“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 28 de janeiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 17.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Continuamos a entrevistar os coordenadores dos Clubes do AEOH. Neste programa foi a vez do professor Hilário Russo, coordenador do Clube de Robótica, com quatro anos de existência e já com vários prémios ganhos em concursos distritais e nacionais. O professor Hilário falou-nos da grande importância de que se reveste o conhecimento sobre a robótica, que está presente em quase tudo e é, por isso, fundamental na formação científica dos nossos jovens alunos.

Já nas rubricas habituais, destacamos a notícia de âmbito internacional, reportada pela Inês Garcia, acerca de um relatório do OverSeas Development Institute que revelou a existência de um número preocupante de crianças com idades inferiores a 14 anos, no Bangladesh, que abandonaram a escola e têm empregos a tempo inteiro. Em média, estas crianças trabalham 64 horas por semana. Assunto, infelizmente, recorrente aos nossos microfones e que foi mote para a discussão.

Em Jovens Atentos, a Bárbara Coquim refere uma petição subscrita por mais de cinco mil pessoas, entre elas especialistas em ortopedia, que defende medidas urgentes para reduzir o peso das mochilas dos alunos e pede a intervenção da Assembleia da República para legislar sobre a matéria. Uma questão pertinente que foi também objeto de análise em estúdio.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues reporta, com muito agrado, que a população de veados na Serra da Lousã aumentou de cerca de 100 animais nos anos 90 para mais de 3.000, segundo anúncio recente da Universidade de Aveiro, um crescimento que os cientistas consideram um êxito. Este é um dos projetos de repopulação de sucesso e, no futuro, até se podem encontrar veados na Serra da Estrela.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás relata um bom exemplo, a Holanda tornou-se o primeiro país sem cães abandonados, e não precisou sacrificar nenhum. Um plano do governo baseado em quatro pilares: leis duríssimas para quem abandona os cães, com multas que atingem a casa dos milhares de euros, campanhas de castração, além de altas taxas de imposto para quem compra cães de raça. Um exemplo de civilização a seguir.

Na rubrica “Mundo Automóvel”, o Michael Nunes apresenta o grupo acabado de formar, Hydrogen Council, constituído por 13 empresas. Toyota, BMW, Daimler, Honda e Hyundai juntaram-se, entre outras empresas, às petrolíferas Shell e Total num investimento global de 10 mil milhões de euros em produtos relacionados com o hidrogénio nos próximos cinco anos. Todos os construtores de automóveis mencionados pretendem desenvolver modelos movidos a pilha de combustível, e uniram-se para provar que esta tecnologia não é apenas uma mera alternativa aos modelos a combustão tradicionais, mas uma fonte de energia mais limpa. Deu ainda conta do regresso do WRC, edição 2017.

A Sofia Pereira sugere o livro “The Perks of Being a Wallflower”, “As Vantagens de Ser Invisível”, de Stephen Chbosky.

Na rubrica viagens, a Patrícia Correia sugere o guia “Vamos lá! Por Portugal”, que reúne o melhor do interior do país. “Vamos Lá! Por Portugal” é o manifesto por trás da ideia e também o nome do guia que viaja por sete “áreas de influência”: Aldeias de Montanha, Aldeias Histórias de Portugal, Alto Alentejo, Beira Baixa, Rota da Estrada Nacional 2, Rota da Terra Fria Transmontana e Aldeias do Xisto.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para as sessões escolares do Parlamento dos Jovens e para a história escrita pelos alunos do 1º e 2º anos, da turma A, da Escola Básica da Cordinha, que foi selecionada e consta do livro “Histórias de Encantar”, uma causa solidária.

Ouça este programa, com a sugestão musical, do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Todos os programas estão disponíveis no sítio da Rádio Boa Nova, em:

AEOH – A Escola e o Meio (Podcast)

image_pdfimage_print
Previous Ca$h Resto Z€ro” com olhar sobre a dívida nacional
Next Desporto de fim de semana

Artigos Relacionados

Última Hora

Mulher morreu afogada num tanque de rega em aldeia da Guarda

Uma mulher de 90 anos morreu ontem afogada dentro de um tanque de rega em Aldeia do Bispo, Guarda, …

Informação

Município de Seia atribui bolsas de estudo a estudantes do ensino superior

A Câmara Municipal de Seia volta a apoiar a formação académica, incentivo que se traduzirá na atribuição de bolsas de estudo aos estudantes do ensino superior, durante o ano letivo

Última Hora

Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se sábado no Mercado Municipal

No próximo sábado, 9 de setembro, realiza-se a Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra”,…

Sociedade

Região: Drone leva comida a idosos de aldeias isoladas de Coimbra

O município de Penela, no distrito de Coimbra, testou, ontem, um projeto-piloto de entrega personalizada de refeições por drone a idosos em aldeias isoladas,…

Última Hora

Câmara de Oliveira do Hospital aprovou voto de louvor às três empresas PME Excelência

As empresas Irmão Lopes & Cardoso, Seialab e Seilimp mereceram ontem um voto de louvor e reconhecimento pelo executivo da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, fruto da distinção PME Excelência.

