“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 2 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 8.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos a entrevista ao sr. Paulo Marques, uma personalidade muito conhecida no nosso meio pela proteção que dá aos animais. Foi precisamente este o mote para a conversa, bem como o flagelo do abandono animal. Falou-nos ainda da associação que criou em 2014, “Patudos Peludos e Companhia” e das dificuldades que sente no dia-a-dia para levar a bom porto a tarefa hercúlea a que se propôs, acolher todos os animais que lhe chegam diariamente. Admiramos muito a sua abnegação em prol dos animais, as suas palavras denotam amor pelos peludos e patudos que cuida. Apelamos aos nossos ouvintes para se fazerem sócios da associação e contribuam para esta causa tão meritória.

Nas “Notícias do nosso Mundo”, a Catarina Duarte reporta que as Ordens dos Médicos, dos Nutricionistas, dos Enfermeiros, dos Farmacêuticos e dos Médicos Dentistas deram o seu parecer favorável à aplicação de medidas sobre o excesso de sal nos alimentos, como a prevista na proposta do Orçamento do Estado para 2018. Em Portugal há um consumo excessivo de sal e doenças associadas a este excesso. Esta medida foi discutida na semana passada na Assembleia da República, mas não foi aprovada. Facto que lamentamos, dada a sua pertinência.

No âmbito político, a Bárbara Coquim destaca que o presidente da República quer que a Educação se torne uma prioridade nacional, tendo exaltado a importância de promoção do sucesso escolar e a necessidade de encontrar convergências.

O Daniel Pereira fez referência à gala de homenagem ao dr. António Vaz Patto, que decorrerá no próximo dia 3 de dezembro, na Casa da Cultura. Deixou ainda a nota que a NBA, a liga americana de basquetebol, consegue ter salários mais elevados que os reputados clubes europeus como o Real Madrid, o Barcelona ou o Paris Saint-Germain.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás diz que para além dos benefícios mais óbvios de ter um cão, como o companheirismo e o exercício físico, ter um cão pode mesmo salvar a sua vida, diz a ciência.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente” reporta que os cientistas defendem que as árvores urbanas são uma importante estratégia para a melhoria da saúde pública nas cidades, devendo ser financiadas como tal.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “Sonhos Proibidos”, publicado no ano de 2011, pela escritora britânica Lesley Pearse. Se for apaixonado por romances não vai querer perder este livro.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes propõe uma visita à Wonderland Lisboa, o mega mercado de Natal que regressa em dezembro à capital. Aliás, segundo o jornal inglês The Guardian Lisboa é a melhor cidade da Europa para fazer compras de Natal. A nossa capital já bateu as sempre populares Copenhaga, Munique e Gante.

A Daniela Lopes destaca, na rubrica “Personalidades”, César Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, entre 1989-93, catedrático e historiador reputado. Um eterno revolucionário, de grande genuinidade, que marcou uma época da História de Portugal, daí que o seu testemunho seja perene.

A finalizar o relato das notícias do AEOH, com destaque para a edição 2017-18 do programa o Parlamento dos Jovens.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em:

http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

image_pdfimage_print
Previous Mais de 10 oliveirenses internados após o fogo. Quatro são “preocupantes”
Next FCOH vai jogar à Tocha. AD Lagares defronta o União FC. ADN joga com Sertanense. Sampaense Basket recebe Beira-Mar

Artigos Relacionados

Informação

Cáritas de Coimbra entrega bens à população afetada pelos incêndios

Nos dias 03 e 04 de julho a Cáritas de Coimbra vai promover uma “Entrega de Bens” à população afetada pelos incêndios, ocorridos nos concelhos de Pedrogão Grande, Castanheira de

Informação

Marcelo Rebelo de Sousa em Gouveia para acompanhar processo de recuperação após incêndio

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visita hoje, dia 21 de maio, o concelho de Gouveia, para acompanhar a evolução do processo de recuperação que se iniciou na

Politica

PSD está contra a atribuição da medalha de Ouro à presidente da CCDRC

A Comissão Política de Secção do PSD de Oliveira do Hospital reforça, em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a oposição à atribuição da medalha de Ouro à presidente …

Última Hora

Luís Lagos apresentou candidatura à Distrital de Coimbra do CDS (com vídeo)

Luís Lagos é candidato à liderança da Distrital de Coimbra do CDS-PP. As eleições acontecem no dia 25 de maio, devendo o jovem oliveirense suceder a Paulo Almeida, dada a

Informação

Oliveirenses festejaram o título de “campeões europeus”

À semelhança do que aconteceu por todo o país e em vários cantos do mundo, também os oliveirenses festejaram, ontem à noite, a conquista do campeonato Europeu.

