“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 29 de outubro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 4.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Neste acolhemos mais um membro, o aluno Michael Correia Nunes, aluno do 12.º ano, que doravante estreia a rubrica “Mundo Automóvel”, um tema do seu interesse, particularmente a evolução tecnológica.

Deste programa destacamos a notícia de âmbito internacional da Inês Garcia, que reporta a recente eleição de António Guterres para secretário-geral das Nações Unidas. Trata-se do mais alto cargo internacional exercido por um português, o que nos engrandece a todos. Guterres iniciará funções a 1 de janeiro de 2017 por um período de cinco anos.  Alguns dos desafios que enfrenta o novo secretário-geral da ONU são: o conflito na Ucrânia e a atitude beligerante da Rússia; Israel, a Palestina e o mundo árabe; a interminável guerra civil na Síria; o acordo do clima, biodiversidade e pobreza; a existência de metade dos 21 milhões de refugiados em dez países; manter imparcialidade e gerir antagonismos; a igualdade e o “argumento mulher”; conflitos congelados e o papel da ONU; pôr ordem na casa e reformar a organização; a desnuclearização e a volátil Coreia do Norte. Cada um deles é um desafio gigantesco, todos esperamos que Guterres se afirme no panorama internacional.

Na rubrica “Jovens Atentos”, a Bárbara Coquim refere que, segundo declarações recentes de responsáveis do Ministério da Educação, a classificação de Educação Física volta a contar para a média de acesso ao Ensino Superior a partir de 2017-18. O assunto gerou algum debate, pois há opiniões divergentes entre os membros do Clube de Rádio.

“Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues reporta uma decisão poética: na Índia um juiz proibiu o encarceramento de pássaros. Segundo este magistrado todos os pássaros têm os direitos fundamentais de voar nos céus e os seres humanos não têm o direito de mantê-los presos em gaiolas.

A Catherine Martins, na rubrica “Relações luso-americanas”, relatou que nos Estados Unidos, a famosa autoestrada numero 66, no Missouri, vai ser pavimentada com painéis solares, capazes de carregar carros elétricos com energia solar.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás salienta que Lisboa vai ter a sua primeira creche para cães, onde além de brincarem e descansarem, os cães poderão usufruir de atividades como treino de obediência, terapia comportamental ou fisioterapia.

A Sofia Pereira sugere “Divergente” o primeiro livro da saga do mesmo nome, escrita pela autora norte americana Veronica Roth.

A Patrícia Correia convida os ouvintes a participarem na “Noite das Caçoilas” no Sabugueiro, no vizinho concelho de Seia, no dia 5 de novembro. Outrora, no Sabugueiro, terra de pastores, por ocasião dos casamentos e de outras festas da aldeia, confecionava-se nas casas a chanfana ou o borrego, temperados em caçoilas de barro que depois eram levadas ao forno comunitário para assar. A noite das caçoilas é uma tradição que pretende dar a conhecer a gastronomia e as tradições da aldeia mas também desafia a vivenciar uma experiência única em contato com a sua essência, em ambiente de festa e animação popular.

A sugestão cinematográfica do Pedro Oliveira é uma aventura, “A Casa da Senhora Peregrine para Crianças Peculiares” em exibição nos cinemas.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em

http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Todos os programas estão disponíveis no sítio da Rádio Boa Nova, em:

AEOH – A Escola e o Meio (Podcast)

Previous Operação 'Todos os Santos' da GNR na estrada até terça feira
Next Homem de 76 anos morreu em despiste de trator agrícola no Sabugal

Artigos Relacionados

Informação

“Leitores de verão” nas praias fluviais e piscinas do concelho de Oliveira do Hospital

As Bibliotecas Públicas Municipais de Oliveira do Hospital vão acompanhar o leitores durante as suas férias.

Destaque

S. Gião: “Se não houver apoio para recuperar as segundas habitações, isto fica um deserto completo”

O presidente da Junta de Freguesia de S.Gião, no concelho de Oliveira do Hospital, está preocupado com a demora na recuperação das 25 casas de segunda habitação…

Região

Loriga recria tradições Lusitanas e apresenta Festival FOLK

Inspirado na identidade Lusitana, no lendário Viriato e em todos os heróis das batalhas contra os invasores Romanos, a vila de Loriga recebe, este fim-de-semana, de 13 a 15 de

Região

GNR intensifica patrulhamento no Carnaval

A Guarda Nacional Republicana (GNR) inicia hoje, dia 9 de fevereiro e termina na próxima terça-feira, dia 13, uma intensificação do patrulhamento e a fiscalização rodoviária.

Última Hora

Chuva e trovoada para o fim-de-semana

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as previsões apontam para trovoadas e aguaceiros nas regiões Centro e Sul e com vento forte e rajadas nas terras

Informação

Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se amanhã em Oliveira do Hospital

Amanhã, 11 de fevereiro realiza-se mais uma edição da Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra”.

Informação

Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital promove Feira das Universidades e do Ensino Secundário

A sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital recebe amanhã, dia 12 de abril, das 10 às 13h30 horas, a Feira das Universidades e do Ensino Secundário.

Região

13º Encontro de Tunas em Arganil

A Praça Simões Dias, em Arganil, vai ser palco do 13º Encontro de Tunas que vai ter lugar dia 4 de junho, pelas 21h30.

Última Hora

Rádio Boa Nova transmite inauguração da BLC3 com presença do Primeiro-Ministro

A Rádio Boa Nova realiza amanhã, dia 27 de maio, um especial de informação por ocasião da visita do Primeiro Ministro ao concelho de Oliveira do Hospital.

Informação

Município de Nelas assinala Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres

  O Município de Nelas está a organizar uma ação que visa assinalar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, a realizar no próximo sábado, dia 25

Informação

Requalificação do IP3 vai avançar e vai custar 134 milhões de Euros

O IP3, entre Viseu e Coimbra, vai por fim sofrer obras de requalificação. Esta foi a solução encontrada pelo Governo, depois de anos de protestos de associações e autarcas, …

Última Hora

Aveiro: Homem despista-se após sofrer ataque cardíaco e acaba por morrer

Um homem morreu, esta terça-feira, depois de ter entrado em paragem cardiorrespiratória enquanto conduzia em Mamodeiro, em Aveiro.