Sociedade

Incidência das doenças oncológicas aumenta três por cento ao ano

A incidência das doenças oncológicas está a registar um aumento de aproximadamente três por cento ao ano, constituindo a segunda causa de morte …

Última Hora

Presidente da Câmara de Góis arguida por difamação a um vereador

A presidente da Câmara de Góis, a socialista Lurdes Castanheira, foi constituída arguida num processo por difamação movido por um vereador do seu partido.

Nacional

Hoje há previsão de aguaceiros fortes, granizo e trovoada

Dezasseis distritos de Portugal continental estão hoje sob ‘aviso amarelo’ devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes, granizo e trovoada, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Região

Governo avança com IC6 entre Tábua e Oliveira do Hospital

A Infraestrturas de Portugal anunciou hoje a construção do troço do IC6, entre Tábua e Oliveira do Hospital (Nó de Folhadosa), numa extensão de 19 quilómetros, num investimento de cerca

Informação

“Cultura em Movimento” em Oliveira do Hospital

Começa este domingo em Alvoco das Várzeas, Oliveira do Hospital, mais um programa de descentralização da oferta cultural do município de Oliveira do Hospital, …

Última Hora

Região: Suspeito de abusar de enteada ficou em prisão preventiva

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção, através da diretoria do Centro, de um homem de 30 anos suspeito de abusar sexualmente de uma menor, que era filha da mulher

Última Hora

Fogo em Celorico da Beira ameaçou casas durante a noite e continuava ativo ao início da manhã

O incêndio que deflagrou na quarta-feira no concelho de Celorico da Beira, distrito da Guarda, continuava ativo às 7h15 horas.

Destaque

Estrada da Beira vai ser requalificada. IC6 ainda sem data de construção…

Oliveira do Hospital assistiu hoje a um “primeiro passo” na melhoria das acessibilidades. A requalificação da Estrada da Beira (EN 17)  foi adjudicada e a obra deverá ficar concluída no

Informação

Crianças “felizes” em mais um Dia da Criança em Oliveira do Hospital

Hoje assinala-se o Dia Mundial da Criança. Em Oliveira do Hospital os mais pequenos comemoram este dia no Parque do Mandanelho e espaço multiusos com um conjunto de iniciativas.

Informação

Milhares de pessoas na Feira do Queijo atestam “vitalidade” de Oliveira do Hospital

Vários milhares de pessoas marcaram presença, no fim de semana, na Festa do Queijo de Oliveira do Hospital. Ainda sem conseguir contabilizar a enchente, …

Última Hora

Candidata do PSD derrotada em 2013 diz-se de “alma lavada”

Cristina Oliveira, a candidata pelo PSD à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, que em 2013 reduziu a apenas um vereador a presença do partido no executivo diz sentir-se de

Última Hora

Férias Ativas 2017 já iniciaram em Oliveira do Hospital

As Férias Ativas nas Bibliotecas Públicas Municipais iniciaram esta semana com o primeiro grupo de participantes. Foi com a dinamização de atividades na área do Ambiente e da Floresta …

Informação

Basquetebol ao mais alto nível joga-se em Oliveira do Hospital de 2 a 5 de fevereiro

Em Oliveira do Hospital está tudo preparado para mais uma  Taça Hugo dos Santos, em basquetebol, que na 8ª edição surge com um novo figurino, numa final a oito equipas.

Informação

Temperaturas descem um pouco e até pode chover

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, …

Última Hora

Tábua acolhe conferência “Os Desafios do Ensino Profissional na Atualidade”

Vai realizar-se no próximo dia 20 de fevereiro, a partir das 9h30m, no Centro Cultural de Tábua, a Conferência “Os Desafios do Ensino Profissional na Atualidade”,…

Última Hora

Dois homens detidos em Coimbra por tráfico de droga

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção de dois homens, de 35 e 38 anos, em Coimbra, pela presumível autoria do crime de tráfico de estupefacientes.

Destaque

Funcionária da Conservatória de Oliveira do Hospital confessou recebimento de montantes indevidos na primeira sessão de julgamento

  A ajudante da Conservatória de Oliveira do Hospital que, em 2015,foi demitida por suspeita de receber montantes indevidos de clientes confessou, esta manhã, a prática daquele crime.

Sociedade

Oliveira do Hospital entregou medalhas de mérito “a quem as merece”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital cumpriu no sábado, em Dia do Município, a habitual homenagem a personalidades. Arménio Tavares, Francisco Martins,…