“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 25 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 7.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.

Dele destacamos a entrevista ao representante da Associação de Estudantes do AEOH, o presidente do conselho fiscal, António Dias,  apresentou a composição desta AE, falou dos projetos para este ano e das atividades a desenvolver. Foi ainda a oportunidade para emitir opinião sobre o nosso agrupamento, a escola pública e o ensino em Portugal.

Nas “Notícias do nosso Mundo”, a Catarina Duarte denuncia que vários migrantes africanos estão a ser vendidos como mercadoria na Líbia por traficantes a quem pagaram para que os trouxessem até à Europa. Os refugiados relatam situações repetidas de crueldade, violência e abuso por parte dos traficantes líbios e acabam leiloados em mercados a céu aberto pela módica quantia de 400 dólares.

Já no âmbito político, reporta os dados de 2015, divulgados pelo Eurostat, segundo os quais os homens ganham, em Portugal, mais 17,8% do que as mulheres, acima da disparidade salarial média na União Europeia ( 16,3%). As duas situações mereceram a análise e o repúdio do Clube de Rádio.

O Daniel Pereira fez referência à participação da equipa da Santa Casa da Misericórdia de Galizes no campeonato nacional de Boccia, que decorreu em Castelo Branco, onde obteve o 3.º e 4.º lugares.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás explica como funciona o cérebro de um cão.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente” reporta que a Câmara Municipal de Nisa exige medidas de combate à poluição do rio Tejo. O município diz que tudo tem feito no sentido de identificar, denunciar e encontrar as soluções necessárias para a resolução do contínuo e persistente crime ambiental, provocado por agentes poluidores.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “A Conspiração”, de Dan Brow.  Este é um livro imperdível para quem gosta de mistérios e ficção científica.

O Gonçalo Branco sugere a série americana “The Flash”, transmitida pela emissora The CW desde 7 de outubro de 2014.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes propõe uma visita à Vila Natal de Óbidos, de 30 de novembro a 31 de dezembro. Por esta altura, a vila de Óbidos enche-se de luz, cor e fantasia, e transforma-se num lugar de sonho, onde todos – crianças e adultos – podem viver experiências mágicas, entre inúmeras brincadeiras e diversões.

A Daniela Lopes destaca, na rubrica “Personalidades”, o saudoso comandante Manuel dos Santos Gouveia Serra, bombeiro completo, professor e humanista.

A sugestão cinematográfica da Catarina Duarte é um drama “A vida de um génio”, em exibição nos cinemas.

A finalizar o relato das notícias do AEOH, com destaque par X Edição da Feira de S. Martinho, na Escola Básica da Cordinha e para a comemoração, pelo Clube Europeu, do Dia Internacional para a Tolerância, este ano coincidente com o Dia Mundial da Filosofia.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em:

http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

image_pdfimage_print
Previous Inscrições abertas para o concurso 3R_NATAL_Ambiental 2017
Next Desporto de fim-de-semana

Artigos Relacionados

Informação

Região: Queijo Serra da Estrela vai ter centro de investigação em Seia

O presidente da Câmara Municipal de Seia, Carlos Filipe Camelo, anunciou que a autarquia vai recorrer a fundos europeus para criar, no concelho,…

Informação

Empresa de congelados Beiragel em Viseu consumida pelas chamas

Mais de uma centena de bombeiros combatem um incêndio na Beiragel, uma empresa de congelados em São João de Lourosa, Viseu.

Nacional

11 Distritos sob alerta devido à ondulação, chuva e vento

11 Distritos de Portugal continental estão sob avisos meteorológicos devido à agitação marítima, precipitação e vento.

Última Hora

Suspeito de tentativa de homicídio há oito anos foi detido pela PJ

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de um homem de 41 anos suspeito da tentativa de homicídio de dois homens há cerca de oito anos, em Coimbra,..

Última Hora

FCOH – Já é conhecida a nova equipa técnica para o futebol sénior

O FCOH, que este ano vai disputar o Distrital de Honra da AFC, deu a conhecer através do seu facebook oficial, que está praticamente constituída a nova equipa técnica do

Sociedade

“Origens” volta a animar Travanca de Lagos

“Somos o Futuro do Passado” é o mote para mais uma edição do Origens – Festival Cultural de Travanca de Lagos que acontece no próximo fim-de-semana, dias 18, 19 e 20 de

Última Hora

Coimbra: GNR recolheu milhafre e abutre nas bermas de autoestrada

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Coimbra, no dia 17 e 20 de agosto, recolheu um milhafre, em Condeixa-a-Nova, e um abutre, em Trouxemil.

