“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 29 de outubro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 4.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Neste acolhemos mais um membro, o aluno Michael Correia Nunes, aluno do 12.º ano, que doravante estreia a rubrica “Mundo Automóvel”, um tema do seu interesse, particularmente a evolução tecnológica.

Deste programa destacamos a notícia de âmbito internacional da Inês Garcia, que reporta a recente eleição de António Guterres para secretário-geral das Nações Unidas. Trata-se do mais alto cargo internacional exercido por um português, o que nos engrandece a todos. Guterres iniciará funções a 1 de janeiro de 2017 por um período de cinco anos.  Alguns dos desafios que enfrenta o novo secretário-geral da ONU são: o conflito na Ucrânia e a atitude beligerante da Rússia; Israel, a Palestina e o mundo árabe; a interminável guerra civil na Síria; o acordo do clima, biodiversidade e pobreza; a existência de metade dos 21 milhões de refugiados em dez países; manter imparcialidade e gerir antagonismos; a igualdade e o “argumento mulher”; conflitos congelados e o papel da ONU; pôr ordem na casa e reformar a organização; a desnuclearização e a volátil Coreia do Norte. Cada um deles é um desafio gigantesco, todos esperamos que Guterres se afirme no panorama internacional.

Na rubrica “Jovens Atentos”, a Bárbara Coquim refere que, segundo declarações recentes de responsáveis do Ministério da Educação, a classificação de Educação Física volta a contar para a média de acesso ao Ensino Superior a partir de 2017-18. O assunto gerou algum debate, pois há opiniões divergentes entre os membros do Clube de Rádio.

“Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues reporta uma decisão poética: na Índia um juiz proibiu o encarceramento de pássaros. Segundo este magistrado todos os pássaros têm os direitos fundamentais de voar nos céus e os seres humanos não têm o direito de mantê-los presos em gaiolas.

A Catherine Martins, na rubrica “Relações luso-americanas”, relatou que nos Estados Unidos, a famosa autoestrada numero 66, no Missouri, vai ser pavimentada com painéis solares, capazes de carregar carros elétricos com energia solar.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás salienta que Lisboa vai ter a sua primeira creche para cães, onde além de brincarem e descansarem, os cães poderão usufruir de atividades como treino de obediência, terapia comportamental ou fisioterapia.

A Sofia Pereira sugere “Divergente” o primeiro livro da saga do mesmo nome, escrita pela autora norte americana Veronica Roth.

A Patrícia Correia convida os ouvintes a participarem na “Noite das Caçoilas” no Sabugueiro, no vizinho concelho de Seia, no dia 5 de novembro. Outrora, no Sabugueiro, terra de pastores, por ocasião dos casamentos e de outras festas da aldeia, confecionava-se nas casas a chanfana ou o borrego, temperados em caçoilas de barro que depois eram levadas ao forno comunitário para assar. A noite das caçoilas é uma tradição que pretende dar a conhecer a gastronomia e as tradições da aldeia mas também desafia a vivenciar uma experiência única em contato com a sua essência, em ambiente de festa e animação popular.

A sugestão cinematográfica do Pedro Oliveira é uma aventura, “A Casa da Senhora Peregrine para Crianças Peculiares” em exibição nos cinemas.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em

http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Todos os programas estão disponíveis no sítio da Rádio Boa Nova, em:

AEOH – A Escola e o Meio (Podcast)

image_pdfimage_print
Previous Operação 'Todos os Santos' da GNR na estrada até terça feira
Next Homem de 76 anos morreu em despiste de trator agrícola no Sabugal

Artigos Relacionados

Informação

FCOH perde nos Açores e é cada vez mais último. Nogueirense perde o derby com o Tourizense.

Esta jornada 11 do Campeonato de Portugal Prio veio complicar ainda mais as contas no fundo da tabela classificativa desta Série E. O FCOH foi goleado por 4-0 nos Açores

Última Hora

Coimbra: GNR resgatou cão de interior de um poço

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Coimbra, no dia 7 de agosto, salvou um cão caído num poço, na localidade de Trouxemil.

Última Hora

Temperaturas acima dos 30 graus em vários distritos esta sexta-feira

As temperaturas vão subir acima dos 30 graus em vários distritos do país, esta sexta-feira. As máximas variam entre os 33 de Santarém e os 22 na Guarda.

