“A BLC3 deve ter uma estrutura própria e não ser uma dependência da Câmara Municipal”
5 Abril, 2018 1092 Views

“A BLC3 deve ter uma estrutura própria e não ser uma dependência da Câmara Municipal”

image_pdfimage_print

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital defendeu, hoje, a saída do Município da estrutura da BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, onde já foi investido cerca de um milhão de Euros.

Em reunião pública do executivo, realizada esta manhã, José Carlos Alexandrino considerou que a BLC3 é um projeto de “interesse municipal que pode fazer a diferença no território”, notando porém que também gostaria de ver resultados “mais rápidos”. “Mas Roma e Pavia não se fizeram num dia”, frisou.

“Mas tem havido falta de financiamento para o projeto piloto (da biorrefinaria) e isso tem feito toda a diferença”, logo justificou o autarca que, esta manhã, informou que o Município tem tido uma “intervenção residual na BLC3 e não tem subsidiado com nenhuma verba”. Anunciou, por isso, a sua intenção de propor em reunião da Assembleia Municipal a “saída da Câmara Municipal da BLC3” para facilitar “a agilização de alguns processos que serão mais céleres não estando nós na BLC3”. Por outro lado, explicou o autarca, a proposta de alienação da quota do município decorre do interesse já manifestado por uma universidade.

O autarca oliveirense falava assim na sequência de interpelação feita pelo vereador do PSD, João Paulo Pombo Albuquerque que a tomar por base mais um reconhecimento internacional ao projeto centro Bio da BLC3, questionou o presidente da Câmara sobre o “grau de empenhamento” do município na BLC3, que está a postar no projeto micro algas de terceira geração. O eleito pelo PSD quis saber se também este projeto se ficará pelos reconhecimentos internacionais, tal como o Centro Bio, porque “na prática não se vê absolutamente nada”.

Para o presidente da Câmara Municipal, a BLC3 “tem bases para avançar”. “A BLC3 tem potencial enorme e outros municípios querem replicá-la”, continuou José Carlos Alexandrino, apreciando de modo particular a “vida” que foi dada ao espaço (antiga Acibeira) onde antes só existia “morte”. Entende, porém o autarca que, a esta altura “a BLC3 deve ter uma estrutura própria e não ser uma dependência da Câmara Municipal. “É deles. Têm o direito de a governar. Se falhar temos o direito de reversão do que lá está. Mas espero que não falhe porque a Câmara deve ter investido à volta de um milhão de Euros. Isso é dinheiro nosso”, referiu o autarca.


Refira-se que o antigo espaço da Acibeira foi adquirido pelo Município de Oliveira do Hospital ao Crédito Agrícola, pelo valor de 150 mil Euros, e cedido à BLC3 que desenvolvia a sua atividade num espaço arrendado na Zona Industrial de Oliveira do Hospital. Para o presidente da Câmara Municipal só pela recuperação do espaço já “valeu a pena”. “Bastaria olhar para as antigas instalações”, referiu, verificando que o executivo anterior ao seu (do PSD) “nunca se importou e deixou roubar, não fazendo a reversão dos terrenos”.

Previous Estrada Nacional 1 cortada na zona de Anadia devido a atropelamento mortal
Next Tábua comemora Feriado Municipal com atribuição de distinções honoríficas

Artigos Relacionados

Região

Sexta vítima mortal encontrada a 200 metros do local da explosão

Foi encontrada, esta quarta-feira de manhã, uma sexta vítima mortal da explosão que destruiu uma fábrica de pirotecnia, em Lamego. Corpo estava a 200 metros do local.

Última Hora

Temperaturas vão subir a partir de amanhã, em especial no interior

As temperaturas vão subir a partir de quinta-feira, mantendo-se elevadas até ao dia 20 de julho, em especial no interior do país, informou hoje o Instituto Português do Mar e

Última Hora

Candidato da CDU diz que Oliveira do Hospital caminha para “uma ilha” e defende medidas nas áreas da saúde, acessibilidades, transportes e requalificação do património

O candidato da CDU à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital acredita que a coligação tem condições para aumentar o número de votos …

Última Hora

Nem a chuva impediu o Carnaval da Beira Serra em Lagares da Beira

O Carnaval da Beira Serra animou, ontem à tarde, a vila de Lagares da Beira no concelho de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Estradas na Serra da Estrela encerradas devido à queda de neve

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela está hoje de manhã encerrado devido à queda de neve e às condições meteorológicas adversas, disse à agência Lusa fonte do

Informação

Dez concelhos do continente estão hoje com risco máximo de incêndio

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou hoje em risco máximo de incêndio os concelhos de Monchique (Faro), Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei, …

Sociedade

Mais de 70 concelhos do continente em risco ‘máximo’ de incêndio

Mais de 70 concelhos de 13 distritos de Portugal continental apresentam hoje risco ‘máximo’ de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Em causa estão mais de

Última Hora

Portugal foi país com mais fogos e com a maior área ardida no ano passado

A Comissão Europeia publicou hoje o relatório anual sobre incêndios florestais em 2017, revelando que Portugal foi o país com mais fogos (21.006, mais vítimas mortais (114) e com a

Última Hora

Gala destacou a “excelência” da Rede Social do concelho de Oliveira do Hospital

O Social tomou ontem conta da EXPOH- Feira Regional de Oliveira do Hospital que decorre no Parque do Mandanelho. Ao terceiro dia, o certame brindou…

Última Hora

Despiste de camião na A25 provoca um morto e vários feridos

Um camião embateu em veículos da concessionária Ascendi que se encontravam a fazer a manutenção das vias, acabando por provocar um morto e cinco feridos, um deles grave.

Desporto

“The Castles Quest” desafia ciclistas a “conquistar” as 12 Aldeias Históricas

As inscrições para a aventura The Castles Quest, iniciativa que desafia ciclistas em BTT a percorrer 600 quilómetros pelas 12 Aldeias Histórias de Portugal, num tempo limite, já estão abertas.

Informação

EPTOLIVA promoveu Semana de Leitura para a Comunidade

A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil assinalou a Semana da Leitura, entre os dias 18 a 22 de março, levando a efeito diversas atividades,…