“A BLC3 deve ter uma estrutura própria e não ser uma dependência da Câmara Municipal”
5 Abril, 2018 521 Views

“A BLC3 deve ter uma estrutura própria e não ser uma dependência da Câmara Municipal”

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital defendeu, hoje, a saída do Município da estrutura da BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, onde já foi investido cerca de um milhão de Euros.

Em reunião pública do executivo, realizada esta manhã, José Carlos Alexandrino considerou que a BLC3 é um projeto de “interesse municipal que pode fazer a diferença no território”, notando porém que também gostaria de ver resultados “mais rápidos”. “Mas Roma e Pavia não se fizeram num dia”, frisou.

“Mas tem havido falta de financiamento para o projeto piloto (da biorrefinaria) e isso tem feito toda a diferença”, logo justificou o autarca que, esta manhã, informou que o Município tem tido uma “intervenção residual na BLC3 e não tem subsidiado com nenhuma verba”. Anunciou, por isso, a sua intenção de propor em reunião da Assembleia Municipal a “saída da Câmara Municipal da BLC3” para facilitar “a agilização de alguns processos que serão mais céleres não estando nós na BLC3”. Por outro lado, explicou o autarca, a proposta de alienação da quota do município decorre do interesse já manifestado por uma universidade.

O autarca oliveirense falava assim na sequência de interpelação feita pelo vereador do PSD, João Paulo Pombo Albuquerque que a tomar por base mais um reconhecimento internacional ao projeto centro Bio da BLC3, questionou o presidente da Câmara sobre o “grau de empenhamento” do município na BLC3, que está a postar no projeto micro algas de terceira geração. O eleito pelo PSD quis saber se também este projeto se ficará pelos reconhecimentos internacionais, tal como o Centro Bio, porque “na prática não se vê absolutamente nada”.

Para o presidente da Câmara Municipal, a BLC3 “tem bases para avançar”. “A BLC3 tem potencial enorme e outros municípios querem replicá-la”, continuou José Carlos Alexandrino, apreciando de modo particular a “vida” que foi dada ao espaço (antiga Acibeira) onde antes só existia “morte”. Entende, porém o autarca que, a esta altura “a BLC3 deve ter uma estrutura própria e não ser uma dependência da Câmara Municipal. “É deles. Têm o direito de a governar. Se falhar temos o direito de reversão do que lá está. Mas espero que não falhe porque a Câmara deve ter investido à volta de um milhão de Euros. Isso é dinheiro nosso”, referiu o autarca.


Refira-se que o antigo espaço da Acibeira foi adquirido pelo Município de Oliveira do Hospital ao Crédito Agrícola, pelo valor de 150 mil Euros, e cedido à BLC3 que desenvolvia a sua atividade num espaço arrendado na Zona Industrial de Oliveira do Hospital. Para o presidente da Câmara Municipal só pela recuperação do espaço já “valeu a pena”. “Bastaria olhar para as antigas instalações”, referiu, verificando que o executivo anterior ao seu (do PSD) “nunca se importou e deixou roubar, não fazendo a reversão dos terrenos”.

image_pdfimage_print
Previous Estrada Nacional 1 cortada na zona de Anadia devido a atropelamento mortal
Next Tábua comemora Feriado Municipal com atribuição de distinções honoríficas

Artigos Relacionados

Última Hora

Proteção Civil alerta para condições climatéricas adversas

O Comando distrital das Operações de Socorro de Coimbra alerta em comunicado enviado à Rádio Boa Nova para o agravamento das condições  meteorológicas previsto…

Cultura

Lapa dos Dinheiros acolhe 3ª edição do Festival “Músicas do Bosque”

Com um conceito bem distante da agitação dos Festivais de Verão que proliferam pelo país, surge na Aldeia de Montanha da Lapa dos Dinheiros, em Seia, de 6 a 8

Informação

Guarda: Nove pessoas detidas por tráfico de estupefacientes

A GNR deteve de nove pessoas, com idades entre 23 e 55 anos, por suspeita de tráfico de estupefacientes, nos concelhos de Aguiar da Beira, Guarda, Sabugal, Almeida e Vila

Nacional

Portugueses consomem álcool e açúcar a mais e comem pouca fruta

Vão ser hoje apresentados os resultados do Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (IAN-AF), liderado pela Universidade do Porto e que avaliou mais de 6500 pessoas, com idade até

Região

Região: 19 pessoas hospitalizadas após intoxicação em lar de idosos

Dezanove pessoas foram hoje hospitalizadas devido a uma intoxicação alimentar num lar de idosos em Condeixa-a-Nova, disse o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra.

