“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 9 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 9.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos as “Notícias do nosso Mundo”, em que a Catarina Duarte refere a visita recente do Papa ao Myanmar e ao Bangladesh, Francisco recebeu um grupo de refugiados de etnia rohingya, a quem pediu perdão pela indiferença do mundo ao seu sofrimento. A situação desta minoria muçulmana do Estado birmanês de Rakhine tem marcado a visita do Papa que está a fazer esforços incansáveis para encorajar e promover a humildade, erguendo a sua voz pelos oprimidos, independentemente da sua religião, casta ou nacionalidade.

Em “Jovens Atentos”, a Bárbara Coquim reporta que o município da Amadora promove hábitos de leitura com antiga cabine telefónica, que foi adaptada para guardar livros e está a funcionar desde 7 de dezembro, junto à Biblioteca Municipal, para promover a leitura junto da população.

O Daniel Pereira refere que foi chumbada recentemente na Assembleia da República a proposta para a inclusão no Orçamento do Estado de nivelação dos apoios dados aos atletas paralímpicos relativamente aos olímpicos, o que surpreendeu o Comité Paralímpico de Portugal e a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência. Esta era uma nivelação muito justa, sendo incompreensível o seu chumbo por vários partidos.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Catarina Duarte diz que o PAN agendou para debate na Assembleia da República um projeto-lei que prevê a proibição da utilização de animais em circos. Embora a aquisição e reprodução de certos animais já esteja proibida, o partido quer alargar a norma a todas as espécies, completando o processo com uma moratória que prevê o reencaminhamento dos animais para reservas e um regime para criminalizar algumas condutas.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues reporta que o cientista suíço Christian Pfister diz que temos memória curta em relação ao clima. Este 2017 que está quase a terminar tem sido marcado por uma série de fenómenos climáticos extremos e com uma frequência assustadora. Os problemas originados pelas mudanças climáticas, como temos visto, devem ser olhados num plano internacional de cooperação.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “A Promessa”, a continuação da história de Belle, a inspiradora heroína de “Sonhos Proibidos”, livro que sugeriu na semana passada.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes propõe uma visita à pequena aldeia de Cabeça, aqui bem perto, no vizinho concelho de Seia, de 16 de dezembro até 1 janeiro, a Aldeia de Natal mais genuína e sustentável do país. Aconselha ainda uma passagem pela vila de Arganil e pela aldeia de Piódão, com eventos natalícios.

A Daniela Lopes destaca, na rubrica “Personalidades”, António Garcia Ribeiro de Vasconcelos, natural de São Paio de Gramaços, é considerado pela comunidade científica como um dos vultos maiores da História da Igreja e da Cultura em Portugal.

A sugestão cinematográfica da Catarina Duarte é um drama em português “O Fim da Inocência”, em exibição nos cinemas e a causar alguma polémica.

Este programa ainda integra a gravação do aluno Tomás Costa do 8ºM, da Escola da Ponte das Três Entradas, com a qual participou no concurso lançado pela Rádio Miúdos a todas as escolas públicas da zona centro do país, desde o 2.º ano ao 9.º, que se intitula “Põe a tua terra nos píncaros” . O Tomás fez um excelente trabalho a promover a sua terra e merece, por isso, a sua atenção.

A finalizar o relato das notícias do AEOH, com destaque para o Erasmus+ e European Design Europia 2020.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical, um tributo à memória do guitarrista dos “Xutos e Pontapés”, do João Oliveira,   em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em:

http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Previous Desporto de fim-de-semana
Next Concerto solidário ajuda vítimas do incêndio de Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Informação

Resultados do desporto de fim de semana

No desporto de fim de semana, o destaque vai para  o empate entre Tourizense e Nogueirense 0-0 em jogo da jornada 13 do campeonato de Portugal Prio, série D.

Última Hora

16 detenções e 74 acidentes na última semana no distrito de Coimbra

Na semana de 19 a 25 de setembro, no âmbito de um conjunto de operações que visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta… 

Última Hora

Emigrantes solidários deixam 45 toneladas de bens no concelho de Oliveira do Hospital

João Pereira e Manuel Antunes, portugueses emigrantes na Alemanha, uniram-se para ajudar a população de Oliveira do Hospital e “fazer chegar às pessoas tudo o que elas precisam”.

Região

GNR deteve seis pessoas em Castelo Branco, Guarda e Viseu por crime de incêndio florestal

A GNR anunciou ter detido seis pessoas pelo crime de incêndio florestal, na quarta e quinta feira, nos distritos de Castelo Branco, Guarda e Viseu.

Informação

Agricultores e produtores lesados pelos incêndios vão reclamar medidas a Ministro

A Comissão Inter-Concelhos de Agricultores e Produtores Florestais lesados pelos incêndios de 15 e 16 de outubro está a organizar uma concentração prevista para segunda-feira, dia 26 de fevereiro, a

Região

Homem detido em Pedrogão Grande por suspeita de violação

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, e com a colaboração da GNR de Pedrogão Grande, deteve um homem, pela presumível autoria de um crime de violação, …

Região

Projeto Fruticool: Município de Nelas distribui fruta aos alunos do 1º CEB e jardim-de-infância

No âmbito do Regime da Fruta Escolar (RFE) e do Projeto Fruticool, teve início ontem, dia 6 de novembro, a distribuição de fruta aos alunos do 1º CEB e jardins-de-infância

Última Hora

Guarda: Explosão causa um ferido ligeiro

Uma explosão ocorrida hoje no edifício de uma coletividade do concelho da Guarda provocou um ferido ligeiro.

Educação

Leen Vermeiren  em recital de poesia

Leen Vermeiren, de nacionalidade Belga, radicada no concelho de Seia, realiza no próximo domingo, dia 29 de maio, um recital de poesia …

Última Hora

Páscoa foi muito positiva para o Turismo no Centro de Portugal

Março voltou a ser um mês “extremamente positivo” para o Turismo no Centro de Portugal, à semelhança dos anteriores. Os números revelados pelo INE – Instituto Nacional de Estatística …

Última Hora

Em fevereiro aumentaram os hóspedes no Centro de Portugal

A atividade turística no Centro de Portugal continua a crescer em ritmo acelerado, o que leva a Turismo Centro de Portugal a antever “mais um ano extremamente positivo para o

Região

Aveiro : Mulher morre ao cair em poço

Uma mulher cuja idade ainda não foi possível apurar morreu, na manhã desta sexta-feira, depois de cair no interior de um poço localizado no Lugar da Limeira em Oliveira do