“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 25 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 7.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.

Dele destacamos a entrevista ao representante da Associação de Estudantes do AEOH, o presidente do conselho fiscal, António Dias,  apresentou a composição desta AE, falou dos projetos para este ano e das atividades a desenvolver. Foi ainda a oportunidade para emitir opinião sobre o nosso agrupamento, a escola pública e o ensino em Portugal.

Nas “Notícias do nosso Mundo”, a Catarina Duarte denuncia que vários migrantes africanos estão a ser vendidos como mercadoria na Líbia por traficantes a quem pagaram para que os trouxessem até à Europa. Os refugiados relatam situações repetidas de crueldade, violência e abuso por parte dos traficantes líbios e acabam leiloados em mercados a céu aberto pela módica quantia de 400 dólares.

Já no âmbito político, reporta os dados de 2015, divulgados pelo Eurostat, segundo os quais os homens ganham, em Portugal, mais 17,8% do que as mulheres, acima da disparidade salarial média na União Europeia ( 16,3%). As duas situações mereceram a análise e o repúdio do Clube de Rádio.

O Daniel Pereira fez referência à participação da equipa da Santa Casa da Misericórdia de Galizes no campeonato nacional de Boccia, que decorreu em Castelo Branco, onde obteve o 3.º e 4.º lugares.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás explica como funciona o cérebro de um cão.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente” reporta que a Câmara Municipal de Nisa exige medidas de combate à poluição do rio Tejo. O município diz que tudo tem feito no sentido de identificar, denunciar e encontrar as soluções necessárias para a resolução do contínuo e persistente crime ambiental, provocado por agentes poluidores.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “A Conspiração”, de Dan Brow.  Este é um livro imperdível para quem gosta de mistérios e ficção científica.

O Gonçalo Branco sugere a série americana “The Flash”, transmitida pela emissora The CW desde 7 de outubro de 2014.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes propõe uma visita à Vila Natal de Óbidos, de 30 de novembro a 31 de dezembro. Por esta altura, a vila de Óbidos enche-se de luz, cor e fantasia, e transforma-se num lugar de sonho, onde todos – crianças e adultos – podem viver experiências mágicas, entre inúmeras brincadeiras e diversões.

A Daniela Lopes destaca, na rubrica “Personalidades”, o saudoso comandante Manuel dos Santos Gouveia Serra, bombeiro completo, professor e humanista.

A sugestão cinematográfica da Catarina Duarte é um drama “A vida de um génio”, em exibição nos cinemas.

A finalizar o relato das notícias do AEOH, com destaque par X Edição da Feira de S. Martinho, na Escola Básica da Cordinha e para a comemoração, pelo Clube Europeu, do Dia Internacional para a Tolerância, este ano coincidente com o Dia Mundial da Filosofia.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em:

http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Previous Inscrições abertas para o concurso 3R_NATAL_Ambiental 2017
Next Desporto de fim-de-semana

Artigos Relacionados

Destaque

Conheça Tiago Fernandes, o jovem oliveirense que viaja pelo mundo

Nos últimos cinco anos, Tiago Fernandes, jovem oliveirense, tem-se aventurado e percorrido inúmeros países no seu Land Rover e pretende viajar para o resto da sua vida.

Politica

Nuno Alves elege captação de investimento, agricultura e floresta como linhas orientadoras de uma candidatura pela “positiva” (COM VÍDEO)

O candidato pelo CDS-PP à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital reafirmou hoje que o seu projeto é pela “positiva”. Em entrevista à Rádio Boa Nova, o conhecido médico dentista…

Região

Seia promove Festival Internacional da Canção Serra da Estrela

Seia volta a acolher, na última semana de agosto, o Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela (FICSE). Esta segunda edição do festival …

Região

ASAE: Falta de higiene e venda de álcool a menores em Leiria

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou na passada sexta-feira e madrugada de sábado, através da Unidade Regional do Centro,…

Sociedade

Cooperativa Beira Central lança cartão para atrair mais sócios às lojas agrícolas

Prestes a comemorar o 52º aniversário, a Cooperativa Beira Central lança um novo projeto para alargar o número de associados e proporcionar ainda mais benefícios.

Destaque

Emigrantes solidários deixam 45 toneladas de bens no concelho de Oliveira do Hospital

João Pereira e Manuel Antunes, portugueses emigrantes na Alemanha, uniram-se para ajudar a população de Oliveira do Hospital e “fazer chegar às pessoas tudo o que elas precisam”.

Informação

Mais de 1 700 operacionais combatem maiores fogos no continente e Funchal

Mais de 1.700 operacionais estavam, ao início da tarde de hoje, a combater 13 grandes fogos florestais no continente português, ao mesmo tempo que no Funchal…

Última Hora

Infantis do CCPOH conquistam 3º lugar no VI Torneio Internacional de Ténis de Mesa de Condeixa

O Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) obteve um brilhante 3º lugar na classificação final por equipas, no escalão de infantis, …

Educação

Cáritas Diocesana de Coimbra assegura importante apoio aos jovens e idosos de Oliveira do Hospital

No concelho de Oliveira do Hospital ganha expressão o apoio social que é prestado pela Cáritas Diocesana de Coimbra, com três centros ATL para crianças…

Última Hora

Semana do desporto adaptado no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

Com a organização do grupo de Educação Especial irá decorrer entre os dias 6 e 10 de março, no agrupamento de escolas de Oliveira do Hospital, a Semana do Desporto

Última Hora

Sismo de magnitude 2,8 registado na Mealhada

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera detetou, pelas 12h30 de ontem, um sismo de magnitude 2,8 na escala de Richter na Mealhada, distrito de Aveiro.

Informação

IEFP e Segurança Social apoiam empresas afetadas pelo fogo

O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) avança com um incentivo financeiro extraordinário e temporário das empresas afetadas pelo fogo.