A Catedral de Notre-Dame sofreu incêndio de grandes dimensões,  mas estrutura principal “está a salvo”

A Catedral de Notre-Dame sofreu incêndio de grandes dimensões,  mas estrutura principal “está a salvo”

image_pdfimage_print

O fogo que ontem  deflagrou naquele que é o monumento histórico mais visitado da Europa,  a Catedral de Notre Dame, causou elevados danos e …

… deixou um bombeiro gravemente ferido. As chamas, dominadas às primeiras horas desta terça-feira, deflagraram na águas furtadas do edifício e propagaram-se rapidamente a grande parte do telhado, levando ao desabamento de um pináculo e à destruição de dois terços da área atingida.

“O fogo foi extinto na sua totalidade. Agora, é a fase dos especialistas”, declarou Gabriel Plus, o porta-voz dos bombeiros de Paris, numa conferência de imprensa em frente à catedral, cerca das 10 horas (9 horas em Portugal continental).

Apesar dos estragos, “a principal estrutura da Catedral está a salvo, especialmente o norte do campanário, e preservada da destruição total”, assegurou o secretário de Estado do Interior, Laurent Nunez, à noite, momentos depois de ter afirmado que recuperar a igreja não era um “dado adquirido” e de os bombeiros não terem dado certeza se conseguiam “impedir a propagação do fogo ainda esta noite”.

O comandante dos bombeiros responsável pela operação de combate ao fogo, Jean-Claude Geallet, adiantou que “as duas torres estão salvas”. E o bispo Patrick Chauvet, gestor da Catedral, acrescentou que foram recuperados vários tesouros, nomeadamente uma coroa de espinhos de Cristo, a túnica de Saint Louis e alguns cálices, explicando que “retirar as grandes pinturas é impossível”.

Com jn.pt

 

Previous Habitantes de S. Pedro do Sul receberam faturas de água de milhares de Euros
Next Seia comemora feriado 25 de abril com espetáculo musical e sessão solene

Artigos Relacionados

Região

CIM Região de Coimbra tem centro de digitalização de grandes formatos

A Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra implementou recentemente um Centro Intermunicipal de Digitalização (CiD), em Coimbra, …

Última Hora

Idosos visitaram a Boa Nova no Dia Mundial da Rádio (com vídeo)

No dia Mundial da Rádio, que hoje se comemora, a Boa Nova recebeu um grupo de utentes do Lar da Fundação Sarah Beirão, localizada em Tábua.

Vídeos

ANCOSE caminha para a reposição do efetivo perdido no grande incêndio de 2017 (com vídeo)

A Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE) prepara-se para entregar mais 85 borregas Serra da Estrela a criadores…

Informação

CAP defendeu em Oliveira do Hospital “ajudas a 100 por cento” para os pequenos agricultores

O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) mostrou-se ontem “muito preocupado pela perda brutal de explorações de muito pequena dimensão”…

Última Hora

Sábado é o dia “Da Nossa Terra” em Oliveira do Hospital

No próximo sábado, 14 de maio, o Mercado Municipal acolhe mais uma edição da Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital –

Última Hora

Leiria: Detido presumível autor de incêndio

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, no desenvolvimento de imediatas investigações esclareceu, identificou e deteve o presumível autor do incêndio,…

Informação

Mercado de Natal em Nelas resultou num “sucesso”

De 8 a 11 de dezembro, largas centenas de pessoas visitaram o mercado de Natal em Nelas, que animou o concelho com atividades festivas alusivas a esta quadra natalícia.

Última Hora

Viatura capotou em Oliveira do Hospital

Uma viatura capotou, na tarde de sábado, cerca das 17h10, na estrada entre Oliveira do Hospital e Lajeosa. O condutor, único ocupante da viatura, saiu pelos seus…

Região

Seia distingue personalidades e alunos no Dia do Município

A Câmara Municipal de Seia realiza, no próximo dia 3 de julho, pelas 15h00, as Comemorações do Feriado Municipal de Seia, no auditório …

Informação

Montemor-o-Velho: Detido autor de crimes de violação, coação sexual e abuso sexual de criança

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, identificou e deteve um homem pela presumível prática de um crime de abuso sexual de crianças, de que foi vítima uma menina

Região

Federação do PS assinala “magnífico” resultado eleitoral no distrito

A distrital de Coimbra do PS enaltece o “magnífico resultado eleitoral” alcançado pelos socialistas no distrito,…

Região

Revista Exame distingue Movecho como a melhor PME no setor da madeira, cortiça e móveis

A empresa Movecho, localizada em Nelas foi distinguida pela revista Exame, como a melhor PME no setor da madeira, cortiça e móveis.