Informação

Detido por violência doméstica em Celorico da Beira

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), deteve, no passado dia 24 de maio, um homem de 48 anos, no concelho

Região

Município de Seia divulga oferta turística na Bolsa de Turismo de Lisboa

A Câmara Municipal de Seia volta a marcar presença em mais uma edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que se inicia amanhã e decorre até 4 de março,

Educação

Projeto da Eptoliva distinguido com menção honrosa em Espanha

O projeto “Requalificação dos Resíduos do Setor Oleico na Produção de Biocombustíveis e Bioadsorventes para Remoção de Metais Pesados de Águas Contaminadas”…

Educação

Curso de Artes do Espetáculo da Eptoliva encantou em Góis

Prestes a finalizar o curso em Julho próximo, os finalistas do Curso de Artes do Espetáculo/Interpretação, estrearam na Casa da Cultura de Góis, …

Informação

Oliveira do Hospital vai ter um local de abrigo contra ondas de calor

Cinco concelhos do Interior do distrito de Coimbra vão ter locais de abrigo contra ondas de calor. Os abrigos terão capacidade para receber cerca de 2 mil pessoas em situações

Última Hora

Agrupamento de Escolas acolhe 2360 alunos e aguarda “visto” para remoção de amianto (com vídeo)

Começaram ontem e decorrem até amanhã as apresentações nas várias escolas do Agrupamento de Oliveira do Hospital. As aulas têm início na próxima sexta-feira, dia 14 de setembro.

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova.

Este sábado, dia 3 de fevereiro, entre as 19.h00 e as 20h00, é emitido o 16.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Informação

Jovem de Oliveira do Hospital entre as duas vítimas mortais do acidente em Tábua

Um jovem de 25 anos, residente na Bobadela, no concelho de Oliveira do Hospital morreu esta manhã num acidente de viação, ocorrido na variante Tábua Candosa (à saída do IC6).

Última Hora

Cerca de 200 escuteiros vão apoiar populações e bombeiros

O Corpo Nacional de Escutas (CNE) mobilizou cerca de 200 escuteiros voluntários para ajudarem as populações afetadas pelos incêndios que têm assolado o país…

Última Hora

Praia Fluvial de Avô vai estar recuperada “o mais rapidamente possível”

O arranque da época balnear está a ser marcado, no concelho de Oliveira do Hospital, pela falta de condições para banhos na conhecida praia fluvial de Avô,…

Última Hora

Restaurantes e bares de Oliveira do Hospital com horário alargado no Natal e Ano Novo

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) deliberou conceder um alargamento do horário de funcionamento,…

Cultura

Concerto de homenagem ao escritor holandês Gerrit Komrij

No próximo fim de semana, Vila da Pouca da Beira acolhe uma homenagem ao famoso escritor holandês Gerrit Komrij que ali viveu durante várias décadas.

Sociedade

Alexandrino dá prioridade ao “Casa Digna” e defende que o Governo deveria responsabilizar-se pelas casas de 2ª habitação

“Casa Digna”, um projeto que aposta na “recuperação de casas de pessoas que vivem em condições de debilidade económica”, continua a ser motivo de orgulho para o executivo camarário.

Informação

Rali de Portugal arranca esta quinta-feira

O Rali de Portugal começou a mexer esta manhã com a afinação das máquinas, com o tradicional “shakedown”, entre Paredes e Baltar.

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 7 de janeiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 14.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Última Hora

PJ deteve suspeito de homicídio em Coimbra

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, identificou e deteve um homem, desempregado, pela presumível autoria de um crime de homicídio, na forma tentada, em Coimbra.

Última Hora

Um morto e mais de 20 feridos em explosão em Penacova

Pelo menos uma pessoa morreu e 23 ficaram feridas, três das quais em estado grave, na sequência de uma explosão na aldeia de Gondelim, em Penacova, confirmou a Guarda Nacional

Região

Mulher de 40 anos que desapareceu na Guarda já foi encontrada

Uma mulher de 40 anos que se encontrava desaparecida em Gonçalo, na Guarda, já foi encontrada, confirmou fonte da GNR.

Destaque

Investigadores dizem que problema dos fogos “não é técnico, é social”

Um grupo de 25 investigadores do Instituto Superior de Agronomia (ISA), em Lisboa, visitou hoje a área ardida do concelho…

Informação

Encontrado idoso desaparecido na Guarda

Um idoso de 89 anos de idade desaparecido desde segunda-feira na Guarda foi ontem localizado pela GNR num campo agrícola de difícil acesso.

Informação

Penacova isenta famílias do pagamento de água usada no combate aos fogos

As famílias do concelho de Penacova atingidas pelo incêndio de 15 de outubro não pagarão a água da rede pública consumida nesse mês.