“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova
2 Junho, 2017 1332 Views

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 3 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 32.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos a entrevista aos coordenadores do Centro Qualifica do AEOH, os professores Cristina Borges e Francisco Henriques. Estes responsáveis vieram apresentar este Centro de qualificação de adultos, que tem um papel determinante na construção de pontes entre os mundos da educação, da formação e do emprego, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida.

Já nas rubricas habituais, destaque também para a notícia apresentada pelo Michael Nunes, a esperança média de vida voltou a aumentar. E não sabemos qual é o limite. A esperança de vida à nascença dos portugueses é agora de 80,62 anos. E a diferença entre homens e mulheres é cada vez menor.

Na rubrica “Jovens Atentos”, a Bárbara Coquim refere que o número de novos casos de VIH em Portugal é o mais baixo dos últimos 16 anos. As autoridades de Saúde estão satisfeitas com o progresso feito na luta contra o VIH mas pedem refreio no entusiasmo por se tratarem de valores que ainda podem vir a ter atualizações.

O Daniel Pereira fala da participação Santa Casa da Misericórdia de Galizes na Feira do Livro de Oliveira do Hospital, nomeadamente da demonstração de Boccia.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues refere que o presidente Donald Trump quer permitir a exploração de petróleo num refúgio de vida selvagem no Alasca. São mais de sete milhões de hectares, no nordeste do estado, que estão protegidos desde 1960. Este é um tema polémico na política ambiental nos Estados Unidos desde o final dos anos 70 do século passado. Segundo os ambientalistas, essa área é fundamental para preservar várias espécies de aves e renas.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás diz que muitas empresas japonesas estão a usar a “Ronronterapia” contra o stress no escritório. As empresas japonesas são conhecidas pelos horários intermináveis e relações hierárquicas muitas vezes stressantes. Para aliviar estas tensões, o patrão de uma dessas empresas decidiu levar para o escritório “empregados” felinos. A moda está a ser seguida por outros, uma vez que a presença dos animais contribui para diminuir o stress e a ansiedade do dia-a-dia no trabalho.

Como sugestão de leitura, a Inês Brás recomenda “Introdução à Maçonaria” de António Arnaut. Um livro indispensável para quem deseje conhecer o essencial da Maçonaria: princípios e valores fundamentais, origens e evolução, ritual e iniciação, esoterismo e segredo maçónico, bem como o papel da organização ao longo dos séculos na defesa dos grandes valores do Homem, traduzidos na clássica trilogia – Liberdade, Igualdade, Fraternidade.

Na rubrica “Mundo Automóvel”, o Michael Nunes noticia que a venda de carros a diesel desacelera na Europa, segundo dados da JATO Dynamics, em abril, a venda de modelos novos a gasóleo caiu 15%.

No âmbito do desporto motorizado, reportou que Sebastian Vettel venceu no passado domingo o Grande Prémio do Mónaco de Fórmula 1. Com este segundo triunfo no Mónaco, o alemão da Ferrari conseguiu alargar a distância para o segundo classificado no mundial, o britânico Lewis Hamilton que no principado não foi além do sétimo lugar.

Na rubrica “viagens”, a Bárbara Coquim convida os ouvintes para a centenária romaria do Divino Senhor das Almas, que se realiza nos dias 9, 10 e 11 de junho.

A proposta cinematográfica do Pedro Oliveira vai para um filme de ação, aventura e comédia, “Piratas das Caraíbas: Homens Mortos Não Contam Histórias”, em exibição nos cinemas.

Ouça este programa, com a sugestão musical do Pedro Oliveira, da Bárbara Coquim e da Inês Brás, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Todos os programas estão disponíveis no sítio da Rádio Boa Nova, em:

AEOH – A Escola e o Meio (Podcast)

 

Previous Detidos dois homens suspeitos de partilha ilegal de sinal de TV
Next Bombeiros de Lagares acusam o Estado de “não ter respeito” pelas Associações Humanitárias (com vídeo)

Artigos Relacionados

Sociedade

José Canita apresenta “Quem tem Coragem” na Biblioteca de Oliveira do Hospital

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital acolhe, no próximo sábado, 10 de setembro, pelas 16h00, a apresentação do livro “Quem tem coragem” de José Canita.

Última Hora

Polícia previne atentados terroristas na Feira de S. Mateus

A 624ª edição da Feira de S. Mateus vai ter, este ano, a presença de agentes da GNR e PSP com armamento anti-terrorismo. De acordo com o Jornal do Centro,

Última Hora

Pedrógão: Concluídas 189 das 259 casas a reabilitar através do Revita

O Fundo Revita revelou hoje que está já concluída a reconstrução de 189 das 259 casas de primeira habitação afetadas pelos incêndios de junho de 2017, pelo que se encontram

Informação

PJ de Aveiro deteve homem por burla, extorsão e furto qualificado

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro e em cumprimento de mandado de detenção emitido pela autoridade judiciária competente, identificou e deteve um homem, a

Informação

Oliveira do Hospital registou cerca de 34 hectares de área ardida até 15 de setembro

De 1 de janeiro até 15 de setembro arderam cerca de 34 hectares de área florestal no concelho de Oliveira do Hospital.  Cerca de 29 hectares arderam até 30 julho.

Informação

Oliveira do Hospital formou laço azul humano contra os maus tratos infantis

Cerca de 650 participantes deram hoje forma a um gigantesco laço azul humano no Largo Ribeiro do Amaral, em pleno centro da cidade de Oliveira do Hospital. A iniciativa visou

Informação

FCOH vence dérbi com Lagares da Beira e mantém luta pela liderança

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) venceu, ontem, o dérbi frente a Associação de Desportiva de Lagares por 2-1. Apesar da vitória nesta 20ª jornada do Campeonato da

Informação

A Rádio Boa Nova lamenta o falecimento de Prudêncio Miguel Novais, filho da colaboradora e amiga Natália Novais.

A Rádio Boa Nova lamenta o falecimento de Prudêncio Miguel Novais, filho da colaboradora e amiga Natália Novais. A toda a família e, em particular a Natália Novais e a

Última Hora

GNR deteve mulher em Gouveia por crime de extorsão

O Comando Territorial da GNR da Guarda anunciou hoje a detenção, em Gouveia, de uma mulher de 37 anos, pela alegada prática de um crime de extorsão.

Última Hora

Provedora apela a familiares das vítimas para solicitarem indemnizações

A Provedora da Justiça, Maria Lúcia Amaral, apelou hoje aos familiares das vítimas dos incêndios para que apresentem os seus requerimentos de forma a que as indemnizações sejam atribuídas rapidamente.

Última Hora

FCOH recebe principal adversário este domingo

A 22ª jornada do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra fica marcada, este domingo, pela disputa do primeiro lugar do campeonato entre os atuais líderes,

Sociedade

GNR atenta ao excesso de velocidade até domingo

A GNR vai intensificar a partir de amanhã, e até ao próximo domingo, as ações de controlo de velocidade em todo o país.