“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 9 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 9.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos as “Notícias do nosso Mundo”, em que a Catarina Duarte refere a visita recente do Papa ao Myanmar e ao Bangladesh, Francisco recebeu um grupo de refugiados de etnia rohingya, a quem pediu perdão pela indiferença do mundo ao seu sofrimento. A situação desta minoria muçulmana do Estado birmanês de Rakhine tem marcado a visita do Papa que está a fazer esforços incansáveis para encorajar e promover a humildade, erguendo a sua voz pelos oprimidos, independentemente da sua religião, casta ou nacionalidade.

Em “Jovens Atentos”, a Bárbara Coquim reporta que o município da Amadora promove hábitos de leitura com antiga cabine telefónica, que foi adaptada para guardar livros e está a funcionar desde 7 de dezembro, junto à Biblioteca Municipal, para promover a leitura junto da população.

O Daniel Pereira refere que foi chumbada recentemente na Assembleia da República a proposta para a inclusão no Orçamento do Estado de nivelação dos apoios dados aos atletas paralímpicos relativamente aos olímpicos, o que surpreendeu o Comité Paralímpico de Portugal e a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência. Esta era uma nivelação muito justa, sendo incompreensível o seu chumbo por vários partidos.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Catarina Duarte diz que o PAN agendou para debate na Assembleia da República um projeto-lei que prevê a proibição da utilização de animais em circos. Embora a aquisição e reprodução de certos animais já esteja proibida, o partido quer alargar a norma a todas as espécies, completando o processo com uma moratória que prevê o reencaminhamento dos animais para reservas e um regime para criminalizar algumas condutas.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues reporta que o cientista suíço Christian Pfister diz que temos memória curta em relação ao clima. Este 2017 que está quase a terminar tem sido marcado por uma série de fenómenos climáticos extremos e com uma frequência assustadora. Os problemas originados pelas mudanças climáticas, como temos visto, devem ser olhados num plano internacional de cooperação.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “A Promessa”, a continuação da história de Belle, a inspiradora heroína de “Sonhos Proibidos”, livro que sugeriu na semana passada.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes propõe uma visita à pequena aldeia de Cabeça, aqui bem perto, no vizinho concelho de Seia, de 16 de dezembro até 1 janeiro, a Aldeia de Natal mais genuína e sustentável do país. Aconselha ainda uma passagem pela vila de Arganil e pela aldeia de Piódão, com eventos natalícios.

A Daniela Lopes destaca, na rubrica “Personalidades”, António Garcia Ribeiro de Vasconcelos, natural de São Paio de Gramaços, é considerado pela comunidade científica como um dos vultos maiores da História da Igreja e da Cultura em Portugal.

A sugestão cinematográfica da Catarina Duarte é um drama em português “O Fim da Inocência”, em exibição nos cinemas e a causar alguma polémica.

Este programa ainda integra a gravação do aluno Tomás Costa do 8ºM, da Escola da Ponte das Três Entradas, com a qual participou no concurso lançado pela Rádio Miúdos a todas as escolas públicas da zona centro do país, desde o 2.º ano ao 9.º, que se intitula “Põe a tua terra nos píncaros” . O Tomás fez um excelente trabalho a promover a sua terra e merece, por isso, a sua atenção.

A finalizar o relato das notícias do AEOH, com destaque para o Erasmus+ e European Design Europia 2020.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical, um tributo à memória do guitarrista dos “Xutos e Pontapés”, do João Oliveira,   em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em:

http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

image_pdfimage_print
Previous Desporto de fim-de-semana
Next Concerto solidário ajuda vítimas do incêndio de Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Informação

Jovens detidos pelo cultivo de canábis em Mangualde

A GNR de Mangualde deteve, na passada segunda-feira, três jovens pelo cultivo de canábis, uma operação na qual foram levadas a cabo seis buscas.

Informação

Viatura capotou após colisão na Zona Industrial de Oliveira do Hospital

Uma viatura capotou hoje ao início da tarde, cerca das 14h25, na Zona Industrial de Oliveira do Hospital, não havendo feridos a registar.

Informação

Passeio de Automóveis Antigos e Clássicos na Feira do Queijo de Oliveira do Hospital

A Casa do Pessoal do Hospital de São Teotónio de Viseu e o Grupo Viseense Amigos dos Clássicos vão realizar, no dia 11 de março, o Passeio de Automóveis Antigos

Última Hora

Incêndios: Câmara de Oliveira do Hospital não faturou 40 mil Euros de água gasta em outubro

O Município de Oliveira do Hospital não faturou perto de 40 mil Euros de água gasta no mês do trágico incêndio que devastou o concelho.

