“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 7 de janeiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 14.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Continuamos com a ronda pelos Clubes do AEOH, neste programa a entrevistada foi a professora Lúcia Torgal, coordenadora do Clube de Jornalismo, que nos falou resumidamente deste e do seu trabalho de produção do Mega5, o jornal do nosso agrupamento.

Recebemos também a visita de mais um ex-membro do Clube de Rádio, a Inês Pereira, caloira de Direito na Universidade Clássica de Lisboa. Fez-nos o relato da sua adaptação à capital e à vida universitária.

Já nas rubricas habituais, a notícia de âmbito nacional, reportada pela Inês Garcia, destaca a tomada de posse do novo secretário-geral da ONU, António Guterres, e a sua mensagem de arranque de um mandato de cinco anos. Guterres chamou a atenção para a “mais letal violência de que são vítimas as populações civis em vários pontos do globo. Mulheres, crianças e homens são mortos ou feridos, vendo-se forçados a abandonar os seus lares, tudo perdendo.”

Em Jovens Atentos, a Bárbara Coquim refere as várias conclusões de um inquérito feito a 2.700 jovens portugueses entre os 16 e os 29 anos. Uma delas é que os jovens com um estatuto socioeconómico mais elevado, bem como aqueles que têm maior competência académica têm menos valores pessoais e consciência social. Conclusão que deu azo a alguma discussão em estúdio.

No âmbito da política nacional, a Bárbara Coquim refere que os Correios de Portugal anunciaram uma emissão filatélica que assinala a eleição de António Guterres, como secretário-geral das Nações Unidas. Com esta emissão, os CTT cumprem um dos objetivos das suas emissões de selos: a disseminação de temas e figuras relevantes para Portugal.

O Daniel Pereira, utente da Santa Casa da Misericórdia de Galizes, falou-nos da festa e do convívio de Natal desta instituição.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues refere que o governo espanhol deu luz verde à construção do armazém para resíduos nucleares na central de Almaraz. Portugal manifestou a Espanha a sua surpresa perante a decisão e pediu esclarecimentos.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás dá a boa notícia que um abrigo para animais, nos EUA, viu todos os seus gatos e cães adotados, neste período natalício.

Na rubrica “Mundo Automóvel”, o Michael Nunes dá conta das cores mais populares no mundo automóvel no ano passado. Reporta ainda que o Dakar 2017 está de volta à América do Sul, a prova mais dura de todo-o-terreno mundial arrancou no dia 2 e estende-se até ao próximo dia 14.

A Sofia Pereira recomenda o livro “Quarto de Jack” de Emma Donoghue, obra que leu nas férias do Natal e a impressionou muito, pelo que sugere vivamente a sua leitura.

A Patrícia Correia propõe ao ouvinte que rume até ao Norte e visite a cidade invicta, com muitos locais de interesse.

A sugestão cinematográfica do Pedro Oliveira é um filme de animação, “Cantar”, em exibição nos cinemas.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para a fase escolar do programa Parlamento dos Jovens e para  a apresentação do mais recente livro do professor Luís Filipe Torgal, “Tomás da Fonseca, «Missionário do Povo». Uma biografia”, no próximo dia 13 de janeiro, pelas 18H, na biblioteca da escola sede do AEOH.   Ouça este programa, com a sugestão musical, do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Todos os programas estão disponíveis no sítio da Rádio Boa Nova, em:

http://www.radioboanova.pt/aeoh-a-escola-e-o-meio-podcast/

image_pdfimage_print
Previous Pianista Tiago Nunes e tenor Pedro Rodrigues apresentam “Gala de Ópera” em Oliveira do Hospital
Next Desporto de fim de semana

Artigos Relacionados

Última Hora

Município de Tábua promove 8ª edição Tábua de Leituras

O Município de Tábua promove, através da Biblioteca Pública Municipal João Brandão, a 8ª edição da Tábua de Leituras, a decorrer nos dias 6, 7 e 8 de junho.

Informação

Incêndio em habitação causa dois mortos

Um incêndio numa habitação causou dois mortos, esta madrugada, em Castelo Branco.

Destaque

Município sensibilizou lojistas sobre eficiência energética e gestão de resíduos (com vídeo)

Hoje, 5 de junho, assinala-se o Dia Mundial do Ambiente. Em Oliveira do Hospital, a data fica marcada com a realização de uma ação…

Informação

Explosão em fábrica de pirotecnia fez cinco mortos e três desaparecidos

A explosão num paiol (depósito de explosivos) de uma fábrica de pirotecnia, ocorrido ontem, em Avões, Lamego, causou cinco mortos. Esta manhã foram retomadas buscas pelos três desaparecidos.

