“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 11 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 5.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

O Clube começou por expressar um voto de pesar pelo falecimento da encarregada de educação de uma aluna do AEOH, a Sr.ª D. Ludovina Santos. Lamentamos profundamente esta perda ainda tão jovem e endereçamos as condolências à família.

Neste programa destacamos a entrevista ao professor doutor Luís Filipe Torgal, docente de História do AEOH. O mote para a entrevista foi o seu mais recente livro, intitulado “Fátima a (des)construção do mito”. O autor falou da obra, um ensaio, onde faz uma reflexão sustentada em documentos que desmistifica a construção do mito de Fátima.

Nas “Notícias do nosso Mundo”, a Catarina Duarte reporta que as superbactérias são uma perigosa e real ameaça à saúde pública. A resistência aos antibióticos mata cerca de 700 mil pessoas por ano em todo o mundo. Se nada for feito, as mortes poderão chegar aos 10 milhões em 2050.

Em “Jovens Atentos”, a Bárbara Coquim refere que foi criado recentemente o programa «Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas». Este programa visa contribuir para o aumento da educação e sensibilização para a valorização do ambiente, de resiliência da floresta e de proteção contra catástrofes, para o aumento do conhecimento geral sobre a natureza e florestas, e dos serviços ambientais por ela prestados, por via de ações de inventário ambiental e recolha de outros dados para a ciência dos fogos e das florestas e para o apoio a operações de ordenamento florestal e proteção ambiental.

O Daniel Pereira salientou que Portugal conquistou o ouro no campeonato europeu de Boccia , que decorreu na Póvoa de Varzim.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Catarina Duarte fez alusão a um caso exemplar, uma cidadã italiana faltou dois dias ao trabalho para cuidar do cão doente. Não pôde comparecer ao trabalho e os dias foram-lhe descontados do ordenado. A mulher avançou para tribunal e ganhou o direito a ver repostos no seu salário os dias em causa.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues dá conta que a curva de Keeling está imparável, a concentração de dióxido de carbono na atmosfera alcançou um novo recorde em 2016, segundo os dados divulgados pela Organização Mundial de Meteorologia. Temos de recuar no tempo três a cinco milhões de anos – quando a Terra era dois a três graus Celsius mais quente do que hoje e o nível do mar era dez a 20 metros mais alto – para encontrarmos valores idênticos de CO2 na atmosfera.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é uma obra de Jane Austen, “Orgulho e Preconceito”, publicada no ano de 1813.

O Gonçalo Branco sugere a série The Walkings Dead, que assegura ser excelente.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes sugere uma ida à 28ª Feira da Castanha e do Mel da Lousã, organizada pela Câmara Municipal em parceria com a Cooperativa Lousãmel, é uma das mais antigas feiras realizadas no distrito de Coimbra.

A Daniela Lopes destaca, na rubrica “Personalidades”, o empreendedor Júlio dos Santos, o primeiro fundador da firma com o mesmo nome. A firma, fundada em 1852, esteve durante largos anos presente no concelho, contribuindo fortemente para o seu desenvolvimento económico e social durante grande parte do século XX.

A sugestão cinematográfica da Catarina Duarte é um filme português, “Peregrinação”, de João Botelho, inspirado na obra “Peregrinação” de Fernão Mendes Pinto, pertencente à chamada literatura de viagem. Esta é uma excelente sugestão que tem inspiração na Literatura e na História e está em exibição nos cinemas.

A finalizar o relato das notícias do AEOH, com destaque para os Clubes que já estão em funcionamento.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em:

http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

image_pdfimage_print
Previous Governo apresentou apoios à agricultura em Oliveira do Hospital
Next “Devemos refletir sobre o ensino profissional que queremos para a região”

Artigos Relacionados

Informação

Um morto e três feridos em acidente rodoviário em Mortágua

Um morto e três feridos são o resultado de um acidente ocorrido durante a madrugada em Freixo, no concelho de Mortágua.

Informação

Desporto de fim-de-semana

  O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH), a jogar no Campeonato de Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra, vai jogar para a 10ª jornada, em

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 14 de abril, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 24.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Região

UC pela primeira vez no top 500 de ranking CWUR

A Universidade de Coimbra (UC) está, pela primeira vez, no top 500 das melhores instituições de ensino superior do mundo.

