“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova
2 Junho, 2017 1265 Views

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 3 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 32.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos a entrevista aos coordenadores do Centro Qualifica do AEOH, os professores Cristina Borges e Francisco Henriques. Estes responsáveis vieram apresentar este Centro de qualificação de adultos, que tem um papel determinante na construção de pontes entre os mundos da educação, da formação e do emprego, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida.

Já nas rubricas habituais, destaque também para a notícia apresentada pelo Michael Nunes, a esperança média de vida voltou a aumentar. E não sabemos qual é o limite. A esperança de vida à nascença dos portugueses é agora de 80,62 anos. E a diferença entre homens e mulheres é cada vez menor.

Na rubrica “Jovens Atentos”, a Bárbara Coquim refere que o número de novos casos de VIH em Portugal é o mais baixo dos últimos 16 anos. As autoridades de Saúde estão satisfeitas com o progresso feito na luta contra o VIH mas pedem refreio no entusiasmo por se tratarem de valores que ainda podem vir a ter atualizações.

O Daniel Pereira fala da participação Santa Casa da Misericórdia de Galizes na Feira do Livro de Oliveira do Hospital, nomeadamente da demonstração de Boccia.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues refere que o presidente Donald Trump quer permitir a exploração de petróleo num refúgio de vida selvagem no Alasca. São mais de sete milhões de hectares, no nordeste do estado, que estão protegidos desde 1960. Este é um tema polémico na política ambiental nos Estados Unidos desde o final dos anos 70 do século passado. Segundo os ambientalistas, essa área é fundamental para preservar várias espécies de aves e renas.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás diz que muitas empresas japonesas estão a usar a “Ronronterapia” contra o stress no escritório. As empresas japonesas são conhecidas pelos horários intermináveis e relações hierárquicas muitas vezes stressantes. Para aliviar estas tensões, o patrão de uma dessas empresas decidiu levar para o escritório “empregados” felinos. A moda está a ser seguida por outros, uma vez que a presença dos animais contribui para diminuir o stress e a ansiedade do dia-a-dia no trabalho.

Como sugestão de leitura, a Inês Brás recomenda “Introdução à Maçonaria” de António Arnaut. Um livro indispensável para quem deseje conhecer o essencial da Maçonaria: princípios e valores fundamentais, origens e evolução, ritual e iniciação, esoterismo e segredo maçónico, bem como o papel da organização ao longo dos séculos na defesa dos grandes valores do Homem, traduzidos na clássica trilogia – Liberdade, Igualdade, Fraternidade.

Na rubrica “Mundo Automóvel”, o Michael Nunes noticia que a venda de carros a diesel desacelera na Europa, segundo dados da JATO Dynamics, em abril, a venda de modelos novos a gasóleo caiu 15%.

No âmbito do desporto motorizado, reportou que Sebastian Vettel venceu no passado domingo o Grande Prémio do Mónaco de Fórmula 1. Com este segundo triunfo no Mónaco, o alemão da Ferrari conseguiu alargar a distância para o segundo classificado no mundial, o britânico Lewis Hamilton que no principado não foi além do sétimo lugar.

Na rubrica “viagens”, a Bárbara Coquim convida os ouvintes para a centenária romaria do Divino Senhor das Almas, que se realiza nos dias 9, 10 e 11 de junho.

A proposta cinematográfica do Pedro Oliveira vai para um filme de ação, aventura e comédia, “Piratas das Caraíbas: Homens Mortos Não Contam Histórias”, em exibição nos cinemas.

Ouça este programa, com a sugestão musical do Pedro Oliveira, da Bárbara Coquim e da Inês Brás, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Todos os programas estão disponíveis no sítio da Rádio Boa Nova, em:

AEOH – A Escola e o Meio (Podcast)

 

image_pdfimage_print
Previous Detidos dois homens suspeitos de partilha ilegal de sinal de TV
Next Bombeiros de Lagares acusam o Estado de “não ter respeito” pelas Associações Humanitárias (com vídeo)

Artigos Relacionados

Sociedade

Especialista em fogos diz que “falhámos todos” nos incêndios de Junho e de Outubro

Domingos Xavier Viegas, especialista em incêndios florestais e responsável pelo relatório ao grande incêndio de Pedrógão Grande disse em Oliveira do Hospital que, quer naquele incêndio, quer no de outubro,

Destaque

ESTGOH capta 110 alunos na 1ª fase de acesso ao ensino superior

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) duplicou o número de alunos colocados na primeira fase…

Informação

Basquetebol – Taça Hugo dos Santos 2017. Benfica e Galitos do Barreiro, jogam meias finais.

O Pavilhão Desportivo Municipal recebeu mais uma vez, a Taça Hugo dos Santos em Basquetebol, Neste primeiro dia assistiu-se a dois jogos bem diferente e que já deram adversários para as

Região

Incêndios: Município de Penacova faz balanço positivo do Programa REPOR

A Câmara Municipal de Penacova, através do seu Gabinete de Desenvolvimento Económico e Social (GDES), reuniu 22 das 33 empresas do concelho…

Última Hora

Filipe Abrantes motivado para 5º Constálica Rallye de Vouzela

Depois da pausa para as férias de verão, o Campeonato Centro de Ralis vai regressar e visitar a região de Lafões para a realização do 5º Constálica Rallye de Vouzela.

