81ª Volta: Tarde azul e branca consagrou João Rodrigues

81ª Volta: Tarde azul e branca consagrou João Rodrigues

image_pdfimage_print

A meio do contrarrelógio, a caminho da Avenida dos Aliados, já se percebia que João Rodrigues estava a ganhar tempo a Joni Brandão.

Na Grande Final da 81ª Volta a Portugal Santander, os dois protagonistas, depois de mais de 1500 quilómetros de competição, entraram na última etapa empatados e só o percurso entre Vila Nova de Gaia e o Porto ia decidir o vencedor da Volta 2019.

Na linha de meta, o relógio marcou 27 minutos e 31 segundos para o jovem algarvio, João Rodrigues, que um dia pensou ser futebolista, mas por obra e graça do destino veio parar ao ciclismo.

No fim ficou provado que voou. Fez a média de 42,5 Km/hora num trajeto difícil e técnico. Joni Brandão, o melhor que conseguiu foi o terceiro tempo com atraso de 27 segundos. Estava finalmente decidida a Volta.

Há vários anos que a Volta não tinha um vencedor tão jovem e uma outra curiosidade: pela primeira vez desde que a Volta a Portugal faz parte do calendário internacional (1991), os vencedores de todas as classificações são portugueses. Para além da Amarela Santander de João Rodrigues, que acumulou também com a conquista do Prémio Kombinado Kia, a Camisola Verde/Rubis Gás, vencedor da Classificação por Pontos, foi de Daniel Mestre (W52-FC Porto), a Camisola Azul/Liberty Seguros, vencedor do Prémio da Montanha, foi entregue a Luís Gomes (Radio Popular-Boavista) e por fim a Camisola Branca/Jogos Santa Casa, vencedor da Juventude, foi de  Emanuel Duarte (LA Alumínios-LA Sports).

Menos de um mês depois de terminada “A Portuguesa”, é a vez da categoria Sub-23 fazer-se à estrada para a 27ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros. Entre os dias 5 e 8 de setembro, serão discutidas cinco etapas, a primeira em formato de circuito na Sertã e a segunda com partida e chegada em Abrantes. No sábado, a manhã será passada entre Abrantes e Castelo de Vide e, à tarde, haverá contrarrelógio individual na mesma vila alentejana. Para o último dia de competição está reservada uma etapa de Montanha com epicentro em Portalegre e passagem nos desafiantes topos da Serra de São Mamede e do Cabeço do Mouro

Previous Coimbra: Homem identificado por maus tratos a animal de companhia
Next Atleta da ARCIAL representa Portugal no Campeonato da Europa de ParaHóquei

Artigos Relacionados

Região

AGRADECIMENTO

A família de Prudêncio Miguel Nobais Franco Vitorino, na impossibilidade de agradecer individualmente às centenas de pessoas, que de diversas formas…

Última Hora

GNR apreendeu armas, munições e cannabis em Celavisa, Arganil

O Comando Territorial de Coimbra da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal da Lousã e do Posto Territorial de Arganil,…

Informação

ASAE instaurou 19 processos a operadores de “Fast Food”

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou uma operação de fiscalização a nível nacional dirigida aos…

Região

Seia: Mulher estava morta em casa “há alguns dias” na localidade de Vila Verde

Uma mulher, com 68 anos, foi encontrada morta na casa onde morava sozinha, na localidade de Vila Verde, no concelho de Seia. O cadáver já estava…

Última Hora

Meruge volta a recriar o “Ciclo do Pão”

À semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores, vai ser recriada a iniciativa “Ciclo do Pão”, que terá lugar no próximo domingo, dia 18, …

Nacional

Confrontos entre taxistas e polícia no Aeroporto de Lisboa

Um grupo de taxistas que participa na manifestação de hoje do setor saiu dos carros e bloqueou o acesso ao Aeroporto de Lisboa, …

Última Hora

GNR realiza operação “Comércio Seguro” para garantir a segurança dos comerciantes e clientes

A Guarda Nacional Republicana (GNR), na sua área de responsabilidade, durante o período de 14 a 24 de dezembro, realiza a operação “Comércio Seguro”,…

Última Hora

Carro de rali caiu ao rio em Mortágua. Um dos ocupantes está desaparecido.

Um carro de rali com dois ocupantes despistou-se esta quarta-feira, em Mortágua, e caiu ao rio Criz. O alerta foi dado pouco depois das 15 horas.

Última Hora

Queda causou morte a um homem de 70 anos em Tábua

Um homem com idade entre os 70 anos, morreu esta tarde na sequência de uma queda na localidade de Sevilha, concelho de Tábua.

Última Hora

Autoridades procuram homem desaparecido em Trancoso

Bombeiros e GNR estão a procurar um homem de 90 anos, que foi dado como desaparecido em Tamanhos, no concelho de Trancoso.

Informação

Tábua: Quatro jovens ficaram feridos em despiste de mini-autocarro escolar

Um acidente com um mini-autocarro de transporte escolar provocou ontem cinco feridos ligeiros, entre os quais quatro jovens, todos com 16 anos.

Última Hora

Sinistralidade: 253 infrações, 90 acidentes e um morto no distrito de Coimbra

Na semana de 29 de outubro a 4 de novembro, o Comando Territorial de Coimbra da GNR registou 253 infracções, e 90 acidentes, de que resultou um morto.