Cultura

“Os Amigos de Lagos da Beira” realizam Concerto de Reis

“Os Amigos de Lagos da Beira – Grupo Musical” realizam amanhã, dia 6 de janeiro, pelas 21 horas, um Concerto de Reis na sede da Associação Desportiva local.

Destaque

Autarca de Oliveira do Hospital contra medida do governo que obriga à limpeza da floresta em três meses (com áudio)

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital manifestou-se contra a proposta do governo, que obriga as autarquias à limpeza da floresta até final do mês de março, …

Informação

Ancose entregou 150 borregas do centro de recria a produtores lesados dos incêndios

A Ancose- Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela, procedeu, no passado sábado, nas suas instalações, à primeira fase de entrega de borregas a criadores e produtores que

Informação

Luís Antero e Tiago Cerveira mostram Beira Serra no Festival Orbits

O paisagista sonoro Luís Antero e o fotógrafo Tiago Cerveira, ambos naturais de Oliveira do Hospital, foram desafiados pela organização do festival Orbits a mostrar a região através das suas

Opinião

Vítor Neves dedica “Ca$h Resto Z€ro” ao Natal

À sexta feira o “Ca$h Resto Z€ro” traz a opinião à Rádio Boa Nova. Um olhar sobre a política, a economia e as pessoas com a assinatura de Vítor Neves,

Sociedade

Polícia Judiciária deteve um homem pelo crime de homicídio tentado no Concelho de Pombal

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção, através da diretoria do Centro, de um homem pela presumível autoria de um crime de homicídio qualificado, na forma tentada, cometido com arma

Última Hora

Oliveira do Hospital comemorou 43º aniversário do 25 de Abril

Oliveira do Hospital comemorou, esta manhã, o 25 de Abril com uma sessão solene dando “voz” a todos os partidos com representação no concelho.

Última Hora

Alexandrino quer uma Câmara “mais ágil, mais rápida na resposta ao cidadão” (com vídeo)

Prestes a tomar posse para um novo mandato na presidência da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino (PS) está determinado …

Região

13 detenções, 433 infrações e 68 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 3 a 9 de abril, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Última Hora

Consumos de álcool, tabaco e droga aumentaram nos últimos cinco anos

Os consumos de álcool e tabaco e de substâncias psicoativas ilícitas, principalmente ‘cannabis’, aumentaram nos últimos cinco anos em Portugal, …

Última Hora

Oliveira do Hospital está “bem servida” e “com mais locais de qualidade onde dormir”

Por ocasião da comemoração do Dia Mundial do Turismo, é positivo o balanço em torno do setor turístico no concelho de Oliveira do Hospital. Em 2016, o concelho assistiu …

Informação

Torneio inter freguesias volta a acontecer em Oliveira do Hospital

Mais de 15o participantes de 10 freguesias participam, entre 25 de junho e 31 de julho no 2º torneio inter freguesias promovido pelo município de Oliveira do Hospital.

Destaque

“Ana” provocou dezenas de deslizamentos de terras e quedas de árvores em Oliveira do Hospital

Os ventos e chuvas fortes da tempestade “Ana” provocaram, na última noite e madrugada, a queda de cerca de duas dezenas de árvores e vários deslizamentos de terras,…

Sociedade

Revista Exame distingue Movecho como a melhor PME no setor da madeira, cortiça e móveis

A empresa Movecho, localizada em Nelas foi distinguida pela revista Exame, como a melhor PME no setor da madeira, cortiça e móveis.

Região

GNR da Guarda pede colaboração de padres na sensibilização das pessoas para limpeza de terrenos

A GNR da Guarda anunciou hoje que pediu a colaboração da Igreja para que os padres ajudem a sensibilizar as populações para a necessidade da limpeza dos terrenos em redor

Nacional

País: Mais de 520 mil utentes vão passar a ter médico de família em agosto

Cerca de 525 mil portugueses até aqui sem médico de família vão passar a ter um clínico atribuído tendo em conta os 276 novos médicos…

Informação

CTT reforçam atendimento para pagamento de indemnizações

Os CTT  reforçaM hoje e amanhã a capacidade de atendimento nos concelhos mais afetados pelos incêndios florestais …

Desporto

“Tanto ou mais importante que o físico está a parte mental”

No dia de hoje, em que se assinada o Dia Mundial da Atividade Física, a Rádio Boa Nova foi falar com um dos rostos do desporto no concelho de Oliveira