“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 28 de janeiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 17.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Continuamos a entrevistar os coordenadores dos Clubes do AEOH. Neste programa foi a vez do professor Hilário Russo, coordenador do Clube de Robótica, com quatro anos de existência e já com vários prémios ganhos em concursos distritais e nacionais. O professor Hilário falou-nos da grande importância de que se reveste o conhecimento sobre a robótica, que está presente em quase tudo e é, por isso, fundamental na formação científica dos nossos jovens alunos.

Já nas rubricas habituais, destacamos a notícia de âmbito internacional, reportada pela Inês Garcia, acerca de um relatório do OverSeas Development Institute que revelou a existência de um número preocupante de crianças com idades inferiores a 14 anos, no Bangladesh, que abandonaram a escola e têm empregos a tempo inteiro. Em média, estas crianças trabalham 64 horas por semana. Assunto, infelizmente, recorrente aos nossos microfones e que foi mote para a discussão.

Em Jovens Atentos, a Bárbara Coquim refere uma petição subscrita por mais de cinco mil pessoas, entre elas especialistas em ortopedia, que defende medidas urgentes para reduzir o peso das mochilas dos alunos e pede a intervenção da Assembleia da República para legislar sobre a matéria. Uma questão pertinente que foi também objeto de análise em estúdio.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues reporta, com muito agrado, que a população de veados na Serra da Lousã aumentou de cerca de 100 animais nos anos 90 para mais de 3.000, segundo anúncio recente da Universidade de Aveiro, um crescimento que os cientistas consideram um êxito. Este é um dos projetos de repopulação de sucesso e, no futuro, até se podem encontrar veados na Serra da Estrela.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás relata um bom exemplo, a Holanda tornou-se o primeiro país sem cães abandonados, e não precisou sacrificar nenhum. Um plano do governo baseado em quatro pilares: leis duríssimas para quem abandona os cães, com multas que atingem a casa dos milhares de euros, campanhas de castração, além de altas taxas de imposto para quem compra cães de raça. Um exemplo de civilização a seguir.

Na rubrica “Mundo Automóvel”, o Michael Nunes apresenta o grupo acabado de formar, Hydrogen Council, constituído por 13 empresas. Toyota, BMW, Daimler, Honda e Hyundai juntaram-se, entre outras empresas, às petrolíferas Shell e Total num investimento global de 10 mil milhões de euros em produtos relacionados com o hidrogénio nos próximos cinco anos. Todos os construtores de automóveis mencionados pretendem desenvolver modelos movidos a pilha de combustível, e uniram-se para provar que esta tecnologia não é apenas uma mera alternativa aos modelos a combustão tradicionais, mas uma fonte de energia mais limpa. Deu ainda conta do regresso do WRC, edição 2017.

A Sofia Pereira sugere o livro “The Perks of Being a Wallflower”, “As Vantagens de Ser Invisível”, de Stephen Chbosky.

Na rubrica viagens, a Patrícia Correia sugere o guia “Vamos lá! Por Portugal”, que reúne o melhor do interior do país. “Vamos Lá! Por Portugal” é o manifesto por trás da ideia e também o nome do guia que viaja por sete “áreas de influência”: Aldeias de Montanha, Aldeias Histórias de Portugal, Alto Alentejo, Beira Baixa, Rota da Estrada Nacional 2, Rota da Terra Fria Transmontana e Aldeias do Xisto.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para as sessões escolares do Parlamento dos Jovens e para a história escrita pelos alunos do 1º e 2º anos, da turma A, da Escola Básica da Cordinha, que foi selecionada e consta do livro “Histórias de Encantar”, uma causa solidária.

Ouça este programa, com a sugestão musical, do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Todos os programas estão disponíveis no sítio da Rádio Boa Nova, em:

AEOH – A Escola e o Meio (Podcast)

image_pdfimage_print
Previous Ca$h Resto Z€ro” com olhar sobre a dívida nacional
Next Desporto de fim de semana

Artigos Relacionados

Região

Proteção Civil acredita que incêndio de Pedrógão Grande pode ser extinto até ao final da manhã

No primeiro balanço desta terça-feira, o comandante operacional da Proteção Civil, Vítor Vaz Pinto, disse que os trabalhos de combate ao incêndio em Pedrógrão Grande…

Informação

PJ deteve quatro suspeitos de tráfico em Coimbra e Lousã

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, identificou e deteve três homens e uma mulher pela presumível prática do crime de tráfico de estupefacientes, sendo ainda imputado a um

Sociedade

Campus de Inovação de Oliveira do Hospital com grande crescimento após prémio europeu

O presidente da BLC3 assegurou que o prémio RegioStars, atribuído no ano passado pela Comissão Europeia, teve um impacto tão positivo que…

Sociedade

Centro de Emprego do Pinhal Interior Norte assinala Dia do Empregador

O Centro de Emprego do Pinhal Interior Norte , em colaboração com o Município da Pampilhosa da Serra, vai dinamizar uma sessão no âmbito do dia do empregador, …

Sociedade

CDU apresentou a sua candidatura em Oliveira do Hospital para as Autárquica 2017

CDU apresentou ontem a sua candidatura em Oliveira do Hospital A organização da CDU de Oliveira do Hospital, realizou ontem, uma acção pública junto às piscinas e ao Parque dos

Informação

José Carlos Mendes afasta cenário de candidatura à Câmara de Oliveira do Hospital

O ex candidato independente à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital negou, em declarações à Rádio Boa Nova, qualquer intenção de voltar a ser candidato, mas pela bandeira do PSD.

