Oliveira do Hospital quer integrar Zonas de Montanha e evitar penalização dos agricultores
16 Junho, 2017 1229 Views

Oliveira do Hospital quer integrar Zonas de Montanha e evitar penalização dos agricultores

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou uma moção de apelo ao Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural para que integre o concelho e as suas freguesias nas Zonas de Montanha (ZM) da Lista de Zonas Desfavorecidas de Portugal.

alexandrino sobre o iC6A iniciativa da moção partiu dos eleitos pelo Partido Socialista na Assembleia Municipal, diante da penalização de que estão a ser alvo os agricultores do concelho por Oliveira do Hospital não integrar as ZM, conforme Portaria assinada em Diário da República, em fevereiro de 2015 pelo então secretário de Estado da Agricultura José Diogo Santiago de Albuquerque (PSD). Segundo Raul Costa, deputado do PS, tal facto “prejudica as candidaturas dos agricultores aos fundos comunitários”, já que a pontuação atribuída às candidaturas em municípios fora de ZM corresponde a metade (10 pontos) do que a que é atribuída a candidaturas localizadas em ZM (20 pontos). Do mesmo modo, como explicou na moção que apresentou, aquela portaria também penaliza os agricultores ativos em matéria de prémio pela manutenção de atividade e, zonas desfavorecidas, recebendo valores inferiores. Deu o exemplo de um agricultor que em zona de montanha recebe prémio anual de 260 Euros por hectare, enquanto que outro, com igual exploração agrícola, mas fora de ZM recebe apenas 130 Euros.


Através da moção, Oliveira do Hospital apela ao ministro Capoulas Santos para que “repare a injustiça desta Portaria, do Governo do PSD, incluindo rapidamente o concelho de Oliveira do Hospital, com todas as suas freguesias, nas Zonas de Montanha”. “Esta decisão é fundamental para que os nossos agricultores e empresários agrícolas possam exercer a sua atividade agrícola e realizar os seus investimentos em condições de igualdade com os agricultores de outros concelhos do país”, referem os proponentes na moção.

A moção vai ao encontro da preocupação sentida pelo presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital que disse ter solicitado uma reunião com o ministro da Agricultura na tentativa de inverter a portaria. “Há jovens nossos que se estão a lançar e deram conta nas candidaturas. Deram conta de que na pontuação quem está na zona de Montanha tem mais 10 pontos. A graduação faz toda a diferença É justo reivindicar que Oliveira do Hospital integre as ZM”, referiu José Carlos Alexandrino, notando que na região apenas Oliveira do Hospital e Tábua “é que não estão integrados nas ZM”.

image_pdfimage_print
Previous Termómetros perto dos 40 graus
Next Bombeiro detido em Coimbra por atear cinco fogos

Artigos Relacionados

Nacional

Benfica faz a festa do tetra na Luz perante os seus adeptos

Benfica venceu o Guimarães por um conclusivo 5-0 e é Campeão Nacional 2016/2017 A festa começou na Luz e vai até ao Marquês de Pombal.

Última Hora

Call Center da Altice já é uma realidade em Oliveira do Hospital

O Call Center já entrou em funcionamento na cidade de Oliveira do Hospital. Nesta fase de arranque, o projeto assegura meia centena …

Informação

“Ontem foi o dia com maior número de incêndios” em Portugal este ano

A adjunta de operações da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Patrícia Gaspar, fez esta manhã o rescaldo das operações que estão em curso…

Última Hora

Vereador do PSD comparado ao BES: “Há o João Brito Bom e há o João Brito Mau” (com vídeo)

O vereador do PSD na Câmara Municipal de Oliveira do Hospital foi hoje acusado de “bipolaridade política”.

