da Justiça faz balanço do Balcão Único do Prédio por ocasião das comemorações do 25 de abril

A Secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, participa amanhã nas comemorações do 44º aniversário do 25 de abril, em Góis, aproveitando o momento para fazer …

Última Hora

AHRESP promove ação de qualificação para proprietários de Alojamento Local

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) vai realizar, na próxima terça-feira, dia 2 de maio, em Aveiro, uma Ação de Qualificação dirigida aos proprietários de estabelecimentos de Alojamento Local.

Informação

 Despiste de carro com matrícula francesa fez dois feridos graves na A25

Dois jovens ficaram gravemente feridos, na madrugada de hoje, depois de o carro em que circulavam se ter despistado na A25, na zona de Mangualde.

Informação

Município de Oliveira do Hospital oferece Fichas de Estudo a todos os alunos do 1º Ciclo de Ensino Básico

O Município de Oliveira do Hospital volta a oferecer neste ano letivo as fichas de estudo a todos os alunos do 1º Ciclo de Ensino Básico do Concelho. A medida

Informação

Volta a Portugal do Futuro dá primeira vitória do ano

Oier Echevarria tornou-se ontem, em Águeda, o primeiro Camisola Amarela da 26ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros, a principal competição nacional para a categoria Sub23.

Informação

Paulo Campos entre os três ex-governantes de Sócrates sob escuta no caso das PPP

Mário Lino, António Mendonça e Paulo Campos, três antigos governantes de José Sócrates, estiveram sob escuta telefónica no âmbito da investigação do Ministério Público …