Região

PJ deteve homem que tentou afogar a mulher em Águeda 

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro deteve o homem, de 60 anos, que no passado dia 7 de abril tentou afogar a mulher no rio

Destaque

AD Lagares da Beira vence Moinhos por 2-0 e mantém liderança do Distrital da 1º Divisão AFC

No Campeonato de Portugal Prio, o Gafanha assume-se como sério candidato ao ir vencer o Vildemoinhos por 3-2. O Nogueirense empatou 1-1 com o Anadia e o Tourizense, em casa,

Informação

Acidente no IP3 provocou seis feridos

Seis pessoas ficaram hoje feridas na sequência de um acidente que ocorreu no IP3, no concelho de Tondela, obrigando ao corte da via nos dois sentidos, disse o Centro Distrital

Informação

Curso de Artes do Espetáculo da Eptoliva encantou em Góis

Prestes a finalizar o curso em Julho próximo, os finalistas do Curso de Artes do Espetáculo/Interpretação, estrearam na Casa da Cultura de Góis, …

Última Hora

Concertos animam Oliveira do Hospital nas noites de verão

Numa parceria entre o Município de Oliveira do Hospital e a ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital…

Informação

Uma centena de pessoas dá vida a personagens infantis no Dia da Criança em Seia

Um dia diferente, repleto de alegria e muita magia, marcado pela viagem ao mundo encantado que será recriado no Parque Municipal da cidade de Seia,…

Nacional

Greve Geral arranca à meia-noite. Escolas e hospitais serão afetados

A greve nacional da Função Pública convocada para sexta-feira pela Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública (FNSTFPS) inicia-se às 00h00 e deverá afetar sobretudo escolas, serviços de saúde e

Região

Unidade de Saúde da Guarda com camas suplementares e reforço de equipas

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda anunciou hoje que no âmbito da segunda fase do Plano de Contingência da Gripe reforçou o número de camas suplementares…

Informação

Homem detido por vários roubos em Coimbra

A PSP de Coimbra deteve na passada segunda-feira um homem, de 28 anos, acusado de vários crimes de roubo na cidade de Coimbra.

Informação

PJ deteve suspeito de burla qualificada e falsificação de documentos na Covilhã

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve o presumível autor de crimes de burla qualificada e de falsificação de documentos,…

Cultura

Confraria de Ervedal da Beira realiza capítulo de entronização

A Confraria dos Bolos, Doces, Aguardentes e Licores de Ervedal da Beira realiza amanhã, dia 3 de dezembro, o 3º capítulo de entronização.

Informação

Rádio Boa Nova recupera serviços de internet e telefone

O sinal de internet e de telefone chegou hoje à Rádio Boa Nova depois de 25 dias sem aqueles serviços devido ao incêndio de 15 de outubro.

Politica

JSD organizou 4ª Academia Política em Oliveira do Hospital

Cerca de uma centena de jovens social democratas esteve reunida em Oliveira do Hospital, no passado fim-de-semana, na 4ª Academia Política Prof. António Barbosa de Melo organizada pela JSD Distrital

Última Hora

“Luz Divina” é a grande vencedora do concurso de fotografia do CISE

A prática da transumância sob uma “Luz Divina”, de Pedro Ribeiro, foi eleita a melhor fotografia do XIV Concurso de Fotografia de Ambiente do CISE,…

Última Hora

Acusados de tentativa de homicídio em Arganil condenados a mais de 6 anos

Quatro arguidos, três homens e uma mulher, com idades entre 29 e 46 anos, foram hoje condenados pelo Tribunal de Coimbra a cumprir mais de seis anos…

Informação

Acusado de atropelar peregrinos admite culpa, mas “não estava embriagado”

O arguido que atropelou mortalmente cinco peregrinos em Coimbra admitiu hoje a culpa no acidente, mas assegurou que, apesar de ter bebido “umas cervejas”,

Destaque

Foi inaugurado, em Ervedal da Beira, o monumento de homenagem à queijeira

  Esta tarde foi inaugurado, em Ervedal da Beira, o monumento de homenagem à queijeira. Amândio Torres, Secretário de Estado das Florestas esteve presente, assim como as queijeiras do concelho

Última Hora

Incêndios: Provedora já recebeu mais de 60 requerimentos de indemnização

Mais de 60 familiares das vítimas mortais dos incêndios florestais de junho e outubro já entregaram à Provedora de Justiça requerimentos para os pagamentos de indemnização.