“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 11 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 5.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

O Clube começou por expressar um voto de pesar pelo falecimento da encarregada de educação de uma aluna do AEOH, a Sr.ª D. Ludovina Santos. Lamentamos profundamente esta perda ainda tão jovem e endereçamos as condolências à família.

Neste programa destacamos a entrevista ao professor doutor Luís Filipe Torgal, docente de História do AEOH. O mote para a entrevista foi o seu mais recente livro, intitulado “Fátima a (des)construção do mito”. O autor falou da obra, um ensaio, onde faz uma reflexão sustentada em documentos que desmistifica a construção do mito de Fátima.

Nas “Notícias do nosso Mundo”, a Catarina Duarte reporta que as superbactérias são uma perigosa e real ameaça à saúde pública. A resistência aos antibióticos mata cerca de 700 mil pessoas por ano em todo o mundo. Se nada for feito, as mortes poderão chegar aos 10 milhões em 2050.

Em “Jovens Atentos”, a Bárbara Coquim refere que foi criado recentemente o programa «Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas». Este programa visa contribuir para o aumento da educação e sensibilização para a valorização do ambiente, de resiliência da floresta e de proteção contra catástrofes, para o aumento do conhecimento geral sobre a natureza e florestas, e dos serviços ambientais por ela prestados, por via de ações de inventário ambiental e recolha de outros dados para a ciência dos fogos e das florestas e para o apoio a operações de ordenamento florestal e proteção ambiental.

O Daniel Pereira salientou que Portugal conquistou o ouro no campeonato europeu de Boccia , que decorreu na Póvoa de Varzim.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Catarina Duarte fez alusão a um caso exemplar, uma cidadã italiana faltou dois dias ao trabalho para cuidar do cão doente. Não pôde comparecer ao trabalho e os dias foram-lhe descontados do ordenado. A mulher avançou para tribunal e ganhou o direito a ver repostos no seu salário os dias em causa.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues dá conta que a curva de Keeling está imparável, a concentração de dióxido de carbono na atmosfera alcançou um novo recorde em 2016, segundo os dados divulgados pela Organização Mundial de Meteorologia. Temos de recuar no tempo três a cinco milhões de anos – quando a Terra era dois a três graus Celsius mais quente do que hoje e o nível do mar era dez a 20 metros mais alto – para encontrarmos valores idênticos de CO2 na atmosfera.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é uma obra de Jane Austen, “Orgulho e Preconceito”, publicada no ano de 1813.

O Gonçalo Branco sugere a série The Walkings Dead, que assegura ser excelente.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes sugere uma ida à 28ª Feira da Castanha e do Mel da Lousã, organizada pela Câmara Municipal em parceria com a Cooperativa Lousãmel, é uma das mais antigas feiras realizadas no distrito de Coimbra.

A Daniela Lopes destaca, na rubrica “Personalidades”, o empreendedor Júlio dos Santos, o primeiro fundador da firma com o mesmo nome. A firma, fundada em 1852, esteve durante largos anos presente no concelho, contribuindo fortemente para o seu desenvolvimento económico e social durante grande parte do século XX.

A sugestão cinematográfica da Catarina Duarte é um filme português, “Peregrinação”, de João Botelho, inspirado na obra “Peregrinação” de Fernão Mendes Pinto, pertencente à chamada literatura de viagem. Esta é uma excelente sugestão que tem inspiração na Literatura e na História e está em exibição nos cinemas.

A finalizar o relato das notícias do AEOH, com destaque para os Clubes que já estão em funcionamento.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em:

http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Previous Governo apresentou apoios à agricultura em Oliveira do Hospital
Next “Devemos refletir sobre o ensino profissional que queremos para a região”

Artigos Relacionados

Informação

Governo disponibiliza 28 milhões para mudar espécies em áreas ardidas

O secretário de Estado das Florestas anunciou hoje que o Governo vai lançar uma medida de 28 milhões de euros para substituição em áreas ardidas de espécies de crescimento rápido,

Programas

Alandra apresenta “A noite é nossa” na Rádio Boa Nova

Alandra apresenta hoje no programa “Peça que Passa”, de Zé Conde, o seu primeiro disco intitulado “A noite é nossa”.

Informação

Góis preparou moradores da Ponte do Sótão para situações de risco por incêndio

O Município de Góis promoveu, hoje, um exercício de preparação dos moradores da Ponte do Sótão para eventuais situações de risco por incêndio.

Informação

Suspeito de atear incêndio em Mangualde foi detido pela PJ

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, com a colaboração da GNR, deteve o presumível autor de um crime de incêndio florestal, ocorrido em Mangualde.

Última Hora

Misericórdia de Galizes promove “Jornadas do Conhecimento” por ocasião dos 350 anos

No âmbito das comemorações dos 350 anos, a Santa Casa da Misericórdia de Galizes realiza hoje as “Jornadas do Conhecimento” alusivas ao “Novo Código dos Contratos Públicos” e…

Destaque

Agrupamento de Escolas celebra hoje o “Dia do Diploma”

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital celebra, hoje, o Dia do Diploma, cerimónia em que se reconhece o trabalho de todos os alunos que terminaram o ensino secundário no ano letivo que

Informação

Empresas: A Ópticas Lince chegou a Oliveira do Hospital

A Ópticas Lince abriu hoje, dia 15 de novembro, uma nova loja. A aposta recaiu na cidade de Oliveira do Hospital, na rua do Hotel, numa loja moderna, com uma

Informação

A festa dos benfiquistas em Oliveira do Hospital começou mal acabou a partida no Estádio da Luz com a vitória por 4-1.

A vitória por 4-1 frente ao Nacional da Madeira ditou o 35º Campeonato para o Benfica. A Rotunda do Cavaleiro em Oliveira do Hospital é o lugar reservado pela família

Última Hora

18 detenções, 509 infrações e 60 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 17 a 23 de julho, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Informação

Município de Penacova entregou bolsas de estudo a alunos do ensino secundário e superior

A Câmara Municipal de Penacova atribuiu, em cerimónia realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, 24 bolsas de estudo a alunos do concelho que frequentaram o ensino secundário e

Última Hora

Domingo é dia de ir votar. Esteja preparado

As eleições autárquicas realizam-se já no domingo, dia 1 de outubro. Se não sabe o seu número de eleitor, nem o local onde votar,…

Informação

Pedrógão Grande: Bombeiro internado em Lisboa sai do coma induzido

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Castanheira de Pera disse, hoje, que um dos bombeiros internados em Lisboa já saiu do coma induzido e que a operacional internada em Coimbra