Última Hora

70º aniversário marca um ‘virar de página’ nos Bombeiros de Lagares da Beira

A comemoração do 70º aniversário da corporação de Lagares da Beira ficou marcada pela inauguração da remodelação e ampliação do quartel, e de um veículo de comando e comunicação.

Informação

Férias Ativas 2018 terminaram com um encontro de todos os participantes

As Férias Ativas 2018 terminaram com um mega encontro onde se reuniu a maioria dos participantes deste programa ocupacional dos tempos livres do Município de Oliveira do Hospital, que é

Última Hora

Joel Vasconcelos deixou direção executiva da Eptoliva

Joel Vasconcelos já não é diretor executivo da Eptoliva, numa decisão que justifica com “novos desafios profissionais e pessoais”.

Última Hora

Arganil recebe Festival Literário Internacional do Interior “Palavras de Fogo”

Arganil prepara-se para receber o Festival Literário Internacional do Interior “Palavras de Fogo”, uma iniciativa da ARTE-VIA Cooperativa Artística e Editorial, que reúne, no período de 15 a 19 de

Informação

GNR de Viseu deteve sete pessoas por tráfico de droga

O Comando Territorial de Viseu da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Moimenta da Beira, deteve nos dias 18 e 19 de fevereiro, sete homens com idades compreendidas…

Educação

Pela primeira vez desde 2009 o número de candidatos supera o número de vagas

Pela primeira vez desde 2009 o número de candidatos ao ensino superior na 1.ª fase do concurso nacional de acesso supera o número de vagas,…

Informação

Luís Lagos entende que ausência do PSD no debate “é mau demais para o concelho, para o nosso futuro coletivo”

O candidato da coligação “Construir o Futuro” à Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, partilhou na sua página de facebook a “tristeza”…

Sociedade

Idosa morre em incêndio em habitação na cidade de Mêda

Uma mulher com mais de 90 anos morreu hoje na sequência de um incêndio na sua habitação na cidade de Mêda.

Politica

Vereadores do PS e PSD “mediram forças” em reunião da Câmara de Oliveira do Hospital

João Ramalhete (PS) e João Brito (PSD) envolveram-se numa troca de acusações, com o primeiro criticar a oposição por “falta de visão estratégica para o concelho” e,…

Região

Sete meios aéreos combatem incêndio em Castelo Branco

Um incêndio que deflagrou ao início da tarde, numa zona de mato no distrito de Castelo Branco, está a ser combatido por sete meios aéreos e mais de 100 bombeiros.

Última Hora

Calendário Desportivo de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) tem agendado para domingo, dia 25 de março, um derby regional, frente ao Grupo Desportivo Tourizense, pelas 15 horas. O jogo da

Última Hora

Escolas Básicas da Cordinha e de Lagares da Beira comemoram 25º aniversário

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) está a preparar a comemoração do 25.º aniversário das Escolas Básicas da Cordinha e de Lagares da Beira, inauguradas em 1993.

Última Hora

Victor Matias regressa ao volante em Penela

Penela marca o regresso de Victor Matias ao volante do seu BMW 325, após ter falhado a prova inaugural do TRRC devido a estar numa expedição por terras africanas e

Nacional

Operação Todos os Santos termina com 1 157 acidentes e cinco mortos

A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou 1.157 acidentes que provocaram cinco mortos e 18 feridos graves durante os cinco dias da operação Todos os Santos, em que foram detidos 147

Informação

Massa de ar frio chega hoje. Temperaturas vão descer dez graus

A partir desta sexta-feira, as temperaturas vão descer até dez graus em algumas regiões do continente devido a uma “massa de ar muito frio”, disse Cristina Simões, do Instituto Português

Cultura

Biblioteca Municipal de Coimbra acolhe Feira do Livro Dado

A Biblioteca Municipal de Coimbra recebe a 22 de setembro a Feira do Livro Dado, uma iniciativa da associação Casa da Esquina destinada a todas as faixas etárias e que

Informação

Oliveira do Hospital candidata seis aldeias às “Sete Maravilhas de Portugal- Aldeias”

Aldeia das Dez, Alvôco de Várzeas, Avô, Bobadela, Lourosa e S. Gião são as aldeias do concelho de Oliveira do Hospital candidatas ao concurso “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias”.

Última Hora

“Movimento de cidadãos por Uma Estrela Viva” em Seia

Está agendada para amanhã à tarde ,dia 21, pelas 18h, no Largo do Município de Seia, uma concentração de cidadãos, …

Sociedade

Cooperativa informa associados sobre apoio aos rendimentos

A Cooperativa Agro Pecuária da Beira Central realiza, hoje, em Oliveira do Hospital um colóquio alusivo aos apoios aos rendimentos e segurança no trabalho agrícola e florestal.