“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 7 de janeiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 14.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Continuamos com a ronda pelos Clubes do AEOH, neste programa a entrevistada foi a professora Lúcia Torgal, coordenadora do Clube de Jornalismo, que nos falou resumidamente deste e do seu trabalho de produção do Mega5, o jornal do nosso agrupamento.

Recebemos também a visita de mais um ex-membro do Clube de Rádio, a Inês Pereira, caloira de Direito na Universidade Clássica de Lisboa. Fez-nos o relato da sua adaptação à capital e à vida universitária.

Já nas rubricas habituais, a notícia de âmbito nacional, reportada pela Inês Garcia, destaca a tomada de posse do novo secretário-geral da ONU, António Guterres, e a sua mensagem de arranque de um mandato de cinco anos. Guterres chamou a atenção para a “mais letal violência de que são vítimas as populações civis em vários pontos do globo. Mulheres, crianças e homens são mortos ou feridos, vendo-se forçados a abandonar os seus lares, tudo perdendo.”

Em Jovens Atentos, a Bárbara Coquim refere as várias conclusões de um inquérito feito a 2.700 jovens portugueses entre os 16 e os 29 anos. Uma delas é que os jovens com um estatuto socioeconómico mais elevado, bem como aqueles que têm maior competência académica têm menos valores pessoais e consciência social. Conclusão que deu azo a alguma discussão em estúdio.

No âmbito da política nacional, a Bárbara Coquim refere que os Correios de Portugal anunciaram uma emissão filatélica que assinala a eleição de António Guterres, como secretário-geral das Nações Unidas. Com esta emissão, os CTT cumprem um dos objetivos das suas emissões de selos: a disseminação de temas e figuras relevantes para Portugal.

O Daniel Pereira, utente da Santa Casa da Misericórdia de Galizes, falou-nos da festa e do convívio de Natal desta instituição.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues refere que o governo espanhol deu luz verde à construção do armazém para resíduos nucleares na central de Almaraz. Portugal manifestou a Espanha a sua surpresa perante a decisão e pediu esclarecimentos.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás dá a boa notícia que um abrigo para animais, nos EUA, viu todos os seus gatos e cães adotados, neste período natalício.

Na rubrica “Mundo Automóvel”, o Michael Nunes dá conta das cores mais populares no mundo automóvel no ano passado. Reporta ainda que o Dakar 2017 está de volta à América do Sul, a prova mais dura de todo-o-terreno mundial arrancou no dia 2 e estende-se até ao próximo dia 14.

A Sofia Pereira recomenda o livro “Quarto de Jack” de Emma Donoghue, obra que leu nas férias do Natal e a impressionou muito, pelo que sugere vivamente a sua leitura.

A Patrícia Correia propõe ao ouvinte que rume até ao Norte e visite a cidade invicta, com muitos locais de interesse.

A sugestão cinematográfica do Pedro Oliveira é um filme de animação, “Cantar”, em exibição nos cinemas.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para a fase escolar do programa Parlamento dos Jovens e para  a apresentação do mais recente livro do professor Luís Filipe Torgal, “Tomás da Fonseca, «Missionário do Povo». Uma biografia”, no próximo dia 13 de janeiro, pelas 18H, na biblioteca da escola sede do AEOH.   Ouça este programa, com a sugestão musical, do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Todos os programas estão disponíveis no sítio da Rádio Boa Nova, em:

http://www.radioboanova.pt/aeoh-a-escola-e-o-meio-podcast/

image_pdfimage_print
Previous Pianista Tiago Nunes e tenor Pedro Rodrigues apresentam “Gala de Ópera” em Oliveira do Hospital
Next Desporto de fim de semana

Artigos Relacionados

Última Hora

Movimento “Rumo ao Camião” apoia vítimas do incêndio em Oliveira do Hospital

Paulo Costa é um dos rostos da gigante onda de solidariedade que tem chegado ao concelho de Oliveira do Hospital após o incêndio de 15 de outubro.

Informação

Jovem de 16 anos morreu em acidente em Tondela

Um jovem de 16 anos morreu hoje na sequência de uma colisão entre um motociclo e um veículo ligeiro, numa avenida da cidade de Tondela,…

Politica

A CDU apresentou propostas para o concelho na feira de Oliveira do Hospital

A CDU aproveitou, ontem, realização da feira em Oliveira do Hospital para contactar com a população e partilhar propostas e o projeto para o concelho no âmbito das autárquicas 2017.

Educação

Novos alunos chegam confiantes à ESTGOH

Desde segunda feira, dia 12, um número significativo de alunos já efetuou o processo de matrícula na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH).

Informação

Desemprego baixa em Oliveira do Hospital

O desemprego está a descer no concelho de Oliveira do Hospital. Atualmente são 710 os oliveirenses sem emprego. Em janeiro eram 1038.