Região

Família faz apelo para encontrar homem desaparecido desde os fogos de outubro

Rui Costa, de 49 anos, está dado como desaparecido desde os incêndios de outubro em Folgosinho, no concelho de Gouveia. A família lançou um apelo no Facebook.

Última Hora

Detenção por incêndio florestal no concelho de Abrantes

  A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, com a colaboração da Guarda Nacional Republicana, deteve um homem,…

Última Hora

Pedrógão Grande: Bombeiro internado “vai ser retirado do coma induzido”

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Castanheira de Pera disse hoje à agência Lusa que um dos bombeiros internados em Lisboa poderá, em breve, …

Informação

PJ deteve homem suspeito de matar o pai, depois de uma discussão, numa aldeia do Sabugal

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, identificou e deteve um homem pela presumível prática de um crime de homicídio qualificado,…

Sociedade

Federação de Folclore Português reconheceu “mérito” a Manuel Madeira Mendes no processo de edificação da sede social (com vídeo)

Manuel Madeira Mendes, conhecido empresário oliveirense e presidente do Rancho Folclórico Sampaense foi um, dos responsáveis pela edificação da sede social…

Região

Neve corta duas estradas no norte do distrito de Viseu

A queda de neve obrigou hoje de manhã ao corte de duas estradas no norte do distrito de Viseu, uma nacional e outra municipal, disse à agência Lusa fonte da

Última Hora

Oliveira do Hospital festeja passagem de ano com espectáculos musicais e fogo-de-artifício na Central de Camionagem

O Município de Oliveira do Hospital e a ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital vão promover, pela primeira vez, um espectáculo na noite

Região

Semana com chuva fraca e descida das temperaturas

A semana começa com chuva que vai prolongar-se até quarta-feira, regressando depois o tempo seco com descida das temperaturas entre 6 e 8 graus…

Região

Operação Páscoa da GNR a partir de amanhã

A GNR inicia amanhã a Operação Páscoa 2017. O patrulhamento e a fiscalização rodoviária vão ser intensificados até domingo.

Região

Associação sem queixas sobre indemnizações a familiares das vítimas

A Associação das Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal não recebeu queixas sobre os processos de indemnização e apenas dois casos não foram resolvidos.

Última Hora

Mão da Rainha Santa Isabel vai estar exposta durante 13 dias em Coimbra  

As festas religiosas de Coimbra, que decorrem de 01 a 13 de julho, assinalam os 500 anos da beatificação da padroeira da cidade com a exposição da mão da Rainha

Politica

Juventude Popular apresentou novos órgãos na tomada de posse

A Juventude Popular de Oliveira do Hospital tomou posse para mais um mandato, no passado sábado.

Informação

Faleceu Manuel Leal Freire, Grão Mestre da Confraria do Queijo Serra da Estrela. O funeral realizou-se ontem

Realizou-se ontem o funeral de Manuel Leal Freire, Grão Mestre da Confraria do Queijo Serra da Estrela. O conhecido escritor e advogado…

Última Hora

Apoios “não são suficientes” para recuperação de empresas e agricultura em Oliveira do Hospital

À saída da reunião com os empresários afetados pelo incêndio de 15 de outubro, realizada ontem em Oliveira do Hospital, o sentimento é de que…

Região

Região: Homem morreu ao escorregar para um poço

Um homem de 73 anos morreu, esta manhã de terça-feira, afogado dentro de um poço, em Quintela da Lapa, Sernancelhe.

Destaque

Oliveira do Hospital prepara acolhimento ao padroeiro S. João Paulo II

No próximo dia 22 de maio é esperada uma grande jornada de fé em Oliveira do Hospital. O concelho vai acolher S. João Paulo II como padroeiro com a inauguração

Informação

III Maratona do Pedal em BTT em Ervedal da Beira

A Secção do Pedal do Clube Caça e Pesca de Oliveira do Hospital  vai realizar no próximo domingo, 4 de junho, pelas 9h30, em Ervedal da Beira – Oliveira do

Última Hora

Exames nacionais e provas de aferição decorrem “com normalidade” em Oliveira do Hospital

O diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, Carlos Carvalheira, garantiu há instantes à Rádio Boa Nova que a realização dos exames nacionais do secundário…

Nacional

Chuva está de regresso e as temperaturas descem até oito graus

A chuva regressa a partir de hoje e prevê-se também uma descida entre cinco e oito graus da temperatura máxima.

Região

Investigador entende que cadastro florestal vem com “30 anos de atraso”

O diretor do Núcleo de Investigação de Incêndios Florestais da Universidade de Coimbra considera que o cadastro florestal vem, “no mínimo, com 30 anos de atraso”, …