Informação

ADI prepara nova campanha de Natal em Tábua e Oliveira do Hospital

A ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital está a preparar a nova campanha de Natal, a desenvolver durante o mês de dezembro até

Região

PJ deteve homem suspeito de abusar de menina que estava à sua guarda

A Polícia Judiciária deteve ontem, no concelho da Meda, um homem suspeito de abusar sexualmente de uma menor …

Informação

Camião de mercadorias despistou-se e incendiou-se na IP5

Um pesado de mercadorias despistou-se e incendiou-se, na manhã desta sexta-feira, na IP5, perto do nó de Boa Aldeia, no sentido Viseu-Aveiro, avançou fonte do CDOS de Viseu.

Informação

Lagares da Beira volta a ter médico de família ao fim de dois anos à espera

A extensão de Saúde de Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, conta a partir de hoje, 2 de maio, com a presença e cuidados de médico de

Última Hora

Mulher morreu horas depois de ter sido atropelada pelo próprio carro em Oliveira do Hospital

Uma mulher de 72 anos morreu, ontem, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, depois de ter sido colhida pelo próprio carro, à entrada da garagem, na cidade de Oliveira

Última Hora

Mário Ruivo integra Conselho Diretivo da ARS Centro

O ex diretor do Centro Distrital de Coimbra da Segurança Social, Mário Ruivo, integra, a partir de hoje, dia 1 de setembro, …

Sociedade

Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se amanhã em Oliveira do Hospital

Amanhã, 11 de fevereiro realiza-se mais uma edição da Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra”.

Região

Soure: Homem detido por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial de Coimbra, através do  Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Montemor-o-Velho, deteve, ontem, dia 18 de julho, um homem de 32 anos por tráfico de

Sociedade

Superlua foi a maior desde 1948

A Superlua pôde ser observada, ontem, em Portugal. Foi a maior e mais brilhante desde 1948. Só em 2034 a Superlua encontrará paralelo.

Sociedade

Britânicos votaram “sim” à retirada da UE. Cameron anunciou demissão

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou a intenção de se demitir em outubro, na sequência do referendo em que os britânicos decidiram pela saída do Reino Unido da União Europeia.

Região

65 acidentes e 371 infrações na última semana no distrito de Coimbra

Na semana de 27 de março a 2 de abril, o Comando Territorial de Coimbra da GNR registou 65 acidentes e 371 infrações nas estradas do distrito de Coimbra, …

Informação

PJ deteve homem que simulou o próprio rapto no Sabugal

Um homem de 47 anos foi detido pela Polícia Judiciária depois de ter simulado o seu próprio rapto na localidade do Sabugal, no distrito da Guarda.

Região

Ventos fortes provocaram estragos em habitações em Pombal e Aveiro

Ventos fortes ocorridos hoje em Vale das Moitas, Carnide, no concelho de Pombal, provocou estragos em habitações.

Última Hora

Esplanadas de Oliveira do Hospital continuam isentas de taxas entre 1 de maio e 30 de setembro

Os cafés, bares e restaurantes de Oliveira do Hospital voltam este ano a estar isentos do pagamento de taxas de esplanadas entre 1 de maio e 30 de setembro. A

Informação

Espetáculos marcam fim de semana de “Reis” em Oliveira do Hospital

No próximo fim de semana, a Casa da Cultura César Oliveira, em Oliveira do Hospital, recebe três espetáculos musicais, programados ainda sob a égide da quadra natalícia. 

Última Hora

Leiria: Um morto e um ferido grave em colisão no IC8

Uma colisão ocorrida esta amanhã, no Itinerário Complementar 8, na zona de Ansião, no distrito de Leiria, provocou um morto e um ferido grave, levando ao corte do trânsito nos

Informação

Câmara de Coimbra aprova anteprojeto para silo-auto nos CHUC

A Câmara Municipal de Coimbra aprovou um anteprojeto relativo à construção de um parque de estacionamento silo-auto, ao serviço do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

Informação

“Esta EXPOH foi muito bem conseguida. Valeu a pena”

A EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital chegou ontem ao fim. O certame, que teve início no dia 21 de julho, fechou com casa cheia e um espetáculo

Destaque

Jerónimo de Sousa defende “medidas urgentes para acudir às vítimas” do incêndio de 15 de outubro

O Secretário Geral do PCP defendeu, ontem, em Oliveira do Hospital “medidas urgentes” destinadas a…

Cultura

Município de Oliveira do Hospital assinala o Dia Internacional dos Museus

O Município de Oliveira do Hospital assinala amanhã, 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus com a dinamização de atividades no Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva, na Bobadela.