Sociedade

Dispositivo de Combate a Incêndios reforçado com 45 meios aéreos a partir de hoje

A partir desta sexta-feira, dia 15 de junho, o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais para 2018 conta com mais 9 meios aéreos, oito no Continente e um na

Informação

Dois feridos graves e um ligeiro num acidente na EN17 em Oliveira do Hospital

Um despiste automóvel, ocorrido ontem, cerca das 08h30, causou dois feridos graves e um ligeiro, na EN17, em Chamusca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital. Segundo notícia avançada

Sociedade

Assembleia Municipal aprova por maioria orçamento para 2017

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou hoje, com uma abstenção do PSD, o Orçamento para 2017, no valor de 28 milhões de Euros.

Região

13 detenções, 433 infrações e 68 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 3 a 9 de abril, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital associa-se às comemorações nacionais dedicadas à Igualdade

No âmbito do Dia Municipal para a Igualdade, o Município de Oliveira do Hospital através do projeto “Igualdade Local: Cidadania Responsável” …

Sociedade

Paulo Ribeiro expõe pinturas baseadas em fotografias de Tiago Cerveira

O artista plástico oliveirense, Paulo Ribeiro, apresenta a sua mais recente exposição de pintura, na Ohphicina das Artes – Associação Cultural de Oliveira do Hospital.

Região

Município de Seia teve prejuízos superiores a 10 milhões de euros

Os prejuízos financeiros causados pelos incêndios dos dias 15, 16 e 17 de outubro no concelho de Seia, no distrito da Guarda, …

Programas

 “Mini repórteres” da Rádio Boa Nova partiram à descoberta da gastronomia local

No âmbito do programa “Férias Ativas”, as crianças voltam a ser “Mini Repórteres” na Rádio Boa Nova numa parceria com o Município de Oliveira do Hospital.

Região

Colisão com quatro veículos condicionou o IC2 em Coimbra

Uma colisão envolvendo quatro veículos, dois ligeiros e dois pesados, no IC2 em Coimbra, fez esta manhã um ferido ligeiro.

Informação

Bombeiros: Federação do Distrito de Coimbra denuncia dívida do Estado de mais de 2,5 milhões de Euros

O presidente da Federação de Bombeiros do distrito de Coimbra considera “inadmissível” o incumprimento do Ministério da Saúde para com as corporações do distrito,…

Educação

Oliveira do Hospital reconheceu mérito aos melhores alunos

Na comemoração do Dia do Município, Oliveira do Hospital voltou a homenagear os melhores alunos do concelho com atribuição de prémios de mérito.

Informação

Jorge Carvalho e Marco Vilas Boas vencem 3º Rali Poiares Caxamar

Jorge Carvalho e Marco Vilas Boas foram os grandes vencedores do Troféu Rally Regional Centro de 2018, inserido no 3º Rali de Poiares Caxamar.

Última Hora

Eptoliva considerada a melhor escola profissional do país no congresso “Cientistas em Ação”

Decorreu nos dias 27, 28 e 29 de Abril, o XII Congresso Nacional Cientistas em Ação, que objetiva fortalecer o contacto, a troca de ideias e experiências entre os alunos,…

Informação

Eleições autárquicas realizam-se dia 1 de outubro

O Governo marcou esta quinta-feira as eleições autárquicas para o próximo dia 1 de outubro. O anúncio foi feito pela ministra da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques, após a reunião

Politica

CDS-PP de Oliveira do Hospital prepara autárquicas e não descarta possível coligação com o PSD

O presidente do CDS-PP de Oliveira do Hospital garante estar a trabalhar para as eleições autárquicas de 2017. Ainda sem candidato à liderança da Câmara Municipal, …

Sociedade

Adeptoliva aprovou orçamento e plano de anual de atividades

A Assembleia Geral da ADEPTOLIVA – Associação para o Desenvolvimento do Ensino Profissional dos Concelhos de Tábua, Oliveira do Hospital e Arganil aprovou, por unanimidade, o plano anual de atividades

Cultura

Vítor Fernandes expõe “Um Desenho por Dia” no Museu Municipal da Bobadela

Até ao final do mês de julho está patente, no Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva, uma nova exposição intitulada “Um Desenho Por Dia”.

Última Hora

Fogo no concelho de Nelas está em fase de resolução

O incêndio na localidade de Lapa do Lobo, concelho de Nelas, distrito de Viseu, estava às 06h30, em fase de resolução, segundo a Proteção Civil,…

Região

Loriga promove Marchas Populares

As tradicionais Marchas Populares voltam, este ano, a animar a vila de Loriga. O desfile acontece dia 16 de junho, pelas 21h30.

Nacional

Seis distritos sob aviso laranja devido ao mau tempo

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a chuva veio para ficar nos próximos dias. Os distritos de Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar