“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 14 de outubro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 2.º e programa “A Escola e o Meio” deste ano letivo, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos a entrevista a duas alunas da escola Rozenberg, de Mol, Bélgica, que estiveram entre nós para mais uma edição do intercâmbio com o AEOH. A entrevista foi conduzida pela Catarina Duarte que quis saber qual a impressão que as jovens têm de Portugal e de Oliveira do Hospital e qual é a importância da participação nesta atividade. A Catarina ainda fez alusão ao programa e às atividades que decorreram durante o intercâmbio.

No âmbito da política internacional, a Bárbara Coquim abordou o processo independentista em curso na Catalunha, fazendo referência à história desta região. Disse que o presidente do Governo regional, Puigdemont declarou a Catalunha como república independente, mas deixou o processo em suspenso para que haja diálogo com Madrid. Estaremos atentos ao evoluir da situação que está a alterar o xadrez político ibérico e europeu.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues reporta que a Ministra do Mar quer “multas à séria” para quem deixa lixo na praia. Medida que nos parece muito acertada para a preservação da nossa costa e do oceano.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás lembra aos ouvintes os direitos dos animais, pois a decisão de adotar um animal deve ser ponderada e responsável.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é, mais uma vez, da autoria de Camilo Castelo Branco, “O retrato de Ricardina” onde os protagonistas são Bernardo Moniz e Ricardina Pimentel.

A sugestão cinematográfica da Catarina Duarte é um drama em português, “Al Berto”, em exibição nos cinemas.

Nas “Notícias do nosso Mundo”, de âmbito internacional, a Catarina Duarte reporta que as autoridades da Arábia Saudita anunciaram que passará a ser permitido às mulheres conduzirem, medida que a Amnistia Internacional avalia como um pequeno passo dado na direção certa e desde há muito tempo devido. O tema dos direitos das mulheres no mundo foi, obviamente, dissecado em estúdio.

Na rubrica “Viagens”, a Liliana Silva sugere que não falte, nos dias 28 e 29 de outubro, à XVI Festa da Castanha, na freguesia de Aldeia das Dez. Esta é uma festa já com grande tradição e impacto no concelho e na região e, tal como nos anos anteriores, conta com mais um evento desportivo diferenciador e desafiante, o III TRAIL COLCURINHO. Se é amante de fotografia, sugere ainda que participe no II concurso de fotografia “A Castanha em Oliveira do Hospital”, promovido pela Junta de Freguesia de Aldeia das Dez.

A finalizar o relato das notícias do AEOH, com destaque para a exposição, organizada pela área disciplinar de História, intitulada «Fátima: 100 anos, 100 textos», patente de 11 a 13 de outubro na biblioteca dr. Vasco de Campos, na escola sede. Uma mostra das fontes e da bibliografia fundamental para conhecer e compreender a história de Fátima.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em:

http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

image_pdfimage_print
Previous Vereadores de saída prometem continuar a trabalhar e a defender o concelho
Next Município de Oliveira do Hospital criou conta solidária de apoio às vítimas do incêndio

Artigos Relacionados

Última Hora

ESTGOH com mais um curso e mais vagas no concurso nacional de acesso que hoje inicia

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira Hospital (ESTGOH), do Instituto Politécnico de Coimbra, parte para o concurso nacional de acesso com um novo curso,…

Região

Marcelo Rebelo de Sousa tranquiliza autarca de Oliveira do Hospital quanto aos apoios à agricultura

Face à preocupação do presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, de que os apoios previstos para os produtores da agropecuária…

Última Hora

“A Voz” é tema das IV Jornadas Culturais de Oliveira do Hospital

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital organiza esta sexta-feira, 31 de março, às 21H00 na Casa da Cultura César Oliveira, a quarta edição das Jornadas Culturais…

Última Hora

Portugal é o país com mais área ardida na Europa. Inexistência de mortes é “vitória” em Monchique

Este ano já arderam 28 500 hectares em Portugal, um valor superior aos 21 mil hectares que arderam na Suécia e aos 18 mil no Reino Unido. Só em Monchique

Informação

Em Rio de Mel fazem-se os preparativos para a concretização do “sonho” (com vídeo)

Na localidade de Rio de Mel, no concelho de Oliveira do Hospital, os habitantes fazem os preparativos para a viagem de sonho que é proporcionada pela Fundação Inatel.