Última Hora

Seis meses após o grande incêndio: Alexandrino considera que “há aqui um tempo de esperança”

Há seis meses, o grande incêndio de 15 de outubro tirou-lhe o “sonho de poder transformar Oliveira do Hospital”, mas o presidente do Município não se deixa desarmar pela tragédia,

Última Hora

GNR identificou suspeito de burla em Tondela

  A GNR anunciou hoje ter identificado um homem, de 20 anos, suspeito de burlar empresas através de compras na Internet, em Tondela.

Última Hora

Proteção Civil dá o incêndio de Pedrógão como dominado

O Comandante da Proteção Civil, Vítor Vaz Pinto informou há instantes que o incêndio de Pedrógão Grande está dominado num perímetro de 153 km.

Região

Sexta vítima mortal encontrada a 200 metros do local da explosão

Foi encontrada, esta quarta-feira de manhã, uma sexta vítima mortal da explosão que destruiu uma fábrica de pirotecnia, em Lamego. Corpo estava a 200 metros do local.

Informação

Centenas de crianças assinalaram Dia Internacional da Paz em Oliveira do Hospital

Três centenas de crianças do 1.º CEB do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital participaram esta quarta-feira, numa iniciativa mundial, …

Nacional

País: Banco Alimentar recolheu 1.921 toneladas de alimentos

O Banco Alimentar Contra a Fome recolheu 1.921 toneladas de géneros alimentares durante o fim de semana, numa campanha que envolveu 2.015 superfícies comerciais…

Última Hora

Comemorações do 25 de abril em Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital está a assinalar o 43.º aniversário do 25 de abril de 1974 com diversas iniciativas que são um convite à participação ativa dos oliveirenses.

Última Hora

ADEPTOLIVA certificada como entidade formadora pela DGERT

A ADEPTOLIVA – Associação para o Desenvolvimento do Ensino Profissional dos Concelhos de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil foi certificada pela DGERT – Direção-Geral do…

Última Hora

Termómetros perto dos 40 graus

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje para o continente céu pouco nublado ou limpo, …

Última Hora

Deputados  reuniram com responsáveis da Cooperativa sobre temática dos incêndios florestais

Um grupo de trabalho de Acompanhamento da Temática dos Incêndios Florestais, composto por nove deputados da Assembleia da República, reuniu ontem à tarde com responsáveis e técnicos da Cooperativa Agro

Região

Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3 acusa Infraestruturas de Portugal de negligência

Perante mais um acidente grave motivado por uma colisão frontal com uma vara de javalis, ocorrida no Itinerário Principal (IP) 3, no passado dia 20, devido à falta de vedações

Última Hora

Vítor Fernandes expõe “Um Desenho por Dia” no Museu Municipal da Bobadela

Até ao final do mês de julho está patente, no Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva, uma nova exposição intitulada “Um Desenho Por Dia”.

Informação

Tuna Cantares de Avô comemora 6º aniversário

A Tuna Cantares de Avô assinala no próximo domingo, 24 de abril, o seu VI Aniversário no Centro Cultural Dr. Vasco de Campos. Composta por 18 elementos, a Tuna Cantares

Última Hora

Autarca de Oliveira do Hospital leva recibo “falsificado” que envolve Liga de Melhoramentos de Aldeia de Nogueira ao Ministério Público

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital informou, ontem, que vai fazer queixa no Ministério Público da suposta “falsificação” de um recibo, …

Região

Nelas substitui coberturas de fibrocimento das escolas secundárias

O presidente da Câmara de Nelas assina amanhã, dia 9 de junho, com a Secretária de Estado da Educação, Alexandra Leitão,…

Última Hora

Eptoliva parte com “esperança” para um novo ano letivo com “casa cheia”

A Eptoliva- Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil deu hoje as boas vindas ao cerca de 70 novos alunos dos cursos de desporto, turismo, mecatrónica, design e

Região

Abertas as candidaturas para o Orçamento Participativo de Seia

Depois do sucesso das edições anteriores, o Orçamento Participativo de Seia está de regresso, sendo a verba alocada para o efeito a mesma do ano passado, 125 mil euros. 

Última Hora

Ansião: Jovem de 20 anos morre durante corte de árvore

Um jovem de 20 anos morreu esta sexta-feira, quando a árvore que estava a cortar caiu sobre ele, em Outeiro da Lagarteira, em Ansião.

Região

Guarda: Nove pessoas detidas por tráfico de estupefacientes

A GNR deteve de nove pessoas, com idades entre 23 e 55 anos, por suspeita de tráfico de estupefacientes, nos concelhos de Aguiar da Beira, Guarda, Sabugal, Almeida e Vila