Última Hora

Candidato do CDS considera fundamental a “atração do investimento” e critica “eleitoralismo” do executivo socialista

O candidato da coligação “Construir o Futuro” liderada pelo CDS-PP à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital acredita que “estão criadas todas as condições”…

Politica

Rádio Boa Nova entrevista candidatos à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

A Rádio Boa Nova inicia hoje, dia 17 de maio, a primeira série de entrevistas aos candidatos à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital nas eleições já marcada para o

Última Hora

A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 3 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 9.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Cultura

Álvaro Assunção expõe pintura na Casa da Cultura César Oliveira

Foi ontem inaugurada a exposição de pintura “Vê moinhos… são moinhos. Vê gigantes… são gigantes” de Álvaro Assunção. A mostra está patente até 31 de maio na Casa da Cultura

Informação

Condutor acusado de homicídio por negligência no caso da morte de peregrinos

O Ministério Público (MP) acusou o condutor envolvido no acidente que matou cinco peregrinos em Coimbra, em 2015, de cinco crimes de homicídio por negligência …

Destaque

Mais de 340 bombeiros e 10 meios aéreos no combate ao incêndio que lavra em Tábua

São já 344 os bombeiros envolvidos no combate às chamas no concelho de Tábua, na freguesia de Covas e Vila Nova de Oliveirinha. No terreno estão 86 viaturas, apoiadas por

Última Hora

Associação luta por “respostas e oportunidades” para as vítimas do incêndio de 15 de outubro

Apresentada cinco dias após o trágico incêndio, a Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal foi hoje formalmente constituída, …

Informação

Carlos Veiga assume candidatura ao Instituto Politécnico de Coimbra

O presidente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) é candidato à liderança do Instituto Politécnico de Coimbra. Carlos Veiga é o quarto candidato ao

Informação

GNR deteve um homem por cultivo de cannabis e outro por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal de Montemor-o-Velho, deteve no dia 7 de junho, um homem por cultivo de cannabis.

Desporto

Alexandrino diz que chegada da Volta do Futuro é “estratégia de marketing” e apela aos oliveirenses para que apoiem os jovens ciclistas

Na antecipação à chegada da 1ª Etapa da Volta a Portugal do Futuro- Liberty Seguros, esta tarde, pelas 15h44, na Avenida Dr. Carlos Campos, o presidente da…

Politica

Coimbra aprova orçamento de 94 milhões de euros

  A Assembleia Municipal de Coimbra aprovou ontem, por maioria, o orçamento da Câmara para 2017, no valor de 94,6 milhões de euros, …

Região

Eptoliva vence pela terceira vez consecutiva o concurso de ideias de negócio em Tábua

No âmbito do programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra” e sob o slogan “Imagine. Create. Succeed.” promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra … … (CIM-RC) em

Última Hora

S. Gião: GNR deteve cinco suspeitos de tráfico e apreendeu mais de 200 doses de droga em festival

Militares do Núcleo de Investigação Criminal e do Posto Territorial de Oliveira do Hospital detiveram cinco homens, suspeitos de tráfico de droga, no decorrer de um festival de música eletrónica

Região

CISE promove caminhada na neve

Caminhar sobre a neve e apreciar a beleza única da natureza e paisagem na montanha mais alta de Portugal Continental é a proposta do CISE – Centro de Interpretação da

Informação

Funerais começam amanhã em Oliveira do Hospital

As cerimónias fúnebres das vítimas dos incêndios em Oliveira do Hospital iniciam amanhã, pelas 09h00, com o funeral de Pedro Neves, …

Última Hora

Prisão preventiva para suposto homicida de segurança em Coimbra

O suspeito da morte de um segurança de uma discoteca em Coimbra, com nove tiros, ficou, ontem, em silêncio diante da juíza de instrução criminal e foi-lhe aplicada a medida

Informação

Autoridades procuram homem desaparecido em Trancoso

Bombeiros e GNR estão a procurar um homem de 90 anos, que foi dado como desaparecido em Tamanhos, no concelho de Trancoso.

Educação

Ancose defende Ovinos Serra da Estrela em mais um Concurso Nacional

A Ancose – Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela realiza, hoje e amanhã, o 32º Concurso Nacional de Ovinos, …