Região

Sismo sentido entre Évora e Coimbra, mas sem vítimas ou danos materiais

Um sismo de magnitude 4,9 na escala de Richter, ocorrido hoje, foi sentido em Évora, Portalegre, Lisboa e distrito de Coimbra, mas sem causar vítimas ou danos materiais, segundo a

Informação

Seis corporações de bombeiros combateram fogo em Lourosa

Um incêndio que teve início numa queimada na localidade de Lourosa, no concelho de Oliveira do Hospital mobilizou ao final da manhã desta sexta feira,…

Última Hora

Hoje é o último dia para a entrega do IRS

Termina esta quarta-feira o prazo para todos os contribuintes entregarem a declaração de Imposto do Rendimento de pessoas Singulares (IRS) relativa aos rendimentos auferidos em 2016.

Informação

Fernando Correia apresenta novos livros em Oliveira do Hospital

O conhecido jornalista Fernando Correia regressa a Oliveira do Hospital para apresentar os seus dois últimos livros: a recém publicada autobiografia “O Que Eu Sei de Mim” e…

Cultura

Confraria de Ervedal da Beira realiza capítulo de entronização

A Confraria dos Bolos, Doces, Aguardentes e Licores de Ervedal da Beira realiza amanhã, dia 3 de dezembro, o 3º capítulo de entronização.

Última Hora

Condutor acusado de homicídio por negligência no caso da morte de peregrinos

O Ministério Público (MP) acusou o condutor envolvido no acidente que matou cinco peregrinos em Coimbra, em 2015, de cinco crimes de homicídio por negligência …

Desporto

FCOH E AD Lagares enfrentam Vigor Mocidade e Eirense. AD Nogueirense joga com Anadia

Em competição na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) defronta, este domingo, …

Programas

Especial “Cá se Fazem, Cá se Tocam” no 31º aniversário da Rádio Boa Nova

Em dia de aniversário da Rádio Boa Nova, no dia 19 de março, Pedro Oliveira apresenta uma emissão especial do programa “Cá se Fazem, Cá se Tocam”.

Desporto

Infantis do CCPOH conquistam 3º lugar no VI Torneio Internacional de Ténis de Mesa de Condeixa

O Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) obteve um brilhante 3º lugar na classificação final por equipas, no escalão de infantis, …

Região

Câmara da Guarda garante continuidade na prevenção

A Câmara Municipal da Guarda vai continuar a apostar este ano na limpeza das florestas e na prevenção para minimizar o problema dos incêndios florestais, anunciou o seu presidente. “Vamos

Sociedade

95 bombeiros combatem fogo no parque da Interecycling em Tondela

Noventa e cinco bombeiros apoiados por 37 veículos combatiam às 13h 00 de hoje um incêndio que deflagrou às 11h50 no parque da Interecycling, empresa de reciclagem de resíduos de

Desporto

Taça de Portugal: FCOH prossegue. Nogueirense foi eliminado da competição

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva Nogueirense (ADN), os dois clubes do concelho oliveirense a jogar no Campeonato Nacional, disputaram, ontem, a 1ª eliminatória

Última Hora

Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital vota hoje orçamento para 2017

Está marcada para as 14h45 desta sexta-feira, 30 de dezembro, a reunião da Assembleia Municipal destinada à discussão e votação do Orçamento e Grandes Opções do Plano da Câmara de

Informação

Homem morreu em atropelamento ferroviário em Coimbra

Um homem, com idade na casa dos 50 anos, morreu esta manhã na sequência de um atropelamento ferroviário em Pedrulha, depois da estação de Coimbra B.

Região

Góis: António Costa visitou a área ardida da freguesia de Alvares

O Primeiro-Ministro, António Costa, acompanhado do Ministro do Planeamento e Infra-estruturas, Pedro Marques, estiveram ontem no concelho de Góis…

Informação

GNR apreende artigos contrafeitos e identifica três suspeitos em Trancoso

O Comando Territorial da GNR da Guarda anunciou hoje a apreensão de 856 artigos alegadamente contrafeitos, avaliados em 12.400 euros, e…

Destaque

Primeiras chuvas inundam entrada de unidade cinco estrelas das Caldas de S. Paulo

A chuva que se fez sentir na madrugada desta terça-feira deixou alagada a zona de entrada do Aqua Village, nas Caldas de S. Paulo. O promotor atribui responsabilidades …