“A BLC3 deve ter uma estrutura própria e não ser uma dependência da Câmara Municipal”
5 Abril, 2018 637 Views

“A BLC3 deve ter uma estrutura própria e não ser uma dependência da Câmara Municipal”

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital defendeu, hoje, a saída do Município da estrutura da BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, onde já foi investido cerca de um milhão de Euros.

Em reunião pública do executivo, realizada esta manhã, José Carlos Alexandrino considerou que a BLC3 é um projeto de “interesse municipal que pode fazer a diferença no território”, notando porém que também gostaria de ver resultados “mais rápidos”. “Mas Roma e Pavia não se fizeram num dia”, frisou.

“Mas tem havido falta de financiamento para o projeto piloto (da biorrefinaria) e isso tem feito toda a diferença”, logo justificou o autarca que, esta manhã, informou que o Município tem tido uma “intervenção residual na BLC3 e não tem subsidiado com nenhuma verba”. Anunciou, por isso, a sua intenção de propor em reunião da Assembleia Municipal a “saída da Câmara Municipal da BLC3” para facilitar “a agilização de alguns processos que serão mais céleres não estando nós na BLC3”. Por outro lado, explicou o autarca, a proposta de alienação da quota do município decorre do interesse já manifestado por uma universidade.

O autarca oliveirense falava assim na sequência de interpelação feita pelo vereador do PSD, João Paulo Pombo Albuquerque que a tomar por base mais um reconhecimento internacional ao projeto centro Bio da BLC3, questionou o presidente da Câmara sobre o “grau de empenhamento” do município na BLC3, que está a postar no projeto micro algas de terceira geração. O eleito pelo PSD quis saber se também este projeto se ficará pelos reconhecimentos internacionais, tal como o Centro Bio, porque “na prática não se vê absolutamente nada”.

Para o presidente da Câmara Municipal, a BLC3 “tem bases para avançar”. “A BLC3 tem potencial enorme e outros municípios querem replicá-la”, continuou José Carlos Alexandrino, apreciando de modo particular a “vida” que foi dada ao espaço (antiga Acibeira) onde antes só existia “morte”. Entende, porém o autarca que, a esta altura “a BLC3 deve ter uma estrutura própria e não ser uma dependência da Câmara Municipal. “É deles. Têm o direito de a governar. Se falhar temos o direito de reversão do que lá está. Mas espero que não falhe porque a Câmara deve ter investido à volta de um milhão de Euros. Isso é dinheiro nosso”, referiu o autarca.


Refira-se que o antigo espaço da Acibeira foi adquirido pelo Município de Oliveira do Hospital ao Crédito Agrícola, pelo valor de 150 mil Euros, e cedido à BLC3 que desenvolvia a sua atividade num espaço arrendado na Zona Industrial de Oliveira do Hospital. Para o presidente da Câmara Municipal só pela recuperação do espaço já “valeu a pena”. “Bastaria olhar para as antigas instalações”, referiu, verificando que o executivo anterior ao seu (do PSD) “nunca se importou e deixou roubar, não fazendo a reversão dos terrenos”.

image_pdfimage_print
Previous Estrada Nacional 1 cortada na zona de Anadia devido a atropelamento mortal
Next Tábua comemora Feriado Municipal com atribuição de distinções honoríficas

Artigos Relacionados

Sociedade

Homem encontrado morto em Coimbra com sinais de violência

Um homem, de 55 anos, foi hoje encontrado morto, em Coimbra, com sinais de violência, disse à agência Lusa fonte da PSP.

Sociedade

Oliveira do Hospital: Homem que abusou sexualmente da mãe condenado a pena de prisão

O Tribunal de Coimbra condenou hoje a oito anos e meio de prisão um homem, de 53 anos, por ter abusado sexualmente e coagido a mãe, de 70 anos, em

Informação

Temperaturas máximas sobem hoje entre 2 a 5 graus em quase todo o país

As temperaturas máximas vão subir hoje entre 2 a 5 graus Celsius na generalizada do território do continente…

Região

PJ deteve homem suspeito de matar o pai, depois de uma discussão, numa aldeia do Sabugal

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, identificou e deteve um homem pela presumível prática de um crime de homicídio qualificado,…

Informação

Municípios da CIM Região de Coimbra preocupados com a Lei de Defesa das Florestas

O Conselho Intermunicipal aprovou, por unanimidade, na reunião realizada no Município da Pampilhosa da Serra, uma tomada de posição sobre a Lei da Defesa da Floresta…

Informação

CineECo vai chegar aos concelhos da CIM das Beiras e Serra da Estrela

A Comunidade das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) está a implementar um pacote de programação designada “Cultura em rede das Beiras e Serra da Estrela” através de uma candidatura

Região

Marcelo Rebelo de Sousa tranquiliza autarca de Oliveira do Hospital quanto aos apoios à agricultura

Face à preocupação do presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, de que os apoios previstos para os produtores da agropecuária…

Região

Leiria: Dois homens e uma mulher detidos por tráfico de droga

O Comando Territorial da GNR de Leiria deteve, no passado sábado, dois homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 44 e os 49 anos, por tráfico de estupefacientes, nos

Informação

A festa dos benfiquistas em Oliveira do Hospital começou mal acabou a partida no Estádio da Luz com a vitória por 4-1.

