“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

image_pdfimage_print

Este sábado, dia 18 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 6.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Nas “Notícias do nosso Mundo”, a Catarina Duarte alerta para o facto de os portugueses apresentarem um nível de carência de vitamina D, que pode ser produzida através do sol, superior às pessoas dos países nórdicos. Segundo os especialistas em reumatologia a falta de vitamina D é diretamente responsável por doenças como a osteoporose e a osteomalacia. Há vários estudos que relacionam os níveis baixos de vitamina D com uma variedade muito grande de doenças, entre elas a diabetes, enfarte do miocárdio, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, certas formas de cancro e de infeção. Ora esta falta é um contrassenso num país tão ensolarado como o nosso.

Destaca também a notícia de que o Parlamento Federal do Canadá aprovou recentemente, por unanimidade, uma lei que declara junho como o “Mês do Património Português”.

Em “Jovens Atentos”, a Bárbara Coquim refere que a associação Transparência e Integridade solicitou recentemente ao ministro da Educação que faça o levantamento de todos os casos em que alunos tenham sido alvo de processos disciplinares por denunciarem a má qualidade da comida das cantinas. Este tema, tão mediatizado nas últimas semanas, suscitou a análise em estúdio.

Já no âmbito político, salienta a celebração do centenário da revolução bolchevique, a mãe das revoluções, por um deputado da Assembleia da República.

O Daniel Pereira referiu que no próximo fim-de-semana vai decorrer, em Castelo Branco, o campeonato nacional de Boccia, onde ele vai participar com a sua equipa.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás explica-nos as razões de sentirmos mais empatia por cães do que por pessoas.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues dá conta de um estudo sobre os riscos de colisão de diferentes espécies de aves e morcegos com turbinas de parques eólicos, este revela que duas das aves de rapina comuns em Portugal, as águias-reais e os grifos, estão entre as mais ameaçadas.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “A Rapariga no Comboio” de Paula Hawkins, publicado no ano de 2016. Um livro perfeito para quem gosta de suspense e emoção até à última linha.

O Gonçalo Branco sugere a série “Vikings”, escrita por Michael Hirst para o canal História. Esta é uma série de drama histórico, ação e aventura.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes propõe uma visita a Linhares da Beira, o seu imponente Castelo, contruído no reinado de D. Dinis, é o ex-líbris da aldeia e principal cartão-de-visita. Deambular pelas ruas desta aldeia museu é fazer uma incursão ao passado e à sua história. Linhares fica apenas a cerca de 50Km e merece a sua visita.

A Liliana Silva destaca, na rubrica “Personalidades”, António Monteiro, um exemplo de beirão empreendedor e ilustre, em Oliveira do Hospital, durante o século XX.

A sugestão cinematográfica da Catarina Duarte é um romance biográfico “Vive”, em exibição nos cinemas.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em:

http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Previous Proteção Civil alerta para perigo de incêndio
Next “Sonho? Logo existo” é o novo livro de Lucinda Maria

Artigos Relacionados

Informação

Homem morre na sequência de queda num aqueduto em Coimbra

Um homem de 51 anos morreu hoje na sequência de uma queda de um aqueduto na estrada nacional que liga Souselas a Botão (N 336), próximo de um viaduto no

Informação

Atropelamento na Guarda fez dois mortos

O despiste de um veículo ligeiro na cidade da Guarda na tarde deste domingo resultou na morte de duas mulheres e em ferimentos numa terceira vítima.

Última Hora

GNR desmantelou plantação de cannabis e deteve homem de 55 anos

O Comando Territorial de Castelo Branco da GNR desmantelou, ontem , uma plantação de cannabis e apreendeu 504 plantas, no concelho de Penamacor. Um homem de 55 anos foi detido

Última Hora

Governo continua a proibir a caça nas zonas afetadas pelos incêndios até 2019

O Governo decidiu manter até 2019 a proibição de caçar nas zonas florestais mais afetadas pelos incêndios de junho e outubro do ano passado. A proibição entra em vigor a

Última Hora

Piloto natural de Coimbra encontrado sem vida em Estugarda

Duarte Pato, de 38 anos, piloto da TAP e natural de Coimbra, faleceu, esta madrugada, na Alemanha.

Informação

Bombeiros de Loriga realizam caminhada para “Ajudar o Martim”

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loriga realiza no domingo, 10 de julho, a habitual Descida Pedestre Serra da Estrela, este ano, dedicada a “Ajudar o Martim”.

Informação

Bruno Amado mantém-se na presidência da União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira

Bruno Amado continua à frente da presidência da União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira, em resultado do recurso solicitado, a propósito do processo onde previa

Última Hora

Nacional: Deco desaconselha compra de hambúrgueres já picados nos talhos

A Deco Proteste apelou hoje aos consumidores para que não comprem hambúrgueres já picados nos talhos, onde encontrou bactérias nocivas e aditivos alergénicos …

Região

Câmara de Arganil inaugura reabilitação de estrada afetada pelo incêndio

No âmbito da reposição das condições das estradas municipais danificadas pelos incêndios de outubro de 2017, o presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa,…

Informação

“Pedimos apoio igual. Há muitas pessoas que estão a ficar para trás” (com áudio)

Passados quatros meses desde o grande incêndio de 15 de outubro, a Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP) insiste no tratamento “igual” para com os

Destaque

“Em Oliveira do Hospital há 49 casas concluídas e 49 não é igual a zero, como se quis fazer crer”

O presidente do Município de Oliveira do Hospital (MOH) reagiu, hoje, à reportagem da TVI “Ajuste direto”, alusiva à situação do concelho um ano após o grande incêndio de 15

Informação

Santa Comba Dão: Detidos burlões de 20 anos

O Comando Distrital da PSP da Guarda deteve dois indivíduos, com 20 anos, e a identificou outros dois, um com 15 e outro com 16 anos, por alegadas burlas e