Informação

PCP exige remoção de amianto do telhado do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital

O PCP reclamou a substituição parcial do telhado do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, por conter amianto, após o grupo parlamentar comunista ter questionado também o Governo sobre

Informação

Pelo menos três arguidos na investigação às mortes nos incêndios de Pedrógão

Pelo menos três pessoas foram constituídas como arguidos na investigação aos incêndios de Pedrógão Grande, que causaram pelo menos 66 mortos, avança o JN.

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 8 de abril, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 26.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

Coimbra aprova orçamento de 94 milhões de euros

  A Assembleia Municipal de Coimbra aprovou ontem, por maioria, o orçamento da Câmara para 2017, no valor de 94,6 milhões de euros, …

Informação

“Festival Forte 2018”: 9 detenções e 729 doses de droga apreendidas

O Comando Territorial de Coimbra, através do Destacamento Territorial de Montemor-o-Velho, entre o dia 30 de agosto e 2 de setembro,…

Região

Marcelo vai passar Natal e Ano Novo com vítimas dos incêndios

O Presidente da República confirmou ontem que passará o Natal e o Ano Novo com as vítimas dos incêndios.

Região

PJ da Guarda deteve jovem de 23 anos por suspeita de abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve um homem “fortemente suspeito da prática continuada,…

Informação

GNR deteve três homens e uma mulher por tráfico, passagem de moeda falsa e posse de arma proibida na Expofacic

O Comando Territorial de Coimbra, através do Destacamento Territorial de Cantanhede, deteve ontem, dia 1 de agosto, três homens e uma mulher, …

Sociedade

CISE promove caminhada na neve

Caminhar sobre a neve e apreciar a beleza única da natureza e paisagem na montanha mais alta de Portugal Continental é a proposta do CISE – Centro de Interpretação da

Última Hora

Homem internado com legionella nos Covões

Um homem está internado nos cuidados intensivos do Hospital dos Covões do CHUC com legionella, adianta o Diário As Beiras citando fonte da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

Última Hora

Estão abertas as inscrições para a Feira do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital

A 26ª edição da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital realiza-se este ano entre os dias 11 e 12 de março, …

Região

Circulação na Linha da Beira Alta retomada

A circulação na Linha da Beira Alta, interrompida desde as 08h00 de hoje, foi retomada às 14h40, disse à agência Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Desporto

Tábua aposta em projeto que promove o desporto em família

O Município de Tábua, em parceria com os Municípios de Mielec – Polónia e de Las Torres de Cotillas – Espanha, apresentou uma candidatura ao programa…

Última Hora

UGT defende conclusão do IC6 e investimento no interior

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, defendeu hoje a conclusão do Itinerário Complementar (IC) 6, que deveria ligar Coimbra à Covilhã, considerando que é necessário investir em rodovias para valorizar

Região

Um morto e mais de 20 feridos em explosão em Penacova

Pelo menos uma pessoa morreu e 23 ficaram feridas, três das quais em estado grave, na sequência de uma explosão na aldeia de Gondelim, em Penacova, confirmou a Guarda Nacional

Sociedade

Call Center da Altice já é uma realidade em Oliveira do Hospital

O Call Center já entrou em funcionamento na cidade de Oliveira do Hospital. Nesta fase de arranque, o projeto assegura meia centena …

Última Hora

Colisão entre carro e camião provoca um morto em Aveiro

Uma colisão entre um camião de mercadorias e um reboque de assistência em viagem, ao quilómetro 217 da A1, sentido Porto/Lisboa, provocou um morto, um ferido grave e um ligeiro, na

Região

Homem morre após cair em buraco em Coimbra

Um homem de 83 anos morreu ao final da tarde de ontem após cair num buraco na zona de Celas, em Coimbra.

Sociedade

Entidade certificadora estima que a seca provoque redução de 50 % na produção de Queijo Serra da Estrela

O presidente da Estrelacoop – Cooperativa dos Produtores de Queijo Serra da Estrela, Júlio Ambrósio, disse que a seca deverá reduzir a produção de queijo em mais de 50% face