A vitória por 4-1 frente ao Nacional da Madeira ditou o 35º Campeonato para o Benfica. A Rotunda do Cavaleiro em Oliveira do Hospital é o lugar reservado pela família

Nacional

Aviso amarelo para todos os distritos do país devido ao frio

Todos os distritos de Portugal continental estão sob ‘Aviso Amarelo’, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, por causa do tempo frio.

Região

Garantia de reposição de viatura ardida marca 95º aniversário dos bombeiros de Oliveira do Hospital

O secretário de Estado da Administração Interna, Sérgio Gomes, garantiu aos bombeiros de Oliveira do Hospital que vai resolver o problema da viatura ardida em  4 de maio de 2016,

Sociedade

Tertúlia “não tem objetivo de comemorar Fátima, mas de debater Fátima”  

Luís Filipe Torgal, docente de História do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH), responsável pela organização da tertúlia sobre Fátima adiantou à Rádio Boa Nova…

Destaque

Artur Abreu toma posse na presidência da Arcial

Está marcada para amanhã, dia 12 de janeiro, pelas 18h00, a tomada de posse dos novos órgãos sociais da Arcial. Artur Abreu sucede a Maria José Falcão de Brito na

Informação

Oliveira do Hospital apela à solidariedade para com as vítimas de Pedrógrão

O Município de Oliveira do Hospital tem em curso uma campanha de recolha de bens para as vítimas do incêndio de Pedrógrão Grande.

Região

IEFP garante que muitas empresas afetadas pelo incêndio estão a laborar “se não totalmente, pelo menos parcialmente”

O delegado Regional do Centro do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) referiu, à Rádio Boa Nova, que as empresas de Oliveira do Hospital, que foram afetadas pelo incêndio,

Informação

Jovem foi salvo de afogamento na praia fluvial de Avô

Um jovem, com cerca de 18 anos, quase morreu afogado, ao final da tarde desta sexta feira, na praia fluvial de Avô. O alerta foi dado por colegas…

Informação

Região: Um morto em atropelamento na Gafanha da Nazaré

Um atropelamento em Gafanha da Nazaré, concelho de Ílhavo, causou uma vítima mortal, na segunda-feira à tarde.

Última Hora

Coimbra: Dois homens agredidos por se beijarem em público

Um casal homossexual foi violentamente agredido, no passado sábado, no centro comercial Alma Shopping, em Coimbra, por ter trocado um beijo de despedida.

Informação

Nasceu mais um bebé no SAP do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital

Passava pouco tempo depois das três da manhã, quando uma jovem parturiente, tendo-se deslocado em carro próprio, entrou em trabalho de parto já no SAP (Serviço de Atendimento Permanente) do

Informação

Tribunal da Relação confirma arquivamento de processo contra autarca de Góis

O Tribunal da Relação de Coimbra confirmou a decisão de absolvição e arquivamento do caso em que a presidente da Câmara de Góis, Lurdes Castanheira, era acusada de difamação e

Última Hora

Acidente com três viaturas causou um ferido ligeiro em Oliveira do Hospital

Um acidente com três viaturas causou esta tarde, cerca das 13h30, um ferido ligeiro, um homem de 38 anos que, preventivamente, foi encaminhado para o Centro Hospitalar e …

Informação

Oliveira do Hospital: Candidaturas para atribuição de bolsas no ensino superior decorrem até 30 de outubro

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital abriu o prazo e o período de candidatura para atribuição de bolsas de estudo no ensino superior a alunos com insuficiências económicas e

Informação

Resultado de fim de semana

No Campeonato de Portugal Prio, o Nogueirense conseguiu a sua 2ª vitória no campeonato ao derrotar em casa o CD Gouveia por 3-1. O Tourizense foi goleado em casa pelo

Destaque

Mais de 1 700 operacionais combatem maiores fogos no continente e Funchal

Mais de 1.700 operacionais estavam, ao início da tarde de hoje, a combater 13 grandes fogos florestais no continente português, ao mesmo tempo que no Funchal…