Educação

ESTGOH tem curso novo e mais vagas

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira Hospital parte para o concurso nacional de acesso com uma licenciatura nova: Gestão da Bioindústria e mais vagas: 106.

Informação

Eptoliva  quer continuar a ser uma referência no ensino profissional

A Eptoliva, deu hoje as boas vindas aos 220 alunos que vão frequentar esta escola profissional em Oliveira do Hospital e no pólo de Tábua.

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital vai inspecionar associações  para evitar o que aconteceu em Vila Nova da Rainha

Os edifícios das associações do concelho de Oliveira do Hospital vão ser inspecionados por uma comissão. O objetivo é evitar que aconteça uma situação semelhante…

Última Hora

Grupo CIMA nega fecho de centros de inspeção baseado em providência cautelar

O grupo dono dos centros de inspeção em Sines, Seia, Castelo Paiva e Ponte de Lima garante que estes não vão fechar, como anunciou hoje o Instituto da Mobilidade e

Informação

IMT recorre de decisão que declara ilegal fecho de centros de inspeção

O Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT), anunciou que vai recorrer das decisões judiciais que declaram “ilegal” o encerramento, em 2016, de três centros de inspeção automóvel em Ponte de

Região

Oliveira do Hospital celebra Dia Mundial da Água e anuncia construção de novas Estações de Tratamento de Águas Residuais.

O Município de Oliveira do Hospital comemora o Dia Mundial da Água, que se celebra a 22 de março, com a abertura de uma exposição intitulada “O Valor da Água”,

Nacional

Confirmada 112.ª vítima dos incêndios de 2017

O número de vítimas dos incêndios do ano passado em Portugal sobe para 112. O Instituto de Medicina Legal (IML) comparou as amostras de ADN cedidas pela família do cidadão

Região

Ordem dos Médicos do Centro diz que medidas de prevenção da gripe são ineficazes

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) lamenta a falta de planeamento do Ministério da Saúde para enfrentar o surto da gripe, …

Informação

Luís Lagos quer “dar voz” às vítimas do incêndio e nega aproveitamento político

Luís Lagos, porta voz da Associação de Apoio às Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal afirmou, hoje, na Rádio Boa Nova que…

Última Hora

Menina de 13 anos morreu em Viseu ao cair de claraboia de garagem

Uma menina de 13 anos, morreu, ontem, depois de ter caído de uma claraboia, com uma altura de cinco metros e um metro de diâmetro, no Bairro de Santa Eugénia,

Informação

GNR vai estar em força nas estradas com a operação “Hermes- Viajar em Segurança”

A GNR vai reforçar a segurança na estrada e, por isso, entre os dias 1 e 3 de julho, vai intensificar as ações de patrulhamento …

Informação

Desporto de fim de semana: Nogueirense, FCOH e AD Lagares da Beira empataram. Sampaense perde no Dragão Caixa

Campeonato de Portugal Prio – Jornada 8 – série D. O Nogueirense empatou com o Gafanha 0-0.

Destaque

Entidade certificadora estima que a seca provoque redução de 50 % na produção de Queijo Serra da Estrela

O presidente da Estrelacoop – Cooperativa dos Produtores de Queijo Serra da Estrela, Júlio Ambrósio, disse que a seca deverá reduzir a produção de queijo em mais de 50% face

Última Hora

Origens: O festival que já é “marca” realiza-se no fim de semana em Travanca de Lagos

É já no próximo fim de semana, 13,14 e 15 de maio, que se realiza em Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital, o Origens. Na quarta edição,

Informação

Homem morre em acidente de trabalho em Coimbra

Um homem de 43 anos morreu, ontem, em Coimbra, após ter sofrido um acidente de trabalho numa fábrica de transformação de bagaço de azeitona.

Última Hora

Médicos do Centro acusam ministério de criar “uma selva” na contratação

O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, considerou hoje que o Ministério da Saúde está a criar “uma selva, sem regras e sem critérios”

Informação

CIM Região de Coimbra presente no maior evento de promoção de vinhos e produtos em Paris

No ano em que Portugal é o país convidado de honra de um dos maiores eventos de Paris, a CIM Região de Coimbra, em estreita colaboração …

Última Hora

Associação de Vítimas confiante no “diálogo” com o governo para alteração de medidas discriminatórias

O presidente da Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP) disse que saiu “parcialmente satisfeito” da reunião com o Primeiro Ministro, hoje realizada.

Última Hora

PJ deteve seis pessoas em operação de combate ao tráfico em bairro de Coimbra

A Polícia Judiciária (PJ) deteve na manhã de hoje seis pessoas numa operação de combate ao tráfico de estupefacientes no Bairro do Ingote, em Coimbra.