“A Escola e o Meio” emite último programa do ano letivo 2018/2019

“A Escola e o Meio” emite último programa do ano letivo 2018/2019

image_pdfimage_print

Este sábado, dia 15 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 29.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos a entrevista a quatro crianças do Jardim de Infância da Bobadela, a Camila, o Rodrigo, a Alexandra e a Mariana, e à sua educadora, Filomena Garcia, que fizeram o balanço do ano letivo, do seu percurso no ensino pré-escolar e das expetativas para o ano escolar seguinte. Duas encarregadas de educação, a Sr.ª D. Helena Nunes e a Sr.ª D. Elsa Miguel, falaram da importância do acompanhamento dos pais da vida escolar dos filhos durante todo o percurso e deram, de forma muito assertiva, a sua visão da Escola e do que gostariam de ver alterado.

Nas “Notícias do Nosso Mundo”, a Catarina Duarte destaca uma excelente notícia, Portugal foi eleito melhor destino turístico europeu, pelo terceiro ano consecutivo.

No âmbito político, a Bárbara Coquim analisou o contundente discurso do jornalista João Miguel Tavares, na cerimónia do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, em Portalegre. Ainda no âmbito político, o Miguel Fonseca, na rubrica “Uma visão diferente… ”, a partir de uma análise humorística de Ricardo Araújo Pereira, comentou o estado da extrema-direita em Portugal.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás refere, mais uma vez, que os animais de estimação são, de facto, os nossos melhores amigos e alerta, agora que começa o Verão, para o flagelo do abandono.

Na rubrica “Museus”, a Mafalda Correia apresenta a “Catedral das Beiras”, a  igreja paroquial de S. Gião  , destacando a  a sua imponência arquitetónica e artística.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues noticia que nos últimos 250 anos perderam-se quase 600 espécies de plantas, segundo um estudo divulgado pela revista científica “Nature”, que alerta para o ritmo assustador da extinção de espécies de plantas no planeta.

Na rubrica “Personalidades”, a Daniela Lopes evoca a memória Ruben de Carvalho, falecido esta semana, político, jornalista, intelectual, autor de diversas publicações no domínio do fado, bem como da música popular, esteve ligado às várias linguagens disponíveis na comunicação.

A Liliana Silva reitera a sugestão de várias obras primas da literatura para leitura de férias.

Na rubrica “Visitas”, a Catarina Lopes convida aos ouvintes a desfrutarem da animação do nosso concelho durante o Verão, com destaque para os programa mOHve-te Verão e Férias Ativas 2019; a 6 e 7 de julho, no Santuário de N.ª Sr.ª das Preces, em Vale de Maceira, freguesia de Aldeia das Dez, a grande romaria, que ano tem a particularidade de receber a imagem peregrina de N.ª Sr.ª de Fátima, que irá atrair muitos crentes e para a nossa grande EXPOH, que terá lugar nos dias 20 a 28 de julho.

Na rubrica “ Cultura nunca é de mais”, a Rita Tavares sugere espetáculos ecléticos, no Estoril, em Viseu e em Aveiro, a não perder.

A sugestão de séries do Gonçalo Branco é “The Shannara Chronicles”,  uma série de televisão americana de fantasia criada por Alfred Gough e Miles Millar.

A sugestão de cinema do Eduardo Adro é um filme de ação, “X-Men: Fénix Negra”, realizado por Simon Kinberg, em exibição nos cinemas.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para “Encontros com os Cidadãos” promovidos pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors que teve lugar na nossa escola, e que tem como objetivo debater os temas mais relevantes da União Europeia; para a viagem de estudo ao Alentejo do 11.º ano de Línguas e Humanidades e para o  Canguru Matemático sem Fronteiras 2019, onde os nossos alunos de destacaram.

Ouça este programa, o último deste ano letivo, com a boa sugestão musical do joão oliveira em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Previous Russell Watson dá concerto gratuito no Mosteiro da Batalha
Next Torneio Inter-Freguesias Futebol 7 arranca no próximo domingo

Artigos Relacionados

Educação

Eptoliva comemora Natal dos 25 anos com a comunidade

São inúmeras as atividades natalícias que estão a ser promovidas pela Eptoliva no âmbito dos 25 anos daquela escola de ensino profissional.

Informação

Operação Fronteira Vigiada: GNR realizou ações para prevenir e combater a criminalidade

A Guarda Nacional Republicana realizou ontem, 19 de julho, diversas ações de controlo e fiscalização nas fronteiras terrestes, nomeadamente nas respetivas vias de acesso rodoviárias e ferroviárias, com o intuito

Região

ADIBER assinou protocolo que beneficia a Beira Serra em mais de 2,1 milhões de Euros

A ADIBER  assinou, em Mangualde, o Protocolo de Articulação Funcional com a Autoridade de Gestão do PDR2020, que permite à região da Beira Serra …

Região

Região: Homem detido por cultivo de cannabis

O Comando Territorial de Coimbra da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Montemor-o-Velho, deteve ontem de manhã,…

Última Hora

Fernando Correia apresenta novos livros em Oliveira do Hospital

O conhecido jornalista Fernando Correia regressa a Oliveira do Hospital para apresentar os seus dois últimos livros: a recém publicada autobiografia “O Que Eu Sei de Mim” e…

Última Hora

Passeio de Automóveis Antigos e Clássicos na Feira do Queijo de Oliveira do Hospital

A Casa do Pessoal do Hospital de São Teotónio de Viseu e o Grupo Viseense Amigos dos Clássicos vão realizar, no dia 11 de março, o Passeio de Automóveis Antigos

Destaque

FAAD investe cinco milhões de Euros na ampliação do hospital

A Fundação Aurélio Amaro Diniz (FAAD) vai avançar com a ampliação do hospital num investimento de cinco milhões de Euros.

Última Hora

Desporto – Resultado de fim de semana

Na jornada 10 do Campeonato Nacional Prio, o Lusitano FCV venceu o Nogueirense enquanto o Tourizense foi ao Mortágua perder por 4-2. Destaque para o Anadia que goleou a Académica

Informação

Duas máquinas multibanco roubadas por explosão no distrito de Coimbra

Duas máquinas multibanco foram assaltadas na madrugada de hoje, com recurso a explosão, em Tábua e Vila Nova de Poiares, no distrito de Coimbra.

Última Hora

GNR reforça patrulhamento para a prevenção de incêndios florestais

Face ao agravamento do risco de incêndio florestal, previsto para os próximos dias, a Guarda Nacional Republicana (GNR), a partir de hoje e até ao dia 31 de março,…

Região

Dez detidos por tráfico de estupefacientes em Seia e Manteigas

O Comando Territorial da Guarda, durante o fim-de-semana de 20 e 21 de outubro, deteve dez pessoas, com idades compreendidas entre os 18 e 51 anos, nos concelhos de Seia e

Informação

Unidade Pastoral promove celebração anual de S. João Paulo II

A Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital promove no próximo domingo, dia 23 de abril, a celebração anual de S. João Paulo II, que em maio do ano passado …